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Black Friday: 8 dicas para fazer uma campanha de sucesso no Instagram!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A Black Friday de 2024 promete ser um evento comercial importante. Com um planejamento eficaz e ações estratégicas, sua loja pode alcançar um alto volume de vendas!

A Black Friday está chegando mais uma vez e não há dúvidas de que o Instagram é um dos grandes protagonistas desta data tão especial para consumidores e lojistas. Você não vai perder essa oportunidade, vai?

Chegou a hora de caprichar no visual, nas campanhas, nas promoções e nos posts de vendas para reaquecer a sua audiência e atrair novos clientes!

Só não vale fazer tudo no improviso e reclamar do resultado depois. A Black Friday começa muito antes para o lojista e precisa de uma estratégia matadora para dar certo. 

É isso mesmo! Só dar desconto não é suficiente!

Neste artigo, falamos um pouquinho sobre esse evento, que é uma das datas mais lucrativas do ano, e damos dicas para você arrasar na divulgação dos seus produtos no Instagram. Vamos lá? 

Primeiro de tudo: a Black Friday é para a minha empresa?

A Black Friday dá início à temporada de compras no Natal, sendo vista também como uma oportunidade de girar o estoque e abrir espaço para novas mercadorias que serão vendidas até o fim do ano.

Os descontos na época são quase uma unanimidade no comércio. Nenhum lojista quer perder a oportunidade de vender um pouquinho mais oferecendo ofertas especiais.

Entretanto, é bom ficar de olho em alguns pontos antes de começar a anunciar na internet, pois nem sempre um maior número de vendas confere vantagem ao seu negócio. 

Se a sua loja já costuma oferecer descontos acentuados ao longo do ano, você certamente terá dificuldades em convencer o seu público de que a Black Friday é uma oportunidade única, por exemplo. Nesses casos, você pode ter mais sucesso usando a data para aumentar a sua base de seguidores e leads, aproveitando que as pessoas estão mais interessadas em marcas, produtos e serviços.

Outro ponto importante é gerenciar a sua precificação de uma forma estratégica. O mais recomendado é aproveitar a data para promover produtos que vendem menos ou estão “encalhados” no seu estoque. Produtos que vendem bem o ano todo podem não justificar o investimento extra em publicidade, sem contar que descontos muito grandes podem desestimular a sua venda nos meses seguintes.

É claro que tudo isso é relativo. Cada lojista deve analisar a sua situação individualmente de modo que o evento traga bons resultados.

Decidiu criar campanhas para a Black Friday? Prepare sua estrutura!

Antes de pensar em campanhas e estratégias de venda, você precisa preparar a sua loja para um evento dessa magnitude. Muitos lojistas são pegos de surpresa pela grande movimentação do público na data e acabam enfrentando problemas por isso.

Entre as queixas mais frequentes, temos:

  • atraso na postagem de produtos: quando há poucas pessoas para realizar a separação e despacho dos produtos diante do maior volume de vendas;
  • estoque negativo: quando o total de vendas supera o estoque atual e a reposição prevista, gerando ainda mais atrasos;
  • bloqueio de compras: quando um volume atípico de transações na conta bancária da sua loja faz com que a instituição cancele parte dos pagamentos;
  • site fora do ar: quando a plataforma da loja online não suporta o pico de acessos e as páginas começam a sair do ar, desmotivando os clientes a concluírem a compra;
  • descontos mal planejados: quando o aumento das vendas não compensa a redução da margem de lucro devido a um mal planejamento dos preços.

Todos esses problemas podem ser prevenidos tomando certas medidas com antecedência. É fundamental organizar seu catálogo de produtos e seu estoque para facilitar o processo de postagem. Informar seu banco sobre a sua expectativa de venda na Black Friday ou utilizar meios de pagamento secundários é também recomendável.

Agora, algo que nenhum lojista que atua online pode deixar passar é a estabilidade da sua plataforma de e-commerce. É preciso que o serviço entregue a capacidade necessária para lidar com um volume acentuado de acessos simultâneos, caso contrário, todo o seu esforço pode ir por água abaixo.

Divulgar nas redes sociais é essencial, mas por que o Instagram é tão especial?

Em número de usuários no Brasil, o Instagram só perde para o WhatsApp e para o YouTube. A rede social está na frente de todas as demais plataformas, incluindo o seu “irmão” Facebook e o rival TikTok, com cerca de 122 milhões de usuários, segundo o relatório de 2022 disponibilizado pela We Are Social e pela Hootsuite.

Entre altas e baixas com a concorrência, o Instagram retomou sua força no mercado graças ao recurso Reels e, principalmente, ao seu grande investimento em ferramentas para e-commerces. Muito mais que uma rede social, o app agora é um gigante marketplace no qual lojistas podem integrar suas lojas virtuais aos seus perfis.

Com o aplicativo Bagy, por exemplo, você cria um site de vendas em minutos e, com ele, pode ativar a sacolinha do Instagram. Dessa forma, você tem a oportunidade de criar um catálogo com links diretos para a sua loja, integrando os dois canais em uma única experiência para o consumidor.

Além de simplificar a gestão do seu negócio, isso diminui as etapas do processo de venda, tornando as compras mais fluídas. Uma facilidade que agrada o cliente, mas, principalmente, o lojista.

Como fazer um post atraente para black friday?

Pensando em um post de Black Friday para o Instagram, o ponto principal é trabalhar muito bem as imagens e os vídeos (caso utilize em sua estratégia). Fotografar produtos de forma profissional é fundamental, mas também é preciso caprichar nos anúncios e nas chamadas para engajar o seu público e atrair novos consumidores.

Lembre-se que na Black Friday você disputa a atenção das pessoas com várias outras empresas, por isso, é recomendável trabalhar elementos visuais e textuais mais chamativos e diretos.

Alguns fatores que não podem faltar, são:

  • linguagem clara: as pessoas precisam entender o que você fala rapidamente, sendo recomendável ser breve, direto e usar palavras que fazem parte do cotidiano da sua persona;
  • argumentos de venda: ser persuasivo, “direto ao ponto”, convincente e, quando possível, usar gatilhos mentais;
  • foco: seu post deve ter uma direção específica, como uma oferta ou um produto, para que o entendimento seja claro;
  • CTA (Chamada para Ação): e, por fim, é muito importante criar chamadas para incentivar as pessoas a realizarem uma ação (como ver um anúncio, usar um cupom ou entrar em um grupo).

É claro que não para por aí. Muita coisa precisa ser feita para que seus posts e anúncios funcionem bem e gerem o resultado esperado. Sua divulgação precisa de um contexto, uma estratégia, e é aí que entram nossas dicas.

Confira 8 dicas para destacar sua loja no Instagram na Black Friday!

Chegou a hora de conferir as nossas prometidas dicas para arrasar na Black Friday deste ano. Anote aí!

1. Crie uma identidade visual específica para a sua campanha de Black Friday

Sua marca já tem uma identidade visual, certo? Isso é ótimo, mas saiba que na Black Friday você pode fugir um pouquinho do padrão para chamar a atenção. Isso agrega profissionalismo à sua campanha e mostra ao seu público que está apresentando algo diferente.

Só tome cuidado para não criar algo muito distante do que a sua empresa utiliza. Sua marca precisa continuar sendo reconhecida pelas pessoas, certo?

2. Deixe claro os termos e políticas da sua loja

Como já explicamos no início, a sua loja precisa estar preparada para lidar com os picos de acesso, atendimento e vendas típicos dessa época. Além de pensar na estrutura, porém, é importante criar e documentar regras específicas para sua campanha de Black Friday, especialmente quando houver promoções, bônus ou premiações.

Não precisa deixar essas informações explícitas, mas é fundamental apresentar os tópicos mais importantes em cada etapa do processo de venda. Isso diminui reclamações e resguarda sua empresa para eventuais queixas.

3. Use a Sacolinha do Instagram e o Instagram Shops

O melhor do Instagram para lojistas são seus recursos de venda internas, com destaque para a famosa Sacolinha e a aba Instagram Shops, que exibe produtos cadastrados na Loja do Instagram.

Se o recurso não está habilitado no seu perfil, você deve aprender a ativar e correr para disponibilizá-lo aos seus seguidores.

4. Use fotos exclusivas para divulgar os seus produtos

Você pode dar uma caprichada na apresentação dos seus produtos investindo em novos ângulos e cenários para fotos. Você pode ter muito sucesso transmitindo uma experiência para o seu público ou adicionando elementos que agreguem valor às suas peças.

Observe que o Instagram é uma rede social extremamente focada em situações e interações humanas. Sendo assim, você pode chamar bastante atenção apresentando seus produtos sendo utilizados por pessoas.

5. Invista em anúncios

Dentro do Instagram e de todas as outras plataformas do grupo Meta (antigo Facebook), não temos escolha, precisamos anunciar. O alcance orgânico (ou natural) da rede social é muito limitado, além disso, seus concorrentes também estão anunciando.

Todas as dicas de visual e texto apresentadas anteriormente se aplicam aqui. Aproveite para utilizar os recursos do serviço de publicidade para segmentar seu conteúdo e atingir pessoas que, realmente, podem vir a se tornar clientes.

6. Contrate influenciadores digitais

Uma ótima dica para levar a sua marca até outros públicos e até economizar um pouquinho nos anúncios, é fazer parcerias com influenciadores. Não precisa ser uma celebridade ou um perfil com milhões de seguidores. Em muitos casos, um perfil famoso da sua região já é suficiente para levar um bom número de consumidores à sua loja.

7. Crie grupos VIP e liveshops

Você também pode ter sucesso apostando em exclusividade. Grupos VIPs no WhatsApp, por exemplo, são uma ótima forma de aproximar a comunicação da sua marca e criar relacionamento.

Outra opção são os chamados liveshops, eventos online onde você pode apresentar seus produtos e disponibilizar descontos especiais para vendas no momento.

8. Aqueça a sua audiência, faça testes e otimize seus resultados

A Black Friday, de fato, pode ser um dia só, mas você sabe que ela acontece praticamente o mês inteiro, não é? 

Não precisa deixar tudo para o grande dia. Publique alguns descontos antecipadamente, crie mistério com alguma promoção, faça sorteios. Tudo isso ajuda a aquecer o seu público e mantê-lo antenado no conteúdo da sua loja.

Isso também permite testar elementos, fotos, chamadas e estratégias de venda com antecedência. Dessa forma você pode melhorar seus resultados pouco a pouco e garantir a melhor versão da sua estratégia na Black Friday. 

Black Friday 2024: o que esperar?

A Black Friday de 2024 está se aproximando e promete trazer algumas mudanças significativas em comparação com anos anteriores. 

Uma das principais tendências esperadas é um maior foco em produtos sustentáveis e responsáveis. Isso abrange desde roupas feitas com materiais reciclados até eletrônicos com menor impacto ambiental. Os consumidores estão cada vez mais conscientes das questões sustentáveis e buscam opções mais eco-friendly.

Conforme o Relatório Black Friday 2023, feito pela Olist, os consumidores brasileiros planejam gastar acima da média durante o evento. Cerca de 50% planeja gastar mais de R$ 500, indicando um interesse em produtos de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos.

Além disso, o mercado econômico projeta melhorias em relação ao ano passado. Com as novas tendências, esperamos que as pessoas comprem mais online. Por isso, empresas que se adaptarem a essas expectativas estarão bem posicionadas para alcançar o sucesso durante a Black Friday deste ano.

A Black Friday é uma das grandes oportunidades do ano para lojistas de todo o Brasil crescerem a sua audiência e conquistarem mais vendas. Entretanto, o sucesso requer planejamento e antecedência, como discumitos. Sai na frente quem começa a trabalhar cedo!

Com a Bagy, é possível se preparar para receber seus clientes em um site completo, personalizável e repleto de recursos integrados, aprimorando a experiência de compra e aumentando as chances de venda durante a Black Friday.

Aproveite e garanta a sua loja online com a Bagy!

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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