YouTube Shorts é uma ferramenta da maior plataforma de vídeos do mundo que segue a tendência do TikTok e do Reels. Você pode criar vídeos curtos, no formato vertical, para engajar a sua audiência e atrair mais pessoas para o canal da sua marca.
Os vídeos do TikTok lançaram uma nova linguagem de vídeos para a internet. Os Reels do Instagram seguiram a tendência. Depois, foi a vez do YouTube Shorts, outra ferramenta de vídeos curtos que já está conquistando adeptos e pode ajudar você a vender mais no YouTube.
O YouTube Shorts é uma iniciativa da maior plataforma de vídeos do mundo para engajar os usuários. Eles funcionam como os conteúdos do TikTok e do Reels: vídeos curtos, em formato vertical e com uma linguagem dinâmica. Para os criadores de conteúdo, é uma forma de aumentar sua audiência e chamar mais pessoas para o seu canal.
Neste artigo, vamos analisar melhor o YouTube Shorts e como essa ferramenta pode ajudar nas estratégias de marketing digital do seu negócio. Siga conosco para saber mais!
O que é YouTube Shorts?
YouTube Shorts é um formato de vídeos curtos e verticais, ideais para gravar e assistir pelo celular. É possível assistir aos Shorts no aplicativo do YouTube para smartphones ou pelo site em qualquer navegador da web.
Lançado em setembro de 2020, o YouTube Shorts seguiu a tendência da linguagem de vídeos dinâmicos e cativantes criada pelo TikTok e seguida pelo Instagram com os Reels. A intenção é que a ferramenta para criação de Shorts seja fácil de usar, para que qualquer usuário possa rapidamente gravar e publicar seus vídeos. Abaixo você pode ver a apresentação da ferramenta:
O YouTube Shorts representa uma nova linguagem de vídeos para a plataforma, adaptada ao aumento do consumo de vídeos em smartphones. Desde 2005, quando foi lançado, o YouTube se consolidou como a maior plataforma de vídeos online.
Só que, até então, a plataforma seguia o padrão de formato de vídeo com o qual nos acostumamos nas telas de cinema e de TV: horizontal. Os Shorts, então, são uma mudança de paradigma no formato de vídeos, diante da popularização dos smartphones, como já vem acontecendo em redes sociais como Instagram e Facebook.
Portanto, os Shorts mostram que o YouTube quer se manter atualizado para atender às novas tendências de tecnologia e demandas dos usuários, além de oferecer mais uma ferramenta de marketing e engajamento para marcas e criadores de conteúdo que atuam na plataforma.
Como funciona o YouTube Shorts?
Os Shorts são um dos tipos de conteúdo que o YouTube oferece na sua plataforma. Para assistir aos vídeos, você pode acessar a aba “Shorts” no aplicativo do YouTube ou no site pelo navegador.
Ali estão os Shorts dos canais que você segue, mas também recomendações da plataforma para que você descubra novos conteúdos do seu gosto. Essas recomendações são feitas com base no seu perfil, no seu histórico de buscas e visualizações de vídeos no YouTube.
Você pode curtir (ou não curtir), comentar e compartilhar o vídeo, além de navegar pelos vídeos arrastando o dedo para cima.
Pelo celular, você também pode usar o som ou o próprio vídeo que está rodando para criar os seus próprios Shorts. Se quiser criar do zero, é preciso ir até o menu do app e clicar em “Criar um Short”.
Lá você pode usar a criatividade com a câmera do celular, explorar diferentes velocidades de vídeo, efeitos, filtros e sons. Os vídeos devem ter, no máximo, 60 segundos.
Quais as vantagens do YouTube Shorts?
O YouTube Shorts é uma nova oportunidade de fazer marketing com vídeos. Se você observar as redes sociais atuais, vai perceber que os vídeos estão cada vez mais presentes no lugar das imagens estáticas, principalmente nos conteúdos do TikTok, Stories e Reels.
Então, os Shorts vão ajudar você a falar a mesma língua da internet, em um formato que a maioria dos usuários gosta. A seguir, veja algumas vantagens de explorar o YouTube Shorts nas suas estratégias de marketing digital:
Engajar a audiência
O YouTube Shorts traz conteúdos interessantes para as pessoas. Você pode criar vídeos divertidos, educativos e informativos com uma linguagem que se comunica com o seu público.
Os usuários vão se sentir estimulados a curtir, comentar e compartilhar, o que vai ajudar o seu negócio a fortalecer sua marca e se aproximar dos consumidores.
Aumentar o alcance e visibilidade
Os Shorts também ajudam a aumentar a visibilidade do seu negócio no YouTube. Eles aparecem não só para quem já está inscrito no seu canal, mas também para quem ainda não conhece os seus conteúdos. Você pode alcançar os mais de 2 bilhões de usuários do YouTube!
Como se trata de uma recomendação da plataforma com base nos interesses dos usuários, eles tendem a gostar dos seus vídeos. Dessa forma, você pode engajar a sua própria audiência, mas também ampliar o alcance e o número de inscritos no seu canal.
Publicar vídeos com facilidade
O marketing de vídeos na internet nem sempre é tão simples. Um canal no YouTube, por exemplo, geralmente exige uma produção mais elaborada de vídeos, com uma boa captação e uma edição que pode levar tempo. A ideia dos Shorts é diferente…
Você consegue criar vídeos com muito mais facilidade, com ferramentas simples de usar, sem grandes produções. Não significa que eles não devam ter qualidade, mas é muito mais simples. Se você já costuma usar TikTok e Reels, fica mais fácil ainda.
Qual a diferença entre Shorts e TikTok?
O Shorts segue o padrão de vídeos que o TikTok viralizou. São vídeos curtos, na vertical, pelos quais você pode navegar no celular arrastando o dedo para cima. Você também pode curtir, comentar e compartilhar os vídeos, assim como em qualquer rede social.
Porém, existem algumas diferenças entre as ferramentas, que são importantes para você escolher qual usar (mas pode também usar as duas plataformas, ok?).
A principal diferença está nas próprias plataformas: enquanto o TikTok é uma rede social focada nos vídeos curtos, o Shorts é uma ferramenta do YouTube, que oferece também outros tipos de conteúdo e é focado em outro formato de vídeo.
Então, quando você cria um vídeo para o TikTok, a intenção é engajar a audiência ali na própria plataforma. Já os Shorts podem ajudar você a crescer a audiência do canal no YouTube. Assim, eles podem funcionar como uma isca para que os usuários assistam aos seus outros vídeos no canal e permaneçam acompanhando a sua marca.
É parecido com o que acontece com o Reels do Instagram, que também é apenas uma ferramenta de uma plataforma que oferece também outros conteúdos. Os Reels, então, podem servir de isca para trazer mais seguidores até o seu perfil no Instagram.
Como criar vídeos no YouTube Shorts?
O YouTube propõe uma experiência simples e fácil de criação de Shorts. Você não deve ter dificuldades para criar seus primeiros vídeos, mas certamente com mais tempo de uso na ferramenta, você vai saber explorar melhor seus recursos.
No vídeo abaixo, o YouTube já te dá algumas dicas de como postar Shorts no YouTube. Na sequência, veja o passo a passo para isso:
Entre no YouTube
Primeiramente, você precisa ter uma conta no YouTube. Se o seu negócio já tem uma conta no Google, é só vincular com ela. E se você já tem um canal, fica mais fácil ainda: é só começar a criar os seus Shorts.
Comece a criar
Para começar a criar um Short, é preciso usar o celular. Você tem três opções:
- Clicar em “Criar um Short”, no menu inferior do app, e iniciar um Short do zero;
- Clicar em “Remix” em dos vídeos do seu canal e, depois, clicar em “Editar e criar um Short” para usar imagens e sons do seu conteúdo já publicado;
- Clicar em “Remixes” em algum vídeo que você estiver assistindo e, depois, em “Usar este som” ou “Cortar esse vídeo”.
A terceira opção nem sempre está disponível — é preciso que o criador do vídeo disponibilize o reuso do som ou do vídeo. Se for autorizado, você pode usar os recursos do vídeo como base para o seu Short.
Escolha o tempo de vídeo
Antes de começar a criar o Short, decida o tempo do vídeo. Você pode publicar um conteúdo de 15 ou de 60 segundos. Existe um botão no canto superior direito para você escolher qual tempo quer usar.
Adicione um vídeo ou comece a gravar
Depois de escolher o tempo, já pode começar a adicionar imagens ao vídeo. Você pode fazer isso adicionando clipes da sua galeria ou simplesmente gravando com a câmera do seu celular.
Grave o vídeo
Para iniciar uma gravação, basta apertar no botão vermelho. Você também pode optar por usar o timer: essa ferramenta serve para fazer uma contagem regressiva até começar a gravação e define o tempo da sua duração, sem que você precise pressionar o botão para iniciar e finalizar o vídeo.
Acrescente os detalhes
Depois de fazer a gravação na ferramenta, é hora de explorar os recursos de áudio, texto, efeitos, filtros e velocidade. É nesse momento que o vídeo ganha criatividade e dinâmica para se diferenciar dos concorrentes na timeline. Ao final, você ainda pode adicionar um título e a visibilidade (público ou privado).
Poste a gravação
Depois de ajustar todos os detalhes, já pode postar o seu Short. Prepare-se, então, para monitorar as visualizações e interações nos relatórios do YouTube e responder ao engajamento dos usuários.
Como melhorar os vídeos?
Algumas dicas podem tornar seus vídeos mais atrativos para os usuários, com mais chances de engajamento e compartilhamentos. Veja a seguir alguns recursos que valem a pena explorar:
Sons
Você pode usar sons originais ou reutilizar o áudio de outros vídeos do YouTube Shorts. Essa é uma boa ideia para aproveitar as “trends”, que são os vídeos de dancinhas ou dublagens que viralizam na rede e que você também pode usar como modelo para aumentar visibilidade.
Textos
Textos também são importantes nos vídeos do Shorts. Pense que algumas pessoas não podem assistir aos seus vídeos com volume alto, porque muitas vezes estão em lugares públicos, mas também porque podem ter alguma deficiência auditiva. Então, aproveite o recurso de texto para adicionar legendas e tornar seu conteúdo mais acessível.
Filtros
Assim como nos stories do Instagram, você também pode adicionar filtros aos Shorts do YouTube. Eles ajudam a deixar as imagens mais bonitas ou com a aparência que você deseja transmitir — com cores mais quentes, frias, saturadas ou azuladas, por exemplo.
Alinhamento
A função “Alinhar” serve para unir um clipe já enviado ou gravado a outro clipe que você adicionar posteriormente. Dessa forma, os clipes ficam unidos corretamente, sem deixar uma lacuna entre eles.
Fotos de fundo
A função “Tela verde” permite que você adicione uma imagem de fundo enquanto grava o seu vídeo com a câmera do celular. É o que chamam, na TV, de “chroma key”, quando o apresentador aparece na frente da câmera, e o fundo apresenta imagens obtidas separadamente.
Velocidade
Controle a velocidade do vídeo para torná-lo mais dinâmico. Se uma cena se torna muito longa, o vídeo perde o ritmo e o interesse do espectador. Reduzir a velocidade também pode ser interessante, se você quiser enfatizar alguma ação.
Onde divulgar os vídeos do YouTube Shorts?
Os vídeos do YouTube Shorts ganham visibilidade entre os usuários da plataforma que se interessam pelo seu conteúdo. Confie no algoritmo para fazer o trabalho de espalhar o seu vídeo.
O YouTube recomenda ainda adicionar a hashtag #Shorts no título do seu vídeo para facilitar que ele seja descoberto. Outra dica é dar atenção aos primeiros segundos do vídeo, que são essenciais para captar e manter o interesse dos espectadores.
Além do próprio YouTube, você também pode divulgar os Shorts em outras plataformas. Basta copiar o link e divulgar, assim você atrai mais interessados para o YouTube. Você pode compartilhar em um grupo no WhatsApp ou por mensagem direta no Instagram, por exemplo — mas certifique-se de que as pessoas queiram e autorizem receber esse conteúdo.
Agora, comece a explorar esse recurso. Cada vez mais usuários e marcas estão entendendo como usar o YouTube Shorts e como essa ferramenta pode colaborar nas suas estratégias digitais. Se você ainda tinha medo de fazer marketing com vídeos, essa é uma boa oportunidade para começar!
Agora, deixe um comentário logo abaixo. O que você achou do YouTube Shorts? Já tem alguma experiência com essa ferramenta? Conte aqui!