Para conquistar uma renda extra online, você pode fazer e vender artesanatos, revender semijoias, revende produtos importados, vender seus serviços pela internet, vender acessórios para celular, fazer dropshipping, trabalhar com marketing de afiliados, produzir conteúdo e muito mais.
Precisando de uma renda extra online? Saiba que o momento nunca foi tão bom para os negócios na internet, seja para quem procura apenas um complemento para ajudar nas despesas, seja para quem pretende empreender e entrar de cabeça no mercado digital.
O isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 acelerou o que já era uma grande tendência: a explosão das vendas e da prestação de serviços online. Profissionais e empresas de todos os tipos passaram a anunciar na internet, assim como muitos empreendedores resolveram tirar suas ideias do papel e levá-las para os sites, buscadores e redes sociais.
Você não vai ficar de fora dessa, vai? Continue conosco e saiba como conseguir uma renda extra online ― ou montar um negócio ― com 16 ideias garantidas!
A internet oferece as mais diversas possibilidades de atuação, da venda de itens usados a atendimentos de saúde. A boa notícia é que o número de brasileiros conectados no Brasil não para de crescer: já são 152 milhões, segundo a Cetic.br, 81% da população com mais de 10 anos de idade.
Esses dados demonstram que pessoas de todos os tipos, idades e localidades estão online buscando por conteúdo, produtos e serviços. Não importa a área que pretenda atuar, existe um público esperando a sua oferta.
Confira, a seguir, 16 dicas de negócios para ganhar uma renda extra online!
Faça e venda artesanato
O interesse pelo artesanato cresceu muito na pandemia. Produtos em crochê, bordados, feltro, patchwork (retalhos), entre outros, bombam nas redes sociais e servem tanto para quem procura um hobby quanto para quem deseja fazer um dinheiro extra.
Como o custo dos materiais é muito baixo, só é preciso muita dedicação para fazer um trabalho belíssimo, que, por sinal, é muito valorizado. Além disso, é bom caprichar no seu perfil e divulgar conteúdos com regularidade. Uma sugestão é mostrar como suas peças são feitas, o material utilizado e as demais etapas da produção.
Revenda semijoias
As semijoias oferecem luxo e elegância a um bom custo-benefício, e é, por isso, que nunca saem de moda. Esse mercado é quentíssimo e, se optar por se tornar uma revendedora, encontrará as mais variadas condições de negócio para vender nas redes sociais e em marketplaces, como o Mercado Livre.
Uma boa oportunidade é revender produtos por consignação. Nesse tipo de contrato, você só paga pela mercadoria que vende e não corre o risco de ter prejuízo com peças paradas no seu estoque.
Aposte em revenda de produtos importados
A revenda de importados é muito comum no Brasil, em especial os produtos da China, que oferecem melhores preços e condições de transporte. As opções são diversas: eletrônicos, calçados, itens de decoração, utensílios domésticos, entre outros.
Apesar das vantagens, você deve saber que esse tipo de comércio envolve riscos. É fundamental se planejar e consultar outros profissionais da área sobre eventuais taxas e regulamentações para não ter dores de cabeça na importação e na revenda.
Venda acessórios para celular
Os acessórios para celular entram na lista de importados, mas merecem destaque por apresentarem uma demanda enorme atualmente. Capinhas, películas, cabos, fones de ouvido, suportes para carro, tripés, ring lights e tantos outros produtos acessíveis são constantemente procurados nas ruas, mas também na internet.
O maior desafio aqui, porém, é a concorrência. Você precisa se planejar para conseguir competir com um preço muito baixo ou encontrar mercadorias exclusivas capazes de fazer o seu cliente pagar um pouco mais.
Venda o seu serviço pela internet
O que você faz? Em que tipo de trabalho você se considera muito bom? Já parou para pensar que existem várias pessoas procurando por isso na internet?
A prestação de serviços online cresceu muito e hoje é uma oportunidade para inúmeros profissionais, como terapeutas, consultores, advogados, nutricionistas, professores e até educadores físicos. Também pode ser um hobbie ou uma habilidade, como pintura, desenho, costura e culinária, vale tudo.
A internet é um grande espaço para troca de saberes e o melhor é que ela permite que você divulgue e venda seu trabalho para pessoas de todos os lugares do país ou do mundo.
Faça dropshipping
Que tal vender produtos online sem se preocupar com estoque? Essa é a grande vantagem do dropshipping, uma modalidade de comércio eletrônico na qual o lojista atua apenas na oferta e na divulgação dos produtos, mas as mercadorias saem direto do fornecedor para o cliente.
É, sem dúvidas, uma maneira bastante conveniente de vender na internet, mas é preciso encontrar fabricantes ou plataformas que fazem esse acordo. O empreendedor também deve ficar atento às condições e as taxas envolvidas nesse tipo de contrato.
Experimente o marketing de afiliados
O mercado de afiliados é semelhante ao dropshipping, pois o vendedor atua apenas com a divulgação de produtos ou serviços de outros profissionais ou empresas. A função do afiliado nada mais é do que divulgar links (indicações) que geram comissões sobre as vendas.
Muitas companhias tradicionais do varejo oferecem esse tipo de programa, como Amazon e Lojas Americanas, mas é possível encontrar um verdadeiro universo de oportunidades de parceria em plataformas especializadas, como a Monetizze e a Hotmart.
O sucesso nesse tipo de trabalho, no entanto, depende de uma audiência sólida na internet. Grandes afiliados são sempre grandes produtores de conteúdo.
Seja uma produtora de conteúdo
O que é a internet se não um grande oceano de conteúdo, não é mesmo? Entretanto, esse grande volume de ideias, conhecimento e entretenimento só existe graças a um exército de produtores espalhados pelo mundo. E você pode ser um deles.
Atualmente, o mercado oferece muitas oportunidades para quem está disposto a criar textos, imagens ou vídeos para profissionais e empresas. Mas você também pode criar um projeto próprio e se tornar uma influenciadora digital.
É claro que conquistar muitos seguidores não é fácil, mas é possível, e você pode fazer uma renda extra com a verba de anúncios e patrocínios.
Torne-se uma escritora
Se você é do tipo de ama escrever e sonha em publicar uma obra com seu nome na capa, saiba que a internet oferece muitos caminhos para realizar esse sonho.
Mesmo com um excelente trabalho em mãos, fechar contrato com editoras é algo muito difícil e nem sempre vantajoso. Na internet, por outro lado, é possível lançar o seu trabalho de maneira independente ou publicá-lo em grandes plataformas, como a Kindle Unlimited, que pagam por visualização de páginas.
Para atrair e conquistar leitores, porém, não basta ser uma escritora brilhante. Será preciso fazer um bom trabalho de divulgação e construir uma audiência por meio de blogs e redes sociais.
Seja uma tradutora
Domina um idioma estrangeiro? Existem milhares de pessoas e empresas que precisam de você!
A tradução de textos, livros e vídeos é uma das atividades mais antigas da internet que segue como uma ótima oportunidade para quem precisa de uma renda extra ou deseja seguir nessa profissão.
Os serviços de tradução são geralmente oferecidos e contratados em plataformas de freelancers, ao lado de outras modalidades de produção de conteúdo. No entanto, com alguma experiência, é possível encontrar serviços fixos com empresas e influenciadores que têm essa necessidade recorrente.
Venda suas fotos online
Se a sua paixão é a fotografia, você também pode fazer uma boa renda extra na internet. Existem várias plataformas que te ajudam a divulgar e a comercializar fotos cobrando uma pequena comissão pela venda. Uma das opções é a Adobe Stock.
É importante destacar que existem compradores de todos os tipos, mas as imagens mais procuradas são aquelas com algum apelo comercial e que podem ser utilizadas em blogs ou anúncios. Para atrair clientes, também recomendamos criar um portfólio e divulgar peças nas redes sociais.
Ganhe dinheiro jogando
Há alguns anos, isso poderia ser só um sonho para os amantes de games, mas hoje é uma realidade pra lá de concreta. Com o crescimento de grandes campeonatos da categoria em todo o mundo, os jogos tornaram-se um esporte de prestígio que atrai patrocinadores, treinadores, times formalizados e um público gigantesco.
O principal caminho para entrar nesse mundo atualmente são os streamings. Plataformas, como Steam e Origin, pagam para você transmitir partidas online. Os jogadores geralmente ganham dinheiro por visualizações e por doações espontâneas feitas pelo público durante as transmissões.
Vale destacar, mais uma vez, que assim como várias outras opções de renda extra apresentadas aqui, é fundamental atrair pessoas e construir uma audiência fiel. É o público o principal responsável pelos seus lucros.
Vender roupas online é um bom negócio
No passado, muitos consumidores tinham receio de comprar roupas sem experimentar na loja. Hoje, porém, a venda desse tipo de produto na internet disparou. Além dos preços atrativos, o que cativa o público é a enorme variedade de peças e estilos disponíveis para venda em sites e nas redes sociais.
Quem pretende entrar nesse mercado, porém, precisa tirar fotos com qualidade e apresentar os detalhes do produto com muita clareza para evitar devoluções desnecessárias. Outro conselho é escolher bons fornecedores para não ter dores de cabeça no futuro.
Venda roupas usadas para ter uma renda extra na internet
Sabe aquela blusa ou jaqueta que você usou uma ou duas vezes e agora fica só empoeirando no seu guarda-roupa? Ela pode ser a roupa perfeita que alguém está procurando na internet!
Existem sites especializados nesse tipo de venda, mas você pode anunciar itens por conta própria nas redes sociais ou, quem sabe, criar um brechó online.
Lembre-se, no entanto, que, embora seja usada, a roupa precisa estar conservada, limpa e bem apresentada. As pessoas procuram roupas usadas pensando em conseguir um bom preço, mas a qualidade é também muito valorizada.
Venda pelo Instagram
Existem outras redes sociais, como o clássico Facebook ou o badalado TikTok, mas quando o assunto é engajamento, o Instagram é o rei. Isso significa que seus usuários tendem a interagir muito mais com os conteúdos publicados, o que é uma oportunidade única de cativar pessoas, criar autoridade e fazer clientes.
Para obter bons resultados no Instagram, porém, é preciso tirar fotos de qualidade, publicar com regularidade e responder comentários e mensagens com prontidão. A criatividade é também muito bem vinda para criar publicações atrativas para seu público.
Crie um site para vender online
Nossa última dica é criar um site de vendas só seu na internet, algo que pode agregar muito mais qualidade e profissionalismo ao seu negócio. E não pense que isso é algo muito caro ou complicado de fazer. Uma boa ferramenta de e-commerce nos permite criar lojas online rapidamente, sem precisar entender nada de tecnologia.
Com a Bagy, por exemplo, você cria uma loja online completa para vender o quanto antes.
E aí? O que achou das nossas dicas? Como você pôde perceber, as oportunidades que a internet oferece são muito variadas e não é à toa que esse mercado é enorme e não para de crescer. Só não pense que o seu planejamento acaba aqui.