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Produtos e Nichos

Como fazer bijuterias para vender: passo a passo simples para ganhar dinheiro em casa

Aprenda como fazer bijuterias para vender.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Sim, fazer bijuterias para vender dá dinheiro. O setor da moda e acessórios é um dos que mais vendem, tanto no online quanto no físico, sendo uma boa estratégia para ganhar um dinheiro extra. Para isso, é preciso conhecer mais sobre o mercado, técnicas e canais de venda.

A internet é revolucionária em diversos sentidos. Atualmente, graças a ela, qualquer pessoa pode aprender sobre um determinado assunto e começar seu próprio negócio. Por exemplo, é possível descobrir como fazer bijuterias para vender, garantindo uma renda extra ou até vivendo exclusivamente dessa atividade. Já pensou nisso?

Além de ser um trabalho relativamente simples (já que você não precisa necessariamente ter o dom do artesanato), o investimento inicial é acessível e pode ser uma ótima maneira de encontrar um novo hobby. Por ser uma atividade manual, você não vai precisar se preocupar com cansaço mental. Pelo contrário, pode até ser uma alternativa para se distrair enquanto ganha dinheiro de forma criativa.

Outro ponto é que, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, esse mercado não está saturado. Em Minas Gerais, por exemplo, o setor registrou um crescimento de 7% após a Covid-19. 

Acessórios são sempre parte fundamental de uma produção e sempre há espaço para investir em um nicho ou estilo diferente. Ou seja, você pode colocar sua personalidade nisso e se sair muito bem!

Quer saber qual o passo a passo para colocar essa ideia em prática? Aqui neste artigo você vai conferir como fazer bijuterias para vender.

O que preciso para fazer bijuterias?

O primeiro passo para entender como fazer e vender bijuterias é ter em mãos todos os materiais e ferramentas necessários para a execução da atividade. Além disso, você também vai precisar definir uma técnica de produção que mais funcione para você. Parece muita coisa, mas não é. A seguir, você vai entender melhor cada um destes critérios!

Imagem de Freepik

Escolha da técnica usada

Antes mesmo de definir e comprar os materiais necessários para iniciar sua confecção, você vai precisar definir sua técnica. Em outras palavras, qual será o princípio utilizado para fazer uma peça totalmente nova.

Uma das opções mais comuns para quem está começando nesse mercado é o de transformação de peças já existentes. Brincar de trocar miçangas e fazer novas combinações, ou mesmo fazer com que grampos de cabelo se tornem anéis ou pingentes, por exemplo. Esse método permite que você comece a explorar sua criatividade, mesmo antes de comprar todos os materiais específicos para fazer bijuterias para vender.

Por outro lado, se você sente que sua criatividade fica ainda mais evidente quando faz alguma coisa do zero, vale a pena fazer um investimento maior e adquirir algumas peças separadas. Pedrarias, pérolas e pingentes diversos vão expandir as suas possibilidades de combinações.

Por fim, existe ainda um método que funciona bem para quem já está em um nível mais avançado de confecção de bijuterias. Nessa técnica, são utilizadas fôrmas específicas, que servem para moldar e criar pingentes ao seu estilo, fabricando uma peça ainda mais personalizada.

Materiais

Como vimos, os materiais dependem do método de fabricação que você vai adotar para fazer suas bijuterias. No entanto, podemos citar alguns itens que são básicos para que você dê espaço para a sua criatividade:

  • correntes: são a base para a criação de diversas peças, como pulseiras e colares;
  • terminais ou mini terminais: nada mais são do que os ganchinhos utilizados para finalizar a peça, servindo de base para elos e fechos;
  • fechos: peças específicas para fechar colares, gargantilhas e pulseiras;
  • alfinetes com cabeça: servem de base para a fabricação de brincos;
  • anzóis: material em arame muito utilizados no acabamento de brincos;
  • fios de nylon: utilizados como extensão para pulseiras e colares;
  • tecidos: utilizados em colares e pulseiras;
  • enfeites diversos: pedrarias, pérolas, strass, acrílico, tiras de couro, entre outros.

Ferramentas

Seja lá quais forem os métodos e materiais escolhidos por você para fazer e vender suas bijuterias, você precisará de uma ferramenta essencial para manipular qualquer tipo de peça: o alicate.

Ele é o que vai te permitir abrir, fechar, modelar e cortar os materiais. Portanto, vale investir em modelos diversos, como o de ponta dupla redonda, ponta chata, dupla função e também o próprio para corte.

Ademais, podem ser necessárias também algumas ferramentas mais avançadas, como no caso do martelo especial para fios, ferramenta de solda, bigorna e agulhas de crochê. Ou seja, tudo depende do tipo de bijuteria que você quer fazer e dos materiais que vão compor sua produção.

Como aprender a fazer bijuterias para vender?

Se você ainda é bem iniciante no universo das bijuterias, uma dica importante é estudar sobre o processo de criação antes de colocar a mão na massa. 

Como mencionamos, a internet facilita muito a vida de quem deseja empreender, e basta uma pesquisa rápida no Google para você encontrar conteúdos que vão te mostrar o passo a passo de como fazer uma bijuteria do início ao fim. O melhor de tudo é que muitos deles são gratuitos

Você encontra, por exemplo, cursos completos para iniciantes, que vão te oferecer uma visão geral da confecção de diferentes tipos de peças. Ou ainda, caso seja do interesse, pode assistir apenas aulas focadas em apenas um tipo de acessório, como no caso deste curso de colares.

Quanto custa fazer bijuterias para vender?

O custo para fazer bijuterias para vender é muito relativo. Primeiramente, é claro que você vai precisar investir nas ferramentas essenciais para produzir os modelos que você deseja.

Você pode fazer a lista e comprar cada uma delas separadamente, buscando um preço mais vantajoso, ou adquirir um kit específico para essa função, que você também encontra na internet a preços variados.

No entanto, o custo também depende de como você vai optar por adquirir os materiais para a produção. Isso porque você pode comprar direto na sua cidade, ou escolher comprar por atacado e arcar também com o frete. 

Como calcular o preço de vendas das bijuterias?

Uma outra questão importante para quem está pensando em fazer e vender bijuterias para ganhar dinheiro é saber como calcular o preço de venda. Isso porque o que você espera é obter lucro com essa atividade, certo?

Para definir um preço lucrativo, você precisará somar os valores correspondentes a dois aspectos: gastos fixos e margem de lucro.

Gastos fixos

A primeira coisa que você precisa fazer é calcular os gastos fixos da sua produção. Aqui você deve incluir tudo que é necessário para a sua atividade, sendo o custo do material utilizado, das ferramentas, embalagens e até do transporte.

Ou seja, se você utiliza saquinhos ou cartelas personalizadas, isso precisa constar no preço final, mesmo que seja apenas R$ 0,50 centavos, por exemplo.

Da mesma forma, se você pagou frete ou teve gastos com deslocamento para adquirir o material, isso precisa entrar na conta. Basta dividir o valor total pelo número de itens comprados, assim você vai saber qual a margem que deve incluir no valor final para obter esse dinheiro de volta no momento da venda.  

Margem de lucro

A margem de lucro é um valor que você define como ideal para conquistar com a atividade que está exercendo. Se você está fazendo bijuterias para vender, quanto espera ganhar com isso? 

Essa margem deve, idealmente, ficar entre 40% e 150%, mas tudo depende do quanto você gastou para produzir as peças e do tipo de bijuteria que está fazendo. O importante é não ficar abaixo de 40%, sendo essa porcentagem o valor mínimo para que você adquira uma boa renda pelo tempo, dinheiro e energia gastos fazendo as bijuterias.

Sabendo exatamente o valor dos gastos fixos, você pode definir quanto quer ganhar em cima de cada peça. Lembre-se que fatores como exclusividade, qualidade do acabamento e personalização do atendimento são características que te permitem elevar o valor da peça.

Você também pode calcular o valor da sua hora de trabalho e somar esse número aos gastos fixos. Basta definir qual a remuneração que você espera ao final do mês e dividir pela soma de horas trabalhadas no mesmo período. 

Assim, quando for definir o preço de um par de brincos, por exemplo, você pode somar os gastos fixos e o tempo dedicado à produção deles.

Posso comprar bijuterias prontas para vender?

Mesmo se você chegou até aqui e concluiu que o trabalho manual definitivamente não é a sua praia (afinal, é preciso ter muita paciência e se atentar a muitos detalhes), você ainda pode vender bijuterias.

Isso porque é possível comprar bijuterias prontas para vender, seguindo o método de revenda. Nesse caso, os principais aspectos com os quais você vai precisar se preocupar são:

  • qualidade do material;
  • confiabilidade dos fornecedores (lojas de atacado);
  • valores competitivos;
  • variedade de produtos.

Ou seja, você pode adquirir várias peças no atacado e somar o valor da sua margem de lucro, obtendo o preço de venda. 

Se optar por esse modelo de negócio, você não precisa se preocupar com ferramentas e materiais. Ao invés disso, pode focar em estratégias para agregar valor ao seu serviço, pensando nas embalagens, no atendimento, na variedade de acessórios ou nas bijuterias focadas em um nicho. 

Da mesma forma, você vai ter mais tempo para estudar os modelos que têm demanda no mercado, assim como para elaborar ações de divulgação que te ajudem a vender ainda mais.

Confira também: 15 melhores produtos para revender

Onde posso vender as minhas bijuterias?

Ok, você produziu ou comprou suas bijuterias para revender. Mas como começar a vender, de fato? Para que você comece a lucrar de verdade, você precisa definir seus canais de venda. 

Além de vender para pessoas que você já conhece e, aos poucos, fazer com que seu trabalho ganhe reconhecimento na região onde você mora, vale a pena investir nos canais online. A internet permite expandir ainda mais o seu alcance, podendo vender para clientes de outras cidades e estados. 

Dentro desse contexto, temos três principais opções: redes sociais, marketplaces e site.

Redes sociais

O Brasil é o país mais influenciado por conteúdos das redes sociais. Segundo uma pesquisa da Comscore sobre o uso das redes sociais no Brasil em 2020, a penetração dos conteúdos por aqui atinge um índice de 97%. Isso significa que vender no Instagram é uma excelente oportunidade para quem quer atingir muitas pessoas.

Você pode criar um perfil comercial gratuitamente no Instagram, por exemplo, e divulgar suas peças como quiser. Vale investir em sorteios, enquetes, vídeos e muita interação, mostrando aos seguidores quais são as vantagens de comprar com você.

Hoje em dia, a plataforma permite que você crie uma espécie de catálogo virtual, com etiquetas e preços. Também é possível comprar diretamente pelo botão de “comprar”, o que é ainda melhor!

Foto de Pixabay no Pexels

Marketplaces

Os marketplaces são sites que funcionam como um shopping virtual, ou seja, voltados exclusivamente para a compra e venda de mercadorias. Alguns exemplos famosos são  Mercado Livre, Enjoei, Shopee, Amazon, entre outros. 

Você pode criar o perfil com o nome da sua loja e vender normalmente, se aproveitando da popularidade dessas plataformas para alcançar um público ainda maior. Só é preciso ficar atento às diretrizes de cada marketplace, cumprindo suas regras para não sofrer penalidades.

Site

Por fim, você pode optar ainda por ter o seu próprio site. Isso significa que a sua marca não vai depender de nenhuma outra plataforma para existir, sendo independente do Instagram ou de um marketplace, por exemplo.

No entanto, vale mencionar que esse é um canal mais trabalhoso e talvez não tão indicado para iniciantes. Um e-commerce, ainda que exija um investimento bem menor que uma loja física, também demanda uma certa dedicação. 

Isso porque você vai precisar escolher uma boa plataforma e vai precisar pensar em toda a estrutura do site, o que envolve contratar um profissional especialista para executar essa tarefa. Sendo assim, é um canal que precisa de um investimento maior que os anteriores. 

Concluindo, é possível ganhar dinheiro fazendo e vendendo bijuterias na internet. Seja produzindo ou revendendo, a internet permite que você adquira os materiais e produtos e encontre o melhor canal para comercializar, pensando sempre em obter uma boa margem de lucro.

Não deixe de conhecer a Bagy, a plataforma de vendas online que já ajudou mais de 23 mil lojistas a colocarem seus produtos na internet.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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