O Facebook Debugger é uma solução simples e prática que mostra como o link que você vai publicar irá aparecer ao ser compartilhado.
Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é a quantidade de ferramentas e soluções disponíveis sem precisar gastar nada, não é mesmo? Uma delas é o Facebook Audience Insights, por exemplo, que compila informações valiosas para as suas tomadas de decisão. Outra que pode ajudar é o Facebook Debugger.
Desenvolvida pela própria equipe da Meta, essa solução é muito útil para qualquer profissional que trabalha na gestão de redes sociais. Basicamente, funciona como um validador que vai permitir fazer testes antes de que uma publicação vá para as suas páginas em seus canais de comunicação.
Mas qual é a utilidade do Facebook Debugger? Como ele pode ajudar a fortalecer a sua estratégia de Marketing nas redes sociais? E, mais importante, o que deve ser feito para utilizar essa ferramenta na prática? Continue a leitura deste artigo para entender como o Facebook Debugger funciona!
O que é Facebook Debugger?
O Facebook Debugger é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Meta para verificar possíveis erros na visualização do conteúdo de um link. Essa solução pode ser utilizada para evitar que, ao postar um conteúdo nas redes sociais, erros visuais acabem sendo publicados.
Disponível para outras redes sociais da Meta, como WhatsApp e Instagram, essa ferramenta possibilita que você visualize exatamente como um link vai ser exibido nas mídias sociais ao ser publicado. Ou seja, é uma última etapa de verificação e validação daquele conteúdo.
A página do Facebook Debugger é muito simples: apenas um campo em branco que deve ser preenchido com o link. A partir do momento que você faz a busca, a ferramenta realiza uma varredura pelo conteúdo do link para encontrar eventuais falhas que podem prejudicar a exibição daquele link, como:
- Título;
- Descrição;
- Imagem de destaque.
Pode parecer preciosismo, mas se você investe tanto tempo — e recursos — na criação de uma estratégia completa nas redes sociais, publicar um link sem que a imagem escolhida apareça pode não ser apenas esteticamente ruim, mas também prejudicar as chances de clique e, consequentemente, sua performance.
De acordo com o próprio Facebook, o Debugger é:
O Depurador de Compartilhamento permite visualizar a forma como o seu conteúdo será exibido quando compartilhado no Facebook e depurar qualquer problema com suas tags no Open Graph.
Na prática, portanto, o Facebook Debugger é uma ferramenta simples que, apenas colando um link, você recebe uma série de insights e dicas que podem ajudar a melhorar a performance daquele seu conteúdo. Tudo isso sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro.
Qual a função do Facebook Debugger?
O Facebook Debugger, como o nome indica, contribui para a redução dos erros em um link, o famoso “bug”. Como muitos erros podem surgir por detalhes muito técnicos, nem sempre é fácil verificar tudo isso a partir de códigos ou tags, não é mesmo? Essa solução surge para reduzir esses problemas.
Dessa forma, você e a sua equipe não precisam se preocupar em analisar muitas informações técnicas e operacionais. A solução é simples: usar a ferramenta antes de fazer qualquer publicação para garantir que a sua estratégia macro para redes sociais e compartilhamento não seja prejudicada.
Como o Facebook Debugger funciona?
O Facebook Debugger não faz uma leitura completa do conteúdo publicado naquele link, pelo contrário, ela é justamente tão simples e rápida por ter um atalho muito importante: as Open Graph Tags, também conhecidas como OG Tags ou, em tradução livre para o português, os Marcadores de Gráfico Aberto.
Basicamente, são tags utilizadas para identificar informações específicas de um site e como elas se relacionam com as redes sociais. Um recurso que começou a ser utilizado em 2010 e, agora, já está presente nos principais sites ou plugins que estejam integrados ao Facebook, por exemplo.
Apesar da semelhança nos nomes, as OG Tags são diferentes das Meta Tags. As primeiras são relacionadas apenas aos dados e informações nas redes sociais, já as segundas são utilizadas nos motores de busca, como o Google, para definir o rankeamento das suas SERPs, por exemplo.
Qual a importância da ferramenta?
Mas, afinal, por que o Facebook Debugger deve ser utilizado no dia a dia da sua equipe? Qual é a importância dessa ferramenta? Confira alguns dos motivos!
Aumento do engajamento
Um dos objetivos mais comuns de quem utiliza as redes sociais é, sem dúvidas, o aumento do engajamento, certo? Para quem tem essa meta, é natural saber que cada detalhe impacta na experiência do usuário e, consequentemente, nas suas chances da publicação ter uma boa performance.
Com o Facebook Debugger, você evita qualquer tipo de dor de cabeça após realizar uma publicação. Afinal, a ferramenta faz a varredura e identifica tudo o que pode ser prejudicial à exibição daquele link. Após as suas correções, a sua publicação passa a ser muito mais atrativa para receber o clique.
Otimização dos compartilhamentos
Quando você está utilizando alguma rede social, você provavelmente não sente nenhuma vontade de compartilhar um conteúdo que tem uma imagem errada ou um título que não está sendo exibido corretamente, não é mesmo? O Facebook Debugger ajuda a resolver esse problema.
Assim que o usuário der de cara com o seu link, ele vai se sentir muito mais estimulado a fazer o clique se tudo estiver funcionando perfeitamente. Lógico que o Facebook Debugger não garante, por si só, o compartilhamento, o conteúdo em si é muito importante, mas a ferramenta potencializa essa possibilidade.
Fortalece a autoridade da sua marca
Erros acontecem em qualquer área e não é diferente quando se fala em Marketing Digital. O problema são dois: os usuários nem sempre podem pensar dessa forma — especialmente em um primeiro contato com a sua marca —, e erros recorrentes podem ser vistos como amadorismo.
E se você coloca tanto tempo e dedicação nessa questão, esse não é um rótulo que você quer que seja colocado na sua marca, certo? O Facebook Debugger ajuda a reduzir os erros e, consequentemente, posicionar a sua marca como autoridade, sendo julgada apenas pela qualidade dos conteúdos e não por erros simples.
Não passar informações erradas
Outro ponto importante que deve ser considerado ao falar do Facebook Debugger é a redução de erros. Sim, isso ajuda a reforçar a autoridade e relevância da sua marca, porém, o mais impactante é justamente garantir que a experiência dos usuários seja sempre melhor e mais completa.
Como isso é feito? Com a redução de informações erradas que são transmitidas, a sua empresa passa a se comunicar melhor e garantindo que tudo o que é necessário seja comunicado. Na prática, torna todo o time de Comunicação e Marketing muito mais eficientes.
Como usar o Facebook Debugger na prática?
Agora que você já entendeu quais são os benefícios do Facebook Debugger, o que acha de entender como utilizar essa ferramenta na prática? Separamos alguns passos que precisam ser executados para criar links sem maiores problemas. Confira!
Acesse a página
A primeira etapa é muito simples: você deve entrar na página do Facebook Debugger. Além disso, outra boa notícia é que você pode ter acesso ao Debugger de qualquer dispositivo, seja mobile, seja desktop. Isso garante mais flexibilidade para as suas escolhas.
Coloque o link no campo de texto
Em seguida, você deve selecionar o link que deseja avaliar e colocar no campo de texto em branco. Alguns detalhes importantes: o conteúdo precisa estar no ar, já que nenhum conteúdo que não tenha sido publicado vai ser exibido. Essa é uma ótima oportunidade para verificar a sua URL também.
Aperte em “Depurar”
Agora, você deve selecionar a opção “Depurar”, ativando o recurso mais importante da ferramenta, que é a varredura completa de todos os OG Tags do link que foi compartilhado. O resultado deve aparecer rapidamente, a página não leva muito tempo para carregar.
Atente-se para o aparecimento de erros
Não apareceu nenhum erro? Para ter certeza, é melhor apertar o “Depurar” novamente e rodar mais um fluxo de varredura. Se os erros aparecerem agora, você deve analisar exatamente quais foram e se certificar de que sabe como resolvê-los.
Verifique os avisos
Além de verificar os avisos que o Facebook Debugger compartilha com você, também é importante analisar outras informações. O título veio com algum erro de português? Sem problemas, é hora de fazer a correção também e evitar que essa informação errada seja transmitida.
Corrija os erros
Pronto, agora você já tem todas as informações que precisa para tomar uma decisão, não é mesmo? Anote o que o Facebook Debugger relatou e, a partir daí, faça todos os ajustes que são necessários para deixar o link de compartilhamento do jeito que você mais precisa.
Dicas extras
Para não deixar você na mão, separamos mais alguns tópicos que podem ser úteis para você utilizar o Facebook Debugger e garantir que todas as suas publicações alcancem o seu maior potencial. Confira!
Lembre-se de usar a ferramenta para fazer correções
A primeira dica extra pode parecer muito simples, porém, na verdade, ela é uma das mais difíceis: tornar o Facebook Debugger parte da rotina de trabalho. A ideia é que essa ferramenta seja utilizada constantemente para verificar todos os links que vão ser compartilhados.
Em resumo, você deve conscientizar toda a sua equipe sobre como o Facebook Debugger funciona e garantir que ele faça parte do dia a dia dos profissionais. Ao fazer isso, você aumenta as chances de que os resultados positivos apareçam com as suas publicações e os erros sejam reduzidos.
Confira os detalhes antes de compartilhar de fato
Por mais que você já tenha feito o teste no Facebook Debugger e tenha verificado que nenhum erro foi encontrado, sempre é importante procurar por detalhes que podem ter passado despercebido, não é mesmo? Afinal, a ferramenta analisa, como falamos anteriormente, apenas as OG Tags.
Isso significa que se você tiver errado na hora do título, o Facebook Debugger não vai apresentar correções para erros de português, por exemplo. Ou seja, essa é uma ferramenta utilizada para questões mais técnicas e o cuidado antes de cada publicação ainda é muito importante.
Altere as tags de imagens
Essa dica é para quem tem mais conhecimento de Marketing Digital e também quer se aventurar em questões mais técnicas: alterar as tags de imagens. Como o Facebook Debugger seleciona, automaticamente, a primeira imagem da postagem, você pode corrigir isso e personalizar a imagem a ser exibida.
Depois da linha de código “head” da sua página, você deve inserir a URL da imagem que deseja que apareça como destaque na hora do compartilhamento. Para isso, você precisa utilizar a seguinte customização do código:
<meta property=”og:image” content=”URL DA IMAGEM A SER EXIBIDA”>
Ou seja, você só precisa copiar a URL da imagem que você quer destacar. O único ponto de atenção é que a ferramenta não aceita fontes externas, isso significa que a imagem em questão precisa estar publicada na mesma página que você está compartilhando.
Com tantas tarefas no dia a dia de trabalho, pequenos erros — especialmente aqueles mais técnicos — podem passar despercebidos. Por isso, utilizar soluções como o Facebook Debugger deve fazer parte da sua rotina, garantindo que todas as suas publicações alcancem o seu máximo potencial.O Facebook Debugger é uma excelente ferramenta que deve fazer parte do seu planejamento, mas não deve ser a única nas suas redes sociais. O que acha, então, de descobrir como ter um Instagram vendedor? Descubra o passo a passo para ter uma loja online que vende todos os dias no Instagram!