Você sabe o que é concorrência? Neste artigo, você vai conferir o que é concorrente, quais são os tipos de concorrência e como se diferenciar no seu mercado. Continue lendo!
Imagine a seguinte situação: Joana é fundadora de um e-commerce de roupas infantis há quase 1 ano.
Durante esse período, ela aprendeu tudo sobre vendas, sobre o mercado de roupas infantis e também como criar um e-commerce chamativo e bonito.
Apesar disso, Joana percebeu que estava sendo quase impossível atrair vendas boas e os poucos clientes que ela teve, geralmente, não retornavam e não faziam indicações.
Com o tempo, ela notou que haviam outros e-commerces no mercado que também vendiam roupas infantis, mas que faziam muito mais vendas que elas e tinham bem mais sucesso.
Joana pensou:
- eles são maiores;
- são mais conhecidos;
- têm mais seguidores do que eu;
- têm mais tempo de mercado do que eu.
Porém só teve uma coisa que Joana não pensou: ela nunca se dedicou em analisar a concorrência e oferecer produtos e condições melhores. Ela passou 1 ano sempre fazendo mais do mesmo.
A Joana é uma personagem fictícia, é claro, mas ela representa muitos donos de e-commerces que, apesar de possuírem conhecimento técnico, ainda não sabem como se destacar da concorrência.
É aí que entra o estudo da concorrência. Esta simples ação pode ser utilizada para que você enxergue o que outras empresas têm e você não, onde você deve investir para melhorar e também fidelizar clientes antigos e atrair novos.
Portanto, a seguir você confere o que é concorrência e qual o passo a passo para se destacar no seu mercado. Continue lendo!
O que é concorrente?
De acordo com o dicionário, a palavra concorrente se refere a:
- quem faz parte de uma competição;
- quem compete com outra pessoa;
- que disputa algo com alguém.
- ou algo que acontece ao mesmo tempo que outra coisa, normalmente com o intuito de buscar o mesmo resultado.
No mundo dos negócios, o termo “concorrência”, geralmente, se refere ao grau de competitividade entre duas empresas do mesmo segmento ou que oferecem produtos semelhantes.
Por exemplo:
A Renner, que é uma loja de departamento, é concorrente da Riachuelo, já que ela também está presente no mesmo segmento e também vende roupas.
Essa competição é saudável e muito importante para a manutenção dos negócios, sabia?
É por causa da concorrência que as empresas se esforçam em promover eficácia produtiva, inovação nos produtos e serviços e melhores experiências no atendimento ao consumidor final.
Sem a concorrência, as empresas não teriam motivos para se diferenciar.
Quais são os principais tipos de concorrentes?
Concorrente direto
É simples! O concorrente direto é aquele que:
- está no mesmo segmento que o seu;
- vende a mesma linha de produtos;
- possui produtos muito parecidos ou praticamente iguais;
- e possui uma faixa de preço parecida com a que você aplica para os mesmos tipos de produtos.
Um exemplo disso são os fast foods. McDonald’s, Burger King e Bob’s são concorrentes diretos, pois atuam no mesmo segmento, para o mesmo público e com preços muito parecidos entre si.
Concorrente indireto
Já o concorrente indireto é aquele que, apesar de não vender os mesmos produtos, acaba atingindo o mesmo público-alvo com uma substituição para o seu produto.
Um exemplo disso são os fast foods e marcas de comidas orgânicas e veganas, por exemplo.
Inicialmente empresas como o McDonald’s, Bob’s e Burger King vendiam apenas sanduíche, batata frita e refrigerante.
No entanto, com o passar dos anos, uma parte desse público decidiu não comprar mais dessas marcas e buscou uma alimentação mais equilibrada ou livre de origem animal.
Provavelmente essas marcas de comida orgânica e vegana não vendiam para o mesmo público dos fast foods, mas acabaram concorrendo de forma indireta, o que fez com que os fasts foods passassem a oferecer sanduíche vegano, salada ou mesmo uma fruta no lugar da batata frita.
Tudo isso apenas para reter o público e não perder a sua clientela fiel. Deu pra entender?
Concorrentes de substituição
Esses tipos de concorrentes são os mais difíceis de identificar, pois não oferecem, necessariamente, o mesmo produto ou serviço, mas competem pelos mesmos recursos ou clientes.
Veja este exemplo:
Empresas que vendem tablets e empresas que vendem computadores não são, necessariamente, concorrentes diretos.
No entanto, um cliente pode optar por comprar um computador, ao invés de comprar um tablet, por exemplo.
Fazendo isso, as empresas acabam por se tornar concorrentes de substituição.
Concorrentes de palavras-chave
Por fim, além dos concorrentes empresariais, também existem os concorrentes de palavras-chave.
De forma geral, quando você pesquisa por uma palavra do seu segmento no Google, o buscador vai apresentar uma página de resultados com uma lista de sites, além do seu, certo?
Bom, todos esses sites são os seus concorrentes de palavra-chave, afinal você quer aparecer nas primeiras posições da página de resultados, acima dos outros.
Existem diversas ferramentas que podem ajudar você a identificar como está o seu site em comparação a esses concorrentes, como o SEMrush, Ubersuggest, Moz, entre outros.
Como saber quem são seus concorrentes?
Pergunte aos seus clientes
O primeiro passo para descobrir quem são os seus concorrentes é simples: pergunte para quem compra de você!
Se você tem uma relação aberta com os seus clientes, esse será um trabalho muito mais fácil.
Por outro lado, se você não é tão próximo assim deles, deverá procurar estratégias para se aproximar, como oferecer algo em troca da resposta deles, por exemplo.
Na hora de conversar com os seus clientes, vá direto ao ponto e pergunte quais outras marcas eles já consideraram comprar ou quais eles escolheriam se a sua não existisse.
Essa pergunta já é suficiente para ter noção das empresas que fazem do mesmo segmento que o seu e, possivelmente, são os seus concorrentes.
Pesquise por empresas semelhantes
Por outro lado, se você ainda não possui uma base de clientes grande o suficiente para fazer uma pesquisa como esta, a opção é pesquisar por empresas semelhantes à sua.
Você pode fazer isso de diversas formas diferentes, veja:
- Faça uma pesquisa no Google. Você pode pesquisar por palavras relacionadas ao seu segmento, por exemplo, e verificar quais empresas aparecem como resposta;
- Procure a lista das principais empresas do seu segmento. Anualmente, surgem pesquisas com as principais empresas de cada segmento. Pesquise por estas listas e veja quais são as empresas listadas;
- Fique de olho nos anúncios. Estamos tão acostumados a rolar o feed das redes sociais ou fechar os anúncios, que nem notamos o que estamos assistindo. A partir de agora, você pode ficar atento à tudo e observar caso surja alguma marca que vende o mesmo produto ou serviço que você;
- Observe na sua própria cidade. Na sua cidade também podem haver concorrentes e alguns deles talvez nem estejam nas redes sociais, por exemplo. Portanto, uma boa ideia é caminhar pelo seu bairro ou no centro da cidade e conferir se há alguma loja que ofereça um produto parecido com o seu.
Feito tudo isso, você vai perceber que terá uma lista de empresas. A partir de agora, você deve analisar uma a uma e verificar como elas vendem os seus produtos, quais produtos elas possuem e você ainda não tem ou quais são os seus diferenciais.
Faça estudo de palavras-chave
Por fim, uma outra maneira de conhecer e analisar a sua concorrência, é por meio do estudo de palavras-chave.
Para isso, você precisa de uma ferramenta, como a Ubersuggest, e colocar o seu domínio na barra de pesquisa.
Em seguida, a ferramenta vai lhe mostrar uma lista de sites similares ao seu e que competem para as mesmas palavras que as suas.
Veja este exemplo da Riachuelo:
Com esta informação em mãos, você conseguirá visualizar quais são as palavras para as quais os seus concorrentes aparecem nas pesquisas do Google e você não, e começar a trabalhar para aparecer acima deles.
Como se diferenciar da concorrência?
Invista na melhoria dos produtos
Não tem segredo! Para se destacar da concorrência, os seus produtos precisam ser melhores do que os deles.
Para isso, você pode fazer atualizações frequentes, relançar produtos antigos, porém repaginados, pedir feedback aos seus clientes e fazer melhorias nos produtos e assim por diante.
O importante, neste quesito, é nunca ficar parado esperando que os seus produtos melhorem sozinhos.
Tenha sempre variedade
Outra maneira de ganhar da sua concorrência, é oferecer uma variedade de produtos que atenda a todo tipo de público.
Veja bem: eu não estou falando sobre atirar para todo lado e vender banana e celular na mesma prateleira.
Ter variedade significa ter um supermercado e vender todo tipo de fruta, pois o seu cliente pode diversificar ou encontrar uma fruta que tanto queria sem sair da sua loja.
Percebe a importância da diversificação? Vender mais do mesmo fará com o seu cliente procure o concorrente para encontrar o que tanto queria.
Preze pela experiência do consumidor
A experiência do consumidor é o conjunto de ações que uma empresa faz em prol do conforto do cliente antes, durante e depois de uma compra, fazendo que ele seja fidelizado, retorne mais vezes e também indique a sua marca aos seus amigos.
Otimizar a experiência do cliente durante uma compra com a sua loja também é uma maneira de se destacar da concorrência, afinal se ele se sentir feliz e satisfeito com você, é pouco provável que ele decida procurar outra loja.
Para isso, você deve:
- crie uma cultura na empresa onde todos os seus funcionários tenham foco no cliente;
- se esforce para conhecer os seus clientes, o que gostam e o que não gostam;
- criar um relacionamento com os seus clientes;
- invista em múltiplos canais de atendimento;
- se esforce para resolver os problemas dos seus clientes o mais rápido que puder;
- evite deixar os seus clientes esperando por tempo demais;
- antecipe a resolução de problemas com os seus clientes, antes que eles aconteçam;
- e, por fim, lembre-se do seu cliente sempre, mesmo que ele já tenha comprado de você.
Entregue um atendimento diferenciado
Um atendimento diferenciado vai além de uma ligação ou troca de e-mails e poderá fazer com que você se destaque entre a concorrência.
Para isso, você pode:
- oferecer múltiplos canais de atendimento;
- promover um atendimento antecipado;
- comunidades e fóruns no seu site para que os clientes possam tirar dúvidas com você ou com outros clientes;
- oferecer chatbots nas redes sociais, para que o robô consiga responder perguntas frequentes de maneira mais rápida e agilizar o atendimento;
- entre outras.
Este artigo ajudou você a entender o que é concorrência e como se diferenciar? Então, continue lendo o blog da Bagy e veja também o que é atendimento ao cliente online e como fazer um atendimento de excelência. Boa leitura!