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Marketing| Redes Sociais

Como criar a sua identidade visual: saiba tudo que precisa para a sua loja arrasar nas redes sociais

Descubra dicas de como criar a sua identidade visual

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que compõem a representação visual da sua marca. Geralmente composto por cores, fontes, ícones, texturas, formas, estética do perfil e logo.

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da criação de conteúdo para a internet e talvez já tenha até tentado produzir. Mas de nada adianta um conteúdo incrível publicado com um design confuso e que não transmite a voz da marca! 

Para impulsionar ainda mais seu perfil nas redes sociais e engajar suas produções, entenda tudo o que você precisa saber sobre identidade visual abaixo. 

O que é a identidade visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que irão representar visualmente sua marca! Esses elementos podem ser as cores que você usa, tipografia, logo e a estética do perfil. 

É muito importante que você defina a identidade visual para todos os criativos que serão produzidos e divulgados! É o estilo que você definir que vai expressar a personalidade da marca, além de muitas outras vantagens.

Benefícios de ter uma identidade visual

  • Reforça a voz da marca;
  • Faz você ser lembrado facilmente;
  • Atrai pessoas que se inspiram na sua identidade;
  • Senso de pertencimento em quem se identifica com sua estética.

Veja um exemplo de identidade visual bem consolidada:

Essa imagem te lembrou de alguma marca? Da Coca Cola, certo?

Se você conseguiu identificá-la apenas pelas cores e pelo símbolo, isso se deve ao bom branding da empresa, que apostou no uso de elementos específicos, e hoje pode ser facilmente reconhecida por todo o mundo!

Você pode estar pensando que apenas grandes empresas obtém esse tipo de notoriedade e que isso nunca aconteceria com você! Aí está o engano! 

As grandes marcas atuais, um dia, também foram pequenas e o reconhecimento que elas têm hoje é fruto de um trabalho a longo prazo! Se no começo elas não tivessem apostado em ter uma identidade visual, talvez elas não fossem reconhecidas da forma como são hoje!

Crie sua identidade hoje mesmo e impulsione as vendas em seu Instagram com o público que você já possui!

Como criar minha identidade visual?

Briefing

Antes de tudo, criar um documento com as características da sua empresa, é essencial! Coloque no papel como você descreve seu produto/ serviço, como você quer que sua empresa seja vista, quais as causas e valores que sua empresa defende. 

Escreva também as características da sua persona e de acordo com tudo isso crie seu Moodboard!

O Moodboard é o conjunto de imagens que descrevem seu público e o estilo da marca! Com base nisso, escolha a paleta de cores que você irá usar nos seus criativos, além dos outros elementos que farão parte da sua identidade, como: tipografia, estilos e logo!

Um aplicativo incrível para você criar seu moodboard é o Pinterest! Essa rede social é especializada em te mostrar inspirações para qualquer assunto que você estiver buscando, inclusive referências para a construção da sua identidade visual!

O Bagy também possui um Pinterest cheio de dicas! Clique aqui para acessar o Pinterest do Bagy! 

Cor 

Você sabia que existem estudos que demonstram os principais sentimentos e percepções causados pelo uso de uma cor? 

As cores podem dizer muito sobre uma marca e são um dos principais aspectos de uma identidade visual. Por isso, fique atento aos seus significados e faça a melhor escolha!

  • vermelho: paixão, perigo, energia;
  • amarelo: luz, calor, otimismo;
  • laranja: alegria, sucesso, vitalidade;
  • verde: saúde, liberdade, esperança;
  • cinza: neutralidade, estabilidade, flexibilidade;
  • preto: elegância, formalidade, força.

Para ajudar na escolha da paleta de cores também esteja atento a escolher cores que conversem entre si e que possam ser usadas juntas! 

Fonte

Existem tantos tipos de fontes que podemos até ficar um pouco perdidos na hora de escolher quais utilizar. Aqui estão algumas ideias para você:

  • negócio sóbrio e elegante: fontes finas, cursivas ou serifadas;
  • negócio minimalista e moderno: fontes menos rebuscadas e mais simples
  • negócio jovial e descontraído: fontes com movimento e estilizadas.

Formas

Além de cores e fontes, as formas também são importantes para compor uma peça de design e podem dizer muito sobre sua marca! Aqui estão algumas formas e seus simbolismos:

  • quadrados: racionalidade, neutralidade e objetividade;
  • círculo: absoluto, infinito, ilimitado e atemporal;
  • triângulo: crescimento, divindade, harmonia e proporção;
  • abstratas ou inclinadas: Movimento e diversão.

Como aplicar a identidade visual?

Agora que você já decidiu os aspectos gráficos da sua identidade, é hora de usar a criatividade e começar a produzir. Nesse momento, usar as ferramentas certas pode te ajudar muito a colocar na tela do computador o post que você está imaginando… esse passo pode ser um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de criar!

Veja exemplos de sites gratuitos onde você pode criar todo tipo de arte gráfica:

Canva

O Canva é um site super simples e fácil de mexer onde você pode criar posts para Instagram, Facebook, Pinterest, convites, banners e muito mais! 

Na imagem abaixo mostramos um pouco das ferramentas que você encontrará por lá para criar suas publicações:

Figma

O Figma é uma ferramenta profissional e super completa que se assemelha muito aos programas da Adobe!

Ele é um pouco mais complicado de usar em relação ao Canva, mas vale muito a pena aprender!

Usando esses programas você vai conseguir criar todo tipo de documento e publicação para as redes sociais! Lembre-se que as artes que você produzir devem conversar entre si, respeitando a identidade visual que você criou. 

Tudo pronto, o que falta?

Agora que você já sabe o passo a passo completo para criar sua identidade visual e como usá-la em suas publicações, basta planejar uma organização harmônica das suas criações para o feed do seu Instagram! 

Depois dessas dicas, tenho certeza que você já está preparado para criar uma identidade incrível para seu negócio.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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