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Gestão

O que é lucro bruto e como fazer o cálculo para seu negócio

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de lucro bruto

Lucro bruto é o valor obtido por uma empresa após a dedução dos custos variáveis, ou seja, aqueles que estão ligados à fabricação e à venda dos produtos ou à prestação dos serviços. 

Para aumentar o lucro e, consequentemente, garantir o crescimento da sua loja virtual, é preciso ter um planejamento estratégico e financeiro muito bem estipulado. 

Neste artigo, você vai entender o que é, qual a importância e como calcular o lucro bruto do seu negócio, além de conferir dicas de como melhorar o seu faturamento. Confira!

O que é lucro bruto? 

Lucro bruto, também chamado de lucro operacional bruto, é o resultado do cálculo da receita do negócio menos os custos variáveis.

Como leva em consideração os ganhos e os gastos de um determinado período de tempo, o lucro bruto é tido como um indicador que varia a depender do ritmo de produção, visto que as despesas e receitas podem diminuir ou aumentar.

Exceto em alguns casos, como startups que crescem muito rapidamente, o ideal é que o resultado do lucro bruto seja sempre positivo, pois é um indicativo de que a balança entre os custos e o faturamento está pendendo para o seu lado.

Caso o número seja negativo, o cenário é bastante preocupante: você está tendo prejuízo ao invés de lucro.

Além disso, o lucro bruto também é muito importante para calcular a margem bruta, porém é somente um entre diversos parâmetros importantes para que um negócio funcione. 

Por esse motivo, a análise do lucro bruto deve ser realizada juntamente com outros números.

Qual a importância do lucro bruto? 

Independentemente do tamanho de um empreendimento, todo dono de negócio busca lucratividade, e a margem de lucro da empresa é uma referência essencial para fazer essa análise. Dessa forma, conhecer o significado e entender a importância do lucro bruto é essencial.

Afinal, a margem bruta que, como mencionamos, é calculada com base no lucro bruto, é um indicativo de vantagem competitiva para um negócio. 

E, quando essa margem é elevada, significa que a empresa possui uma operação com custo competitivo ou tem um poder de precificação maior em relação à concorrência.

Como calcular o lucro bruto?

O lucro bruto é calculado com base na diferença entre os ganhos e os gastos variáveis de um negócio. Portanto, a fórmula do cálculo é a seguinte:

Lucro bruto = receitas – custos variáveis

Bastante simples, não é mesmo? Nesse caso, a dificuldade está em identificar os valores que devem estar em cada parte do cálculo.

Enquanto a receita é todo o dinheiro que entra na empresa, os custos variáveis costumam variar de acordo com o segmento.

No entanto, basicamente, os custos variáveis consistem nas despesas relacionadas à produção, portanto, variam de acordo com a quantidade produzida.

Entre alguns exemplos de custos variáveis, podemos destacar:

  • matérias-primas;
  • frete dos produtos;
  • comissão de vendas;
  • bônus por desempenho de funcionários;
  • salários.

Diferença entre lucro bruto e lucro líquido

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e como calcular o lucro bruto, para que você entenda a diferença entre lucro bruto e lucro líquido, é importante entender o que é o lucro líquido.

Basicamente, o lucro líquido é a diferença entre a receita e o custo total de um negócio. Ou seja, é o valor que a empresa ganhou após todos os gastos e descontos obrigatórios.

Para fazer o cálculo, é necessário pegar todo o dinheiro que entrou e diminuir por todas as despesas, independentemente de serem fixas ou variáveis, como:

  • aluguel;
  • impostos;
  • salário e benefícios dos colaboradores;
  • gastos com matéria-prima;
  • pagamento de fornecedores;
  • contas de energia, água, telefone, internet etc.

Após fazer a soma de todos esses valores e subtrair a receita mensal, você terá a definição do lucro líquido.

Com isso, podemos concluir que a diferença entre lucro líquido e lucro bruto está, justamente, na subtração.

Enquanto no lucro bruto se diminui a receita apenas pelos custos variáveis, ligados à produção, no lucro líquido se calcula a receita total menos o custo total – sejam eles fixos ou variáveis.

6 dicas para melhorar o lucro bruto

Com o conceito de lucro bruto bem definido, confira abaixo algumas dicas de como aumentar esse indicador no seu negócio.

1. Defina os preços corretamente

Calcule os preços dos seus produtos de forma minuciosa. Dentro do cálculo, considere todo e qualquer custo envolvido e a margem de lucro que você deseja obter.

Isso porque, caso você precifique suas mercadorias de forma errada, todos os resultados financeiros do seu negócio serão comprometidos, sobretudo o lucro.

E, considerando que a obtenção de lucros significativos é o principal objetivo de uma organização, comprometê-lo devido a uma precificação mal feita põe a prova até mesmo o futuro da empresa.

2. Atraia e retenha talentos

Talvez você nunca tenha associado o setor de gestão de pessoas como uma forma de melhorar os lucros do seu negócio, no entanto, essa área também pode contribuir muito com os ganhos da sua companhia.

Isso porque, com uma equipe produtiva, é possível gerar uma economia em escala. Por exemplo, pense quanto tempo do expediente dos funcionários é realmente gasto com trabalho produtivo.

Alguns estudos sugerem que somente 39% do horário de trabalho realmente gera resultados. O restante, é perdido e resulta em gastos desnecessários.

Dessa forma, quanto mais produtiva a sua equipe for, maior será o aproveitamento do expediente e, consequentemente, haverá economia de gastos. 

Por esse motivo, fazer uma boa gestão de pessoas é fundamental, visto que essa estratégia é responsável pela criação de metas desafiadoras e por motivar e treinar os colaboradores.

Além disso, outro ponto que também prejudica os lucros são as altas taxas de turnover. Processos de recrutamento, contratações e desligamentos custam dinheiro e tempo. Por isso, manter os funcionários que você já tem é mais barato que demitir e contratar novos.

3. Atraia mais clientes

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, visto que quanto mais clientes você tiver e mais vendas realizar, maiores serão os lucros do seu negócio. No entanto, é fundamental traçar estratégias para divulgar sua companhia e alcançar novos consumidores.

Para isso, a principal ferramenta é o marketing. Portanto, ao fazer uso de estratégias de marketing efetivas, você atrai mais gente e transforma sua empresa em referência dentro do seu nicho de atuação.

Nesse sentido, a principal dica é procurar novos canais de venda e de divulgação, como distribuidores, marketplaces e distribuidores, para aumentar sua oferta de produtos e serviços, até mesmo para os clientes que já compram de você.

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4. Busque fidelizar clientes

Hoje em dia, é preciso proporcionar uma boa experiência para os clientes desde que eles tomam conhecimento da sua marca até a entrega dos produtos ou a prestação dos serviços.

Isso porque, mais do que nunca, a experiência do usuário tem sido valorizada e considerada um fator decisivo para todos os consumidores, mesmo aqueles que sequer sabem o que é isso.

Muito disso se deve à chegada das startups, que mudaram o mercado e o conceito de consumo com o trabalho ágil e negócios escaláveis.

De todo modo, após ter uma experiência positiva e marcante com seu serviço ou produto, certamente seu cliente será fidelizado.

5. Organize fornecedores e estoque

Gerir os fornecedores e ter controle do seu estoque também é fundamental para aumentar o lucro do seu negócio.

Isso porque, com uma boa gestão dos seus produtos, você evita pontas de estoque que trazem prejuízos para a sua empresa, entre outros benefícios.

Já com parcerias sólidas com empresas que prestem um bom serviço e aliem preço justo à qualidade, é mais fácil negociar valores e prazos para compras recorrentes, o que certamente reduzirá seus custos.

6. Faça o acompanhamento de dados e metas

Por fim, outra forma de garantir o aumento dos seus lucros e atentar-se aos indicadores de desempenho e performance, também chamados de KPIs.

Acompanhar e analisar índices de lucratividade, produtividade e rentabilidade é essencial para tomadas de decisões assertivas, de forma que seja possível controlar metas de vendas e reverter cenários em que o resultado desejado não está sendo alcançado. 

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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