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Como saber se o boleto foi pago? Descubra!

Imagem ilustrativa de como saber se um boleto foi pago

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Como saber se um boleto foi pago é uma prática fundamental para qualquer empreendedor que deseja oferecer diferentes meios de pagamentos para os seus clientes e, ao mesmo tempo, precisa ter um controle mais eficiente da gestão financeira do seu negócio.

Saber como gerar boletos é essencial para empreendedores que desejam oferecer uma experiência mais completa para os seus clientes com vários métodos de pagamento disponíveis, não é mesmo? Mas além disso, é preciso se preocupar também com outra dúvida: afinal, como saber se um boleto foi pago?

Para responder essa pergunta, é necessário ir um pouco além e entender outros tópicos relacionados ao tema, como qual é o funcionamento prático desse meio de pagamento ou mesmo quais são os diferentes tipos de boletos existentes e as suas diferenças entre eles.

Além disso, detalhamos tudo o que você precisa descobrir sobre como saber se um boleto foi pago. O que acha de tirar todas as suas dúvidas? Continue a leitura deste artigo e comece a utilizar esse método de pagamento de maneira ainda mais eficiente. Confira!

Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um método de pagamento oficial regulamentado pelo Banco Central (BACEN). A partir da leitura de um código de barras ou a digitação do código, um consumidor consegue realizar o pagamento para um lojista sem maiores dificuldades.

Quais as informações que o boleto bancário possui?

Sendo assim, o boleto funciona como uma forma de facilitar a conexão entre consumidor e lojista. Esse documento precisa contar com os seguintes dados e informações:

  • valor total da cobrança;
  • data de vencimento para pagamento;
  • informações do beneficiário, como CPF ou CNPJ;
  • banco responsável pelo processamento do pagamento;
  • detalhes sobre cobrança de juros ou multa por atraso.

Quais os tipos de boletos?

Além disso, é importante entender que existem diferentes tipos de boleto. Confira!

Boleto avulso

O boleto avulso é um dos métodos mais comuns, em que só é necessário realizar uma cobrança única. Ou seja, o consumidor entrou na sua loja virtual e quis comprar um produto em uma única vez. Nesses casos, é o boleto avulso que é utilizado, já que não existe uma frequência periódica de pagamento.

Boleto carnê

Para empreendedores que realizam a cobrança recorrente ou até mesmo parcelada, o boleto carnê é o mais utilizado, já que um novo documento — sempre com novas informações — é gerado com uma determinada frequência para pagamento do cliente final.

Boleto registrado

Já um boleto registrado é um documento ainda mais completo, já que todas as informações detalhadas ali devem ser registradas não apenas no documento, mas também na instituição de pagamento responsável por realizar o processamento do pagamento.

Quanto tempo o pagamento do boleto bancário demora para ser confirmado?

Em tempos de Pix e cartões de débito e crédito, o boleto bancário tem um pequeno problema para o lojista: o tempo para confirmação. As instituições bancárias levam, em média, um dia útil para confirmarem as transações, o que vai depender diretamente do dia de pagamento.

Um boleto pago no sábado, por exemplo, só vai ter a confirmação oficializada na terça-feira, já que é preciso a segunda-feira inteira para validação. O mesmo vale para dias úteis com feriado, em que o pagamento precisa aguardar também.

Como saber se o boleto foi pago?

Mas, afinal, como saber se o boleto foi pago? A informação só vai ser atualizada a partir da confirmação do pagamento por meio da instituição bancária. E na maioria dos casos, é preciso esperar, no mínimo, 24 horas até que seja realizado o processamento do pagamento.

Para monitorar essas informações, a melhor maneira de se fazer isso é utilizando um sistema de cobrança automatizado ou mesmo conferindo via gateway de pagamentos. Assim, de maneira automática é possível confirmar o pagamento e, por exemplo, enviar o produto em seguida.

O empreendedor que utiliza algum desses sistemas precisa apenas do código de barras para gerar as informações. Em seguida, ele recebe todos os detalhes e vai saber exatamente se o pagamento foi ou não realizado daquele boleto bancário.

Confira o passo a passo para verificar o pagamento de um boleto bancário

Caso você precise verificar se o pagamento de um boleto foi realizado, pode tentar o passo a passo a seguir.

Passo 1: Verifique o seu extrato bancário

A maneira mais simples de saber se um boleto bancário foi pago é consultar o extrato bancário — que pode ser consultado tanto pelo site quanto pelo aplicativo do banco. Por meio dele é possível verificar todas as movimentações da conta, como as entradas e as saídas, inclusive as de pagamentos de boletos.

Passo 2: Entre em contato com o beneficiário

Se foi você quem pagou o boleto, pode entrar em contato diretamente com o beneficiário dele, ou seja, a pessoa ou a empresa que realizou a emissão. Geralmente, você consegue encontrar as informações de contato — como e-mail ou telefone — no próprio documento.

Eles conseguirão verificar os registros e confirmar se o pagamento foi recebido ou não. Lembre-se que geralmente é preciso aguardar o tempo do processamento do pagamento para que o valor conste no extrato.

Passo 3: Verifique se o comprovante de pagamento foi gerado

Quando um boleto é pago, os bancos geralmente fornecem um comprovante de pagamento — seja em forma de comprovante eletrônico, recibo ou documento enviado por e-mail. Cheque as informações descritas nele e compare com os dados do boleto.

Passo 4: Utilize um serviço de consulta de boleto

Para deixar todo o processo de checagem ainda mais facilitado, existem ferramentas e aplicativos que realizam essa tarefa para você. Neles, é possível inserir os dados do boleto e verificar o status do pagamento.

Passo 5: Verifique se chegou alguma notificação no celular

Alguns bancos enviam uma notificação via SMS ou por e-mail para confirmar o pagamento do boleto e outros detalhes relevantes sobre a transação. Caso você não tenha recebido, o recomendado é entrar em contato com a instituição ou com o beneficiário para obter maiores informações.

Ferramentas e aplicativos úteis para verificar o status de pagamento de boletos

Como citamos anteriormente, existem alguns aplicativos e ferramentas que você pode utilizar para verificar o status do pagamento do boleto. Confira, a seguir, algumas delas.

BagyPay By Vindi

O BagyPay é um gateway de pagamento exclusivo para os lojistas Bagy. Com essa ferramenta, é possível receber e gerenciar pagamentos — inclusive de boletos — de uma maneira simples e descomplicada. Todas as informações dos clientes são protegidas e verificadas no momento da compra para proporcionar uma experiência mais confiável e segura.

SIGEF

O SIGEF (Sistema de Gerenciamento Financeiro) é um sistema do Banco Central que permite que os usuários consultem o status de pagamento de boletos emitidos por bancos ou instituições financeiras autorizadas pelo BC. O sistema é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica.

Instant Check

O Instant Check é uma ferramenta que consulta a base da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) para verificar o status do pagamento de boletos. As empresas pagam uma taxa por boleto consultado e a verificação é feita com base no código de barras.

Softwares de gestão financeira

Os softwares de gestão financeira são ferramentas que permitem registrar e acompanhar todas as atividades relacionadas às finanças de uma empresa. Geralmente incluem um módulo para gerenciar pagamentos, como os boletos. Algumas opções incluem o Bling, o Omie, GestãoClick e Conta Azul.

Como receber por boleto bancário?

Receber por boleto bancário é muito simples: basta ao lojista solicitar esse serviço ao banco ou instituição financeira. Com a transformação digital e muitas opções de instituições, esse serviço tem se tornado cada vez mais simples de ser oferecido para os seus clientes.

Em alguns bancos, como Nubank ou Banco Inter, a funcionalidade já está disponível para todos os usuários, inclusive para contas de pessoa física. Assim, com um simples clique no aplicativo, é possível criar um boleto bancário e estipular todas as informações personalizadas.

Quais os sinais de um boleto fraudado?

Apesar de ser um excelente método de pagamento para ser aceito em qualquer negócio, o boleto bancário também oferece alguns riscos para o lojista. Mas a boa notícia é que, como acontece com outras opções também, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar maiores problemas.

Quando se fala em boletos fraudados, alguns sinais se destacam e podem ajudar a identificar essa tentativa de crime. Mas, antes, é preciso entender como são os boletos fraudados, não é mesmo?

Apesar de serem muito similares aos legítimos — contam com código de barras, dados do emissor, valores e até mesmo funcionam na hora da leitura —, eles têm um diferencial importante: o valor pago pela leitura do código não vai para a conta do lojista, mas sim por controlada pelos criminosos.

Assim, o consumidor finaliza a compra achando que tudo aconteceu como planejado, mas, na verdade, o dinheiro não foi para o lojista. O que deve ser analisado, então, para identificar se o boleto foi fraudado ou não? Confira alguns sinais importantes que podem ajudar!

  • Código de barras: quando se pensa em boletos fraudados, o primeiro item que você deve observar é o código de barras, que normalmente aparece com mais espaços do que o natural, além de apresentarem problemas na leitura do código, exigindo a digitação manual dos números;
  • Nome e dados do beneficiário: assim que o pagamento é concluído, as informações do beneficiário aparecem na tela para quem está pagando e é nessa hora que você pode observar, por exemplo, se a identificação está correta ou não;
  • Valor do boleto: muitos criminosos aproveitam a oportunidade para conseguirem valores mais altos e, por isso, adulteram até mesmo o valor final do pagamento, o que pode levantar suspeitas em caso de valores divergentes ao que foi anunciado, por exemplo;
  • Canal de contato: por mais que seja natural utilizar diferentes canais de contato, um sinal de boleto fraudado é receber o documento por um canal que nunca foi utilizado ao longo da jornada de compra, um indício relevante de fraude.

Observando todos esses sinais, você aumenta as suas chances de controlar melhor as informações disponibilizadas ali, evitando até mesmo que o pagamento seja concluído, o que seria o pior cenário para esse tipo de crime, dificultando a recuperação do dinheiro.

Dicas de segurança para evitar fraudes relacionadas a boletos bancários

Existem algumas dicas que podem ajudar você a se proteger de fraudes nos boletos bancários. A seguir, listamos algumas delas.

Verifique os primeiros dígitos do código de pagamento

Os primeiros dígitos do código de pagamento do boleto representam o código do banco emissor. Você pode confirmar o código de cada instituição diretamente na lista completa que a FEBRABAN oferece.

Evite a utilização de redes Wi-fi abertas ou públicas

Quando você acessa redes de Wi-fi abertas pode facilitar a entrada de softwares maliciosos no seu dispositivo móvel — e isso facilita o acesso dos criminosos às suas transações bancárias e aos seus dados de um modo geral.

Mantenha o seu antivírus atualizado

Para evitar que algum malware seja instalado no seu tablet, computador ou notebook sem que você perceba, é imprescindível contar com um software específico para essa função: o antivírus. Outra recomendação é realizar atualizações para proteger a sua máquina periodicamente.

Acesse o boleto apenas em sites seguros e oficiais

Para reforçar ainda mais a segurança nos momentos em que precisar realizar os pagamentos dos boletos, realize o download do documento apenas em sites oficiais do banco ou da empresa que você precisa pagar. Dessa maneira, você saberá que ele é verdadeiro e que não se trata de uma fraude.

Como lidar com um boleto fraudado?

Mas se o pagamento de um boleto fraudado foi finalizado? O que pode ser feito? Apesar de dificultar bastante a resolução do problema, não é o fim do mundo, já que existem algumas formas de resolver o problema. O processo de contestação é o mais indicado.

Para o consumidor final, ele deve procurar o lojista, ou seja, quem emitiu o boleto bancário em primeiro lugar. Outra opção também é entrar em contato com a instituição financeira responsável pela emissão daquele boleto bancário.

Já para o lado do lojista, é a segunda alternativa que deve ser seguida, direcionando todos os seus esforços na resolução dessa situação. Assim, com o suporte do banco, fica mais fácil identificar uma maneira de resolver o problema sem maiores prejuízos.

Como emitir boleto bancário para enviar para os clientes?

A emissão de boleto bancário para envio para o cliente deve ser realizada seguindo as orientações da instituição bancária utilizada pelo empreendedor. Ou seja, cada situação pode mudar de acordo com as características da conta oferecida por um banco.

Em algumas situações, o processo é simples e automatizado, podendo ser realizado até mesmo via aplicativo. Enquanto em outras situações, é preciso ter um processo um pouco mais burocrático, mas sempre de acordo com a oferta da instituição.

Descobrir como saber se um boleto foi pago é, portanto, muito importante para o lojista que deseja ter um controle maior do seu negócio, garantindo que nada passe despercebido e que a gestão financeira se torne cada vez mais eficiente nos mínimos detalhes.Além de ter todo esse cuidado com as diferentes formas de pagamento oferecidas, é importante conhecer alternativas para vender mais, certo? Saiba, então, qual é a melhor forma de vender muito pela internet: com a Bagy você tem tudo o que precisa para crescer sua loja no digital!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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