Principais indagações sobre os planos de ação para vendas, porque é necessário ter um para que a empresa tenha lucros, como definir os planos de ações de vendas e dicas de ouro para montar para o seu negócio, são pontos que os leitores encontrarão neste artigo.
Se você tem uma empresa ou está montando um negócio de vendas, é indiscutível a importância de montar um plano de ação para vendas hoje mesmo, e garantir a lucratividade e o sucesso do seu empreendimento.
Ter um plano de ação para as vendas é importante pois, mantém acesa a motivação na cabeça da equipe de vendas, mesmo tendo passado aquela empolgação dos primeiros dias de implementação, já que o plano de vendas é formado por uma série de fatores e programações.
Este planejamento é necessário para que a empresa consiga atingir os seus objetivos e metas de vendas online ou até mesmo em loja física.
Neste artigo, montamos várias dicas de ouro para montar o seu plano de ação de vendas, para conferir quais são elas e colocá-las em prática, continue a leitura!
O que é um plano de ação para vendas?
O plano de ação para vendas é um guia que define através de táticas implementadas, as metas de vendas de cada vendedor, cada área e do grupo completo da empresa.
É ele quem define como chegar ao objetivo, como um norte em uma bússola para a equipe comercial, e por ter tamanha importância dentro de uma empresa é que deve ser criado com muito realismo, cuidado e profissionalismo.
Por que montar um plano de ação para vendas?
Uma empresa sem um plano de ação de vendas, fica muito solta, sem saber quanto precisa vender e nem como chegar ao objetivo que é obter recursos financeiros para pagar suas contas fixas e variáveis e ter os seus lucros.
Sem um plano de vendas, a empresa corre grandes chances de estar perdendo dinheiro e deixando passar oportunidades de vendas e ampliação de seus negócios.
E além disso, o empreendedor pode ter a sensação de que está “trocando dinheiro”, expressão muito usada por comerciantes que não estão tendo lucro nos negócios, e podem até estarem tendo prejuízo.
Como montar um plano de ação para vendas impecável?
Agora você já sabe que não pode simplesmente abrir uma empresa e começar a vender sem ter um plano de ação para vendas, e esperar resultados positivos dessa atitude.
Então, vamos começar a montar o seu plano de ação de vendas e ver os lucros chegando?
Confira 8 dicas de ouro de como montar o seu plano de ação para vendas:
Com essas dicas você vai montar o seu plano de ação de vendas que vai te ajudar chegar onde você precisa.
1. Analise os fatores externos
Os fatores externos a serem analisados se baseiam em: concorrência, mercado e como os clientes se comportam em relação ao produto que sua empresa oferece.
Sua empresa está oferecendo um produto que é de grande procura no mercado ou faz parte de produtos que não fazem muita diferença na vida das pessoas? Você precisa saber se há muita ou pouca oferta dele, ou seja, a concorrência é grande onde você está abrindo o seu negócio.
Como a concorrência lida com o cliente, como ele age no mercado e quais são os diferenciais que ele oferece, são alguns dos itens que deverão ser incluídos no seu plano de ação de vendas na parte de “pesquisa e análise” de fatores externos.
Use essas informações ao seu favor e monte a sua estratégia competitiva para ganhar e fidelizar o cliente.
2. Identifique o perfil de cliente ideal
Para que suas vendas saiam do papel, e se tornem realidade e com alta lucratividade, é importante que você saiba qual o seu cliente ideal.
Para identificar o perfil do cliente ideal, é preciso criar uma persona para o seu negócio, e a partir daí criar estratégias de vendas para solucionar necessidades daquele tipo de pessoa.
3. Trace objetivos estratégicos
O objetivo é um dos primeiros pontos que você deve colocar no papel na hora que pensar em abrir um negócio e começar a fazer o seu plano de vendas para ele.
Objetivo é saber onde você quer chegar, qual a necessidade você quer suprir, qual o propósito do seu negócio especificamente. Tipo:
- Quanto eu quero que a empresa cresça até o final do ano;
- Quero aumentar a cartela de clientes;
- Quero ter maior visibilidade nas redes sociais?;
- O objetivo é abrir uma filial até o carnaval do ano que vem;
- Preciso aumentar o faturamento em 20% até a páscoa;
- Etc.
A partir do momento que você já tiver o seu objetivo claro, a movimentação que você vai fazer para chegar até este objetivo deverá ser fundamental, é ela quem define o seu plano de ação para gerar o retorno esperado.
4. Estruture bem a equipe
Uma equipe bem estruturada, onde tem boas condições de trabalho, treinamento e união entre os integrantes, é uma chave para o sucesso nas vendas de qualquer negócio, seja ele uma pequena loja ou uma grande fábrica.
Por isso, pense na estruturação da equipe como um investimento da sua empresa. Por isso, invista em cursos para os vendedores, operadores, consultores e todos que fazem parte dela. Palestras sobre gestão, vendas, qualidade de atendimento, como manusear e vender online pelas redes sociais, e se necessários, treinamentos técnicos com o objetivo de melhorar a produtividade do time.
Ter profissionais capacitados é fundamental no seu plano de ações para vendas, já que a estruturação da equipe trará resultados de diferenciação no atendimento aos clientes, se tornando uma estratégia competitiva de qualidade e positiva para a sua empresa.
5. Defina as táticas de vendas
Cada vendedor e cada cliente, são pessoas únicas, que interagem e reagem de formas diferentes com outras pessoas e situações. E por isso, devem existir diversas táticas de vendas.
Vejamos algumas delas:
- Venda através do WhatsApp – Muitas pessoas hoje em dia, compram tudo pelo aplicativo de mensagem e não suportam ligações;
- Vendas por telefone – sistema muito utilizado antigamente e que persiste nos dias de hoje, o chamado telemarketing;
- Venda por site;
- Catálogo digital – pode ser enviado o link do catálogo dos produtos para o cliente de várias formas, e-mail, WhatsApp, Instagram, e etc.;
Esteja ciente, porém, que essa não é apenas uma lista de únicas táticas de vendas que dão certo.
Na verdade, ela faz parte de uma coleção de ideias e que você pode incluir com criatividade as táticas de vendas no seu plano de ação que mais convém com a necessidade e realidade do seu empreendimento.
6. Acompanhe o desempenho histórico das vendas
Tudo o que estiver nos planos de vendas da empresa, deverão ser analisados de tempos em tempos. Isso porque, se algo não vai bem, se não estiver dando os resultados esperados, as táticas deverão ser mudadas.
Se a sua empresa está começando agora, você ainda não tem o que analisas, mas ao 3 e aos 6 meses você deve fazer este acompanhamento de desempenho no histórico das suas vendas.
Reveja o que aconteceu de vitórias e o que não foi tão bem no plano de ações para as vendas. Para avaliar, use algumas perguntas como:
- Quais as táticas mais geraram retorno?
- Quais meses houveram mais rendimento e alcançamos nossa meta?
- Quais os membros da equipe que tiveram mais sucesso e porque?
7. Realize ações de marketing
Para formar e realizar as estratégias de marketing, planeje as promoções que você deseja fazer, quais ofertas vão lhe dar retorno e a partir daí, é divulgar.
Você pode fazer parcerias com influenciadores digitais que tenham o nicho de acordo com a sua persona, fazer anúncios pagos pelo Google Ads, outdoors para aumentar a visibilidade da marca, entre outros.
8. Saiba superar os obstáculos
Pense no que pode atrapalhar o seu progresso e já resolva antes que isso aconteça. Como por exemplo, ter dificuldade de controle de estoque, ou de fluxo de caixa. Essas questões você consegue resolver com programas softwares e suporte interno.
Quem entra no mundo do empreendedorismo, tem que saber que nem todos os dias são fáceis, e tem dias que gostaríamos de fugir e desistir de tudo aquilo, mas quando um negócio começa utilizando as estratégias corretas, há grandes chances de prosperar.
Como ter sucesso com seu plano de ação para vendas?
Um plano de ação de vendas deve ser elaborado com técnicas, métricas e metas reais, saber onde quer chegar e como chegar, já é um grande passo para procurar métodos que lhe auxiliem cumprir com seu objetivo.