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Entenda por que o Redirect 301 é importante para seu site

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de redirect-301

O Redirect 301 é um código de programação que redireciona o usuário de uma página para outra. Ele é fundamental para evitar páginas não encontradas ou links quebrados quando você altera algum conteúdo.

Você sabe o que é Redirect 301? Se você ainda não utiliza essa ferramenta no seu site, pode estar perdendo a chance de ter uma estratégia de otimização mais completa!

Graças a esse recurso simples, é possível diminuir as taxas de perda dentro do seu blog, e não se preocupar quando quiser fazer uma mudança de branding ou de endereço.

Mesmo sendo um elemento de programação, é relativamente simples aplicar essa técnica. Além disso, lidamos o tempo todo com ferramentas e números, como o código universal do produto ou os identificadores de uma página, por exemplo.

Por esse motivo, é fácil entender esse conceito e como implementar ele nas suas páginas, para garantir que os seus usuários continuem te encontrando nas pesquisas.

Conheça tudo sobre o Redirect 301 e saiba porque ele é tão importante para o site, além de conferir alguns dos benefícios que ele pode trazer para o seu negócio virtual. Acompanhe a leitura!

O que é o Redirect 301?

O Redirect 301 é uma técnica de desenvolvimento web e marketing digital que redireciona os usuários para outra página.

Quando um cliente digita algo na barra de endereços ou no buscador, ele pode encontrar uma URL antiga, ou selecionar o site errado tentando entrar no seu blog.

Com essa ferramenta, você garante que os usuários e motores de pesquisa encontrem o conteúdo desejado, mesmo que ele tenha sido movido ou modificado.

Assim, mesmo que um endereço esteja diferente, esse método direciona automaticamente o usuário para o site atualizado.

Na prática, é como um cliente que procura a sua loja física e descobre que ela mudou de endereço quando vê um aviso colado na porta. Esse papel nada mais é do que o Redirect 301 na programação do seu site.

Trata-se de uma estratégia recomendada de SEO, que garante a autoridade do seu domínio e a devida localização do seu site.

O que o Redirect 301 faz?

Na prática, o Redirect 301 atua como um orientador de páginas para o seu usuário não se perder durante a navegação.

Caso o blog passe por alguma mudança de domínio, endereço ou mesmo nome, as chances do cliente se confundir aumentam.

Nesse caso, para não ser penalizado pelos mecanismos de busca e ter uma diminuição na sua taxa de visualizações, é importante usar uma ferramenta que cumpra o papel de direcionar o seu visitante.

Assim, o Redirect 301 garante que você mantenha o tráfego de usuários de maneira permanente, independente da mudança que ocorra dentro da URL.

E essa atuação pode ser feita com várias intenções. Por exemplo, se um usuário digitar “gogle.com”, o endereço é modificado automaticamente para “google.com”, levando a pessoa para o site que ela gostaria de encontrar no começo.

Eventualmente, se você mudar um artigo de endereço e o usuário quiser revisitá-lo, clicar na URL antiga irá redirecionar o acesso para o lugar certo, graças a essa ferramenta.

Qual a diferença entre Redirect 301, 302 e 307?

A diferença entre o Redirect 301, 302 e 307 é o período do redirecionamento que os códigos oferecem.

A operação 301 realiza uma mudança permanente no endereço, enquanto o redirect 302 é apenas temporário.

Ou seja, depois de certo período, o site volta a atuar normalmente na URL original. Essa é uma estratégia para quando a página está em reforma, por exemplo. 

Enquanto isso, o Redirect 307 é uma atualização mais recente do 302, e também realiza mudanças temporárias na localização do código.

Ele foi criado para ser compatível com a linguagem HTTP 1.1, enquanto o 302 funciona apenas no HTTP 1.0.

Mas ambos os códigos trabalham da mesma forma, mudando o endereço para levar o usuário até outra página.

Quando aplicar o Redirect 301?

Muitas pessoas podem ter dúvida sobre quando aplicar o Redirect 301 em seus sites. Nesse caso, para saber se essa estratégia é a mais indicada, vale a pena conhecer algumas das situações que exigem o redirecionamento. Veja mais detalhes abaixo:

Atualização de URL

A atualização de URL dentro de um site pode ser feita por vários motivos, seja para otimizar o SEO ou para modificar o slug que o usuário está visualizando naquele momento.

Seja como for, a mudança no endereço pode ser uma complicação para o usuário, especialmente quando ele já está acostumado com a URL antiga.

Nesse caso, o Redirect 301 impede links quebrados ou desatualizados, levando o usuário para a página que ele gostaria, sem comprometer a sua experiência ou gerar frustrações.

Migração de website

Além da atualização de URL, você também pode querer mudar o seu site e migrar ele de domínio.

Essa é uma boa estratégia para fazer com que a sua marca continue acompanhando o seu negócio e a forma como você se identifica.

No entanto, é essencial prestar atenção no direcionamento do usuário, que pode querer acessar o site antigo e ter uma experiência menos positiva ao descobrir que o link está quebrado.

Com o código Redirect 301, você pode migrar seu website para outro domínio ou servidor sem comprometer suas buscas orgânicas, ou o tráfego.

Redirecionamento de páginas que já não existiam

Ainda, um dos principais motivos para usar o Redirect 301 é o redirecionamento de páginas que não existem mais.

Você pode ter excluído um conteúdo ou eliminado definitivamente uma categoria do site, mas isso não exclui a URL dos motores de busca ou do histórico do usuário, por exemplo.

Nesse caso, a estratégia é usar um código permanente que leve o cliente para outro lugar que faça sentido, seja a nova página, relacionada ao antigo conteúdo, ou um local de aviso.

Isso evitará o erro de “página não encontrada”, oferecendo a melhor experiência possível para o seu visitante, sem comprometer seu posicionamento orgânico ou os resultados de buscas feitas para o seu site.

Qual a importância do Redirect 301 para o site?

Se você ainda está em dúvida sobre o Redirect 301, vale a pena saber a importância desse código para o site e para a sua marca.

Além de ser uma estratégia de SEO fundamental para os seus resultados, também é uma prática que pode ajudar no seu posicionamento diante do público.

Por isso, conheça alguns dos benefícios que o seu site terá ao usar essa ferramenta:

Otimização do tempo

Ao mudar um endereço ou dar uma repaginada no seu site, você pode perder muito tempo modificando todas as URLs que estão relacionadas com esse conteúdo.

Em vez disso, é mais fácil inserir esse código diretamente na programação da página em questão, evitando ter que corrigir todos os links e estratégias que usam esse endereço antigo.

Ainda, também é uma forma de otimizar o tempo do usuário, que não precisará pesquisar pelo conteúdo no Google ou dentro do site, aumentando as chances de perder o tráfego.

Com apenas algumas linhas de código, o seu redirecionamento estará pronto e permanente, evitando problemas de navegação.

Melhora do experiência dos clientes

Um dos pontos mais importantes em qualquer estratégia digital é oferecer uma boa experiência para os clientes, o que fica comprometido se a sua página não estiver funcionando do jeito certo.

Caso o usuário tente entrar em um conteúdo e encontre um link quebrado, ele pode não apenas ficar frustrado, como desistir de continuar com a jornada ou com a sua intenção de consumo.

Isso traz prejuízos significativos para o seu negócio, além de comprometer a experiência do cliente dentro do seu site.

Com o Redirect 301, você envia o usuário para a página que gostaria, evita transtornos e mantém sua satisfação.

Aumento da credibilidade

Páginas quebradas ou não encontradas são elementos que interferem diretamente na sua credibilidade digital e comercial.

Na internet, os mecanismos de busca podem te penalizar por não ter um endereço funcional, especialmente pela taxa de retornos ou de saídas que ele identifica a partir dos usuários.

O Redirect 301 é uma das principais ferramentas para evitar esse acontecimento, melhorando sua posição mesmo com endereços alterados.

Enquanto isso, a sua credibilidade com o cliente também pode ficar comprometida com uma página que não funciona ou um conteúdo perdido.

Assim, realizar um direcionamento assertivo e que indica ao usuário o que ele está procurando também contribui para consolidar sua reputação.

Confiança da marca

Levar os usuários para as páginas reais, que eles esperam encontrar, faz com que tenham mais confiança na sua marca.

Afinal, você está apresentando um conteúdo autêntico, e não permite que encontrem páginas e links quebrados.

Esse elemento também interfere no seu posicionamento diante dos mecanismos de busca, uma vez que o algoritmo entende que a construção da sua página é confiável e bem planejada.

Quais as possíveis linguagens?

Antes de aplicar o Redirect 301 na sua página, é fundamental saber qual a linguagem de programação empregada no seu site.

Embora a ferramenta seja simples, ela precisa estar devidamente configurada para que a URL responda e faça o redirecionamento correto.

Por isso, conheça algumas das possíveis linguagens para adaptar o código dentro do seu site.

PHP

O PHP é a linguagem mais comum na construção de páginas web, sendo amplamente utilizada e simples de mexer.

Por conta da simplicidade dessa fonte, muitas pessoas podem alterar o Redirect 301 sozinhas, sem precisar de ferramentas ou programadores. Basta usar o código abaixo:

<?

Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );

Header( “Location: http://www.meusite.com.br” );

?>

Com isso, a página irá entender que deve redirecionar para o novo local e irá carregar o código referenciado.

ASP

O ASP é uma estrutura de bibliotecas básicas que ajudam no processamento de linguagens de script junto ao servidor para gerar conteúdos dinâmicos na Web.

Ele pode estar presente em várias páginas e linguagens. Nesse caso, o código incluído é diferente:

<%@ Language=VBScript %>

<%

‘ Permanent redirection

Response.Status = “301 Moved Permanently”

Response.AddHeader “Location”, “http://www.meusite.com.br/”

Response.End

%>

Ele também acompanha o topo da página do código-fonte, e precisa incluir o site para o qual o conteúdo será direcionado.

ColdFusion

O ColdFusion é uma plataforma de desenvolvimento Web da Adobe Systems, e usa a linguagem CFML para desenvolver suas páginas de forma mais dinâmica.

Alguns sites e hospedagens contam com essa ferramenta pelos recursos Adobe. Nesse caso, também precisa incluir um código diferente:

<.cfheader statuscode=”301″ statustext=”Moved permanently”>

<.cfheader name=”Location” value=”http://www.meusite.com.br”>

Ruby on Rails

Ruby on Rails é um projeto de código aberto escrito na linguagem de programação Ruby, e busca oferecer sites mais rápidos e dinâmicos.

Se a sua página trabalha com esse formato, é possível incluir o Redirect 301 nela:

def old_action

headers[“Status”] = “301 Moved Permanently”

redirect_to “http://www.meusite.com.br/”

end

Quais as ferramentas para ter um Redirect 301?

Se você não é programador ou não quer incluir o Redirect 301 sozinho na sua página, existem algumas ferramentas que podem realizar esse redirecionamento de maneira efetiva.

Essas opções funcionam como plugins dentro da sua plataforma de publicação, e também podem realizar testes para verificar se o código está rodando do jeito certo.

Algumas alternativas disponíveis, atualmente, são:

Além disso, se você possui uma plataforma integrada que administra sua loja virtual, como a Bagy, também pode usar esse código de redirecionamento por meio de ferramentas no portal, sem precisar mexer diretamente com os códigos.

Quais cuidados tomar com o Redirect 301?

Finalmente, embora seja uma ferramenta estratégica e importante para o seu site, é essencial tomar cuidado com as duplicações e códigos errados.

Se você incluir endereços divergentes, os mecanismos de busca podem entender o direcionamento como uma duplicação de conteúdo, e penalizar o seu posicionamento.

Além disso, se o código-fonte da página estiver com o formato errado, a exibição também será quebrada, prejudicando todo o seu planejamento.

Por esse motivo, tome cuidado na hora de incluir o Redirect 301 na sua página, e busque fazer isso com um profissional, para não ter o efeito oposto ao desejado.

E se estiver em busca de uma solução prática e simples para redirecionar seus usuários do jeito certo, venha conhecer as soluções da Bagy para o seu site, e utilize uma plataforma que otimiza as suas vendas!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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