O frete CIF é um modelo onde os custos de envio são pagos pelo fornecedor, enquanto o frete FOB repassa essas responsabilidades para o consumidor. Cada formato possui suas próprias características, e é mais indicado para determinadas situações.
Se você está em dúvidas sobre escolher entre o frete CIF ou FOB, vale a pena conhecer as diferenças entre eles e entender qual é o melhor para o seu negócio.
A forma de envio é um dos principais cálculos que você deve fazer no dia a dia, e impacta diretamente nos seus custos e na entrega dos produtos do seu cliente.
Por isso, deve ser escolhida com cuidado, de acordo com a estratégia que melhor fizer sentido para o seu planejamento, seja oferecendo frete grátis, incorporando o valor no produto ou avaliando a parte.
Mas como tomar uma decisão assertiva e otimizar a sua logística de envios para ter um e-commerce de sucesso? Nesse caso, o primeiro passo é conhecer cada alternativa e suas distinções.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial falando um pouco mais sobre dois dos formatos mais populares de entregas. Veja como escolher entre CIF ou FOB, quais são as suas características e o que muda para a sua empresa!
O que é CIF e FOB?
CIF e FOB são duas siglas em inglês que representam formas de frete. CIF significa Cost, Insuranse and Freight, ou “Custo, seguro e frete”, enquanto FOB representa Free On Board, que pode ser traduzido como “livre a bordo”.
Embora tenham características diferentes, esses dois componentes possuem o mesmo objetivo inicial, permitir que você despache as suas mercadorias até o destino.
Os fretes são parte fundamental de qualquer jornada de compra online, uma vez que o consumidor precisa receber seu produto.
Para isso, você, como vendedor, se responsabiliza pela postagem e monitoramento da mercadoria, o que envolve escolher um padrão de custos e despacho, como CIF ou FOB.
Nesse caso, antes de escolher entre um desses formatos, é importante entender quais são as suas características principais. Veja abaixo:
Frete CIF
O padrão Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete) também é chamado de “frete pago na origem”.
Essa categoria, que envolve o transporte, seguro e custos operacionais, fica a cargo do fornecedor ou remetente da mercadoria. Ou seja, quem paga é quem está enviando o produto.
Nesse caso, as principais despesas são pagas pelo fornecedor, o que torna esse modelo vantajoso para negociações de e-commerce convencionais. Afinal, o comprador não precisará se preocupar com essas burocracias.
No entanto, as decisões também ficam a cargo de quem está mandando a mercadoria, como escolha da transportadora e outros detalhes.
Ainda, é um formato que oferece abertura para recalcular o valor do produto com base nos custos que o remetente possui.
Frete FOB
Enquanto isso, o frete FOB, Free on Board, indica que as medidas de contratação e pagamento do seguro sejam feitas pelo consumidor.
Nesse caso, é a parte recebedora que arca com os custos a partir do momento em que a mercadoria sai do endereço de envio.
Em um primeiro momento, é um formato mais escolhido para negociações entre empresas, principalmente quando envolvem transportes marítimos, que podem aumentar o total do frete.
Dessa forma, a companhia que está recebendo se certifica de todos os seguros, diminuindo os preços para o fornecedor.
Contudo, também se tornou um formato popular em alguns e-commerces, especialmente para preços mais altos. O consumidor escolhe sua opção de frete preferida, além de conferir alternativas de seguro para a mercadoria.
Além de oferecer mais autonomia para quem está recebendo, também traz economia para o fornecedor.
Conheça as 4 principais diferenças entre eles:
Além das características principais de cada frete, também existem outras diferenças marcantes que ajudam a escolher entre CIF ou FOB.
Confira 4 pontos que mais se destacam e como eles influenciam na sua decisão de frete:
1. Responsável pelo pagamento
O grande diferencial entre frete CIF ou FOB é o responsável pelo pagamento durante toda a negociação.
No primeiro modelo, a responsabilidade de todos os valores é da empresa fornecedora. Além disso, ela também deve pagar os devidos funcionários e envolvidos no processo de envio, mesmo que demande mais de um transporte, por exemplo.
Dessa forma, o pagamento de cada produto ocorre na coleta das mercadorias no local de origem do despacho, e deve ser pago antes de qualquer etapa.
Por conta disso, muitas empresas incluem o valor final no preço que o cliente paga, pois não é possível exigir esse ressarcimento uma vez que o produto é enviado.
Enquanto isso, o frete FOB indica o recebedor final como responsável pelo pagamento, com autonomia para que seja feito na chegada do produto.
Por exemplo, é comum que os Correios solicitem o pagamento da taxa alfandegária somente quando a mercadoria chega no Brasil. Dessa forma, o produto já está em trânsito, mas se o cliente não pagar os custos, não receberá a entrega.
Esse quesito também altera a composição da nota fiscal do produto, uma vez que o frete CIF descreve cada valor no documento final, e o FOB pode não incluir outras taxas relativas ao consumidor, pois não são de responsabilidade do fornecedor.
2. Custos do frete
Ainda, para escolher entre CIF ou FOB, é importante se atentar para os custos do frete, que mudam em cada formato.
No primeiro modelo, o fornecedor acaba tendo um gasto inicial maior, porque deve contratar todos os seguros e a transportadora em questão.
Claro, existe a possibilidade de repassar esse custo para o cliente com um adicional no preço final da mercadoria. Entretanto, existem os gastos de contratação e cotação, que ficam a encargo do fornecedor.
Vale destacar que cada gasto deve estar descrito na nota fiscal, pois eles ocorrem antes do despacho final.
Enquanto isso, o FOB permite que os custos de frete sejam menores para a empresa, e maiores para o cliente. Nesse caso, podem existir promoções, por exemplo, que deixam o item mais barato, pois a entrega se torna responsabilidade de quem está comprando.
E como o consumidor poderá escolher a empresa de sua preferência para enviar o produto, não existem custos para o fornecedor nesse quesito.
3. Responsabilidades
Para quem tem dúvidas sobre escolher entre CIF ou FOB, vale a pena destacar as responsabilidades que cada formato traz.
Isso é importante principalmente para quem trabalha com comércio exterior, pois existem várias etapas de entrega que podem comprometer o serviço final.
Com o frete CIF, a empresa assume todos os riscos, e deve administrá-los para que o consumidor receba seu produto corretamente. Esse é um dos quesitos que podem impactar na experiência do cliente, inclusive.
De forma geral, a segurança das mercadorias só deixa de ser sua responsabilidade quando chega ao destino escolhido pelo comprador.
Por outro lado, o frete FOB repassa a responsabilidade de gerenciamento para o cliente, inclusive os riscos. Se ele escolher determinada transportadora, por exemplo, deverá gerenciar todas as etapas, como as que exigem pagamento de taxa.
Nesse caso, assim que o produto é despachado, a empresa que enviou deixa de ter um compromisso com o consumidor.
4. Indicação
Ainda, entre os pontos de diferença do frete CIF ou FOB, é importante reforçar os casos onde cada modalidade é indicada.
Isso porque suas particularidades fazem com que seja usada em situações diferentes, de acordo com o que é mais vantajoso para o negócio e para os consumidores.
O transporte de um número muito grande de mercadorias, especialmente internacionais, torna o frete CIF mais interessante, por conta do montante envolvido na negociação, e nos prejuízos que uma situação adversa pode causar.
Ainda, pode ser uma cláusula de negociação entre comércios B2B, por exemplo. Assim, para garantir o correto cumprimento do envio, o fornecedor acaba assumindo esses riscos até a entrega.
Enquanto isso, objetos de pequeno valor ou entrega mais simples podem usar o frete FOB, pois ele é mais vantajoso para o comerciante.
Além de eliminar suas responsabilidades de entrega, o consumidor também escolhe a forma de envio que preferir, e paga todos os custos, sendo economicamente mais viável para e-commerce.
No entanto, cada condição deve ser avaliada de maneira individual, para você encontrar a melhor estratégia para a sua empresa.
Em alguns casos, uma campanha de frete grátis para o consumidor pode ter mais gastos, porém atrair mais o público, gerando mais vendas.
O mesmo vale para negociações entre empresas, onde a interessada na compra assume o pagamento pelo frete, mesmo com alto volume.
Gerenciamento da logística e o frete
Escolher entre CIF ou FOB é apenas uma das etapas do gerenciamento da logística de entregas do seu negócio, algo fundamental para seu relacionamento com o cliente.
Isso porque a gestão de frete ajuda a gerar estratégias que tornem o preço mais atrativo para o público final, incentivando uma movimentação maior de mercadorias.
Ainda, fazer a escolha certa para cada momento pode contribuir para uma experiência mais positiva do comprador, o fidelizando junto ao seu e-commerce.
Enquanto isso, esse gerenciamento também é essencial para a estrutura interna da empresa, pois ele impacta diretamente o armazenamento, distribuição e entrega das encomendas.
Sem ter uma estratégia consolidada entre CIF ou FOB, a empresa deixa de otimizar seus processos, e não consegue entregar as encomendas de maneira satisfatória.
Por exemplo, um frete pouco eficiente pode comprometer a data dos envios, prejudicar a satisfação do consumidor e atrasar outras etapas de produção interna.
Assim, ter uma boa gestão da logística das encomendas também inclui escolher qual o frete que melhor se enquadra nas suas condições atuais. Isso fará a diferença para o seu negócio e manterá sua credibilidade no mercado.
Busque determinar qual o padrão mais estratégico, CIF ou FOB, e evite falhas que gerem um efeito dominó nas suas entregas, padronizando os processos para torná-los mais rápidos e baratos.
Quem é responsável pelo gerenciamento de riscos e pela segurança das cargas?
A Lei 11.442/2007 indica que a responsabilidade pela segurança das cargas é da transportadora que está realizando o serviço.
Mesmo que você escolha entre frete CIF ou FOB, a empresa que intermediar a entrega deve zelar pelo cuidado e riscos dos produtos, entregando-os sem danos para o cliente.
Independente da culpa em um acidente ou variações, é o transportador quem deve arcar com os prejuízos.
No entanto, em termos práticos, dependendo do modelo escolhido, podem existir responsáveis secundários nesse processo.
Por exemplo, se você optar pelo frete CIF e arcar com os custos de envio, precisa garantir que a transportadora que você escolheu é qualificada e irá cumprir com o acordo.
Se algo acontecer, o negócio também pode ser responsabilizado, pois escolheu a empresa e realizou as cotações.
Enquanto isso, se o frete FOB for escolhido, o consumidor assume parte da responsabilidade pela sua mercadoria e os riscos. Por esse motivo, ele deve escolher uma empresa certificada, acompanhar as etapas e pagar todas as taxas exigidas.
Ainda, vale a pena reforçar que o fornecedor possui algumas responsabilidades, seja com frete CIF ou FOB. Por exemplo, ele deve enviar o produto devidamente embalado, cumprir as normas exigidas e emitir toda a documentação legal.
No seu planejamento, procure se atentar para esses passos antes de passar a responsabilidade para a transportadora.
Como é feito o monitoramento das cargas?
Finalmente, para garantir que a entrega seja feita corretamente, com frete CIF ou FOB, é necessário monitorar a carga, e existem algumas ferramentas que auxiliam nisso.
Atualmente, o mercado oferece diversas plataformas integradas com a transportadora, que indicam a posição do produto, inclusive via satélite, com atualização em tempo real.
Ter esse recurso ajudará seu negócio a acompanhar a entrega com a empresa responsável, além de atualizar o cliente.
Além disso, utilize tecnologias para monitorar a carga durante o percurso, como GPS e câmeras no transporte, se você for responsável por todas as etapas, algo comum entre e-commerces menores ou locais.
Ainda, não deixe de fazer um planejamento para as suas entregas, para ter uma forma de acompanhar cada etapa e verificar se ela está no prazo, evitando problemas futuros.
Para quem quer ter um negócio na internet, escolher entre o frete CIF ou FOB é um dos principais passos da jornada de vendas. Não deixe de avaliar essas duas opções e definir um modelo estratégico para cada momento.
É importante também ter uma boa plataforma de e-commerce, por isso te apresentamos a Bagy, uma solução completa para quem quer vender online.
Nossa ferramenta tem integração com os principais plataformas de logística para e-commerce! Não perca tempo!