Gestão

Código de bancos: descubra quais os principais do Brasil

Imagem ilustrativa de código de bancos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Códigos de bancos são os identificadores dessas instituições, que facilitam a localizar o banco na hora de fazer as transações.

Código de bancos são os dados utilizados para identificar as instituições, sendo uma informação que está presente em inúmeras operações financeiras. 

Muitas vezes, conhecer o código dos bancos será fundamental para realizar uma transação com segurança e agilidade. 

Especialmente se você está buscando facilidade nas transações ou, ainda, estiver usando uma intermediadora de pagamentos

Assim, conhecer mais sobre esse assunto vai te permitir agilizar suas operações e te ajudar a movimentar valores de forma segura e prática. 

Entenda: 

O que é código de banco?

Código de bancos, ou código identificador bancário, são um componente identificador da instituição bancária. Ele está presente em praticamente todas as transações de transferência eletrônica de valores. 

Com certeza, ao fazer uma transferência, você já deve ter notado que é necessário incluir os dados bancários da instituição que vai receber o dinheiro, além das informações sobre a conta. 

Ao realizar um envio por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Ordem de Crédito (DOC), o usuário tem, necessariamente, que incluir o código de bancos para efetuá-la

Esse código é uma combinação numérica de três dígitos, que está inserida no Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis (COMPE).

O COMPE faz parte do  Sistema de Operações Monetárias Nacional, órgão responsável pelo processamento das compensações diárias.

Assim, o Sistema consegue acompanhar cada transação realizada pelos clientes dos bancos e os valores que transitam entre as instituições. 

Esse código de bancos sempre vai ter três dígitos, portanto, caso encontre alguma instituição que não tenha essa numeração, inclua um ou mais zeros antes da identificação

Para que serve?

O código de bancos permite saber para qual instituição a operação será realizada, assim como a de sua origem. 

Muitos desses dados e informações passam pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 

O qual, no que lhe concerne, comporta todas as instituições e sistemas inclusos no processamento e liquidação de transferências de dinheiro no mercado nacional. 

Portanto, todos os bancos, arranjos e instituições de pagamento estão no SBP. Ele também orienta a bolsa B3,  o Banco Central e a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).  

Por tudo isso, é fundamental que você conheça o código de bancos da instituição que vai receber e processar as transferências e transações realizadas, para evitar erros ou problemas

Quando é usado?

O código de bancos é usado sempre que acontece um processamento de valores entre instituições financeiras

Por meio do sistema COMPE, é realizado o acerto de contas entre os bancos que fazem parte da transação. E o código de bancos é o que identifica e viabiliza as transações. 

Esse código não tem relação com os dados da conta, somente identifica o banco. Portanto, será usado toda vez que você for tentar fazer uma transferência entre dois bancos diferentes

Para lojistas, conhecer os códigos de bancos pode ser muito interessante na agilidade das transações. 

E, caso você use transferências como meio de pagamento, é ainda mais crucial que conheça o identificador da instituição em que tem conta. Saiba mais: 

  • Compensação de cheques

O uso do código de banco não está restrito somente ao meio de transações financeiras virtuais. Esse dado é usado, também, na compensação de cheques. 

O processo de compensação é o intervalo entre o depósito do cheque em caixas com atendimento humano e o prazo para recebimento efetivo do valor depositado. 

Com as tecnologias, como o TED e DOC, que praticamente eliminam a necessidade de ir ao banco, e o Pix, que permite envios de valores em poucos cliques, os cheques estão perdendo espaço no mercado

Apesar disso, ainda existem pessoas e empresas que fazem uso desse meio de pagamento e transferência de recursos. Por isso, o código de bancos ainda é usado nesse tipo de transação. 

Essas ferramentas certamente fazem parte do futuro do varejo, que tende a caminhar cada vez mais para inserir tecnologias que facilitarão a vida dos lojistas.  

  • TED

O código de bancos sempre deve ser empregado ao realizar uma transferência bancária. A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma dessas possibilidades. 

Ao acessar o aplicativo do seu banco para fazer movimentações desse tipo no internet banking, ele certamente vai te solicitar o código de banco. 

Dessa forma, a sua transferência será processada na instituição correta e você não vai sofrer prejuízos ou complicações nos envios. 

  • DOC

O código de bancos também será solicitado na realização de uma transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC). 

Para concluir a operação, assim como no TED, você vai precisar incluir o código bancário.

Esse tipo de ação é super inclusiva, permitindo movimentações entre praticamente todas as instituições financeiras que atuam em nosso país. 

Além disso, por usar essa identificação e as informações do usuário, também é bem segura. 

Confira os principais códigos bancários e evite cometer erros em suas movimentações: 

Quais os códigos dos principais bancos brasileiros?

Descobrir qual o código de bancos ao se fazer uma transferência é um dos principais passos quando vamos fazer uma transferência de dinheiro entre contas nacionais. 

Isso porque cada banco tem a sua assinatura no Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). 

Os bancos mais utilizados em nosso país costumam ser os mais antigos e os que estão associados ao governo. 

Por exemplo, o código do Banco do Brasil (BB) é 001 porque, além de ser uma instituição relacionada ao governo, ele é a primeira instituição financeira  criada no país.

Fundado em 1808 pelo príncipe regente Dom João de Bragança, que se tornou conhecido como Dom João VI, o Banco do Brasil vem acompanhando o desenvolvimento econômico da nação. 

Além do BB, outro banco muito popular e que você precisa conhecer o código é a Caixa Econômica Federal. 

O código do banco da Caixa será muito usado, porque diversas pessoas têm conta neste banco. Além de ser popular, é por meio dele que as pessoas recebem benefícios do governo. 

Pensando não somente nos mais populares, como o BB e a Caixa, nós trazemos uma lista com os códigos de bancos de muitas das instituições atuantes no país: 

001 — Código Banco Do Brasil S.A (BB)

007 — Código BNDES (Banco Nacional Do Desenvolvimento Social)

025 — Código Banco Alfa S.A.

029 — Código Banco Itaú Consignado S.A.

033 — Código Banco Santander Brasil S.A.

036 — Código Banco Bradesco BBI S.A.

041 — Código Banrisul — Banco Do Estado Do Rio Grande Do Sul S.A.

062 — Código Hipercard Banco Múltiplo S.A.

063   Código Banco Bradescard

069 — Código Banco Crefisa S.A.

072 — Código Banco Rural Mais S.A.

077 — Código Banco Inter S.A.

096 — Código Banco B3 S.A.

102 — Código XP Investimentos S.A.

104 — Código Caixa Econômica Federal (CEF)

121 — Código Banco Agibank S.A.

138 — Código Get Money Cc Ltda

140 — Código Easynvest — Título CV S.A.

168 — Código Hsbc Finance (Brasil) S.A. — Banco Múltiplo

184 — Código Banco Itaú Bba S.A.

188 — Código Ativa S.A Investimentos

197 — Código Stone Pagamentos S.A.

204 — Código Banco Bradesco Cartões S.A.

208 — Código Banco Btg Pactual S.A.

212 — Código Banco Original S.A.

233 — Código Banco Cifra S.A.

237 — Código Bradesco S.A.

237 — Código Next Bank (Mesmo Código Do Bradesco)

260 — Código Nu Pagamentos S.A (Nubank)

269 — Código Hsbc Banco De Investimento

290 — Código Pagseguro Internet S.A.

323 — Código Mercadopago — Conta Do Mercado Livre

336 — Código Banco C6 S.A — C6 Bank

341 — Código Itaú Unibanco S.A.

348 — Código Banco XP S/A

362 — Código Cielo S.A.

380 — Código Picpay Serviços S.A.

389 — Código Banco Mercantil Do Brasil S.A.

399 — HSBC Bank Brasil S.A. — Banco Múltiplo

409 — Código Unibanco — União De Bancos Brasileiros S.A.

422 — Código Banco Safra S.A.

453 — Banco Rural S.A.

477 — Código Citibank N.A.

479 — Código Banco Itaubank S.A.

623 — Código Banco Pan S.A.

655 — Código Neon Pagamentos S.A

745 — Código Banco Citibank S.A.

Aqui você conheceu os principais códigos de bancos usados em nosso país. Você pode salvar esse conteúdo para consultá-lo sempre que precisar!

Problemas com código de bancos

Caso você inclua o código de bancos incorreto e os dados da conta não baterem com as informações bancárias, provavelmente você será avisado pelo seu aplicativo ou ferramenta de internet banking. 

Portanto, confira cada uma das informações antes de efetuar, de fato, a transação. 

Além disso, pode acontecer de, ao tentar efetuar transações, você ser avisado de que o código de banco não existe. Se isso acontecer, confira os dados e cheque se estão corretos, se necessário corrija as informações

Caso esteja tudo certo e o banco de destino não esteja cadastrado, contate o suporte da instituição financeira e solicite apoio para realizar a movimentação. 

Você descobriu muitas informações sobre código de bancos, para que servem e como usá-los neste texto. Por isso, aproveite esse conhecimento para evitar perdas e danos e facilitar suas transações

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.