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O que são micro momentos e como usá-los nas vendas da sua loja

Imagem ilustrativa de micro momentos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Os micro momentos são subdivisões de momentos da jornada de compra do cliente e se relacionam com o uso dos dispositivos móveis, visto que essas tecnologias facilitam a exposição do usuário com produtos e serviços que eles desejam.

Todos nós sabemos que a vida é feita de pequenos instantes que têm a capacidade de mudar muitas coisas. Nesse cenário, cada vez mais as grandes empresas estão começando a focar nos micro momentos do seu público.

Esses momentos são os que aparecem na jornada do cliente, mas que muitas lojas ainda não o identificaram e não aprenderam a trabalhar com ele. Mas, apesar de serem micro, eles têm a capacidade de trazer grandes resultados para o seu negócio.

Se você quer saber melhor o que são esses micro momentos e como você pode utilizá-los para melhor o marketing da sua empresa, é só continuar conosco e conferir no texto a seguir diversas informações valiosas sobre este conceito.

O que são micro momentos?

Os micro momentos são pequenos instantes durante a jornada de compra do consumidor onde as ações que ele toma podem dizer o quão perto ou longe ele está de decidir realizar uma compra.

Essas ações podem ser várias, como utilizar ferramentas de comparação de preços, assistir um review no Youtube e até ler um depoimento ou avaliação de um cliente na sua loja virtual.

Ao acessar esses e outros tipos de informação, o consumidor pode ser influenciado para realizar alguma ação no futuro, seja ela pesquisar mais ainda sobre um tópico, ou então realizar uma compra.

Como se caracterizam os micro momentos?

No mundo digital, os micro momentos acontecem quando o consumidor resolve fazer uma busca online sobre um produto, serviço ou até mesmo uma simples informação.

Essa busca não está limitada somente aos principais mecanismos de pesquisa, como o Google e o Bing. Ela também pode ser feita nas redes sociais, como Youtube, Instagram, Pinterest, entre outras.

E algo interessante a se considerar sobre os micro momentos é que eles se tornaram mais presentes na jornada de compra devido a massificação do acesso aos smartphones. Segundo o Think With Google, 80% dos brasileiros usam o dispositivo para conhecer mais sobre um produto ou serviço antes de comprá-lo.

Com mais pessoas possuindo um computador na palma de suas mãos, alguns comportamentos começaram a mudar. Hoje, os consumidores querem processos mais rápidos e eles tomam decisões em pequenos instantes de impulso ou micro momentos.

Quais os tipos de micro momentos de acordo com o Google?

Como os micro momentos ocorrem em sua maioria no momento de realizar uma pesquisa, o Google percebeu a existência deles e decidiu classificá-los para que assim possamos entender melhor qual é a intenção do usuário ao realizar essas buscas.

Essa classificação gerou quatro tipos de micro momentos que são descritos melhor a seguir, junto a dados retirados do Think With Google.

Momento “eu quero saber”

Nesse momento, os usuários começam a ter curiosidade sobre algo que viram na TV ou em uma conversa entre amigos. Para satisfazer isso, eles usam seus smartphones para pesquisar mais sobre um tema específico. No Brasil, 69% dos usuários dizem pegar o celular no meio de uma conversa para pesquisar mais sobre algo que foi dito.

Momento “eu quero ir”

Neste micro momento, o usuário tem a vontade de se locomover para algum lugar novo. Para isso, eles usam seus smartphones para pesquisar o endereço do lugar ou até mesmo para criar rotas e chegar até lá. Cerca de 82% dos brasileiros utilizam os buscadores para pesquisar uma empresa local próxima a eles.

Momento “eu quero fazer”

Antigamente, quando queríamos fazer algo, geralmente pedíamos instruções para as pessoas ao redor de como aquilo era feito. 

Hoje em dia, ainda pedimos por orientações, mas agora elas são direcionadas aos mecanismos de buscas online. Para se ter uma ideia, 94% dos usuários de smartphones utilizam o dispositivo para buscar inspirações no momento de realizar uma tarefa.

Momento “eu quero comprar”

Este é com certeza o momento mais esperado pelos lojistas. Quando as pessoas veem a necessidade de adquirir um produto ou serviço, é nos smartphones que elas vão realizar a busca. Para esse micro momento, cerca de 80% dos usuários usam o dispositivo para influenciar sua decisão de compra enquanto estão em uma loja.

Como se relacionam com a jornada do cliente?

Os micro momentos possuem uma forte relação com a jornada do cliente. É a partir dela que conseguimos identificá-los para que seja possível aplicá-los nas estratégias de comunicação com o cliente.

A jornada do seu cliente mostra o caminho que ele segue até realizar uma compra. Nesse caminho, existem diversos pontos de contato que ele tem com a sua empresa e que podem influenciá-lo a finalizar ou não um pedido.

Entre esses pontos de contato, podem existir micro momentos que influenciam seu cliente a realizar determinadas ações sem você perceber.

O que resta agora é saber identificar ele na jornada. Para isso é fundamental conhecer os hábitos do seu consumidor, sua rotina, situação econômica, trabalho, família, entre outros pontos que podem dizer que tipo de comportamento ele terá que vai gerar um micro momento.

Qual a importância dos micro momentos?

Você conheceu a fundo a definição e os tipos de micro momentos que existem, mas como essa nova forma de enxergar a jornada de compra do seu cliente pode impactar o seu negócio? Qual é a real importância deles para a sua loja virtual?

Bom, os micro momentos nos ajudam a identificar os principais momentos e comportamentos dos clientes que fazem ele progredir na sua jornada e chegar mais perto de realizar uma compra.

Ao trabalhar com eles, o seu negócio consegue otimizar suas estratégias de marketing digital, melhorando a divulgação do seu negócio e fazendo ele ser facilmente encontrado pelo seu público ideal.

Esse processo também pode ajudar o seu negócio a fidelizar mais clientes. Ao entender a fundo os micro momentos, será mais fácil de se conectar com o público e criar uma experiência de compra que o agrade.

Como utilizar os micro momentos?

Sabendo da importância dos micro momentos para a sua loja virtual, você já pode começar a pensar nas maneiras de utilizá-los para conseguir melhorar o desempenho do seu negócio.

Para ajudar você nessa empreitada, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a usar melhor os micro momentos do seu público.

Analise o comportamento de busca do usuário

Com um grande número de pessoas fazendo buscas a todo momento, é interessante que a sua loja saiba analisar que tipo de buscas sua audiência faz. Assim, é possível descobrir quais termos são utilizados pelo seu público para encontrar a sua loja virtual.

Em ferramentas como o Google Trends ou o Google Search Console é possível ter acesso a essas informações. No Trends, você consegue ter acesso aos termos gerais mais buscados pelas pessoas, e no Search Console você consegue gerar relatórios que mostram os termos mais utilizados para chegar até o seu site.

Revise suas estratégias de marketing digital

No mundo digital existem diversas estratégias diferentes para divulgar o seu negócio. Você pode apostar nas redes sociais, na geração de tráfego pago ou até mesmo no e-mail marketing.

Para conseguir utilizar os micro momentos em cada canal utilizado, você pode começar a entender como é o comportamento de compra do consumidor em cada um deles e qual é o gatilho que os fazem pensar em comprar. 

Dessa forma, você pode trabalhar em cima deles para desenvolver novas estratégias de marketing que consigam aproveitar os micro momentos e assim se tornar mais eficazes.

Aposte na produção de conteúdo

Entre todas as estratégias utilizadas no mundo digital para tornar seu negócio conhecido, a mais utilizada entre eles e que consegue trazer bastante resultado é o marketing de conteúdo.

Investir na produção de conteúdo de qualidade, que consiga informar e educar seu público sobre o mercado, é a melhor forma de se conectar com ele e conhecê-lo melhor enquanto divulga o seu negócio.

Portanto, se você ainda não investiu nessa estratégia, é interessante já começar a pesquisar sobre ela e colocá-la em prática.

Deixe seu site responsivo

Você já entrou em um site pelo seu celular em que ele mostrava uma visualização meio quebrada, onde textos e imagens pareciam não estar no tamanho certo para aquele dispositivo?

Isso acontece quando o site não é responsivo, ou seja, não foi adaptado a diferentes tamanhos de tela. Isso pode prejudicar muito a experiência de compra do seu cliente, por isso é imprescindível que você verifique como é a aparência da sua loja virtual nos smartphones, e faça o possível para torná-la mais responsiva.

Quais as vantagens dos micro momentos?

Por mais que eles não sejam a característica mais fácil de ser identificada em uma jornada, usar os micro momentos podem trazer inúmeras vantagens para o seu negócio como um todo.

Quando você entende e reconhece eles na jornada de compra do consumidor, é possível:

  • saber reconhecer o que faz seu cliente comprar de você;
  • conseguir atender as expectativas de compra dos consumidores;
  • trazer novos produtos e serviços que seu público realmente valorize;
  • saber a melhor forma de se comunicar com ele para influenciá-lo.

Todas essas práticas ajudam o seu negócio a melhorar o seu marketing, ocasionando na atração de novos clientes e gerando um aumento nas vendas.

Agora que você conhece melhor sobre os micro momentos, o que acha de ter acesso a uma ferramenta simples mas que pode ajudar você a aplicá-los na sua jornada?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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