Você com certeza já navegou pelo seu Explorar do Instagram e se deparou com alguma loja de roupa, e mais do que isso, talvez tenha até comprado alguma peça… acertei?
As vendas pelo instagram crescem cada vez mais e no ramo da moda não seria diferente! Com tanta disputa no mercado, sua loja precisa se diferenciar e nada melhor do que apostar em fotos incríveis para atrair o público e gerar identificação. Continue lendo!
Importância de ter boas fotos para vender online
Quando se trata de internet, as redes sociais são sua vitrine e as fotos são decisivas para gerar vendas. Esse é primeiro, e talvez único, contato visual que seu cliente terá com o produto antes da compra. Por isso as fotos devem valorizá-lo e realçar mais detalhes o possível.
As fotos também influenciam diretamente nas percepções de seu cliente sobre sua marca. Imagens de boa qualidade dizem muito sobre profissionalismo e podem até ser relacionadas com a qualidade das peças vendidas.
Nas vendas online, de nada adianta vender um produto incrível usando fotos que não demonstram o quão bom ele é. Mas se você ainda está perdido sobre como tirar essas fotos, não se preocupe! Vamos te contar tudo.
Hora da foto!
Usar bons equipamentos para fotografar é essencial para se obter imagens de qualidade. Não estou dizendo que você precisa comprar a melhor câmera fotográfica do mercado, pois atualmente a maioria dos smartphones possuem resolução a partir de 13MP e já trazem ótimos resultados.
Iluminação
A iluminação é uma das partes mais importantes para determinar a beleza e qualidade de uma imagem. Por isso, dê preferência para tirar fotos durante o dia usando a luz natural ou invista em uma ou duas softboxes (para melhor difundir a luz).
Cenário
O estilo de cenário pode variar de acordo com a loja e deve levar em conta alguns fatores principais: A identidade visual da marca, o tipo de produto e o estilo de sua persona.
Caso você opte por fotografar ao ar livre, escolha cenários que combinam com seu tipo de peça. Por exemplo: cenário urbano para peças no estilo street, fazenda para peças country.
Você também pode usar tecido ou rolo de papel de cores mais neutras como cenário das suas fotos, além de paletes e outros elementos decorativos.
Ângulos
Tudo é uma questão de ângulo. Explore as diversas perspectivas e realce as principais características do seu produto por meio de suas fotos!
Você pode tirar as fotos de cima para baixo formando um ângulo de 90 graus, ou vestidas no corpo captando o caimento da roupa… o importante é não deixar de mostrar os pontos mais importantes de cada peça.
Vamos te mostrar agora alguns tipos de fotografia que vão valorizar suas peças de maneiras diferentes.
Tipos de foto de roupas
Foto no tapete
Vantagens: Você pode fazer composições com as peças e objetos, mostrando diferentes combinações e tornando a estética da foto mais bonita.
Desvantagens: Não é possível ter certeza do caimento da roupa no corpo e não expõe todos os detalhes da peça.
Cabide
Vantagens: Mais prático de se fotografar, além de remeter ao profissionalismo de uma loja física por meio do uso do cabide.
Desvantagens: Dificuldade para fazer composições e demonstrar o caimento da peça no corpo.
Manequim
Vantagens: Te dá autonomia para fotografar sem precisar da ajuda de terceiros, demonstra o caimento da peça e possibilita formação de conjuntos.
Desvantagens: Pode tornar suas fotos impessoais, “congeladas” e sem personalidade.
Modelo
Vantagens: Traz dinamismo e naturalidade às fotos. Esteja atento a usar modelos que condizem com o estilo da marca e o biotipo dos seus clientes. Dessa forma, você irá tranquilizar a audiência mostrando como a peça realmente se encaixa no corpo, trazendo mais identificação.
Desvantagens: É um tipo de fotografia que exige mais esforço, além da dependência de outras pessoas para modelar ou de um tripé para tirar as fotos sozinho.
Ufa! São muitos os tipos de foto que você pode usar em sua loja, você já tem um estilo favorito? Recomendamos sempre que escolha 1 ou 2 tipos para postar em suas redes, sempre visando o conforto visual e a harmonia em seu feed de fotos nas redes sociais.
Edição
O último passo para tornar suas fotos de roupa mais bonitas é a edição! Existem diversos tipos de aplicativos para adicionar filtros e alterar definições de imagem, mas fique atento a alguns detalhes:
- Tome cuidado para não alterar a cor das peças com a edição da foto. Isso pode ser um problema para seu cliente;
- A edição deve acompanhar sua identidade visual e estilo da marca;
- Editar suas fotos demonstra um cuidado da loja para entregar imagens mais bonitas, não deixe esse passo para trás.
Contratar um profissional com certeza é um ótimo investimento. Mas depois de aprender tudo isso você descobriu que mesmo não sendo um fotógrafo, você ainda pode ter boas imagens dos seus produtos e realizar vendas! Você ainda não tem um e-commerce e quer profissionalizar ainda mais suas vendas? Conheça a Bagy!