Gestão

Conheça o ERP Bling e como essa ferramenta pode otimizar a gestão do seu negócio!

Imagem ilustrativa de bling

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Bling é um ERP voltado para pequenos e médios empreendedores que buscam otimizar a gestão dos seus negócios a partir de uma solução simples de ser instalada e com muitas funcionalidades para facilitar o dia a dia de trabalho.

Em um dia a dia corrido, nem sempre é fácil acompanhar tudo o que está acontecendo com o seu negócio e, por isso, um sistema ERP pode ajudar muito. Mas as opções no mercado são tantas, qual ferramenta escolher? Uma das melhores soluções disponíveis para você é o Bling.

Sem complicações na hora de instalar e muito simples para quem não tem nenhuma familiaridade com esse tipo de ferramenta, esse ERP é bastante completo e adequado para quem ainda está começando a empreender e precisa de soluções que facilitem a sua rotina de trabalho.

Mas como ele funciona na prática? Quais são as funcionalidades e os benefícios dessa ferramenta? O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender exatamente como o Bling pode potencializar os seus resultados a partir de uma gestão mais eficiente? Continue a leitura para saber mais!

O que é o ERP Bling?

O Bling é um ERP desenvolvido para facilitar a gestão de um negócio a partir da emissão simples de notas fiscais e boletos, realizando também uma série de integrações com plataformas de e-commerces, marketplaces e serviços logísticos e muito mais.

Plataforma totalmente customizável, o Bling oferece planos distintos para que cada empreendedor entenda qual é o tamanho ideal para o seu negócio, o que vai permitir que você contrate apenas os serviços que são necessários para o seu negócio.

As principais funcionalidades são:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Geração de boletos;
  • Gestão de estoque;
  • Conta digital exclusiva;
  • Geração de link de pagamentos;
  • Gestão comercial de vendas;
  • Ordem de produção.

Ou seja, é uma solução de ERP muito completa para quem otimizar a gestão do seu negócio.

Ganhar 4 meses grátis de Bling

Como funciona?

Desenvolvido totalmente a partir de tecnologia em nuvem, o Bling oferece diferentes recursos para que empresas de pequeno e médio porte consigam fazer uma gestão mais eficiente do seu negócio. Tudo isso a partir de soluções integradas com outras ferramentas úteis para um negócio.

Na prática, portanto, é possível gerenciar todo o seu negócio a partir dessa única solução. Seja para emitir as notas fiscais, seja para gerenciar o seu estoque e ter controle total de tudo o que entra e o que sai da sua loja. Tudo isso é feito a partir do ERP Bling.

Quando usar o sistema?

Um sistema de gestão empresarial deve ser utilizado por qualquer empreendedor que deseja ter uma administração mais eficiente no seu negócio. Seja uma loja que ainda está iniciando, seja um negócio que já está consolidado, o melhor momento para ter o sistema é agora.

Falando particularmente do Bling, ele é mais voltado para negócios que ainda estão começando ou estão em um estágio mediano, com operações começando a crescer, mas ainda sem ter uma mega estrutura. Afinal, a ideia do Bling é justamente automatizar as suas tarefas.

Sendo assim, o ERP da Bling pode ser utilizado em qualquer momento ou estágio do empreendedorismo. É a partir disso que o seu negócio pode se tornar ainda mais eficiente, garantindo uma gestão precisa para consolidar sua loja no médio e longo prazos também.

Quais as funcionalidades do Bling?

Mas, na prática, quais são os recursos e funcionalidades do Bling que podem ser úteis para o seu dia a dia de trabalho? Listamos as principais funções que são disponibilizadas para os usuários da ferramenta, confira!

Emissão de nota fiscal

Uma das principais funcionalidades do Bling é justamente o processo de emissão de notas fiscais sem muita complexidade. Com apenas alguns passos, essa tarefa, naturalmente burocrática, se torna muito mais simples de ser realizada por ter tudo automatizado em um só lugar.

Os dados de uma primeira venda para um cliente, por exemplo, são armazenados e utilizados nas negociações futuras. Assim, em apenas alguns passos, você consegue acessar os dados rapidamente e emitir outras notas fiscais, otimizando sua rotina de trabalho.

Outro benefício da funcionalidade de emissão de nota fiscal é o cálculo automatizado dos impostos envolvidos em cada operação. Especialmente quando se fala em e-commerces, é importante ficar atento aos custos envolvidos, mas o Bling calcula tudo automaticamente e envia diretamente para o cliente.

Controle de estoque

Além de ter bons produtos para vender, é preciso cuidar da gestão desses itens no seu dia a dia e isso passa diretamente por ter um estoque bem gerenciado, não é mesmo? Com o Bling, você consegue cuidar e controlar o seu estoque também de maneira automatizada.

Por que ter várias ferramentas diferentes no seu dia a dia de trabalho? O Bling pode ser a única solução utilizada para garantir que você tenha todos os dados e as informações necessárias para saber o que está sobrando e o que está faltando no seu estoque.

Mas o Bling não permite apenas gerenciar o estoque como um todo, possibilita também administrar os mínimos detalhes dos seus produtos, como cadastrar as informações referentes aos tamanhos, cores, modelos, enfim, tudo para que você saiba exatamente o que está e o que não está no seu estoque.

Integração com os Correios

Outro diferencial que o Bling oferece aos seus usuários é a facilidade para integrar a ferramenta ao sistema dos Correios. Em uma rotina complexa em que o empreendedor precisa gerenciar uma série de tarefas e operações, utilizar uma única solução agiliza bastante o trabalho.

Assim que uma venda for concluída, você consegue fazer cotações de fretes para entender, por exemplo, qual das opções é a mais vantajosa para a sua loja e também para o seu cliente. Ainda é possível ter um código de rastreamento exclusivo para monitorar a entrega do produto.

Integração com o e-commerce

O Bling é um ERP completo e, por isso, precisa se comunicar com outras ferramentas utilizadas no seu negócio, certo? Inclusive a plataforma de e-commerce ou marketplace que você estiver utilizando, como a Bagy, permitindo que você gerencie tudo de forma integrada.

Com apenas alguns passos, você consegue controlar todas as vendas e operações do seu e-commerce sem muitas dificuldades, acompanhando tudo o que está acontecendo no seu negócio, como o estoque, desempenho da equipe comercial, cadastro de clientes ou registro dos produtos.

Cadastros

Quando se fala em gestão, é muito comum pensar em administrar um estoque ou as operações logísticas, por exemplo, certo? Mas também é preciso contar com o básico e um exemplo disso é conseguir registrar e gerenciar todos os cadastros do seu negócio.

Seja do seu cliente, seja de um fornecedor, o Bling possibilita que você coloque todas as informações de cadastro necessárias de terceiros na plataforma. Isso vai permitir que você centralize os dados e não perca informações relevantes ao utilizar diferentes soluções e plataformas.

Boleto

Pensar nos métodos de pagamento dos seus clientes é muito importante e, por isso, você deve analisar todas opções disponíveis, como Pix, cartões de crédito e débito, boleto e muito mais, não é mesmo? Com o Bling, a criação de boletos registrados, por exemplo, também é automatizada.

Assim que uma venda é concluída, o sistema envia, automaticamente, o boleto por e-mail para o cliente. Em um momento em que é tão essencial pensar em todas as etapas de uma jornada de vendas, o ERP consegue facilitar ainda mais o seu dia a dia com essa automação.

Conta digital integrada

Pensando em facilitar ainda mais a rotina do empreendedor, o Bling oferece outra funcionalidade muito útil: a conta digital integrada. Assim, é possível ter todos os serviços de uma conta PJ sem muitas complicações, ainda otimizando a gestão financeira do seu negócio.

Em um único lugar, você consegue não apenas acompanhar o que entrou e o que saiu da sua conta, mas também receber pagamentos via Pix, realizar todas as transferências necessárias e, ao mesmo tempo, fazer a conciliação bancária sem muito trabalho.

Ordem de produção

Para aqueles negócios que estão começando a crescer cada vez mais ou têm uma estrutura mais robusta de trabalho, outra funcionalidade do Bling pode ser muito útil: a ordem de produção. Basicamente, é uma forma de automatizar também o fluxo de produção e tarefas no seu negócio.

Imagine que você tem um artesanato, tudo bem? Ao enviar uma ordem de produção, o responsável por desenvolver um item, por exemplo, vai ser notificado e informado de todas as questões relevantes, como calendário, informações básicas, prazos e todos os detalhes necessários.

Na prática, isso permite que a gestão operacional do a dia de trabalho se torne muito mais eficiente. Uma atividade é criada e o responsável é notificado em tempo real com tudo o que precisa saber para garantir que os resultados, de fato, sejam alcançados dentro de um determinado prazo.

Quais os benefícios do Bling?

Além de todas essas funcionalidades, quais são os benefícios que tornam o Bling uma opção viável de ERP para o seu negócio? Confira os principais!

Segurança

Apesar do digital oferecer várias vantagens, também é natural ter algumas dúvidas sobre como proteger todas as suas informações, certo? O fato de ter todo o seu armazenamento em nuvem proporciona uma maior segurança para todos os usuários.

Isso significa que você não precisa ter uma quantidade enorme de computadores ou um sistema robusto em um local físico. Você tem acesso ao sistema onde e quando quiser, protegendo as suas informações com a tecnologia mais inovadora possível quando se fala em armazenamento.

Padronização

Um dos grandes erros de empreendedores que estão começando a estruturar os seus negócios é utilizar diferentes ferramentas em variados setores. Na prática, isso pode representar, por exemplo, a perda de tempo e de informações importantes. O Bling, porém, proporciona uma padronização interna.

A ideia é que todos os profissionais envolvidos em questões de gestão utilizem a mesma ferramenta. Isso vai aumentar a eficiência no dia a dia de trabalho e vai evitar que informações sejam perdidas por conta de uma série de documentos que precisam ser acompanhados.

Redução de custos

Como consequência de todos esses itens que listamos acima, o Bling oferece também uma redução significativa nos seus custos. Começando por oferecer a maior segurança e evitando que você precise investir em uma estrutura física muito robusta, por exemplo.

Além disso, o dia a dia de trabalho se torna muito mais eficiente, evitando que informações sejam perdidas ou mesmo que erros sejam cometidos. Tudo isso vai proporcionar uma utilização mais eficiente dos seus recursos financeiros.

Transparência

A implementação de um sistema ERP como o Bling também garante que o seu negócio atue com maior transparência internamente. Todos os profissionais que estão envolvidos na gestão da sua empresa conseguem acessar as informações atualizadas em tempo real.

Isso não apenas ajuda a evitar erros no dia a dia de trabalho, mas também potencializar a confiança entre todos os profissionais, que sabem exatamente tudo o que está sendo feito nas operações do seu negócio, construindo uma relação transparente com todos.

Flexibilidade

Outro tema importante para os empreendedores é a flexibilidade que o Bling oferece. Por estar armazenado em nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, independentemente da hora ou dia da semana, não é preciso ir para o escritório, por exemplo.

Na prática, isso representa uma grande oportunidade de colocar o trabalho remoto ou híbrido em prática, permitindo que você e a sua equipe tenham maior flexibilidade para definirem o melhor método de trabalho para a sua empresa.

Variedade de planos

Por falar em flexibilidade, o Bling também oferece outro benefício para os empreendedores: variedade de planos. A ferramenta mais completa está disponível na versão mais cara entre os módulos pagos, mas existem também quatro versões intermediárias com preços mais acessíveis.

Além disso, o Bling também oferece uma versão gratuita, que pode ser muito útil para quem ainda está aprendendo a utilizar a ferramenta. Tudo isso permite que você tenha a liberdade para avaliar o que é mais interessante para o seu negócio em determinado momento, sem ficar preso a um sistema muito caro.

Como cadastrar produtos no Bling?

Uma das principais funcionalidades do Bling é justamente conseguir cadastrar os produtos no ERP e ter uma gestão otimizada do seu negócio, certo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você cadastre os itens da sua loja sem muitas dificuldades, confira!

Manual

Um dos métodos simples é a partir da adição manual dos produtos e, para isso, você deve acessar a página de “Cadastro” e clicar em “Produtos”. Em seguida, é preciso selecionar a opção “+ Incluir cadastro” e, agora, começar a colocar todos os seus itens e produtos.

Agora você deve prestar atenção em cada um dos detalhes, como nome, código (SKU), preço de venda e até mesmo unidade de comercialização de produtos. Os outros campos não são obrigatórios, como tipo (produto ou serviço), condição (novo ou usado), categoria, enfim, tudo para ter todos os detalhes.

As características também são importantes, como a marca, data de validade, peso, largura e até mesmo outras condições, como frete grátis ou não. Ainda é possível adicionar inúmeras outras informações que ajudam a controlar o seu estoque de maneira mais eficiente.

Você ainda pode conferir mais detalhes na seção de cadastro de produtos.

Planilha

Outra opção para cadastrar produtos é importando uma planilha de Excel. Para isso, basta selecionar “Cadastros” e, depois, “Produtos”. Em seguida, clique em “Mais ações” no canto superior direito e selecione a opção “Exportar dados para planilha” e escolher os itens que quer importar para o ERP.

Para tirar dúvidas sobre esse modelo, é só acompanhar o passo a passo na seção de cadastro de produtos simples por planilha.

Profissionalize o seu negócio

Como atualizar o estoque no Bling?

Como falamos anteriormente, a atualização do estoque no Bling é muito simples de ser realizada. Em apenas alguns passos, tudo é feito de forma automatizada, controlando tudo o que entra e o que sai do seu estoque sem muito trabalho. O passo a passo é simples:

  • Adicione o saldo de cada produto no seu estoque;
  • Você pode utilizar uma planilha do Excel ou mesmo fazer manualmente;
  • As movimentações de entrada e saída também podem ser automatizadas ou manuais;
  • Pronto, agora todo o seu estoque está atualizado.

Muito simples, não é mesmo? Com apenas alguns passos e podendo automatizar todas as funcionalidades, o estoque no Bing é um recurso que pode ser cada vez mais eficiente para que as suas operações de gestão se tornem mais e mais eficientes.

Mesmo com tantas opções disponíveis no mercado, o Bling se destaca entre os ERPs que você pode utilizar. Com muita facilidade para iniciar a operação, não é preciso muito esforço para aproveitar todos os seus benefícios e colocar em prática uma gestão muito mais eficiente.

Agora que você já conhece mais sobre o Bling, o que acha de dar o próximo passo e otimizar as suas vendas? Conheça a melhor forma de vender muito pela internet com o BagyPro e crie uma loja online de alto nível utilizando a plataforma mais moderna do mercado, pelo menor preço do ano!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.