Para fazer mudas de suculentas você vai precisar selecionar as espécies que quer cultivar, escolher vasos adequados, preparar o solo, preparar as mudas, adubar e regar corretamente. Saiba como!
Está pensando em empreender na internet? Já pensou em como fazer mudas de suculentas pode ser exatamente o que você precisa para iniciar o seu negócio online? O mercado de plantas ornamentais cresce a cada dia e, caso queira, você pode garantir o seu espaço nesse mercado que está em grande expansão.
Uma das maiores vantagens de trabalhar com esse tipo de planta é que as espécies dela quase não dão trabalho — porque precisam de pouca manutenção para sobreviver — e, além de tudo, são lindas! Neste post, preparamos um guia de como você pode iniciar o seu próprio negócio de suculentas com dicas de empreendedorismo digital e de como fazer as suas próprias mudas. Confira!
Vale a pena investir na venda de suculentas?
O mercado de flores e plantas, segundo pesquisa realizada pelo Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), cresceu 15% somente no ano de 2021. O maior destaque do período foram as plantas voltadas para a decoração, como é o caso das suculentas — com uma representação de 30% das vendas. Só com esses dados já é possível afirmar que é um mercado que vale a pena investir.
Esse bom resultado se deve à retomada gradual da economia brasileira em meio à pandemia e a crise do Coronavírus. Com o retorno dos eventos sociais, como os aniversários, batizados, festas de debutantes e casamentos, a procura por suculentas tanto para serem utilizadas na decoração quanto oferecidas como lembrancinhas aumentou bastante.
Outro ponto fundamental que contribuiu com esse crescimento foi o fato das pessoas passarem mais tempo em casa e, com isso, a vontade de enriquecer seus ambientes com decoração. As suculentas têm o grande diferencial de serem colecionáveis além de fáceis de cuidar — o que as torna ainda mais lucrativas.
Passo a passo de como fazer mudas de suculentas
Se convenceu de que é um bom negócio investir em suculentas para vender? Então chegou a hora de conhecer o passo a passo de como fazer as suas mudas. Confira a seguir!
Escolha as espécies mais apropriadas
O primeiro e mais importante passo para fazer mudas de suculenta para vender é escolher qual das espécies dessa planta você quer cultivar. Entre as plantas mais fáceis de plantar para começar as mudas estão:
- Sedum;
- Echeveria — conhecidas também como Rosas de Pedra;
- Pachyphytum;
- Graptopetalum.
Além dessas, uma boa opção são as suculentas híbridas dos gêneros Sedeveria, Pachyveria, Graptosedum e Graptophytum.
Utilize os vasos adequados
O próximo passo é a escolha do recipiente para cultivar as mudas de suculenta. Quem já trabalha com esse tipo de cultivo indica o uso de um vaso tradicional ou até mesmo de uma bandeja.
Aqui, o importante é que a peça escolhida tenha um furo de drenagem. Assim, o excesso de água das regas consegue escorrer e a terra não fica encharcada — o que pode fazer com que a planta do vaso morra.
Prepare o solo
Toda planta precisa de uma base para se desenvolver de maneira saudável e o substrato é justamente esse elemento. O solo ideal para receber as mudas de suculenta e favorecer no enraizamento delas precisa ser leve, poroso, de fácil manuseio e não pode reter umidade.
A opção mais utilizada para isso é a areia. Geralmente, é utilizado 1/3 de areia lavada de construção e alguns pedriscos. Para completar, a terra vegetal pode ser utilizada. O ideal é que o vaso seja enchido de substrato com uma folga de alguns dedos de distância da borda.
Faça o preparo das mudas
As folhas que você for utilizar na muda de suculenta precisam ser sempre destacadas na base do caule da planta que servirá de matriz. Esse processo é importante e precisa ser feito com muita cautela. Isso porque as folhas podem quebrar com muita facilidade e isso não é bom, já que é justamente na base que as raízes e a nova muda serão formadas.
Aqui, uma dica importante. Se você pretender fazer mudas a partir de estacas, lembre-se de que elas sempre devem ser cortadas na lateral do caule. Caso ele seja ferido, esse ferimento poderá se tornar uma porta de entrada para a desidratação da planta mãe e doenças.
Preste atenção no enraizamento
O plantio das estacas laterais precisa ser feito de maneira bem simples. Primeiro, o indicado é fazer um buraco no solo com um lápis. Depois, é só colocar o caule da suculenta ali, apertar em volta para firmar a terra e molhar ao redor em seguida.
Por volta de 20 dias depois as mudas já estarão enraizadas e prontas para serem plantadas em vasos individuais. Após esse período, é preciso afofar o solo ao redor da muda e puxá-la levemente para que ela saia com as raízes. Provavelmente um pouco do solo ficará grudado nelas, mas não tem problema.
Faça o plantio corretamente
Esse é o momento de plantar as mudas em vasos individuais. É um procedimento bastante simples e feito como o de qualquer outra planta. Primeiro é preciso realizar uma camada de drenagem no fundo do vaso que pode ser feita de isopor, caco de telha, pedrisco ou argila expandida.
Depois da camada de drenagem:
- preencha o vaso escolhido com o substrato — o mesmo feito para que as mudas se formassem — ou com um condicionador de solo classe A;
- plante a muda e aperte em volta para firmá-la;
- molhe em volta e deixe o vasinho em uma área com sombra até a formação e o crescimento de novas folhas;
- coloque o vaso em uma área que receba claridade para que a suculenta possa se adaptar e as folhas mudarem de cor.
Quando as novas folhas começarem a brotar, é preciso iniciar a adubação foliar para acelerar o desenvolvimento da muda já no vaso individual. A planta deve receber esse alimento extra pelo menos uma vez a cada 15 dias.
Observe o crescimento
Para um bom crescimento das suculentas, os vasos deverão ficar em um ambiente em que possam receber bastante claridade, mas sem contato direto com o sol. Isso porque os raios solares diretamente na planta queimam as raízes e os brotos que ainda são muito novos.
Faça a rega correta
De um modo geral, as suculentas exigem poucas regras. Para facilitar o seu trabalho, você pode seguir um padrão bastante simples: no inverno, regue de uma a duas vezes por mês e no verão faça a rega uma vez por semana.
Antes de regar, é importante conferir se a terra está seca. Se ela estiver úmida, não precisa regar. Para conferir é bem simples, basta enfiar um palito ou até mesmo o seu dedo no substrato.
Outra dica importante sobre as regas é em relação às folhas. Evite jogar água diretamente nelas porque, como elas são bastante sensíveis, elas podem apodrecer. O ideal é que a água seja jogada diretamente no solo que está no vaso da suculenta.
Tome cuidado com a iluminação
As suculentas preferem o sol da manhã e a maioria das espécies dessa planta precisa receber iluminação direta. Sendo assim, o ideal é deixá-las em alguma janela, na sacada ou qualquer outro lugar que consigam receber o máximo possível de luminosidade.
Lembre-se de adubar corretamente
É muito importante adicionar nutrientes a qualquer planta de maneira regular. Para as suculentas, o período ideal é a cada 3 meses. Você pode comprar algum adubo específico — como húmus de minhoca — ou usar o fertilizante Forth Cactos. Outra opção mais em conta é usar casca de ovo triturada. O cálcio presente nela vai deixar o caule e as folhas mais resistentes.
Quais são os materiais necessários para fazer as mudas?
Se depois de aprender o passo a passo de como fazer mudas de suculentas para vender o seu desejo de iniciar nesse ramo só aumentou, é porque você conseguiu enxergar o potencial desse negócio. Lembre-se de que, além de uma das plantas mais desejadas pelos brasileiros, elas requerem um custo muito baixo de investimento para a sua reprodução.
Para fazer as suas primeiras mudas, os materiais necessários são:
- algumas plantas matrizes para conseguir retirar as partes que são necessárias para as mudas — como os caules e as folhas;
- vasos para o desenvolvimento inicial das mudinhas e para o plantio delas quando já estiverem enraizadas;
- substrato;
- itens básicos de jardinagem, como luvas, tesouras de poda, bandejas coletoras, pá, regador e o que mais você achar necessário;
- um lugar que seja iluminado, mas que não tenha exposição direta ao sol.
Com esses materiais, você já poderá fazer diversas mudas de suculentas das espécies que você escolher e começar o seu negócio próprio nesse ramo. Já para vender as suas plantas, precisará escolher entre os canais de venda que estiverem disponíveis — como um e-commerce ou um marketplace.
Por onde começo as vendas?
Se você quer começar o seu negócio de suculentas com menos custos e mais praticidade, o mais indicado é que você faça vendas online. Dessa forma, você conseguirá vender para todo o Brasil enquanto divulga e promove a sua loja na internet.
Você pode começar a vender pelas redes sociais ao criar um perfil no Instagram, no Facebook ou em qualquer outro lugar que o seu público estiver. Outra possibilidade é utilizar as plataformas de e-commerce, que são sites que contam com todos os recursos que você precisa para montar o seu negócio virtual — como meios de pagamento integrados, layouts profissionais e muito mais!
Conseguiu aprender como fazer mudas de suculentas para vender? Se você está pensando em começar um novo negócio essa é uma ótima oportunidade, já que o investimento é consideravelmente baixo e, além disso, mexer com plantas pode ser terapêutico — o que pode contribuir para a sua saúde mental. Pense nisso!