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Instagram

Como usar o Instagram de maneira estratégica para vender mais no seu negócio

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás
Imagem ilustrativa de como usar o Instagram

O Instagram já virou uma ferramenta poderosa para empresas que estão iniciando diretamente no online. Diante disso, saber como usar a plataforma para vender mais é fundamental – e nós te explicamos tudo neste texto.

Quando alguém resolve abrir um negócio na internet, não basta ter um produto de qualidade com um preço acessível. Na realidade, é preciso muito mais do que isso, como, por exemplo, ter uma plataforma de vendas e saber se posicionar nos meios digitais.

Dominando a web há alguns anos, as redes sociais deixaram de ser apenas um espaço para compartilhar coisas do dia a dia. Hoje, essas plataformas já servem como uma forma de potencializar as vendas de produtos e serviços, fazendo com que a oferta chegue a mais pessoas – e do jeito certo.

O Instagram, uma das redes mais utilizadas para esse fim nos últimos tempos, é uma plataforma voltada à postagem de imagens. Contudo, trabalhando corretamente a mensagem, essa imagem pode gerar uma venda.

Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o Instagram não possui só contas de pessoas e empresas, mas também uma mescla dos dois: os chamados influencers. Pessoas que têm um grande número de seguidores e possui uma grande influência sobre eles, os influencers são capazes de auxiliar no processo de posicionamento de uma marca.

Mas para que você seja notado por eles, sua conta precisa ter o conteúdo certo, a fim de se manter em destaque para todos os seguidores, sejam eles os que já existem ou os que ainda vão surgir. 

Outro ponto fundamental dentro do Instagram é manter um bom relacionamento com os clientes, respondendo-os sempre que surge um comentário ou mensagem privada – para esse último caso, é bom saber exatamente como responder mensagem no Instagram.

Apesar de parecer difícil tudo que pontuamos aqui, saiba que isso pode ser mais simples do que você imagina. E isso acontece principalmente porque trouxemos neste texto algumas dicas de como usar o Instagram a favor das suas vendas.

Vamos lá?

9 maneiras de como usar o Instagram para vender muito

O tamanho e o poder que o Instagram tem sobre seus seguidores é algo que não precisa ser mais discutido, pois ele existe e é real.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, uma empresa de pesquisa de mercado online, 82% dos usuários da plataforma seguem perfis de empresas e, dessa porcentagem, 52% já compraram algum produto ou serviço oferecido por elas.

Ao contrário de antigamente, hoje estar presente no Instagram não é mais só para conquistar clientes, mas também para reter os que já existem e também fazer com que a marca cresça e se torne relevante para as pessoas.

E como que isso pode ser feito? Simples: por meio de algumas estratégias de marketing que te contamos abaixo!

Varie o formato das postagens

Dentro do Instagram, é possível criar uma variedade de conteúdo – e em diferentes formatos. Alguns exemplos clássicos são os stories, os anúncios e os vídeos.

Conheça a seguir as principais características de cada tipo de postagem e entenda as diferenças entre cada uma:

  • Stories: de forma oposta que os posts do feed, o conteúdo postado nos stories é entregue a todos os seus seguidores (o que não garante, no entanto, que todos eles irão visualizá-lo). Ademais, por ficar disponível por 24 horas, muitas vezes esse tipo de postagem é usado para humanizar a marca, mostrando às pessoas que existe todo um processo por trás de uma marca, o que pode engajar o público.
  • Anúncios: com os anúncios, uma empresa pode atingir exatamente o público desejado, destacando algum ponto ou produto fundamental da empresa e que agrade os usuários. Dessa maneira, novos clientes podem surgir através de um post pensado exclusivamente para eles.
  • Vídeos: com limite de 1 hora, os vídeos mais longos são excelentes para marcas que querem se tornar autoridade em seu segmento. Nesses casos, a empresa pode gravar um vídeo mais profissionalizado, focando no aprofundamento de certos temas que são de interesse do público.

Além dessas três opções, existem algumas outras que você pode explorar também, como os reels, os destaques e os carrosséis.

Faça uma legenda que vende

Mesmo o Instagram sendo uma rede social voltada a conteúdos imagéticos, as legendas podem funcionar como um complemento à foto. Portanto, pense num texto direto e conciso, instigando o seu público a interagir com ele e tomando a ação desejada – que, no caso, é uma compra.

Além do mais, é interessante você marcar os seus produtos na imagem, linkando a URL (link) do seu site e direcionando o cliente para a página exata do que ele pretende comprar.

Defina os melhores dias e horários para postar

Existem por aí milhares de conteúdos que falam sobre os melhores horários para se postar no Instagram. Todavia, eles não são os mesmos para todas as marcas – afinal, cada uma se comporta de uma forma e possui objetivos distintos.

Diante disso, o melhor a se fazer é observar de que maneira seus seguidores se comportam em determinados horários. Com esses testes, você consegue definir quando é melhor fazer uma postagem.

Mostre a realidade

Nem tudo precisa ser “photoshopado”, ou seja, está tudo bem se você postar uma foto do seu cotidiano – e sem filtro.

Boa parte das pessoas que estão no Instagram gostam de ver o que acontece por trás de uma marca. Muitas, inclusive, se identificam com aquela realidade e passam a te olhar com outros olhos.

Por isso, quando ficar em dúvida se você deve postar ou não algum conteúdo que “não esteja de acordo” com o seu feed, sempre opte por postar.

Tenha consistência

Estar presente nas redes sociais é essencial para quem quer se posicionar no mercado digital. Portanto, seja consistente em suas publicações e mostre ao seu público que você está sempre por ali, divulgando conteúdos interessantes e úteis a ele.

Quanto mais postagens você tiver, mais as pessoas irão confiar em você.

Cuide da sua reputação

Nem sempre o número de seguidores é um dado relevante para um perfil. Na realidade, de nada adianta ter mais de 1 milhão de seguidores se a sua taxa de engajamento nos posts é baixíssima.

Logo, para que isso não aconteça, pense sempre no valor que a sua marca passa às pessoas e traga-as cada vez mais para perto de você.

Conte histórias

Pessoas gostam de histórias. Então, dê a elas exatamente isso. 

Seja pelo feed ou pelos stories, criar um storytelling pode fazer com que as pessoas se envolvam mais com o seu conteúdo. Porém, apesar dessa ser uma excelente estratégia, tome muito cuidado para que não fique nada desconexo.

Nessa hora, um planejamento é sempre bem-vindo.

Interaja com os seguidores

É muito difícil você conhecer alguém que goste de não ser respondido, certo? Pois isso acontece no Instagram também.

Quando um seguidor comentar em algum de seus posts ou responder um stories, mostre a ele que você está por ali – e não um mero robô. Quando essas interações acontecem, o engajamento aumenta e sua marca impacta as pessoas de forma positiva.

Crie uma identidade única

Sabe quando você bate o olho em uma imagem e sabe exatamente de que marca é aquele conteúdo? Isso se chama identidade visual!

Ao ter em mãos uma paleta de cores, a fonte que será usada nas artes e o tipo de linguagem que será utilizada nos textos, os seguidores já começam a associar esse conjunto de itens com a sua marca.

Dessa maneira, você se destaca no feed das pessoas e faz com que elas valorizem ainda mais o que está sendo publicado. Além do mais, quando suas postagens são compartilhadas por terceiros, sua marca tem a tendência de ser reconhecida de imediato justamente por você ter uma identidade única.

Depois das estratégias vem a mensuração dos dados

Agora que você já sabe como usar o Instagram para se posicionar melhor, chegou a hora de analisar se tudo está dando resultado. Para isso, fazer a mensuração dos dados é muito importante.

Com a análise dos resultados, você consegue melhorar os seus conteúdos, entregando ao público aquilo que mais condiz com ele. E se você não sabe como fazer essa mensuração, a gente te explica 4 formas de fazer isso.

Taxa de crescimento do seu público

Já comentamos que ter 1 milhão de seguidores pode não significar muita coisa. Porém, se você observar que esse número foi atingido depois de uma certa constância no crescimento do seu perfil, é porque a coisa certa está sendo feita.

Quando a taxa de crescimento do público aumenta gradativamente (e consistentemente), você tem uma noção de como o seu conteúdo está impactando as pessoas. E isso é sinal de que seu trabalho está surtindo efeito.

Engajamento

A taxa de engajamento envolve as curtidas, comentários, compartilhamentos e conteúdos salvos. Quanto mais engajamento suas postagens tiverem, mais relevante o seu conteúdo é para o público.

A partir da taxa de engajamento, você consegue ter uma noção do que precisa ser modificado ou mantido em seu planejamento para o Instagram.

Cliques em URLs ou CTAs

Outro ponto importante a ser analisado é com relação aos cliques na URL do seu perfil (o famoso “link da bio”) e também nos CTAs dos posts de anúncio.

No caso dos anúncios, você pode verificar os resultados diretamente nos relatórios emitidos pelo próprio Instagram. Já para a URL da biografia, o Google Analytics pode ser de grande ajuda.

Hashtags

Dentro do Instagram, é possível segmentar os posts que você tem interesse em ver a partir das hashtags. Portanto, se você tem uma empresa de lingerie, utilizar hashtags que façam sentido ao público que compra lingerie é de extrema importância.

Ademais, você também pode criar uma hashtag interativa. Em outras palavras, você terá uma hashtag única para a sua marca, fazendo com que as pessoas a utilizem e divulguem o seu negócio de maneira espontânea – e de graça.

É hora de integrar a sacolinha do Instagram às suas postagens

Com a sacolinha do Instagram, seu cliente não precisa sair do seu perfil e ir até o seu site para efetuar uma compra, uma vez que o produto que está em uma imagem já terá o link que vai direto para a página de destino.

Com isso, o consumidor faz a compra sozinho, sem precisar te chamar na DM ou no WhatsApp, otimizando ainda mais o seu tempo.

A Bagy, plataforma que facilita a sua presença na internet e que é capaz de entregar um site profissional, é conhecida no Brasil todo como a única empresa que tem mais de 90% de aprovação das sacolinhas solicitadas no Instagram.

E se você tem interesse em aplicar essa função no seu perfil e não sabe por onde começar, crie sua loja com a Bagy. Com a gente, sua empresa vai vender cada vez mais!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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