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Redes Sociais

Alternativa ao Linktree para a bio do Instagram: conheça as 10 melhores do mercado!

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Conheça algumas alternativas ao linktree

O Linktree é um ótimo agregador de links, mas não é perfeito, sobretudo para usuários brasileiros. Hoje, contamos com várias opções similares, muitas delas mais robustas e vantajosas. Confira as melhores no nosso artigo!

A limitação de recursos no plano gratuito, a interface em inglês e os meios de pagamento são alguns dos motivos que fazem com que muitos lojistas procurem uma alternativa ao Linktree.

A ferramenta australiana continua sendo a mais popular do mundo, mas, hoje, o mercado oferece várias soluções tão boas quanto ela para bombar a biografia da sua loja no Instagram. Muitas totalmente gratuitas!

Se você vende ou pretende vender produtos online, precisa caprichar na sua bio, afinal, ela é o cartão de visitas do seu negócio. E quando o assunto é Instagram, vale destacar que a rede é uma das queridinhas do público brasileiro: com quase 100 milhões de perfis ativos, o Brasil só perde para os EUA e para a Índia em número de usuários, de acordo com o portal Statista.

Neste artigo, falamos um pouco sobre as vantagens e desvantagens dos agregadores de links e trazemos uma lista com as melhores ferramentas da categoria para quem busca opções ao Linktree. Continue a leitura para conferir!

Quais as vantagens e desvantagens do Linktree?

O Linktree foi um serviço pioneiro no mercado de agregadores de links ou social-linking e o responsável por popularizar o termo “árvore de links”, muito usado por técnicos e blogueiros para se referir a esse tipo de solução. O sucesso foi tão grande que a ferramenta logo se tornou um fenômeno global com milhões de usuários em vários países, inclusive no Brasil.

O Linktree, de fato, entrega tudo aquilo que a maioria dos usuários precisa: uma página elegante com links para diversos canais de venda e atendimento. No entanto, ele não é perfeito, especialmente para usuários brasileiros, pois sua interface não é traduzida, os recursos gratuitos são limitados e o valor dos planos pagos é baseado em dólar.

Vale destacar que uma agência brasileira oferece uma solução com o mesmo nome, o Linktree.com.br. O serviço é muito similar ao Linktree original e é totalmente em português, entretanto, não disponibiliza nenhum plano gratuito, apenas um teste de 14 dias.

Os agregadores de links surgiram para resolver uma limitação típica das redes sociais. Várias plataformas, incluindo o Instagram, permitem inserir apenas um link externo no perfil, o que complica a vida de influenciadores e empresas que, geralmente, contam com vários canais online para venda, divulgação e atendimento.

Usando um agregador, transformamos um único link em uma porta para vários outros. Além disso, você expande o seu perfil, oferecendo uma página adicional que também pode incluir elementos da sua marca, conteúdos e produtos.

O melhor de tudo é que existem opções gratuitas que atendem muito bem a maioria dos usuários que necessitam desse tipo de ferramenta. E várias delas, inclusive, podem ser mais vantajosas que o Linktree.

Quais são as melhores alternativas ao Linktree?

Nos últimos anos, as redes sociais cresceram, os perfis comerciais se popularizaram e, como consequência, o mercado de ferramentas desta categoria explodiu. Hoje, existem várias soluções similares ao Linktree e com qualidade equivalente ou superior.

A seguir, você confere uma lista com as melhores alternativas disponíveis e confere as vantagens e desvantagens de cada uma!

Linkme.bio

Outra alternativa brasileira ao Linktree é o Linkme.bio, uma ferramenta que agrada, especialmente, quem já está habituado com o concorrente. A interface, os recursos e as configurações dos dois serviços são muito semelhantes, mas o Linkme.bio sai na frente por ser em português.

O problema é que até os pontos negativos da ferramenta são semelhantes ao LinkTree. A versão gratuita é muito limitada e para customizar suas páginas ou integrá-las a serviços de monitoramento, por exemplo, é preciso aderir a um dos planos pagos. O bom é que, por ser uma opção brasileira, os pagamentos são disponibilizados em Real.

Utapy

Tal como o Bagy.bio, o Utapy permite a criação de catálogos de produtos, o problema é que só disponibiliza esses recursos mediante assinatura. Um dos destaques do serviço é o recebimento de pedidos via WhatsApp, um atrativo para restaurantes e lanchonetes.

Como a maioria das ferramentas da categoria, o Utapy oferece um plano básico gratuito, mas com ele só é possível fazer pequenas alterações no layout e inserir um determinado número de links.

Lnk.Bio

Para quem já é fera no inglês ou está acostumado a usar esses serviços, mesmo em línguas diferentes, uma boa alternativa ao Linktree é o Lnk.Bio. A solução traz algumas opções de customização diferenciadas, mas nada além do que os outros itens anteriores da lista.

O lado ruim é que a maior parte das opções é paga e, como é uma ferramenta estrangeira, os pagamentos são baseados em dólar. Seu diferencial está no plano mínimo de US$0,99 oferecido pela plataforma, que permite criar uma URL personalizada para seu link.

Linkkle

O Linkkle é outro agregador de links estrangeiro, mas muito simples de usar. O foco aqui é a simplicidade em termos de layout, algo que agrada mais os usuários que prezam por soluções “direto ao ponto”.

O plano gratuito se destaca em relação a serviços populares do mercado, como o Linktree, por oferecer analytics (contagem de cliques e acessos) e links ilimitados. No entanto, peca por exibir anúncios que só são removidos nos planos pagos.

Se você quer algo rápido, prático, funcional e gratuito, o Many.link é uma boa escolha. A plataforma não poderia ser mais simples e, como não oferece planos pagos, é só se cadastrar e começar a usar.

O lado negativo neste caso fica só na customização. Como são poucas opções disponíveis, fica difícil criar uma página de links com a cara do seu negócio.

IGBIO

Na linha do Bagy.bio, o IGBIO é um agregador que permite a inserção de vários tipos de conteúdo, inclusive vídeos. No entanto, o destaque maior está na sua longa lista de recursos de monitoramento e marketing, o que inclui estatísticas específicas e até melhorias de SEO (otimização para mecanismos de busca).

Embora os preços sejam em dólar, seus planos são um pouco mais baratos do que a média do mercado. Pode ser uma boa escolha considerando a variedade de recursos de marketing, mas quem não quiser pagar, precisará tolerar anúncios na sua página de links.

Campsite

No Campsite você tem links ilimitados, monitoramento de resultados e layout personalizável no plano gratuito, além de opções adicionais no plano pago. A ferramenta é inglês, mas tem uma interface diferenciada, muito simples de usar.

Fonte: Ampjar

A maior vantagem da plataforma, porém, é também o seu ponto negativo. Embora seja fácil de usar no desktop, as configurações ficam bem menos práticas quando feitas no smartphone.

Tap Bio

O Tap Bio é focado no visual e permite criar páginas de links belíssimas. Além de customizar links e botões, o serviço permite inserir planos de fundo com imagens e fotos em alta resolução.

Fonte: Apptopia

Como quase todas as ferramentas citadas, há um plano gratuito sem expiração, mas os principais recursos de edição só estão disponíveis nos planos pagos (que são disponibilizados em dólar).

O Bio Links é uma ferramenta diferente das anteriores. Ele é um plugin para WordPress que permite criar uma árvore de links para o Instagram usando uma página do seu site ou loja virtual.

O Linktree é um ótimo agregador de links, mas não é perfeito, sobretudo para usuários brasileiros. Hoje, contamos com várias opções similares, muitas delas mais robustas e vantajosas. Confira as melhores no nosso artigo!

A solução é interessante para quem já conta com um site profissional, mas não ajuda iniciantes ou quem utiliza outros serviços para gerenciamento de conteúdo na internet. Além disso, sua configuração segue a linha de outros plugins do WordPress, o que pode ser um problema para quem não está habituado à plataforma.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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