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O que é código universal do produto? Descubra por que usar e como gerar o seu!

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Veja o que você irá encontrar neste artigo

O código universal do produto é uma sequência numérica única atribuída a cada mercadoria para distingui-la das demais. Ele serve principalmente para agilizar a logística dos negócios e fornecer mais detalhes dos produtos aos consumidores. 

Se você ainda não sabe o que é Código Universal do Produto, essa é a sua oportunidade de aprender mais sobre esse fator que pode transformar o dia a dia do seu negócio! Com ele, os empreendedores podem fornecer mais detalhes dos seus produtos aos consumidores, melhorando assim a experiência de compra dos clientes na sua loja.

Independente das características das mercadorias, todas elas podem ser catalogadas com esse código. Entretanto, como cada produto é único, a sequência de números recebida nessa categorização será diferente e específica para cada item do estoque.   

Nas vendas por meio das plataformas digitais, o Código Universal ainda pode auxiliar no posicionamento do seu anúncio nos mecanismos de busca, fazendo com que mais pessoas encontrem o seu produto e, consequentemente, aumentando seu faturamento. Interessante, não é mesmo? 

Então,  se você deseja saber mais sobre como trabalhar com e-commerce do jeito certo, é essencial buscar entender como funciona essa ferramenta, aprendendo a implementá-la no seu negócio com o objetivo de alcançar melhores resultados nas vendas. 

Aproveite para fazer isso agora com ajuda da Bagy, acompanhando o guia completo que preparamos a seguir, que traz algumas respostas às principais dúvidas feitas pelos lojistas a respeito do Código Universal do Produto. Continue a leitura e confira!

Entenda o que é código universal do produto

O Código Universal do Produto (UPC) é representado por uma sequência numérica de 12 dígitos. Ele normalmente fica localizado próximo ao código de barras presente na embalagem ou no rótulo de um produto. Junto aos dígitos, o UPC também possui as listras (ou barras) legíveis por máquinas

Assim como o documento de identidade usado pelos cidadãos, esse código serve para diferenciar as mercadorias de acordo com suas características. Por isso, essa série de números é específica e tem ligação apenas com um único produto. 

Às vezes, as pessoas que ainda não sabem o que é código universal do produto costumam confundir essa identificação com o número do EAN (Europeu Article Number). Apesar de serem parecidos, a diferença entre eles está na quantidade de dígitos de cada sequência. Enquanto o UPC tem 12, o EAN é formado por 13 números.  

Saiba para que serve o código universal do produto

Quem tem um empreendimento sabe o quanto é difícil manter o estoque do negócio sempre atualizado no dia a dia, por isso o Código Universal do Produto foi criado. Com ele, cada mercadoria ganha uma identificação particular. Dessa forma, logo que ela é vendida, o sistema de vendas já é informado, realizando o controle do inventário.   

Na atualidade, o UPC também é muito exigido para as pessoas que querem vender em marketplaces.  Essa é a forma que essas plataformas digitais encontraram de impedir que itens falsificados ou de origem ilegal sejam comercializados dentro de seus sistemas. 

Para os lojistas, o uso do Código Universal ainda pode trazer benefícios em relação a divulgação do seu negócio na internet, já que normalmente os mecanismos de busca aproveitam dessa sequência para fazer o ranqueamento de anúncios.         

Descubra a importância do código universal de produtos

Seja para facilitar as operações diárias dos varejistas ou levar informações seguras aos consumidores, o Código Universal do Produto se tornou indispensável tanto para o varejo físico quanto para o comércio virtual. 

Se você ainda não entendeu a importância de usar essa identificação no seu negócio, recomendamos que acompanhe a lista a seguir em que elencamos as principais vantagens de investir nesse mecanismo para seu estabelecimento. Confira! 

1. Agilidade na leitura

O mundo cada vez mais é controlado por sistemas eletrônicos e digitais e com o varejo não seria diferente. Nos dias de hoje, por exemplo, os comerciantes podem contar com o auxílio de várias ferramentas automatizadas para a realização das tarefas do seu negócio, abrangendo desde a venda das mercadorias até a forma de divulgar sua loja virtual

Na parte do controle de estoque, as máquinas só conseguem fazer o acompanhamento das vendas mediante o fornecimento de determinados dados e um dos mais importantes é o UPC. Sem ele, é impossível manter o inventário sempre atualizado, visto que realizar essa tarefa de modo manual é um processo lento e trabalhoso. 

2. Rastreio na logística

O UPC também é importante para acompanhar a logística de envio dos produtos em todas as etapas de produção, permitindo que a conferência e a liberação das mercadorias seja realizada com maior agilidade. 

Com a automatização dessas atividades, todos os envolvidos na cadeia produtiva acabam sendo beneficiados, do fornecedor ao consumidor final, que receberá a mercadoria em um prazo menor de tempo. 

3. Aumento da eficiência

A implementação do Código Universal do Produto no estoque ainda permite que os lojistas tenham uma visão completa de todos os processos operacionais executados no seu negócio. 

Dessa forma, eles podem identificar os entraves que prejudicam o desenvolvimento das atividades operacionais com mais facilidade, propondo então melhorias para que essas etapas sejam realizadas com maior precisão.     

4. Melhores anúncios nas plataformas de venda

Para quem pretende vender na internet também é fundamental saber o que é Código Universal do Produto, pois é muito comum que as plataformas de venda online exijam essa identificação no cadastro do estoque

Além de usar esse mecanismo para fazer a certificação dos produtos comercializados, elas ainda aproveitam o UPC para fazer a união de anúncios com mercadorias semelhantes ao mostrar os resultados de pesquisa a um consumidor, promovendo assim uma concorrência mais equilibrada na plataforma

5. Validação dos produtos 

A falta do código universal na embalagem das mercadorias pode levantar dúvidas nos consumidores em relação à veracidade dos produtos, tendo em vista que itens falsos ou de origem ilegal não costumam conter essa identificação. 

Para evitar essa desconfiança do público, o indicado é sempre aplicar o UPC em todos os elementos do estoque, garantindo assim a validação dos produtos e o comprometimento do seu negócio com a legalidade.    

Veja como criar o código universal para os seus produtos

Agora que você já entende o que é Código Universal do Produto e a importância desse mecanismo para o comércio em geral, é possível que você esteja se questionando como conseguir essa identificação para colocar nas suas mercadorias. A seguir, trouxemos alguns meios usados atualmente para fazer essa categorização. Veja quais são!    

1. Utilize ferramentas que geram códigos automáticos

Os lojistas também podem contar com a ajuda das ferramentas automatizadas na hora de gerar o código universal para os produtos. Inclusive, algumas plataformas de venda virtuais já até possuem softwares específicos dentro do seu sistema para realizar essa emissão. 

Caso esse não seja o caso do e-commerce em que você gerencia sua loja virtual, ainda é possível emitir esse código universal por meio de outros aplicativos e sites gratuitos, salvando o arquivo gerado para usá-lo posteriormente onde quiser. 

2. Categorize seus produtos

O UPC foi criado com a intenção de identificar todos os bens de consumo, diferenciando-os de acordo com as suas características. Por isso, é fundamental categorizar todas as mercadorias oferecidas por seu negócio ao utilizá-lo.  Só assim será possível oferecer precisão no controle do estoque da loja.  

3. Use os números certos

Por fim, vale lembrar que o código universal possui uma estrutura específica para padronizar todas as emissões feitas no mercado. Geralmente, os seis primeiros números remetem ao fabricante, os cinco centrais ao tipo de produto categorizado e o último é o dígito verificador da sequência. 

Não se esqueça de se atentar a esses padrões na hora de realizar o registro das mercadorias do seu estoque. Para isso, é possível contar com a ajuda de empresas certificadoras que trabalham com a emissão desses dados. 

Após todas essas informações sobre o que é Código Universal do Produto, já dá para perceber que seu negócio só tem a ganhar com o uso dessa ferramenta, não é mesmo? Comece hoje a providenciar esse registro para as mercadorias do seu estoque e aguarde por novos resultados na cadeia logística e de vendas do seu empreendimento. 

Mas, se você ainda não oferece seus produtos na internet, aproveite esse momento para conhecer as melhores plataformas de venda online onde é possível criar sua loja virtual.

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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