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SEO na Bagy: como fazer sua loja rankear no Google? Descubra em 9 passos

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás
SEO na Bagy: como fazer sua loja rankear no Google?

Saber rankear no Google é imprescindível para os lojistas que desejam ser encontrados pelo público e aumentar as chances de melhorar o faturamento. Para isso, é preciso implementar algumas estratégias no seu negócio.

SEO na Bagy: como fazer sua loja rankear no Google? Essa pergunta pode estar passando pela sua cabeça nesse exato momento e é totalmente compreensível — afinal, quem não quer aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, não é mesmo?

Por mais que seja possível investir em recursos pagos para garantir um bom posicionamento, existem práticas que podem ser implementadas nas páginas da sua loja virtual para que a sua marca consiga ter um crescimento orgânico.

Sendo assim, saber rankear no Google é imprescindível para os lojistas que desejam ser encontrados pelo público e aumentar as chances de melhorar o faturamento. Neste post, reunimos 9 dicas para que você consiga melhorar o ranqueamento do seu negócio. Confira!

1. Escolha palavras-chaves relevantes para o seu negócio

Utilizar palavras-chave é uma das principais estratégias para rankear seu negócio no Google. De uma maneira bem simples de entender, elas são os termos de pesquisa que as pessoas utilizam quando acessam uma ferramenta de busca para conseguir encontrar o que procuram.

Por esse motivo, antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é essencial que você realize uma pesquisa de palavras-chave antes. Esse processo vai permitir que você entenda melhor o que o seu público procura e, consequentemente, que a sua marca crie conteúdo relevante que atenda diretamente a essas consultas.

O que você pode fazer é identificar quatro ou cinco palavras-chave que estejam relacionadas ao que você deseja rankear no Google. Para lojas de roupas, por exemplo, você pode escolher termos como “tendências de moda”, “cuidados com as roupas” ou “estilo pessoal”. Já para uma loja de artesanato, “DIY” e “faça você mesmo” são boas opções e assim por diante.

Você pode fazer essa busca diretamente no Google ou em ferramentas como o SemRush. O próprio ChatGPT, a ferramenta de Inteligência Artificial que está em alta no momento, pode listar algumas ideias.

Depois, é só inserir esses termos sempre que eles se encaixarem de maneira natural nos seus textos e em outros elementos das páginas do seu site, como nos títulos, subtítulos e nos ALT-text de imagens — que são os títulos do arquivo de imagem.

2. Otimize o SEO do conteúdo da sua loja na Bagy

Fazer a otimização do conteúdo das páginas da sua loja virtual, como a de política de privacidade, contato, FAQ e outras, é extremamente importante para aumentar a visibilidade e, principalmente, o tráfego orgânico do site — além de melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de conversão.

Otimizar a página dos produtos, por exemplo, pode ajudar a melhorar a posição dos itens que você vende nos resultados de busca do Google, além de aumentar a visibilidade para os usuários que estejam procurando por produtos similares. Por isso, incluir informações detalhadas sobre o produto, imagens de alta qualidade e avaliações de clientes também pode ajudar a aumentar a confiança do usuário na compra.

Já a otimização da página de categorias pode ajudar a atrair usuários que estão procurando por itens específicos em um determinado grupo de produtos. Incluir informações relevantes sobre a categoria, imagens de produtos relacionados e links para outras páginas relevantes do site também pode ajudar a melhorar a navegação do usuário.

3. Tenha descrições otimizadas para produtos

Ter descrições de produtos otimizadas é fundamental para aumentar as chances de ranqueamento no Google. Isso porque os motores de busca analisam o conteúdo das páginas para determinar tanto a relevância quanto o valor daquele texto para o usuário.

Ao criar descrições de produtos, é importante incluir palavras-chave relevantes — como já dissemos anteriormente —, que ajudarão a sinalizar ao Google o que o item em questão é e o que ele oferece. Além disso, o texto precisa ser claro, conciso e oferecer informações importantes sobre o produto — como as suas características, funcionalidades e benefícios.

Com essa descrição mais detalhada e precisa, você pode ajudar a aumentar a confiança do cliente no seu produto, o que consequentemente aumenta as chances de conversão e fidelização. Sem contar que ao criar uma descrição única e atraente, sua marca pode se destacar da concorrência e mostrar aos potenciais clientes por que seu produto é a escolha certa para eles.

4. Utilize URL amigável

Outra dica para rankear no Google com mais facilidade é utilizar URLs amigáveis. Essa estratégia consiste em adaptar o endereço do seu site — e das páginas dele — para que além dele se tornar mais acessível ao usuário, seja mais simples de ser digitado e fácil de ser lembrado.

Basicamente, em vez da URL aparecer assim:

https://www.seusite.com.br/produto=2ahUKEwjBg8qb8tfvAhU7LLkGHYXKARgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1920&bih=903#imgrc=M4qG9KX6A8ASRM

Ela aparecerá assim:

https://www.seusite.com.br/nome-do-produto

Entre as vantagens de utilizar a URL amigável — que é uma funcionalidade oferecida pela Bagy, aliás — está a melhora no SEO e no ranqueamento do seu site nos resultados do Google, além de oferecer mais segurança para o usuário, que saberá exatamente para onde está sendo direcionado. Sem contar que ela torna o acesso repetido ou mesmo uma nova visita muito mais provável, já que o endereço pode ser memorizado com mais facilidade.

5. Crie um blog otimizado para SEO

Para o seu negócio rankear no Google, uma boa estratégia é ter um blog otimizado para SEO dentro da sua loja virtual. Ao contratar a Bagy como a sua plataforma de e-commerce, você tem acesso a essa funcionalidade e pode criar o seu de uma maneira muito simples e intuitiva.

Um blog otimizado para SEO pode, por exemplo, atrair mais tráfego para o site da loja virtual, já que os usuários podem chegar até ele por meio de pesquisas relacionadas aos tópicos do blog. Quanto mais tráfego o site tiver, maior será sua autoridade perante o Google — o que pode ajudar a melhorar o ranking geral do seu negócio.

6. Faça a categorização via Google Shopping

A categorização via Google Shopping também pode ajudar a sua loja virtual a rankear no Google. Essa plataforma permite que os lojistas exibam seus produtos em resultados de pesquisa relevantes para os usuários. Ao cadastrar um produto, você pode listar informações como categoria, gênero e faixa etária que influenciam diretamente no desempenho dele.

Ao categorizar os produtos corretamente na plataforma do Google Shopping, a sua loja virtual aumenta a visibilidade para os usuários que estão procurando produtos semelhantes. Além disso, a categorização correta também pode ajudar a melhorar a relevância do site da loja virtual para as pesquisas relacionadas aos produtos — o que pode ajudar a melhorar o ranking geral da loja virtual nos resultados de pesquisa do Google.

Para categorizar os produtos corretamente na plataforma do Google Shopping, é importante que você selecione a categoria de produto mais adequada para cada item da sua loja virtual. O Google Shopping utiliza um sistema próprio para categorização que inclui categorias de nível superior, como “Eletrônicos” e “Moda”, assim como subcategorias mais específicas, como “Smartphones” e “Vestidos”.

É importante que você selecione as categorias mais específicas possíveis, já que é isso que vai ajudar a garantir que os produtos sejam exibidos nas pesquisas mais relevantes para os usuários.

7. Faça a indexação das suas páginas com o Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda a monitorar e otimizar a presença do seu site nos resultados de busca do Google. O objetivo é ajudar a melhorar o desempenho do site nos resultados de busca por meio de informações úteis sobre o site e ao permitir que os proprietários do site solucionem problemas de indexação — e outros problemas técnicos.

Ao usar o Google Search Console para otimizar a presença da sua loja virtual nos resultados de busca, você consegue identificar e solucionar problemas técnicos, monitorar o desempenho do site nos resultados de busca e melhorar a visibilidade do site nos resultados de busca.

Para indexar uma página usando o Search Console, você vai precisar seguir alguns passos simples:

  1. Adicione o site ao Search Console e verifique a propriedade;
  2. Clique em “URLs inspecionadas” e digite a URL da página que deseja indexar;
  3. Se a página não estiver indexada, clique em “Solicitar indexação” e aguarde o Google rastrear e indexar a página;
  4. Depois da indexação, basta monitorar o desempenho da página nos resultados de busca do Google com o Search Console.

8. Foque em conteúdos que estejam trazendo bons resultados

Se você notar que algum conteúdo ou um produto específico está entregando bons resultados, pode aproveitar a oportunidade para destacá-los ainda mais. Aqui, aquele velho ditado “em time que está ganhando não se mexe” não se aplica, já que você pode aproveitar essa oportunidade para ter êxitos ainda maiores.

Em relação ao conteúdo, por exemplo, você pode aproveitar o assunto daquele que teve um bom destaque para criar outros formatos que tenham o potencial de atrair mais leads ou até mesmo avançá-los no funil de vendas, como newsletter e e-books. Mesmo que essa estratégia não tenha associação direta com o ranqueamento do seu site, ela pode ser essencial para que os benefícios desses esforços tragam resultados positivos.

9. Acompanhe a performance da sua estratégia

Por último, mas não menos importante, lembre-se de acompanhar a performance da sua estratégia frequentemente. Com o painel de lojista da Bagy essa tarefa fica mais simples, já que você terá acesso a todos os dados mais importantes da sua loja virtual e poderá ajustar os próximos passos do seu negócio de acordo com o que precisa ser feito.

Além disso, ainda no painel você consegue fazer a adição de descrições completas, configurar páginas otimizadas para smartphones, otimizar a velocidade de carregamento das páginas e pode acessar diversas outras funcionalidades que ajudarão seu negócio a aparecer nas primeiras páginas das ferramentas de busca.

Conseguiu entender sobre SEO na Bagy e como fazer sua loja rankear no Google? A princípio o assunto pode parecer mais complicado do que realmente é porque são necessários seguir alguns passos para que essa estratégia realmente funcione, mas com as dicas deste post você pode conquistar a tão sonhada primeira posição na página de buscas!

E para que a sua loja tenha um bom ranqueamento, a

E para que a sua loja tenha um bom ranqueamento, a Bagy pode te ajudar. São diversas vantagens imperdíveis para o seu negócio com o melhor custo-benefício do mercado!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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