E-commerce

Descubra as principais vantagens do comércio eletrônico para o seu negócio

Ilustração de vantagens do comércio eletrônico.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Independentemente se você quer começar o seu próprio negócio ou se já tem uma loja física, o comércio eletrônico é a solução para aumentar a percepção da sua marca no mercado, conseguir novos clientes e, consequentemente, faturar cada vez mais.

Quer começar o próprio negócio, mas não sabe se a internet é um bom caminho? Ou tem uma loja física, mas ainda não tem certeza se migrar para o digital é uma boa estratégia? Começar ou ampliar os negócios exige muito cuidado e planejamento, mas antes de qualquer coisa você precisa entender que pode encontrar diversas vantagens do comércio eletrônico.

Para você ter uma ideia, de acordo com um relatório realizado pela Statista as vendas a nível mundial no e-commerce podem chegar a 6,3 trilhões de dólares em 2023. Esse número por si só já é um bom motivo para você investir na sua loja online, mas neste post vamos apresentar outras vantagens para que não fique nenhuma dúvida. Continue a leitura!

Vantagens do comércio eletrônico

Existem diversas vantagens que o comércio eletrônico pode oferecer para a sua empresa. Confira, a seguir, algumas delas.

Maior praticidade para os clientes

Uma das maiores vantagens do e-commerce é que você, como lojista, pode oferecer muito mais praticidade para os seus clientes. Isso acontece porque esse ambiente digital permite fazer pesquisas diversas e comparar preços com bastante facilidade — o que é muito valorizado nos dias de hoje.

Antes de tomar a decisão de fazer a compra de um produto, é muito comum que as pessoas façam essas pesquisas online justamente para se certificar de que estão realizando a melhor escolha. Então imagine se nesse momento a sua loja já aparecesse como um resultado e ainda por cima oferecesse exatamente o que o usuário está buscando? É o melhor dos dois mundos!

Outro ponto que vale destacar é que ele permite que aquelas pessoas que moram longe da sua loja possam consumir os seus produtos sem maiores dificuldades, já que os receberão em casa. Esse diferencial, aliás, pode ajudar a aumentar ainda mais a sua carteira de clientes e isso só é possível por conta da mobilidade e da flexibilidade que a internet disponibiliza.

Criação de anúncios mais assertivos

Outra vantagem do comércio eletrônico é a facilidade de criar anúncios para divulgar a sua loja online, uma campanha, o lançamento de um produto ou uma promoção. Com eles, o seu negócio não vai precisar gastar dinheiro com a impressão de folhetos para manter os seus clientes informados e pode mudar o status de disponibilidade do que foi anunciado em tempo real.

Isso sem contar que os sistemas de análise de dados garantem mais controle sobre o desempenho de cada anúncio. Com isso, o gerenciamento de cada promoção que você fizer se tornará muito mais eficiente.

Acompanhamento de resultados

Qualquer modelo de negócios tem a possibilidade de ser acompanhado a partir da análise de dados e isso é muito útil, principalmente porque são essas informações que darão uma visão geral do desempenho da sua loja.

Faturamento mensal, volume de transações, ticket médio, tráfego no site e taxa de retorno são apenas alguns exemplos de métricas que você terá acesso para conseguir fazer as análises necessárias.

A princípio pode parecer que são muitos dados para acompanhar, mas se você investir em uma boa plataforma de e-commerce, como a Bagy, pode contar com integrações de gestão, como Bling e Tiny, que ajudam nessas tarefas.

Sua loja nunca fecha

A maioria das lojas físicas tem dias e horários específicos para abrir e fechar. Outra das vantagens do comércio eletrônico é que é possível vender 24 horas por dia nos sete dias da semana. Sem contar a praticidade que os seus clientes terão de comprar sem precisar sair de casa.

Você só precisará tomar cuidado caso os seus canais de atendimento tenham horários específicos. Se esse for o caso, será necessário deixar claro tanto no seu site quanto nas redes sociais todos os horários em que você — ou a sua equipe — atende aos clientes, assim como os prazos de resposta para as mensagens que chegarem.

No mais, a sua loja só não vai funcionar nas situações onde você decidir travar suas ações — quando você quiser tirar férias ou no recesso de fim de ano, por exemplo. Fora isso, aqui entra o famoso lema de “fazer dinheiro enquanto dorme”.

Integração com diversos canais

Se você tiver uma loja física, até pode estar presente no WhatsApp, em algumas redes sociais e fazer um atendimento ao cliente mais personalizado por telefone ou e-mail. Mas, com uma loja virtual, você conseguirá ir muito além.

Você pode, por exemplo, criar uma página de perguntas frequentes dentro do seu site para que seus clientes possam tirar as dúvidas que surgirem no momento da compra. Com essa página muito bem estruturada, a chance do visitante ter a sua pergunta respondida diretamente e precisar de outro canal de atendimento é muito menor.

Outra alternativa muito interessante que você pode oferecer é um chat online dentro da sua loja. Assim você também conseguirá atender as principais dúvidas dos seus consumidores logo quando eles precisarem de ajuda. Atualmente, já existem diversas maneiras de integrar esse tipo de serviço ao seu negócio.

Não há limite geográfico

Ao contrário de uma loja física, quando um negócio vende por meio de uma loja online, o alcance geográfico automaticamente se torna muito maior. Enquanto um estabelecimento só consegue dar conta de uma região — ou, no máximo, de uma cidade —, com um e-commerce é possível vender para todo o Brasil e até mesmo para o restante do mundo!

É claro que se nós pensarmos nos grandes varejistas, mesmo com as lojas físicas essas empresas conseguem ter um alcance nacional. Mas essa não é a realidade da maioria dos empreendedores brasileiros, não é mesmo? Por esse motivo, estar na internet é claramente uma das melhores estratégias que você pode fazer para o seu negócio.

Segurança

A segurança é outra vantagem de um comércio eletrônico. Isso porque, em comparação a uma loja física, você não vai precisar manter o estabelecimento aberto até tarde da noite. Em muitas cidades brasileiras, esse pode ser um motivo de grande preocupação para os empreendedores.

Atualmente já existem diversas ferramentas e maneiras de garantir a segurança — tanto do consumidor quanto a sua enquanto lojista. Um certificado SSL integrado à plataforma que você escolher, por exemplo, vai proteger os dados dos seus clientes, assim como as informações do seu negócio contra fraudadores e ataques de hackers.

Isso acontece porque esse certificado criptografa as informações da loja virtual. Além de proteger os dados, ele tem uma validação visual para que o consumidor se sinta protegido ao entrar no seu site — aquele cadeado que fica ao lado da URL do site —, além de um selo de segurança que é exibido no rodapé.

Além disso, no e-commerce todas as transações financeiras são realizadas pela própria internet por meio de intermediadores e de gateways de pagamento. Dessa maneira, não será preciso lidar com dinheiro em espécie, o que aumenta ainda mais a segurança do seu negócio. Existem diversas soluções no mercado que podem fazer isso pela sua loja. A Bagy, por exemplo, tem um gateway de pagamento próprio que oferece diversas vantagens, o BagyPay.

Expandir suas vendas

Uma das maiores vantagens do comércio eletrônico é que por meio dele é possível expandir — e muito — as vendas do seu negócio. Um bom marketing unido o fato de você poder anunciar nas redes sociais, definir o público e vender para outros estados e cidades pode fazer com que você venda como nunca.

É claro que isso não vai acontecer do dia para a noite ou em um passe de mágica. Para conseguir realizar boas vendas, você precisará criar boas estratégias e ter empenho para colocá-las em prática. Mas vai valer a pena!

Melhor experiência do consumidor

Hoje em dia as pessoas buscam ter experiências cada vez mais personalizadas na internet. Em relação ao consumo, essa demanda não é diferente. Em uma loja física, você pode conversar com o cliente ao vivo. Em uma loja virtual, porém, você consegue oferecer produtos a partir de hábitos de navegação dos visitantes, o que deixa a jornada de compra ainda mais especial e pensada para cada um.

Sendo assim, é possível enviar ofertas especiais para o perfil dos clientes por e-mail e até mesmo mostrar a eles uma vitrine personalizada de acordo com os gostos de cada um. Outros pontos que você pode ter em mente para melhorar toda a experiência dos visitantes do seu site é informar os detalhes dos produtos de uma maneira criativa, disponibilizar boas fotos e, é claro, oferecer um bom suporte pré e pós-venda.

Assim, a jornada do cliente como um todo se torna muito mais personalizada e especial. Tudo isso sem que um vendedor — ou mesmo você — precise bombardear o visitante com perguntas para conseguir realizar a venda.

Redução de custos operacionais

Muitas vezes, quando se pensa em ampliar as frentes de atuação de um negócio, seja ele qual for, é normal que grandes custos sejam esperados, certo? No caso de uma loja virtual, porém, esses valores são muito mais acessíveis, diferentes do total que seria necessário para abrir uma loja em um espaço físico.

Para que você consiga manter o funcionamento de uma loja virtual, basicamente, os gastos serão a mensalidade da plataforma de e-commerce, as campanhas de marketing digital e as taxas de intermediadores de pagamento que utilizará no site.

Pode ser que você precise de um ou mais colaboradores que se dediquem exclusivamente ao atendimento e gerenciamento do seu comércio eletrônico, mas não precisará de tantos funcionários quanto seria necessário contratar em uma loja física.

Caso você já tenha uma loja física, pode aproveitar a estrutura do estabelecimento para manter o funcionamento do seu e-commerce. Se não tiver, basta considerar os gastos com água, luz, internet, estoque e quaisquer outras necessidades que todo negócio tem.

Desvantagens do comércio eletrônico

Mesmo com todas as vantagens listadas acima, nem tudo são flores no mundo do comércio eletrônico. Também existem algumas desvantagens e, como queremos que você inicie um negócio conhecendo todos os prós e os contras, listamos as principais delas a seguir.

Necessidade de foco no relacionamento

Nos dias de hoje, os consumidores não só têm o poder de concluir uma compra online, mas também de compartilhar todas as suas impressões em relação a qualquer etapa da jornada — sejam elas positivas ou negativas. Isso pode impactar diretamente a reputação da sua loja.

Um dos principais desafios de lojistas donos de e-commerce é investir no relacionamento com todos os clientes e oferecer um retorno rápido aos pedidos, dúvidas e qualquer tentativa de contato para evitar maiores transtornos e para que não seja criada uma imagem desfavorável da marca no mercado.

Uma boa solução para isso é investir em pop-ups de captura de e-mails para estreitar as relações em algumas situações específicas — como o abandono de carrinhoe integrações de chatbot. Quanto a isso, uma boa plataforma de e-commerce, como a Bagy, oferece essas e outras soluções para o seu negócio.

Logística

Cuidar do setor logístico pode ser um dos maiores desafios dentro do comércio eletrônico. Isso porque qualquer falha nesse trabalho pode comprometer completamente o sucesso do seu negócio, já que quase todas as etapas têm alguma relação com a logística — desde a entrega correta do produto até a satisfação dos seus clientes.

Por esse motivo, toda e qualquer otimização feita nesse setor de uma loja virtual não é somente bem-vinda, mas extremamente necessária. A boa notícia é que a Bagy pode ajudar com diversas integrações que são focadas somente nisso!

Estratégias de SEO

Outra desvantagem do comércio eletrônico é a concorrência. Isso porque existem muitas lojas online que podem vender os mesmos produtos que você e, para que você se destaque e chegue nas primeiras posições dos buscadores, como o Google, será preciso conhecer — e investir — em estratégias de SEO.

Com elas, você pode incluir palavras-chaves nos conteúdos da sua loja e nas tags das imagens e otimizar as descrições dos produtos. A boa notícia é que a maioria dos lojistas tendem a listar os produtos e os preços de uma maneira superficial dentro das lojas virtuais.

Então, se você investir nessas estratégias, já estará um passo à frente dos seus concorrentes. E para facilitar ainda mais a sua vida e a rotina do seu negócio, você pode contar com uma plataforma de e-commerce como a Bagy, que já é otimizada para SEO. Assim, você economiza seu tempo e pode investi-lo em outras tarefas que demandam mais atenção.

Possibilidade de fraudes

Com o aumento das vendas online, o número de golpes no e-commerce também cresce. Na maioria das vezes, eles são realizados por meio de compras com cartões de crédito de terceiros que são obtidos por meio de clonagem ou roubo de dados.

Não podemos negar que essas tentativas de fraude existem, mas a Bagy conta com um ótimo sistema de segurança dentro do BagyPay. Outros intermediadores de pagamento, como o Mercado Pago, PagSeguro e o PicPay também contam com soluções seguras para o seu negócio.

As vantagens do comércio eletrônico, como você pôde ver, são várias e estão revolucionando a maneira como as empresas podem fazer negócios. Desde a praticidade para os clientes até a venda para outras regiões, o e-commerce tem se mostrado uma opção cada vez mais viável e lucrativa para os empreendedores.

E para que você possa aproveitar todas as vantagens do e-commerce, crie seu site com a Bagy, a plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas a venderem online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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