Gestão

Rastreamento internacional: entenda como funciona e como fazer na prática!

Imagem ilustrativa de rastreamento internacional

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O rastreamento internacional é o processo de acompanhar as entregas de encomendas que vêm do exterior. Com esse recurso, o lojista tem maior controle sobre o seu estoque, além de poder investir em uma maior transparência com os seus clientes.

O rastreamento dos Correios já é uma prática que precisa ser adotada por qualquer empreendedor que deseja se destacar. Afinal, estamos falando de bastante concorrência, certo? Cada detalhe importa e, com a globalização e a variedade de fornecedores, o rastreamento internacional se torna essencial.

Isso mesmo: muitos lojistas compram produtos no exterior e revendem para o mercado brasileiro. Essa é uma prática normal e que pode abrir oportunidades de negócio para novos empreendedores, mas as responsabilidades aumentam no que se diz respeito ao suporte ao cliente.

Em primeiro lugar, você não pode deixá-lo no escuro apenas por ser uma venda internacional, não é mesmo? Além disso, o lojista deve se organizar e ter todo o planejamento do que precisa ser feito e de como vai ficar o seu estoque no curto, médio e longo prazos, certo?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre rastreamento internacional e o que precisa ser feito. Confira!

O que é o rastreamento internacional?

O rastreamento internacional nada mais é do que o monitoramento da entrega de encomendas que vêm de fora do Brasil. Ou seja, conseguir acompanhar de perto cada etapa do processo logístico de entrega de um produto até que ele chegue no país e seja redistribuído.

Com o aumento significativo do número de importações de mercadorias menores para o varejo, é importante que os empreendedores consigam se organizar e ofereçam uma experiência melhor para os seus clientes. Entender o processo de entrega, portanto, se torna essencial.

Afinal, já imaginou criar um e-commerce que vende itens importados, por exemplo, via Shopee, mas não ter certeza de quanto tempo vai demorar até que uma entrega seja feita? Ou mesmo não conseguir passar essa informação para o consumidor final?

O rastreamento internacional, portanto, serve como uma fonte de informações para que o lojista tenha o máximo de dados possíveis para passar para o seu cliente e, ao mesmo tempo, consiga se planejar e se organizar internamente para realizar a gestão eficiente do seu estoque.

Como funciona?

O rastreamento internacional funciona da mesma maneira que o rastreamento em território nacional. Você tem os números e detalhes do pedido em mãos e, a partir disso, consegue identificar em qual etapa do processo logístico de entrega o item está.

Em alguns casos, ainda é possível monitorar as pequenas etapas, quando o produto está em separação ou mesmo se já saiu para entrega. Tudo vai depender da plataforma de e-commerce que está usando, mas o processo é bastante parecido com o rastreamento nacional.

Qual a importância nas compras online?

Mas por que você deve se preocupar tanto com o rastreamento internacional? Existem alguns motivos que tornam essa tarefa tão importante, especialmente para quem está empreendendo e depende das entregas vindas do exterior para fazer o seu negócio funcionar.

Em primeiro lugar, o planejamento e a organização são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, certo? Em um e-commerce que importa produtos não é diferente, aliás, é ainda mais importante, já que os produtos estão vindo do exterior e podem demorar mais para chegar.

Sendo assim, é preciso saber o máximo de detalhes sobre oferta e demanda de cada produto, além do processo logístico até a sua entrega. Afinal, você não quer ter uma quantidade enorme de produtos parados no estoque e, ao mesmo tempo, não quer perder oportunidades de venda, não é mesmo?

Ao realizar o rastreamento internacional, você consegue se planejar melhor e identificar mais detalhes necessários para ofertar um produto no seu site. Tudo isso garante um planejamento mais adequado para que o seu negócio funcione sem maiores problemas.

Além disso, existe também a questão de transparência com o seu cliente. Por mais que ele não sabia, necessariamente, que o seu produto vem do exterior, ele precisa ser o mais bem informado possível sobre todos os detalhes da sua compra e o rastreamento internacional permite que isso aconteça.

Caso queira mais detalhes para se organizar para receber o produto ou dependa da entrega em uma data específica, o cliente precisa ter informações e cabe ao lojista fornecer o máximo de detalhes possíveis para que a experiência do consumidor sempre seja positiva.

Na prática, portanto, o rastreamento internacional serve como um recurso positivo para duas frentes: melhor organização e planejamento para o lojista e maior transparência com o consumidor final. Em resumo, é um processo importante para melhorar o negócio como um todo.

Como fazer o rastreamento internacional?

Mas, afinal, o que deve ser feito na prática para rastrear um pedido internacional? Confira as dicas!

Acesse o site

A primeira etapa é muito simples: acessar o site que você realizou a compra para ter acesso aos dados e informações necessários para conseguir rastrear o pedido sem maiores problemas.

Entre nos pedidos

Depois, você deve entrar na sua área destinada para conferir todos os pedidos que foram realizados dentro da sua conta.

Selecione o pedido

Escolha o pedido que você quer buscar mais informações.

Analise as informações

Analise todos os dados que foram passados ali e acompanhe qual o status de entrega desse pedido.

Preencha os campos necessários

Em seguida, você deve preencher todos os campos necessários, caso haja essa necessidade, para garantir o prosseguimento adequado do processo.

Rastreie

Agora, você já tem todas as informações em mãos e pode fazer o rastreamento internacional sem maiores problemas.

Como fazer o rastreamento internacional na Shopee?

Algumas plataformas tornam esse trabalho ainda mais fácil, como a Shopee. Que tal entender como realizar o rastreamento internacional dentro dessa plataforma? Confira o passo a passo!

  • 1º passo: acesse o seu perfil com a mesma conta que fez a compra na Shopee;
  • 2º passo: selecione a opção “Eu” ao fazer o login no aplicativo da Shopee;
  • 3º passo: escolha o menu “Minhas Compras” no canto inferior direito da sua tela;
  • 4º passo: clique no pedido que você quer acompanhar entre as suas compras recentes;
  • 5º passo: acompanhe todas as atualizações a partir do momento que o status mudar para “A receber”.

Viu? Muito simples, não é mesmo? Agora você já sabe como pode acompanhar tudo o que comprou e o caminho que cada encomenda está fazendo até que chegue ao Brasil — mais precisamente, no seu endereço.

Quanto tempo demora para atualizar o status?

A atualização do status na Shopee pode variar entre 45 e 60 dias. Tudo vai depender do produto que você está comprando e também do vendedor, além, é claro, do que foi acordado durante o momento da compra.

Isso significa que é importante manter um contato próximo do vendedor para evitar que você fique muito tempo sem informações sobre o status da entrega dos produtos.

Quais os problemas de rastreamento internacional?

O rastreamento internacional tem alguns pontos de atenção que você precisa saber quais são. O primeiro deles é que nem sempre você consegue ter todas as atualizações necessárias quando o produto ainda está em outro país que não seja o Brasil.

Afinal, essa é uma informação que vai depender de uma série de variáveis: do perfil e comportamento do lojista até mesmo a regulamentação do país em que o produto está sendo comprado. Ou seja, é preciso analisar cada compra que está fazendo para se assegurar que vai ter todas as informações necessárias.

Outro problema que pode atrapalhar o rastreamento internacional é a possibilidade de extravio. Caso aconteça algum problema com a encomenda no exterior, em caso de roubo, por exemplo, pode ser que você fique com poucas informações, dependendo mais do vendedor.

Em resumo, o rastreamento internacional exige bastante comunicação com quem está vendendo os produtos. Por isso, desenvolver uma relação de confiança com esse fornecedor em potencial pode ser muito importante para não ter maiores dores de cabeça.

Como a tecnologia pode ser usada?

A boa notícia é que a tecnologia tem se tornado uma grande aliada do consumidor — ou lojista — que faz compras internacionais. Atualmente, é possível usar sites específicos para realizar o rastreamento internacional. Algumas opções são:

  • Global Order Tracking;
  • Track It Online;
  • 17 Track;
  • EBANX Track.

Seguindo aqueles passos que citamos mais acima, você consegue, agora, reunir todas as informações necessárias para acompanhar exatamente em qual etapa do processo logístico está o seu pedido.

Qual o significado de cada um dos status de rastreamento internacional?

Apesar de ser um processo bastante similar ao rastreamento nacional, é importante saber exatamente quais são os significados de cada status dentro da logística de rastreamento internacional, não acha?

Pedido realizado

A primeira etapa de qualquer compra — seja nacional, seja internacional — é a mesma: pedido realizado. Neste momento, o pedido de um produto já foi feito no site, mas ele ainda está sendo processado pela empresa responsável, para ter certeza de que o pagamento foi liberado.

Ou seja, nada de muito relevante vai acontecer nesse momento, afinal, nenhuma compra vai passar para outro estágio sem que o processamento seja realizado e o pagamento aprovado, independentemente de qual tenha sido o método de pagamento utilizado.

Pedido pago

O processamento do pagamento foi concluído? Excelente, agora é possível mover para a próxima etapa desse processo logístico: pedido pago. Agora é a hora em que a logística, de fato, começa a entrar em ação, já que o lojista sabe que vai receber os recursos enviados pelo cliente.

Esse processo pode demorar um pouco dependendo do método de pagamento que foi escolhido. Em alguns casos, como no pagamento via boleto, o horário dos bancos vai definir quanto tempo leva até a aprovação. Mas, confirmado o pagamento, o produto move para o centro de triagem.

Pedido enviado

Depois da confirmação de pagamento, o produto move para outra categoria: pedido enviado. Isso significa que ele já deixou o centro de triagem e já foi separado por uma equipe especializada para que ele tenha o destino correto ao final desse processo.

Esse cuidado é muito importante, já que ele vai garantir que o destino final seja o correto. Quando se fala em rastreamento internacional, o tempo médio para a entrega dos produtos varia entre 45 e 60 dias.

A receber

No caso da Shopee, quando o produto chega na etapa a receber, isso significa que ele já saiu para entrega, ou seja, o processo logístico está em funcionamento e, dentro do prazo estipulado, é esperado que o item chegue ao seu destino final.

Lógico que em um processo internacional, é natural que esse tempo demore um pouco mais. Mas quando esse status é revelado, o consumidor já consegue ter o código de rastreio em mãos e pode ter o máximo de detalhes possíveis sobre a sua compra.

A avaliar

Como a jornada de compra não se encerra no momento em que a conversão é feita, a Shopee preza bastante por ouvir seus clientes. Sendo assim, quando chega o status de a avaliar, o significa é de que o produto já foi entregue em seu destino final.

Agora, é a etapa mais simples — mas muito importante para a experiência do consumidor — de avaliação da mercadoria. O consumidor pode avaliar não só o item especificamente, mas também o vendedor que foi responsável pela transação.

O rastreamento internacional se torna, portanto, um recurso muito importante para qualquer lojista que deseja vender mais. Afinal, é uma forma de ter uma gestão mais eficiente dos seus produtos e estoque, além de ajudar na transparência com os seus clientes.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Artigos relacionados

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.