O varejo digital nada mais é do que a adaptação das vendas tradicionais do físico para o ambiente online. Mas ao mesmo tempo que proporciona uma série de benefícios, também gera muitos desafios para os empreendedores digitais.
Você provavelmente já ouviu o termo varejo, não é mesmo? Mas a transformação digital mudou muitas coisas e, entre elas, a possibilidade de atuar da mesma maneira que foi feita durante séculos no ambiente online. Por isso, é preciso entender mais sobre o varejo digital, como funciona e as suas vantagens.
Mas, na prática, quais são as características desse modelo de negócio? Qual é a principal diferença em relação ao que é feito no mundo físico? E quais são os aspectos mais importantes que o empreendedor deve ter em mente para que as suas chances de sucesso aumentem consideravelmente no varejo digital?
Para ajudar você a tirar todas essas dúvidas, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para empreender no varejo digital e conseguir bons resultados. Continue a leitura para saber mais!
O que é varejo digital?
O varejo digital é a versão online do varejo físico e tradicional. Existem lojistas, consumidores e produtos que são transacionados da mesma maneira que em uma loja na rua da sua cidade, mas com a diferença de que todas essas relações acontecem a partir do uso da internet e da tecnologia.
Como funciona o varejo digital?
Na prática, o varejo digital se inicia com um site, que representa a loja física no ambiente online, ou seja, o que pode ser chamado de e-commerce. A partir disso, consumidores dos mais diferentes locais podem se interessar por um produto ou serviço oferecido por aquela loja e seguem para as outras etapas.
Com a integração entre os canais, essa compra pode acontecer totalmente de forma digital ou com algumas dessas etapas no mundo físico. Quer um exemplo? O consumidor pode escolher uma peça na internet e ir retirar em uma local físico. Tudo depende do objetivo e da proposta de cada negócio.
Mas, no geral, o varejo digital tem todas as suas etapas registradas no ambiente online. O usuário encontra a loja em uma busca na internet, faz a compra pelo e-commerce e depois precisa se preocupar apenas em receber aquilo que ele encomendou no início dessa jornada.
Quais as características do varejo digital?
Dentro do varejo digital, algumas características são mais relevantes e precisam ser levadas em consideração por parte do empreendedor. Mas quais são esses aspectos? Confira!
Atendimento ao cliente
O consumidor está cada vez mais exigente e, por isso, é natural que as empresas precisem investir mais em soluções e alternativas que reforcem o atendimento ao cliente. Na prática, isso significa oferecer um suporte em todas as etapas de compra, começando no processo de escolha até o pós-venda.
A ideia é simples: garantir que o cliente sempre tenha o suporte necessário para tomar as suas decisões. E como isso pode ser feito? A partir das inúmeras soluções de comunicação que existem atualmente, como as redes sociais ou mesmo canais específicos e direcionados para essa atividade.
Uso da tecnologia
Não existe varejo digital sem a tecnologia, não é mesmo? O uso da tecnologia, portanto, é muito importante para que esse conceito funcione na prática. Sem isso, as chances de que os resultados apareçam são bastante reduzidas. Afinal, o objetivo é tornar mais fácil e simples o dia a dia de trabalho, certo?
A tecnologia precisa estar presente do ponto de vista do empreendedor, com ferramentas que ajudem a automatizar e potencializar os seus resultados, mas também com facilidades para o consumidor final. Assim, a tecnologia se torna essencial para que o varejo digital funcione da forma mais eficiente possível.
Experiência
Outra característica essencial do varejo digital é a preocupação com a experiência do cliente. Isso significa olhar para todos os detalhes e garantir que o consumidor tenha tudo o que precisa para fazer as suas decisões sem ter nenhum tipo de dúvida ou problema, proporcionando uma jornada de compra fluida.
O objetivo é que, dessa forma, se torne possível satisfazer o cliente nos mínimos detalhes. Seja para ter a variedade de métodos de pagamento, seja para não ter dúvidas na hora de calcular o frete de entrega. A experiência precisa ser vista como um todo, assegurando que o consumidor esteja sempre satisfeito.
Estoque
O estoque também é um tema importante para quem atua no varejo digital, especialmente por ser a forma em que as empresas vão se organizar. O seu site pode ser excelente, a experiência de compra muito boa, mas será que o estoque é suficiente para atender as demandas do seu público, por exemplo?
Não adianta nada investir na experiência na parte digital se, no mundo físico, quando uma encomenda deixa o seu armazém e vai até o destino final, o consumidor é prejudicado. O estoque, portanto, deve ser visto também como prioridade pelo empreendedor que deseja atuar no ambiente online.
Quais as vantagens do varejo digital?
Mas por que você deve investir na sua presença no varejo digital? Listamos alguns dos principais motivos para que a sua marca também venda no ambiente online!
Potencial de crescimento
Um dos principais benefícios do varejo digital é o potencial de crescimento. Enquanto uma loja física se limita ao local ou região em que se encontra, um e-commerce não precisa se preocupar com esse tipo de limitação. Afinal, o negócio pode se expandir de acordo com as suas demandas.
Sendo assim, se o seu negócio entender que as oportunidades de expansão são interessantes, é muito mais fácil — e barato — atender ao público em um outro estado, por exemplo. As limitações são muito menores, o que representa grande potencial de crescimento para o empreendedor digital.
Redução de custos
Outro aspecto interessante para quem investe no varejo digital é a redução de custos. Não só na hora de expandir, como falamos mais acima, mas também para quem está iniciando um negócio. Os custos envolvidos para começar são mais baratos do que se você tivesse uma loja física.
Já imaginou os custos com locação de imóvel, energia, água, funcionários, enfim, hoje é muito mais fácil ter o seu próprio negócio digital, com custos muito menores do que uma loja física. Assim, para quem está começando, é o método mais interessante especialmente para quem tem poucos recursos.
Ampliação do alcance
Como falamos anteriormente, o potencial de crescimento é uma das vantagens do varejo digital e muito disso se torna possível por conta da ampliação do alcance da sua loja. Um e-commerce criado no Rio de Janeiro, por exemplo, não precisa limitar as suas vendas apenas aos moradores dessa cidade.
À medida que o negócio for crescendo, é possível ampliar a logística e garantir que os seus produtos cheguem até os outros municípios ou estados em que você identificou um interesse dos consumidores na região. O mais interessante, porém, está na personalização, sendo necessário investir apenas se quiser.
Integração dos canais
Os canais de comunicação são muitos atualmente e o varejo digital consegue se beneficiar disso. A integração dos canais é outra dessas vantagens que trabalhar no ambiente online proporciona. A sua rede social pode ser feita a partir das demandas do seu público, realizando até vendas, como a sacolinha do Instagram.
Essa integração entre os diferentes canais de comunicação também representa mais oportunidades para um negócio, aumentando a possibilidade de fechar negócio, afinal, você consegue se comunicar com os consumidores em potencial das mais diferentes formas e pelos mais variados caminhos.
Automação dos processos
O varejo digital também proporciona outro benefício: a possibilidade de utilizar a tecnologia. Mas não apenas isso, já que o grande diferencial está na automação de processos. Ou seja, otimizar muitas das tarefas do dia a dia da gestão com o uso de ferramentas de tecnologia das mais simples as mais complexas.
Com isso, mesmo que o empreendedor não tenha uma equipe muito grande ao seu redor, ainda é possível fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Na prática, isso pode representar benefícios importantes, especialmente no início do seu negócio, em que é necessário fazer várias atividades simultaneamente.
Como se adaptar ao varejo digital?
Uma das dúvidas mais comuns para quem está empreendendo e quer migrar para o ambiente digital é justamente o que precisa ser feito para se adaptar ao novo ambiente. A boa notícia, porém, é que se trata de um processo muito mais simples do que pode parecer, especialmente por conta da internet e da tecnologia.
Utilizando uma série de soluções e ferramentas, é possível criar o seu negócio próprio online sem muita dificuldade, construindo uma marca, criando uma logo, encontrando parceiros, enfim, tudo a partir da tecnologia. Atualmente, existem várias ferramentas que facilitam essa adaptação, como a Bagy.
Quais as tendências para o varejo digital?
Como falamos ao longo deste conteúdo, o varejo digital é um ambiente muito concorrido e, por isso, é importante ter em mente algumas das principais tendências desse mercado, certo? Confira as principais delas!
Foco no consumidor
Entre as principais tendências do varejo digital está o foco no consumidor. Sim, essa já é uma prática que precisa ser implementada por qualquer negócio que deseja ter sucesso, mas a necessidade de um olhar ainda mais intenso para essa questão se torna essencial nos próximos anos.
E o motivo para isso é muito simples: a concorrência pela atenção do consumidor é cada vez maior. Para que isso seja atendido, portanto, é necessário investir em todas as etapas para que o cliente entre na sua loja e tenha sempre a melhor experiência possível ao fazer uma compra.
Experiências valiosas
Por falar em experiências, outra tendência é a criação de experiências com maior valor agregado para os seus clientes, fazendo com que eles reconheçam os diferenciais que o seu negócio tem para oferecer. Isso significa ter cuidado com os mínimos detalhes para surpreender seus consumidores.
Em vez de entregar apenas uma embalagem comum para os seus clientes, por que não entregar algo inovador ou até mesmo que seja marcante para consolidar a sua marca? E o atendimento precisa ser robótico e burocrático? Não é melhor investir em um contato mais humanizado e natural para que a experiência seja valiosa?
Atendimento omnichannel
Aproveitando a deixa sobre o contato humanizado, uma tendência nesse ponto específico está na necessidade de ter a integralidade entre os canais, ou seja, o famoso conceito de atendimento omnichannel. O consumidor pode escolher o canal preferido para se comunicar com a sua loja, sem intromissões.
Ele deseja iniciar a compra pelo WhatsApp, mas quer concluir utilizando o Instagram? Sem problemas, a sua loja deve se preocupar com essa integração para que ele não tenha dificuldades em fazer essa transição, mantendo também a qualidade do atendimento, independentemente do canal utilizado.
O varejo digital se torna, portanto, uma oportunidade única para quem quer investir e empreender a partir de tantos benefícios que a internet têm para oferecer. O mais importante aqui é ter em mente que os desafios podem ser vários, mas existem muitas alternativas que podem facilitar o seu sucesso.
Agora que você entendeu mais sobre o varejo digital, que tal dar o próximo passo e começar o seu negócio? Conheça a Bagy e descubra a melhor forma de vender muito pela internet com uma plataforma que tem tudo o que precisa para crescer sua loja no digital!