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Redes Sociais

Facebook Blueprint: o que é e quais cursos são ofertados para desenvolver habilidades de marketing

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de Facebook Blueprint.

O Facebook Blueprint é uma plataforma da Meta que oferece cursos gratuitos tanto para profissionais da área de marketing quanto para qualquer pessoa interessada em aprender como fazer marketing no Facebook e no Instagram.

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, é muito importante pensar em como diferenciar o seu negócio, não é mesmo? Entre as opções que existem atualmente, uma boa escolha são certificações digitais voltadas para estratégias de marketing — como os treinamentos oferecidos pelo Facebook Blueprint.

Ela é uma plataforma de cursos oferecidos pela Meta para quem deseja aprender a utilizar ferramentas para as redes sociais do grupo e é mais uma solução oferecida pela empresa, como o Facebook Audience Insights, que ajuda na criação de conteúdo para a sua loja.

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre o Blueprint e como você pode fazer todos os cursos disponíveis na plataforma. Confira!

O que é Facebook Blueprint?

O Facebook Blueprint é uma plataforma da Meta que oferece cursos gratuitos tanto para profissionais da área de marketing quanto para qualquer pessoa interessada em aprender como fazer marketing no Facebook e no Instagram — ambas marcas da empresa. O intuito dessa aprendizagem é aumentar a presença digital de um negócio.

Com esse recurso, você pode encontrar treinamentos diversos, como para aprender como otimizar estratégias, como medir as principais métricas, treinamentos para criar campanhas e muito mais. São mais de 60 cursos que podem ser acessados por desktops ou dispositivos móveis — como tablets, notebooks ou smartphones.

Ao final de cada curso realizado, o aluno pode realizar um teste para provar que domina o assunto, assim como obter a certificação de conclusão da jornada de estudos.

Caminho de aprendizado

Para facilitar ainda mais o processo de aprendizagem, a própria plataforma do Blueprint criou um sistema chamado de “Caminho de aprendizado”. Resumidamente, ele mostra para o usuário qual é a ordem correta e os melhores cursos para ele de acordo com a sua área de atuação ou seu cargo.

Os caminhos de aprendizado disponíveis são:

  • Da marca, para profissionais com objetivos mais voltados para a área de branding;
  • Voltados aos dados, ou seja, para as pessoas que tem foco maior em big data;
  • De relatório e análise, para aqueles que têm foco em analisar campanhas e na composição de relatórios;
  • De performance para os profissionais direcionados às vendas;
  • De planejador digital, ou seja, para quem deseja realizar o planejamento de marketing;
  • De comprador digital, para as agências ou anunciantes com interesse na publicidade dentro do Facebook e das outras redes sociais da Meta;
  • De todo o conteúdo, para os profissionais ou entusiastas que desejam fazer todos os cursos.

Também é possível receber sugestões de cursos de acordo com a sua meta comercial, o que pode ajudar a alcançar ainda mais resultados para a sua loja virtual. Algumas delas são:

  • Comece a utilizar o Facebook;
  • Comece a usar a publicidade;
  • Gere reconhecimento;
  • Direcione para o público certo;
  • Promova seu aplicativo;
  • Aumente as vendas online;
  • Escolha formatos de anúncios;
  • Gerencie anúncios;
  • Distribuição e monetização de conteúdo;
  • e muito mais!

Como ter acesso ao Facebook Blueprint?

Para ter acesso à ferramenta, basta ter uma conta no Facebook — o que muitas pessoas já têm, mesmo que estejam inativas. Caso já esteja logado na rede social, basta acessar a página inicial do Facebook Blueprint. Para checar os cursos disponíveis, é só ir até a opção “Iniciar Cursos”.

Ao chegar nessa página, você terá acesso a um catálogo com várias categorias disponíveis. O ideal é entender tanto o seu nível de conhecimento sobre os assuntos quanto os seus objetivos para identificar qual curso precisa fazer no momento do acesso.

Um dos diferenciais mais interessantes da ferramenta é o fato de existir cursos de diferentes níveis, como iniciante, intermediário e avançado. Com essa informação em mente, fica mais fácil definir em qual nível você está — e deseja começar — e qual a meta que quer alcançar, seja aprender a criar uma página para a sua loja no Facebook ou como aumentar as vendas por meio de anúncios.

Para pesquisar todos os cursos que o Facebook Blueprint oferece, você pode acessar o ícone “Plano”, que fica no topo da página e, em seguida, clicar ou tocar em “Procurar”. Ao acessar a página dos tópicos disponíveis, você conseguirá ter uma visão mais ampla de todas as categorias que existem e escolher a que você quer aprender primeiro.

Ao clicar na primeira categoria, por exemplo — a “Comece a usar o Facebook” —, a plataforma redirecionará você a uma página com os principais cursos de introdução à rede social. Dentro da categoria, é possível filtrar os cursos por relevância, dificuldade ou duração. Depois de fazer a escolha, é só começar a aprender!

Quais são os tópicos do Facebook Blueprint?

Todo conteúdo dentro do Facebook Blueprint está dividido em módulos. Cada um deles se subdivide em categorias com assuntos mais aprofundados e específicos. As principais opções são:

  • Introdução ao Facebook;
  • Páginas do Facebook;
  • Anúncios;
  • Objetivos dos anúncios;
  • Gerenciamento de anúncios;
  • Público-alvo;
  • Otimização de campanhas;
  • Webinars;
  • Relatórios e métricas;
  • Instagram;
  • Melhores práticas.

Dentro das categorias mencionadas anteriormente, você poderá encontrar diversos cursos, como:

  • Políticas de conteúdo para anúncios, criatividade e alvo;
  • Engajamento de aplicativo;
  • Instalação de aplicativo;
  • Gerenciamento de anúncios;
  • Testes A/B;
  • Webinar de performance avançada de marketing no Instagram;
  • Conhecimento de audiência;
  • Network de audiência: expanda o alcance das suas campanhas de Facebook;
  • Leilão/Anúncio e entrega da visão geral;
  • Ferramentas de criação de anúncios.

Como dito anteriormente, você pode escolher o curso que melhor se adequar às suas necessidades e focar somente nele. Por outro lado, também pode fazer todos eles e aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre os assuntos tratados. Lembre-se que conhecimento nunca é demais!

O Facebook Blueprint é gratuito?

O acesso para o conteúdo disponibilizado dentro da plataforma do Blueprint é gratuito e está disponível para quem desejar realizar as lições dos cursos. Para receber o certificado no fim da experiência, porém, é preciso pagar uma taxa.

O custo — tanto para a certificação quanto para a recertificação — é o mesmo e é padronizado em dólares. Por esse motivo, é importante que você estude bastante e se prepare para o exame justamente para que não precise refazer a prova e pagar uma nova taxa.

Aqui, vale pontuar que as taxas variam de 99 a 150 dólares e, ao se cadastrar para fazer o exame, o próprio sistema já informará o valor final convertido na moeda local do país — no caso do Brasil, em reais.

Quais são as vantagens e desvantagens da plataforma de cursos?

Como é de se esperar, essa ferramenta apresenta diversas vantagens, mas também apresenta algumas desvantagens. Conheça cada uma delas antes mesmo de iniciar o curso que pretende fazer para não ser pego de surpresa.

Vantagens

Uma das maiores vantagens do Facebook Blueprint é o fato dele ser grátis e você conseguir fazer os cursos no seu tempo de maneira online. Ou seja, o método de E-learning permite que você estude de onde quiser, sem nenhum custo e no seu próprio ritmo.

Outro benefício é a possibilidade de analisar o progresso do curso. O sistema mantém um histórico de quanto tempo o usuário levou e quando terminou cada um dos módulos. Se você quiser oferecer um treinamento para um dos colaboradores da sua loja online, por exemplo, conseguirá acompanhar como anda o progresso deles diretamente pela plataforma.

Mais uma vantagem é a abordagem com exemplos concretos. Em diversas lições, são abordados casos de sucesso de empresas do mundo todo, inclusive de marcas bastante conhecidas. Esse é um ótimo incentivo para fixar melhor todos os conteúdos aprendidos nos cursos.

Desvantagens

Nem só de vantagens sobrevive a plataforma do Blueprint. Uma das maiores desvantagens da plataforma é a escassez de vídeos nos cursos. Então, quem está acostumado a estudar online, provavelmente sentirá falta desse recurso. A maior parte do conteúdo está em texto, mas a boa notícia é que as lições são sempre muito ágeis e interativas.

Outro ponto negativo é a certificação em inglês. Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames nesse idioma. As provas são realizadas pelo computador sem maiores dificuldades, mas é preciso agendar dia e hora para fazer o exame — que é pago.

Facebook Blueprint e habilidades de marketing

Os cursos do Blueprint podem ser feitos por qualquer pessoa, independentemente da profissão de cada um, mas para quem deseja se aprofundar ainda mais em novas habilidades de marketing, a plataforma oferece ainda mais opções.

É o caso das credenciais Blueprint. Ao final de cada curso, o aluno pode se submeter a exames e, caso seja bem sucedido, recebe a certificação e o selo que comprovam a excelência em determinada área de conhecimento.

Atualmente, estão disponíveis duas certificações. Para conseguir qualquer uma das duas, é preciso ter uma pontuação mínima de 700 pontos para a aprovação.

A primeira delas é a de Profissional de Planejamento Certificado do Facebook. Para recebê-la, é preciso se submeter a dois exames:

  • Competências básicas para publicidade no Facebook;
  • Profissional de Planejamento Certificado do Facebook.

Para passar na prova, o candidato precisará demonstrar conhecimentos avançados em algumas áreas específicas, como campanhas em anúncio, gerenciamento de páginas, grupo de anúncios e segmentação de público.

A outra certificação é a de Profissional de Compra Certificado do Facebook. Para recebê-la, o aluno também precisa se submeter a dois exames. São eles:

  • Competências básicas para publicidade no Facebook;
  • Profissional de Compra Certificado do Facebook.

Para essa certificação, será preciso comprovar um alto nível de entendimento sobre ferramentas de criação de campanhas e anúncios. Alguns exemplos desse âmbito são: solução de problemas de performance de ads, conhecimento do pixel e do SDK do Facebook e definição de metas e KPIs.

Depois que o candidato realiza todos os pré-requisitos para qualquer uma das certificações, recebe um selo que pode ser incorporado a diversas páginas da internet ou a uma assinatura eletrônica.

As certificações contam com validade de 12 meses, mas depois desse período é possível optar pela renovação — que somente será concedida mediante à realização de um novo teste bem sucedido.

Viu só como o Facebook Blueprint é uma ferramenta poderosa e que pode ajudar o seu negócio a crescer ainda mais? Não deixe de conferir todos os cursos disponíveis na plataforma e anote todos os que forem do seu interesse para que você consiga encaixar os estudos na sua rotina de lojista de uma maneira que não vai te sobrecarregar.E por falar em ajudar a sua empresa a crescer, a Bagy tem a tecnologia que você precisa para gerir o seu negócio e vender muito mais!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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