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Biografia para WhatsApp: como criar a sua?

biografia para whatsapp

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Semelhante à bio do Instagram, no aplicativo de troca de mensagens também é possível inserir informações sobre você ou o seu negócio de maneira resumida para que seu público conheça um pouco mais sobre a sua marca. Descubra como criar a sua Biografia para WhatsApp!

Você sabe o que é a biografia do WhatsApp e para que ela serve? Semelhante à bio do Instagram, no aplicativo de troca de mensagens também é possível inserir informações sobre você ou o seu negócio de maneira resumida para que seu público conheça um pouco mais sobre a sua marca — daí a importância de personalizá-la da maneira correta.

Também conhecida como “Recado”, a biografia no mensageiro é o espaço perfeito para incluir uma breve descrição em forma de texto sobre a sua loja online. Como o perfil será profissional, uma boa ideia é apresentar mais detalhes sobre o seu negócio, como o horário de atendimento.

Mas, é possível comunicar muito mais do que apenas isso e, por isso, decidimos criar este post. Nele, você descobrirá como configurar a biografia do seu negócio, quem pode vê-la e dicas para criar a sua. Acompanhe!

Como configurar a biografia do WhatsApp?

Antes de tudo, você precisa saber que nessa função liberada pelo WhatsApp, o próprio aplicativo disponibiliza algumas frases pré-configuradas para a bio em forma de status, como “Em reunião”, “Ocupado” ou “Disponível”. Mas, você pode personalizá-la com o seu próprio texto e é extremamente recomendado que você faça isso — principalmente se você utiliza o WhatsApp Business.

O limite para a frase é de 139 caracteres e não é possível deixar esse espaço em branco. Você consegue fazer a alteração pelo próprio aplicativo ou pela versão Web. O passo a passo é o mesmo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Selecione “Configurações” — ou apenas clique na foto do perfil na versão Web;
  3. Pelo celular, no menu “Configurações” é preciso selecionar a foto do perfil;
  4. Toque no ícone de um lápis que aparece no campo “Recado”;
  5. Na próxima tela, toque novamente no lápis para alterar a mensagem ou escolher alguma pré-definida;
  6. Escreva o novo recado — e se quiser, use emojis e caracteres especiais;
  7. Clique em salvar.

Quem pode ver a sua biografia do WhatsApp?

A biografia — ou Recado — é um dos recursos do WhatsApp que permite que você altere a visibilidade nas configurações de privacidade. O aplicativo permite que a visualização seja limitada apenas para contatos da sua agenda, qualquer pessoa ou até mesmo ninguém.

Como a conta do WhatsApp da sua loja virtual é comercial, é recomendado que a visibilidade esteja disponível para qualquer pessoa. Mas, caso você preferir modificar por qualquer motivo que seja, é só:

  1. Abrir as configurações do aplicativo;
  2. Tocar em “Conta”;
  3. Em seguida, escolher “Privacidade”;
  4. Nos ajustes, selecionar a aba “Recado”;
  5. Escolher a configuração desejada.

Depois de seguir o passo a passo, é só voltar para a tela inicial ou sair do aplicativo. O mensageiro salva as configurações de maneira automática.

Como criar uma biografia para WhatsApp?

Agora que você já sabe como configurar a sua biografia do WhatsApp e quem pode ter acesso a ela, precisa saber o que levar em consideração para criar a sua própria. Confira algumas dicas a seguir.

Pense no seu público-alvo

Essa é uma das dicas mais importantes e vale para tudo o que você for fazer dentro da sua empresa. É essencial que você trace todas as suas estratégias pensando no seu público-alvo para que elas se convertam em resultados positivos para o seu negócio. Com a biografia do WhatsApp que você vai criar não é diferente.

Para escrever a sua, pense em como o seu público se comunica e em como a sua marca pode se comunicar com ele. Aqui, o segredo não é imitá-lo, mas criar uma aproximação com quem faz parte dele por meio de um texto que ele poderá se identificar e entender completamente a mensagem que você quer falar.

Caso você esteja no começo da sua jornada como lojista e ainda não sabe quem é o seu público-alvo, essa é a melhor oportunidade para realizar essa pesquisa e criar a sua persona. É uma tarefa bastante simples que fará toda a diferença para o seu negócio.

Considere a identidade da empresa

Outro ponto importante para escrever a sua bio do WhatsApp, ou o Recado, é levar em consideração a identidade da sua empresa. Sua loja passa uma imagem muito mais profissional quando consegue manter os mesmos elementos em todos os canais de comunicação — inclusive a parte escrita.

Isso significa que se você se comunica de maneira mais séria em outras redes sociais, como o Instagram, precisa manter essa seriedade na frase que escolher para o seu Recado. Já se a identidade verbal da sua marca permite que ela seja mais descontraída, use isso ao seu favor.

Lembre-se sempre de manter a coerência para o seu cliente ter a sensação de que sempre está se comunicando com o seu negócio em todas as plataformas. Caso você se comunique de uma maneira em um canal e de outra completamente diferente nos outros, isso pode deixar as pessoas confusas e desacreditadas da sua marca.

Use palavras-chave

As palavras-chave geralmente são utilizadas para melhorar a rastreabilidade de um conteúdo ou de um perfil, por conta das práticas de SEO, mas as suas possibilidades vão ainda mais além. No WhatsApp, por exemplo, elas podem ser colocadas na bio de forma estratégica para que o seu cliente consiga encontrar o seu número com mais facilidade.

Para utilizá-las, não existe muito segredo. É só você escolher uma ou duas do seu nicho e incorporar todas elas no seu texto. Lembre-se sempre de usar o bom senso ao escolhê-las, ok? Não adianta encher a sua bio delas na tentativa de que sua loja seja encontrada com mais facilidade, mas acabar deixando a mensagem confusa e sem sentido.

Use emojis

Logo de primeira você pode pensar que essa não é uma boa estratégia, já que emojis geralmente são vistos apenas como maneiras fofas e engraçadinhas de se comunicar com amigos ou pessoas mais íntimas. Mas a utilização deles na comunicação da sua loja pode ser muito interessante.

Dependendo do emoji escolhido — símbolos, animais, expressões faciais e até símbolos mais contidos —, você consegue criar muita personalidade para o seu WhatsApp. Aliás, como os caracteres da bio são limitados, um emoji pode valer mais que mil palavras.

Quando você utiliza da maneira correta, pode dizer ao seu público muito mais sobre o seu negócio e o que ele representa. E se conseguir inserir ele na comunicação com seus clientes e não só na biografia, melhor ainda!

Evite palavras muito técnicas

Quando você usa palavras muito técnicas no texto, pode afastar os seus clientes mais leigos no assunto do seu nicho. O mesmo vale para termos mais “chatos”. Provavelmente você não vai conseguir escapar de uma linguagem um pouco mais difícil caso a sua área seja bastante específica e você não consiga explicar sobre o que é o seu negócio sem utilizá-la.

Tente ao máximo incluir palavras que sejam mais comuns para o público ou que, pelo menos, converse com o dia a dia deles. Se você tem um brechó online, por exemplo, que só trabalhe com roupas vintage, não precisa escrever algo como “Todas as nossas peças têm CGC”.

Nem todas as pessoas vão entender que essa numeração na etiqueta — que antecede o CNPJ das empresas mais atuais — comprova que a peça é antiga. Em vez disso, pode escolher algo como “Peças com muita história para contar” ou algo do tipo. Passa a mesma informação e de uma maneira que todos conseguem entender.

Inclua uma realização

Para muitos, essa dica pode ser bastante óbvia, mas para outros pode passar despercebida. Em todo caso, é bom você anotá-la junto com as outras para colocar em prática. Você, como empresa, quer que as pessoas saibam que a sua marca é boa naquilo que faz, certo? Então inclua uma realização da sua loja na bio do WhatsApp.

Mas aqui é preciso ter um pouco de cautela quando for compartilhar essa realização com o seu público: a informação precisa ser realmente essencial. Saiu em um grande portal? O jornal da sua cidade fez uma matéria com você? Alcançou um número estratosférico de vendas? Esse tipo de coisa é bacana deixar seus clientes saberem. Assim, eles compartilham esses bons momentos com você.

Outra informação legal de compartilhar é um fato interessante sobre a sua loja. Ela é especializada em algum produto? Em algum segmento? Mostre para as pessoas! O que você vai escolher depende totalmente de você, mas lembre-se de sempre usar a criatividade para o texto não ficar maçante demais ou mesmo pedante, ok?

Capriche na escolha da foto

Um detalhe, mas que é muito importante para a construção da comunicação da sua marca como um todo, é a escolha da foto que você vai utilizar no perfil do WhatsApp Business da sua loja. Como é um perfil comercial, o mais indicado é escolher usar o seu logotipo em vez de uma foto pessoal.

Por aparecer para os seus contatos em formato circular, você precisará tomar alguns cuidados. O primeiro é ajustar o logotipo para que ele fique centralizado na imagem. Isso evita que ele fique mal posicionado ou que o círculo corte algum detalhe dele.

Outro ponto importante é se certificar de que a imagem escolhida esteja em alta qualidade. Mesmo que a visualização do logotipo apareça reduzida dentro do WhatsApp, se a imagem for de qualidade ou estiver muito pixelada ficará muito perceptível e pode ser que o público não encare a sua loja como uma empresa profissional.

Seja breve na descrição

O fato da biografia do WhatsApp suportar apenas 139 caracteres já exige que você escreva uma descrição breve. Por isso, é preciso pensar em um texto que seja curto, além de fácil de ser entendido por quem clica para saber mais informações sobre o seu negócio.

O que você pode fazer é tentar descrever a sua loja online baseada em três pilares básicos:

  1. O que é a empresa;
  2. Quais produtos ela vende;
  3. O que ela representa para o mercado.

Se você conseguir resumir o seu e-commerce de uma maneira que o usuário consiga entender facilmente com base nesses pilares, você já está no caminho certo. Pode não ser tão simples chegar a um bom resultado, mas vale a pena tentar, já que os benefícios são muitos.

Use espaçamento ou quebra de linhas

Se você colocar todas as informações que deseja em um bloco de texto único pode deixar a página poluída visualmente, além de ser cansativo chegar até o fim de toda essa leitura. Uma dica é dividir esse texto grande com espaçamentos ou quebra de linha.

Isso é chamado de escaneabilidade. Ela é bastante utilizada em textos de blogs ou sites — inclusive nós utilizamos neste artigo —, mas você pode aplicar o mesmo conceito em qualquer texto que for escrever. Basicamente, é só apresentar as principais informações de maneira objetiva e bastante clara.

Faça o teste na biografia para WhatsApp do seu negócio. Apresente todos os dados que forem interessantes para o seu público — como o nome da loja, telefone, o site da loja online e até mesmo o endereço se contar com um espaço físico — com bastante precisão e clareza.

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram?

Inserir o link do seu WhatsApp Business na sua biografia do Instagram é uma estratégia muito interessante. Isso porque é a partir dele que os seus os clientes conseguirão acessar esse canal de comunicação e tirar suas dúvidas diretamente com você.

O primeiro passo é criar um link de divulgação do WhatsApp. Quem clicar nele é direcionado para uma conversa diretamente com a sua loja no aplicativo. Depois, é só seguir o passo a passo a seguir.

  1. Abra o Instagram;
  2. Clique no ícone da foto de perfil da sua loja;
  3. Vá até “Editar perfil”;
  4. Cole a URL gerada com o link do seu WhatsApp no campo “Site”;
  5. Confirme no ícone situado na parte superior direita da tela do aplicativo.

A partir daí, o link já estará disponível na sua bio do Instagram. Qualquer pessoa que clicar nele será direcionado para a sua conversa de bate-papo.

Viu só como é simples configurar uma boa biografia para WhatsApp? Siga as dicas deste post para criar a sua e deixe a comunicação da sua loja online ainda mais personalizada e profissional para vender ainda mais!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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