A importância das redes sociais para pequenos empreendedores é que elas são ferramentas de interação e aproximação com os clientes, além da oportunidade de criação de conteúdos segmentados para alcançar um novo público, com um baixo investimento.
Não tem como, todo mundo está lá, nas famosas redes sociais. Essas ferramentas se popularizaram ainda nos anos 2000, como um espaço de interação e conexão de pessoas, mas o que nem todo mundo sabe é a importância das redes sociais para pequenos empreendedores.
Um negócio que não está presente neste espaço, está perdendo muitas oportunidades de venda, além de abrir mão de outras vantagens como a visibilidade e a interação direta com seu público. Faz tempo que a internet deixou de ser um lugar apenas para navegar e pesquisar informações, agora, a internet pode nos aproximar de muitas pessoas e oferecer experiências personalizadas.
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais, isso quer dizer que tem muita gente que pode ter interesse ou potencial para comprar seu produto, basta entender seu público e produzir conteúdos relevantes. Neste post, vamos te mostrar a importância das redes sociais para pequenos empreendedores e como isso pode mudar os resultados do seu negócio.
Vem conferir!
O que são redes sociais?
Na verdade, o conceito de redes sociais vai muito além da internet. As redes sociais são qualquer estrutura (online ou offline) que conectam pessoas que compartilham de um mesmo interesse ou objetivo. Com a invenção da internet, foram criadas plataformas com a função de reunir em um mesmo espaço pessoas que queiram conversar ou compartilhar conteúdos de interesse comum. Com isso, temos redes sociais no ambiente online como o Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e etc.
Atualmente no Brasil, esse é o ranking das redes sociais com mais usuários ativos:
Qual a importância das redes sociais?
As plataformas de redes sociais foram desenvolvidas cada uma com um objetivo, que podem ser de relacionamento, entretenimento, profissional ou de nicho. No final, todas elas servem para conectar pessoas e no caso de algumas, compartilhar conteúdos e informações.
Antes, na história da humanidade, a comunicação era limitada pela distância, já que morando de uma lado do planeta, era quase impossível manter contato com alguém do outro lado. Com a chegada da internet, essa distância foi eliminada e agora é possível estar em contato com pessoas de qualquer lugar. As redes sociais são uma forma de concentrar em um mesmo espaço todas essas conexões e informações.
Com isso, as marcas descobriram o potencial que era estar presente nesses espaços para se fazer presente e mostrar o que tem a oferecer.
Por que redes sociais para pequenos empreendedores?
A resposta para essa pergunta é simples, onde tem público sua marca deve estar. Antigamente os pequenos empreendedores tinham muita dificuldade para expandir suas marcas, porque apenas as grandes empresas tinham recursos para investir em divulgação, já que essas ações eram muito caras. Com as redes sociais essa separação acabou, pois as plataformas permitem que qualquer um crie seu perfil e divulgue conteúdos.
Mas, existem muitas outras vantagens que tornam a presença de pequenos empreendedores nas redes sociais obrigatória, olha só.
Alcance e visibilidade
Já dizia a velha frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. As redes sociais são uma importante vitrine para pequenos empreendedores, principalmente para os que vendem apenas online. Nesses espaços você consegue expor sua marca e alcançar potenciais clientes organicamente, coisa que seria muito difícil fazer no ambiente offline. No instagram, por exemplo, o alcance é uma métrica, onde você consegue ver quantas pessoas visualizaram os seus conteúdos. Isso é importante para entender onde sua marca está chegando e como criar estratégias para alcançar mais público.
Produção de conteúdo útil
Você já ouviu falar na estratégia de educar seu público? Ao produzir conteúdo para as redes sociais, você tem a oportunidade de mostrar para o cliente o porquê dele precisar do seu produto. Um bom conteúdo oferece para sua loja uma melhor comunicação com o cliente, conhecer melhor o público, engajamento e interações, fortalecimento da marca e aumento da credibilidade.
Um bom conteúdo deve ser útil e interessante para o seu cliente. Para isso, você deve conhecer bem o público que consome seu produto, usar uma linguagem que gere identificação, com diferentes formatos e o mais importante, o conteúdo deve ser relevante e fazer ele sentir a necessidade de comprar seu produto.
Engajamento
Como já citamos, o engajamento é outra métrica importante para entender a recepção dos seus conteúdos. O engajamento nada mais é do que quando o usuário da rede social realiza uma ação com o seu conteúdo, seja uma curtida, um compartilhamento, um comentário ou até mesmo clicando em um link. Esse dado vai te ajudar a entender o que seu público gosta, o que mais interessa, os conteúdos com melhor desempenho e o que dá resultado.
Para o pequeno empreendedor é fundamental entender que seu conteúdo está sendo visto e que as pessoas estão entendendo seu posicionamento de marca. Isso não significa fazer de tudo para ter curtidas e comentários, mas sim qualificar seu conteúdo para que as pessoas tenham interesse genuíno de se relacionar com seu negócio, criando uma comunidade.
Construção de marca
Pequenos negócios, geralmente, não costumam investir na construção efetiva de uma marca por falta de capital. Mas, mais uma vez, as redes sociais são a solução para essa questão, já que com um bom planejamento de postagens e sendo criativo, é possível crescer a sua marca junto ao público. Para fazer isso, primeiro é necessário entender muito bem o perfil do seu público e criar uma identidade visual que represente bem o seu negócio.
Outros pontos são definir uma linguagem para conversar com seu cliente, imagens que sempre tragam sua identidade visual, manter uma comunicação aberta e objetiva deixando os usuários confortáveis e se sentido especial.
Baixo investimento
Vamos falar? Nem sempre sobra dinheiro para investir em divulgação. Para além de ferramentas de interação e compartilhamento de conteúdo, as redes sociais também são plataformas com sistema de anúncio desenvolvido e uma oportunidade de divulgar sua loja com baixo investimento. É possível que você faça anúncios segmentados e direcionados, basta saber direcionar seus recursos da forma certa e com consciência.
Não deixe de realizar testes, entender que público você quer atingir para direcionar melhor seus anúncios e o mais importante, fazer um bom planejamento financeiro para não gastar mais do que pode. Ah, e não esqueça de acompanhar os resultados das suas campanhas de anúncio, isso vai te mostrar os seus erros e acertos e qual caminho seguir.
Métricas
Por falar em métricas, você sabe a importância delas para o sucesso das suas redes sociais? Atualmente as ferramentas oferecem diversos dados sobre seu perfil para guiar suas decisões. Elas são importantes porque mostram os resultados das campanhas e te ajudam a entender qual estratégia funciona melhor para o seu negócio. Não deixe de registrar e acompanhar esses dados, pois eles vão fazer você chegar onde quer sendo apenas estratégico.
Como ter sucesso nas redes sociais?
Essa é uma pergunta que não tem uma resposta pronta e sim um conjunto de ações que podem te levar ao sucesso. Não existe uma receita de bolo para alavancar as redes sociais do seu negócio e vender muito, mas temos algumas dicas importantes que geram resultados positivos para qualquer produtor de conteúdo.
Respostas rápidas
Se tem uma palavra que define as redes sociais é interação, já que ninguém cria um perfil para conversar sozinho (principalmente um perfil comercial). É por isso que você deve ter uma comunicação objetiva e rápida com o seu público. As plataformas funcionam também como um canal de contato e as pessoas querem receber respostas quando iniciam uma conversa. Separe um tempo para responder os comentários das suas postagens e enviar informações solicitadas pela DM. Isso vai criar proximidade com seu público e aumentar a credibilidade do seu perfil.
Autenticidade
Falar em autenticidade em um universo tão diverso e tão explorado é quase impossível, mas essa ainda é uma característica indispensável. Para convencer as pessoas a comprarem seus produtos é preciso oferecer um diferencial, chamar atenção. Isso não quer dizer que você tenha que criar apenas conteúdos exclusivos (até porque isso é impossível), mas crie uma identidade única para sua marca e coloque essa identidade nos conteúdos que for fazer, mesmo que eles façam parte do que está em alta na plataforma.
Foco no seu público
Quem atira para todos os lados, acaba não acertando em lugar nenhum. Não tente agradar todo mundo achando que assim terá mais chances de venda, na verdade é o contrário. Quanto mais segmentado e direcionado for seu conteúdo, mais assertiva será sua comunicação e assim as chances de venda aumentam. Priorize sempre seu público e faça seus conteúdos pensando no que ele precisa.
Criatividade
A criatividade é a melhor aliada de quem quer crescer nas redes sociais. Utilize todos os recursos que as plataformas oferecem, como lives, vídeos, enquetes, respostas e imagens com chamadas chamativas. Quando o usuário está rodando a tela ele tem acesso a diversos conteúdos em poucos segundos, então é preciso fisgar a atenção dessa pessoa. Fique atento às tendências e no que está em alta naquele momento e se fizer sentido, transforme esse conteúdo para a realidade do seu negócio.
Os formatos de conteúdo que mais trazem resultados nas redes sociais:
Mensure resultados
Como já citamos, as métricas são muito importantes na sua estratégia. Não deixe de mensurar os resultados das suas publicações para saber onde você deve concentrar seus esforços. Não existe estratégia sem análise de resultados e fazer as coisas à cega só vai atrasar seu progresso e impedir que você ofereça ao seu público aquilo que ele realmente precisa.
Integrar as redes sociais com outras estratégias
Agora que você já sabe a importância das redes sociais para pequenos empreendedores, precisamos dizer que essa estratégia deve ser integrada com outras no seu negócio. Muitos pequenos empreendedores começam vendendo apenas pelo Instagram e WhatsApp e não pensam que para oferecer uma experiência completa e profissionalizar sua loja é preciso integrar essas redes sociais com um site.
Ter uma plataforma de vendas é a oportunidade de aumentar sua lista de clientes tendo um espaço exclusivo da sua loja e dando uma experiência de compra completa.
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