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Gestão

Como melhorar a gestão financeira do seu e-commerce e aumentar os lucros

Por Vindi

5 dias atrás
Empreendedora gerenciando a gestão financeira de seu e-commerce em um espaço organizado com produtos e embalagens prontas para envio.

Realizar a gestão financeira do e-commerce e se valer das melhores estratégias é fundamental para conseguir bons resultados nas vendas online.

São as boas práticas nesse campo que ajudam a obter uma visão clara da situação da empresa e do que precisa ser feito para manter um equilíbrio entre despesas e receitas. Estamos falando sobre eficiência operacional e financeira, redução de custos, viabilidade e sustentabilidade do negócio.

Com base em dados e informações de métricas e indicadores, o gestor se habilita a tomar as decisões mais adequadas para cada momento. E é sobre isso que vamos falar neste texto.

Siga acompanhando o guia da gestão financeira para e-commerces até o final.

O que é gestão financeira em e-commerce?

Gestão financeira em e-commerce é o conjunto de ações realizadas para administrar os recursos de uma empresa que faz vendas pela internet. Ou seja, é o acompanhamento de todos os aspectos que podem influenciar nas finanças do negócio.

Além do controle de todas as receitas e as despesas, essas medidas incluem outros fatores, como previsões de custos, estimativas de faturamento e controle do estoque. A própria precificação do produto ou serviço que a empresa vende também faz parte da gestão financeira.

Contar com formas de pagamentos diversificadas é outra estratégia importante para oferecer flexibilidade aos clientes e minimizar problemas de inadimplência. São ações necessárias para evitar surpresas com despesas inesperadas que podem acabar dando prejuízo.

A gestão financeira serve como uma bússola, de modo que o gestor saiba se o negócio está no rumo certo e qual problema precisa ser corrigido para garantir a sua sustentabilidade.

Continue lendo para saber por que essas práticas são essenciais para o seu sucesso.

Qual a importância da gestão financeira em um e-commerce?

A gestão financeira é essencial para o sucesso de um e-commerce, pois permite controlar custos, analisar margens de lucro e garantir a saúde do fluxo de caixa.

Utilizar os serviços financeiros corretos também ajuda a otimizar processos, como previsões de faturamento e controle de investimentos.

Uma boa gestão ajuda a tomar decisões estratégicas, como precificação, investimentos e expansão, além de evitar problemas com endividamento ou falta de capital de giro.

Ao monitorar indicadores financeiros, o negócio pode crescer de forma sustentável, ajustando-se às mudanças do mercado e maximizando a rentabilidade. Aplicar boas práticas de gestão financeira no e-commerce é a única forma de garantir que a empresa vai atingir os resultados desejados.

Afinal, é necessário contar com o máximo de informações para definir quais medidas devem ser tomadas, seja qual for o cenário.

Por exemplo: se o índice de inadimplência estiver muito alto, será preciso implementar melhorias nos processos de cobrança para reverter os casos de falta de pagamento.

8 dicas de gestão financeira para e-commerce

1. Liste os custos

Antes de começar de fato suas atividades, é importante já ter um planejamento completo de quanto vai custar sua operação. Considere todos os custos divida entre fixos e variáveis.

Custos fixos: não variam de acordo com o volume de vendas, como custos de criação e manutenção do site, aluguel de espaço e softwares usados para gestão;

Custos variáveis: mudam conforme suas vendas, compras de itens para revenda ou matéria-prima, custos com frete e comissões para vendedores.

Quanto mais detalhada for essa previsão, mais fácil será a gestão financeira do seu e-commerce.

2. Faça o planejamento tributário

Impostos podem representar custos fixos ou variáveis. Por exemplo, aqueles cobrados sobre a venda, como o ICMS no caso de produtos e o ISS para serviços, são variáveis. Porém, para microempreendedores individuais, essas despesas são fixas, pois é preciso pagar apenas um valor mensal.

Outros tributos podem incidir sobre o negócio são PIS, Cofins, CSLL, IPI e IRPJ. Dependendo do regime de tributação, a ajuda de um contador pode ser necessária nessa etapa.

3. Acompanhe o fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o acompanhamento contínuo de todas as receitas e despesas de uma organização.

Ao realizar esses registros, inclua todos os valores, mesmo que eles pareçam insignificantes. Ao longo do tempo, você poderá fazer comparações para analisar quais gastos você pode reduzir sem comprometer suas operações.

4. Projete o fluxo de caixa

Além de acompanhar sempre, também é importante realizar projeções do fluxo de caixa. Assim, você poderá saber quanto a sua empresa deverá gastar e faturar em determinado período. Use como base os seus dados históricos, mas considere também o orçamento da empresa, os lançamentos futuros da conta bancária e até mesmo fatores externos, como a situação econômica do país.

Com essa projeção, você poderá aproveitar bem os momentos mais favoráveis e se antecipar a eventuais dificuldades.

5. Monitore o seu desempenho

O bom gestor fica constantemente acompanhando os resultados de seu negócio para identificar pontos a melhorar no seu negócio. Para isso, é importante analisar as métricas que mais fazem diferença para o seu negócio.

Veja alguns exemplos:

● Retorno pelo Investimento (ROI): aponta a relação entre o valor investido em determinada iniciativa e os ganhos que a ação rendeu para a empresa;

● Custo de Aquisição de Clientes (CAC): é a divisão dos valores gastos para atrair clientes em relação ao número de consumidores conquistados;

● Taxa de Conversão: no e-commerce, é o percentual de pessoas que fizeram compras em comparação com o total de visitantes da página;

● Ticket Médio: é o valor total gasto por cada cliente em cada compra feita em sua loja;

● Lifetime Value: é o quanto cada consumidor rende ao longo do período em que se relaciona com a empresa.

6. Controle o estoque

O estoque é o coração do seu e-commerce, pois é de lá que saem os produtos enviados aos clientes.

Com um bom controle, você saberá a hora certa de repor determinados produtos, sem correr riscos de ficar sem ou acumular muitos itens com pouca saída.

Além disso, terá uma boa base para estabelecer estratégias como realizar promoções para se livrar de itens encalhados ou para aproveitar alguma tendência de consumo.

Organize os itens por características como cor, marca e modelo, e mantenha um inventário — ou seja, uma contagem com todos os itens armazenados.

7. Tenha atenção na precificação

O preço que você vai cobrar por seus produtos também faz muita diferença nos resultados. Nessa hora, é preciso definir um valor suficiente para render uma margem de lucro, mas que seja atrativo em comparação com a concorrência.

Por isso, é preciso adotar uma estratégia de precificação como o markup, que é o cálculo de um indicador que pode ser aplicado ao preço de custo do produto para definir o preço.

8. Diversifique as formas de pagamento

A diversificação das formas de pagamento evita a perda de clientes. Muitas pessoas têm métodos favoritos, e a falta de opções pode levar à busca por outro fornecedor.

Sistemas como a Vindi oferecem soluções completas de pagamento, aceitando Pix, boleto, cartões de crédito e débito.

Quais as melhores ferramentas para gestão financeira de e-commerce?

Existem vários tipos de software de serviços financeiros essenciais para o sucesso da sua
empresa.

Confira agora uma lista de ferramentas que não podem faltar na gestão financeira do
e-commerce:

● ERP (Planejamento de Recursos Empresariais): é um dos principais recursos, pois centraliza as informações e automatiza funções de todos os segmentos da empresa, como estoque, vendas e marketing;

● Sistemas de gestão: permitem gerenciar vendas e clientes, controlar estoque e configurar o lançamento dos dados financeiros de forma automática para auxiliar no controle financeiro;

● Plataforma de análise de dados: a partir da conexão com as fontes de dados das empresas, esses sistemas elaboram relatórios que podem servir como base para a tomada de decisões da empresa;

● Plataforma de pagamentos: são sistemas usados para processar transações financeiras usando diferentes métodos de cobrança.

Uma plataforma de pagamentos avançada, como a Vindi, pode ser integrada ao e-commerce por meio de API e ainda disponibiliza relatórios com dados de suas vendas para ajudar na análise de métricas.

Além disso, é importante contar com um sistema seguro, que tenha um antifraude incluído e conte com o certificado PCI Compliance, que garante que a empresa garante medidas de proteção aos dados para cobranças de cartão de crédito e débito.

Então, qual das dicas de gestão financeira para e-commerce você já coloca em prática?

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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