Gestão

Antecipação de recebíveis: saiba como usar essa modalidade no seu negócio

Imagem ilustrativa de antecipação de recebíveis

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A antecipação de recebíveis é quando um negócio faz a capitação dos recebimentos futuros, ou seja, antecipa pagamentos que ainda seriam realizados.

Gerir negócios, especialmente de pequeno e médio porte, é um desafio em termos financeiros. Por vezes, não há dinheiro suficiente para “fazer a roda girar”, mesmo que a empresa esteja vendendo bem. Nesses casos, o que falta é ter esses recursos mais rapidamente, o que torna a antecipação de recebíveis uma ótima alternativa.

Durante o período de crescimento de uma pequena ou média empresa, qualquer valor faz diferença para deixar as contas em dia. E quando você vende a prazo, demorar a receber o dinheiro pode gerar algumas dificuldades. Portanto, ter a opção de receber essa grana antes do tempo representa um grande benefício para a administração do negócio.

Neste post vamos tratar a antecipação de recebíveis em maiores detalhes, mostrando como funciona esse recurso e de que maneira pode ajudar uma empresa. Acompanhe!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma operação de captação de valores futuros a receber sob o pagamento de uma taxa. Ou seja, se sua empresa tem dinheiro para entrar em conta, mas deseja tê-lo o quanto antes, basta acionar essa opção. Em troca, uma taxa é aplicada em cima desses valores, garantindo o uso desse benefício.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Essas antecipações podem ser feitas por empresas que vendem a prazo, por exemplo. Nesses casos, o empresário sabe que tem valores garantidos a serem creditados em sua conta nos próximos meses, mas deseja antecipar essa entrada. Geralmente, é algo motivado pela necessidade de ter dinheiro para o fluxo de caixa.

Quem possibilita essas antecipações são as instituições financeiras, ou seja, os bancos nos quais a empresa mantém suas contas e operações. Portanto, o processo de solicitação de antecipação de recebíveis é feito de maneira prática e fácil, com o dinheiro caindo na conta do negócio pouco tempo depois do pedido.

Como funciona e que levar em conta na antecipação de recebíveis?

A antecipação é um processo automático. Se o dinheiro em questão será recebido pelo mesmo banco que fará o recolhimento dos valores no futuro, essa própria instituição vai detectar a existência desses valores. Assim, tudo que o banco fará é depositar os valores na conta da empresa, em um processo que costuma ser rápido e descomplicado.

Há apenas duas condições principais para que a antecipação de recebíveis aconteça: primeiramente, é preciso que haja realmente valores a serem creditados na conta. Ou seja, a empresa precisa ter a certeza, e a programação, da entrada do dinheiro. Em segundo lugar, a antecipação só acontece mediante o pagamento de uma taxa.

O que é taxa de antecipação de recebíveis?

A taxa de antecipação de recebíveis é o valor cobrado pelo banco para garantir a operação que dará à empresa o direito de ter seu dinheiro antes do prazo. Ou seja, é necessário pagar para conseguir executar essa operação. Por mais que seja frustrante, é necessário encarar como o preço de um serviço oferecido pelo banco.

Essa taxa é aplicada diretamente nos valores a serem recebidos, ou seja, a empresa receberá o valor total de direito, mas com o desconto da taxa de antecipação. Um ponto positivo nessa cobrança de taxas é que elas não são escondidas em nenhum momento. Antes de optar por receber o dinheiro, a empresa sabe exatamente qual será o desconto.

Como calcular a antecipação de recebíveis?

É importante destacar que o cálculo da antecipação de recebíveis dependerá, inicialmente, dos valores cobrados pela instituição financeira. Algumas contas podem oferecer um pacote de benefícios maior, o que influenciará nos valores. Por isso, não há como precisar os valores que serão pagas como taxa de antecipação.

Dito isso, é importante que o empresário saiba que há duas cobranças: primeiramente, a taxa operacional, além de valores que variam de acordo com a antecipação. Se há muitas parcelas a serem antecipadas, então esse desconto deve ser maior. Já a taxa operacional se mantém fixa, afinal, ela é cobrada apenas para que a antecipação seja feita.

Como usar a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis pode ser utilizada de maneira estratégica para empresas que precisam de capital de giro. Constantemente, a entrada desses valores pode ser prejudicada por conta das vendas a prazo, algo recorrente no uso do cartão de crédito por parte dos clientes. Assim, a empresa demora a receber esses valores.

Em contextos do tipo, antecipar o que se tem a receber pode ser de grande ajuda para garantir que o negócio tenha dinheiro para despesas e custos básicos, como:

  • compra de produtos (caso de varejistas);
  • compra de matéria-prima (caso de produtores);
  • pagamento de folha salarial;
  • pagamento de despesas de custo do negócio;
  • custeio de financiamentos.

Uma questão essencial a ser tratada quando falamos da antecipação de recebíveis é saber exatamente quando fazê-la. Pode ser um erro garantir valores de imediato sem o devido planejamento financeiro. Sem projetar os próximos meses, empresários podem acabar usando todo o recurso sem a certeza das entradas futuras.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Uma dúvida bastante recorrente trata das diferenças entre empréstimo e antecipação de recebíveis. Aqui, a única semelhança é a obtenção de recursos de maneira imediata para usar em prol do negócio. Entretanto, todo o modelo operacional e de custos funciona de maneira diferente. São duas modalidades rigorosamente distintas.

O empréstimo é o crédito tradicional, ou seja, a empresa pega um valor determinado e precisa pagar esse dinheiro futuramente, com acréscimo de juros e a prazo. Esse dinheiro é oferecido por bancos ou instituições especializadas em crédito.

Já a antecipação não gera nenhum valor a mais e trabalha somente com o que a empresa tem. Você aquilo que é seu, mas de maneira antecipada. E por essa operação, há um desconto de taxas para custear o mecanismo. Ou seja, você não fica devendo a ninguém, em nenhum momento.

Antecipação de recebíveis ou empréstimo: o que é melhor fazer?

Entre vantagens e desvantagens, as duas modalidades podem ser bastante úteis a pequenos e médios negócios, só que em momentos distintos e com funcionamento diferente. Explicamos melhor como cada um pode ser interessante, dependendo do contexto em que a empresa e o empresário se encontram. Confira!

Empréstimo empresarial

O empréstimo é recomendado quando a empresa não tem dinheiro em caixa, não tem recebíveis, mas tem uma projeção de recebimento. Atente-se que a projeção não é uma certeza, mas sim, uma estimativa segura.

Neste caso, o empréstimo pode funcionar bem para ter dinheiro imediato. A depender dos juros e das projeções de lucros futura, o custo da operação não será tão impactante.

Antecipação de recebíveis

A antecipação será sempre uma melhor opção, mas ela depende exclusivamente de ter dinheiro a receber. Se a empresa tem, consegue obtê-lo antecipadamente, com descontos de taxas. Se não há, então simplesmente a antecipação não existe.

Pode-se dizer que a antecipação é um mecanismo mais seguro, de menor custo e com menores impactos a longo prazo, desde que feito com planejamento.

Quais cuidados tomar na hora da antecipação?

Você pode ter na antecipação um recurso de apoio para a manutenção e desenvolvimento de um negócio. Mas é importante considerar que os efeitos só serão realmente positivos se houver responsabilidade e planejamento. Portanto, saiba como usar a antecipação de maneira segura.

Taxa de juros

As taxas de juros, na verdade, são os valores que serão descontados nos valores que você irá receber. Ou seja, você nunca receberá 100% do dinheiro que tem como entrada futura, já que uma das condições da antecipação é o pagamento desses valores.

Então, é sempre importante checar quais são as alíquotas impostas pela instituição financeira em questão. Isso evita surpresas desagradáveis depois de obter a antecipação.

Planejamento financeiro

Outro ponto essencial é saber exatamente o impacto de antecipar esse dinheiro. Naturalmente, se você o obtém agora, futuramente precisará que novos recebíveis sejam gerados. Assim, você consegue ter uma projeção de faturamento mais sólida.

De nada adiantará antecipar todo o dinheiro agora e precisar dele lá na frente. Faça esse movimento com a certeza de que, futuramente, os valores não vão impactar a saúde financeira do seu negócio.

Profissionalize o seu negócio

Como fazer antecipação de recebíveis online?

Aqui, o processo é como o de muitos outros serviços financeiros digitais disponíveis por meio dos apps de internet banking. Basta procurar saber se o seu banco em questão oferece a antecipação feita neste formato. Muito provavelmente isso será possível, principalmente para clientes que usam contas PJ.

Na requisição online, você não terá problemas em consultar as regras sobre o procedimento, o que inclui os prazos de recebimento do dinheiro, além das taxas que serão aplicadas na operação. E claro, em seguida, você pode solicitar a antecipação de recebíveis diretamente pelo seu smartphone ou computador.

Sobreviver em épocas de finanças apertadas e economia em recessão pode ser um grande desafio para empresas de menor porte. Nessas fases, usar os recursos que se tem à disposição é necessário, mesmo que tenham custos. Ter jogo de cintura é fundamental para saber a hora de perder para poder ganhar.

Falando em vendas, como andam as suas? Aproveite e aprensa com nossa webinar que ensina a utilizar um método simples, baseado em três pilares, para começar a vender todos os dias!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.