Uma estratégia muito mencionada atualmente é a importância de criar conteúdo para o Instagram e isso não é à toa! Se você é lojista, com certeza já percebeu o quanto os conteúdos, além dos posts de produto, impactam nas vendas dos seus produtos pela internet, seja para quem é produtor ou revendedor!
Ao criar conteúdos relacionados ao seu nicho para o Instagram, você:
- Reforça sua autoridade no assunto;
- Dá credibilidade para a marca;
- Atrai o público certo para seu perfil;
- Aumenta o engajamento e alcance no Instagram;
- Educa seus futuros clientes sobre seu produto;
- Vende para clientes mais qualificados.
Uma vez que você está nutrindo seus seguidores com conteúdos relacionados ao seu produto, você está garantindo uma compra mostrando que sua loja é confiável. Além disso, o post de conteúdo incentiva mais interação, isso colabora para impulsionar seu perfil de forma orgânica! Clique aqui para entender o algoritmo do Instagram.
Ok, criar conteúdo é importante. Mas antes, devemos entender alguns pontos básicos: quem é minha persona, qual é o meu objetivo e em quais redes sociais estarei atuando.
Redes Sociais
Para lojas de decoração, as redes sociais mais relevantes atualmente são o Instagram, o Pinterest e até o TikTok.
O Pinterest é uma plataforma de busca. Lá, pessoas se inspiram nas decorações dos ambientes encontrados, quer público melhor para vender? O Pinterest não necessariamente será o local onde as pessoas vão fechar a compra, mas ele vai atrair pessoas para seu blog, Instagram e e-commerce.
Já no TikTok, são diversos os tipos de conteúdo que você pode produzir, por exemplo: Transformação de um ambiente com “antes e depois”, formas diferentes de usar um item de decoração, restauração de móveis, top 3 decorações de casas de famosos… é um leque enorme de opções.
Nas redes em que você estiver presente, acompanhe as referência do assunto e siga outros perfis da área para se inspirar.
Em cada plataforma as pessoas se comportam de maneiras diferentes, entenda o que elas estão buscando e comece a criar seu conteúdo.
Persona
A persona é um conceito de Marketing usado para representar seu cliente ideal. Leve em consideração suas principais características como: faixa etária, faixa de renda, gênero, interesses e etc. Essas características vão servir como guia em relação ao gosto da sua audiência e o processo de criar conteúdo vai se tornar muito mais fácil.
Seu conteúdo deve atrair as pessoas de acordo com a proposta do seu negócio. Seguidores vazios não se tornam clientes e apenas contribuem para diminuir o engajamento de um perfil.
Se você vende artigos decorativos, você quer ter em seu perfil pessoas interessadas em decorações, certo? São essas as pessoas que vão engajar e se tornar clientes.
Seus seguidores atuais condizem com isso?
Categorias de publicações
Frases
As frases inspiram o público e esse é um tipo de conteúdo muito compartilhável (posts compartilháveis aumentam o engajamento).
Ex: “Design e decoração dão ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta.” – Paola Antonelli
Tutoriais
Os tutoriais são perfeitos para educar o cliente sobre seu produto, além de ser um tipo de conteúdo que as pessoas costumam salvar para ler mais tarde (o Salvar é o maior impulsionador do engajamento).
Ex: Diferentes formas de usar o produto X na decoração, como usá-lo da melhor maneira, etc.
Backstage
Nessa categoria você mostra como são feitos alguns processos da marca, isso cria credibilidade e valoriza seu produto e seu trabalho.
Ex: Mostrar processo de fabricação, reposição de estoque, envio, etc.
Institucionais
Esse conteúdo vai mostrar mais sobre a marca e criar intimidade com o público.
Ex: Vídeo contando como surgiu, falar sobre as causas apoiadas, etc.
Inspirações
As fotos de inspiração reforçam a voz da marca por meio de imagens com seu estilo!
Ex: Podem ser fotos bonitas com as cores da marca, inspirações de decorações famosas, fotos de ambientes decorados retirados do Pinterest…
Divertidos
Você pode usá-los como oportunidade de venda ou para turbinar o seu engajamento e mostrar o bom humor da marca! Esses são posts extremamente compartilháveis por gerarem identificação com o público.
Ex: Memes que retratam situações vivenciadas pelo consumidor. Pontuar uma dor do cliente que sua marca solucione.
Amenidades
Abordar assuntos da atualidade é super importante, tanto para mostrar o posicionamento da marca, quanto para informar sobre alguma notícia que seja interessante para seu nicho.
Ex: O estilo Boho voltou com tudo para a decoração em 2020. Os produtos Boho que você procura, você encontra aqui!
Produtos
Por fim a categoria mais importante, os produtos! Se você tem uma loja, as fotos dos produtos vendidos não podem faltar! A venda deles é seu objetivo final.
Ex: Podem ser fotos do seu produto sendo usado ou em um fundo bonito com algumas composições.
Essas são algumas ideias que você pode adaptar para seu negócio e colocar no seu planejamento semanal! É importante lembrar que não é necessário que você faça publicações de todas essas categorias, essas ideias são apenas um “norte” para que você possa dar o primeiro passo!
Organização
Agora que você já escolheu quais serão os tipos de posts que você vai fazer, é hora de destrinchá-los em ideias concretas para cada publicação e distribuí-los entre os dias da semana!
Você pode usar a forma que preferir para se planejar: plataformas de organização online, planilhas do Google, papel e caneta… o importante é se planejar para postar regularmente.
Agora uma pergunta importante: você já possui um site de vendas?
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