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Marketing

Nomes para loja de variedades: como escolher um criativo?

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de loja de variedades

Escolher nomes criativos para a sua loja de variedades depende de vários fatores, como o que você deseja transmitir e o que o seu público procura. Para isso, vale a pena analisar algumas inspirações e dicas para desenvolver uma identidade única, evitando que o seu negócio perca espaço no mercado.

Pode não parecer, mas escolher um nome criativo para a sua loja de variedades é uma das etapas mais importantes, e mais difíceis, na hora de começar o seu negócio.

Afinal, esse será o seu cartão de visitas, o primeiro contato que o cliente terá com o seu comércio. Você terá apenas alguns segundos para conquistá-lo com a sua marca, e por isso ela deve ser atrativa, interessante e instigar a curiosidade.

Sem um nome chamativo, será mais difícil atrair todo o seu público, mesmo tendo os melhores produtos para revender e as estratégias de marketing mais assertivas.

Por isso, é fundamental encontrar uma identidade criativa e única para descrever o seu trabalho.

No entanto, esse processo pode ser complicado, principalmente para iniciantes, que estão abrindo um negócio pela primeira vez.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher nomes criativos para a sua  loja de variedades, além de trazer sugestões que podem te inspirar.

Qual a importância da escolha do nome da loja de variedades?

Ter um nome criativo para loja de variedades é essencial para chamar a atenção do público, se destacar entre os concorrentes e consolidar a sua marca em busca de resultados mais positivos.

A identidade de um negócio está estampada em tudo que o cliente vê, como fachadas, logos e etiquetas. Assim, se for pouco criativa ou sem originalidade, as chances de ter um baixo interesse pelos seus serviços e produtos aumentam consideravelmente.

Além disso, o nome da sua loja de variedades é o primeiro elemento a entrar em contato com os consumidores, seja ao passar pelo estabelecimento ou ver uma postagem nas redes sociais.

Nesse caso, investir em uma marca interessante ajuda a prender a atenção desses potenciais clientes em apenas alguns segundos, instigando-os a conhecer o seu empreendimento.

Ainda, em um mercado competitivo, é essencial se destacar de maneira inovadora, e um nome interessante para loja de variedades auxilia nesse posicionamento diante dos concorrentes.

Nomes criativos para lojas de variedades

Se você está buscando algumas ideias para se inspirar, vale a pena conhecer os nomes para loja de variedades que separamos. Veja recomendações criativas e entenda porque elas são interessantes:

Império das Variedades

Uma loja de variedades é um espaço com produtos diversificados, um lugar onde o cliente pode encontrar o item que precisa.

Nesse caso, remeter a essa ideia de grandiosidade pode ser uma forma criativa de nomear o seu negócio, e uma maneira de fazer isso é com termos que lembram a “realeza”.

Por isso, “Império das Variedades” pode ser uma sugestão atrativa para a sua loja, atraindo o público e estimulando a imagem de que o empreendimento é grande e variado.

Organiza Já

Um dos segmentos mais procurados em uma loja de variedades são produtos de organização para casa, trabalho ou para o dia a dia.

As pessoas buscam itens que possam ajudá-las a estruturar melhor seus projetos, ou mesmo realizar tarefas com maior produtividade.

Além disso, também possuem urgência em atingir seus objetivos, e unir essas duas necessidades no seu nome para loja de variedades pode ser interessante para atrair o público, com a marca “Organiza Já”, por exemplo.

Tudo em Ordem

O mesmo se aplica nessa ideia de nome para loja de variedades, usando o conceito de organização para atrair o público.

Além de remeter a ideia de arrumar, ele também reforça o “tudo”, trazendo um peso positivo para o nome.

Ainda, pode ser uma identidade que beneficia o seu empreendimento, pois não apenas o cliente poderá colocar “tudo em ordem” na sua vida, como a loja também tem “tudo em ordem”.

Paraíso dos Utensílios

Assim como a ideia de realeza, com nomes como “Império”, o mesmo se aplica nessa ideia, que usa o conceito de “Paraíso” para interessar os consumidores.

Afinal, a representação remete a algo positivo, um lugar feliz, que todos desejam estar. 

Quando se trata de utensílios, o cliente será estimulado a ir até o seu negócio, pois ele será o local ideal para encontrar o que precisa e ficar satisfeito.

1001 Coisas

O termo “1001” é popular na língua portuguesa, de entendimento comum, por remeter a um número muito grande de coisas. Não necessariamente mil, mas um valor expressivo, e positivo.

Por isso, considerar um nome como “1001 Coisas” destaca o seu negócio, pois carrega a ideia de que tem um número considerável de produtos, como indica.

Assim, o consumidor será convencido mais facilmente de que pode encontrar o que ele deseja na sua loja de variedades.

Quero Tudo

Despertar os desejos do público é uma estratégia comum de vendas, mas também pode ser bem-sucedida. Instigar a vontade de comprar atrai o cliente, e isso pode ser feito no nome da sua loja de variedades.

Ideias como “Quero Tudo” fala diretamente com o seu público, se comunica com o seu interesse, além de indicar que ele pode ter os produtos que procura.

Da Nossa Casa

Ainda na ideia de se comunicar com o cliente, nomes como “Da Nossa Casa” são criativos e estratégicos, por realizarem essa conexão com o consumidor.

Isso porque não se trata apenas de um empreendimento, mas de um lugar que compartilha ambientes em comum, criando a ideia de que a marca entende o cliente, e divide coisas em comum com a sua casa.

Além disso, é uma identidade interessante para segmentos que focam em produtos de variedade para o lar, e podem atrair pessoas que estão procurando algum artigo específico, e tem mais chances de encontrar dentro do seu negócio.

Barateza

Uma forma de se destacar no segmento de varejo é propor preços vantajosos para o público, e exibir isso na sua marca é fundamental para atingir o público.

Dessa forma, nomes como “Barateza” são estratégicos e criativos, pois carregam a ideia de “barato” e fazem um jogo de palavras que pode conquistar os consumidores.

Se a ideia é divulgar o seu negócio e diferenciais como um bom custo-benefício, vale a pena investir em conceitos como esse para a sua loja de variedades.

Boa Opção

Consumidores que procuram uma loja para comprar costumam fazer uma análise, mesmo inconsciente, para optar pela melhor escolha.

Por isso, garantir a eles que o seu empreendimento é a opção ideal pode destacá-lo no momento da decisão.

Trabalhar essa imagem positiva também é importante para consolidar a sua marca no mercado, garantindo, por meio da sua identidade, que o negócio é bom e de qualidade.

Big Variedades

Utilizar termos em inglês é uma das principais ideias para conseguir nomes criativos, e o mesmo vale para a sua loja de variedades.

Se precisar de inspiração, pode considerar conceitos que a maioria das pessoas conhecem, mesmo sendo em outra língua. O termo “big” é popular, e automaticamente remete a algo grande, mas também diferenciado, por estar em inglês.

É uma estratégia simples, mas efetiva, para encontrar uma identidade única.

Dona Opção

Caracterizar e humanizar a sua marca é uma maneira de se conectar com o público e se destacar como uma loja de variedades.

Diversas empresas já utilizaram esse modelo para criar a sua identidade, transformando o negócio em uma pessoa, ou em uma imagem menos inanimada e mais real.

Você pode fazer o mesmo usando ideias como “Dona Opção”. A forma de tratamento no feminino já categoriza sua loja, dando a ela um aspecto de “mulher”, uma pessoa que pode ajudar o consumidor na sua busca.

Além disso, também se coloca como uma alternativa para ele escolher, uma solução para o seu problema.

Ideal Variedades

Se colocar como uma especialista no mercado é uma forma criativa de chegar até o público e criar uma marca que seja única e inovadora.

Isso pode ser aplicado com conceitos como “Ideal”, que remete a ideia de perfeito, algo que se encaixa adequadamente.

Se o cliente está à procura de uma resposta para resolver sua dificuldade, as chances dele optar por algo que considera a alternativa “ideal” são maiores.

De Tudo um Pouco

Por fim, se você procura opções de nomes para loja de variedades, pode investir em conceitos como “De Tudo um Pouco”.

Ela trabalha com a ideia de que o consumidor encontrará o que precisa, por ter uma grande variedade de produtos.

Ao mesmo tempo, também permite que a sua marca se resguarde por não apresentar determinado item, pois o nome já carrega essa imagem de ter “um pouco de tudo”, se mantendo simples, mas eficiente.

Como escolher o nome da loja de variedades?

Depois de conhecer algumas inspirações de nomes para loja de variedades, também vale a pena entender como fazer essa escolha para o seu negócio.

Apesar da quantidade de sugestões criativas que existem, pode ser difícil saber qual a alternativa ideal, e que transmite o que você quer passar.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor nome para a sua loja. Confira:

1. Saiba o que deseja despertar

Como mostramos, cada conceito carrega uma ideia diferente que é percebida pelo público, e entender o que você quer despertar nos seus clientes é o primeiro passo para ter a identidade ideal.

Uma única palavra pode mudar o entendimento que o consumidor tem do negócio. Por exemplo, nomes como “Império da Variedades” remete a um lugar grande, enquanto “Boa Opção” não traz, necessariamente, essa característica de grandeza, mas se apresenta como uma alternativa interessante para escolher.

Por isso, saiba qual sentimento e concepção deseja despertar no público, e trabalhe com esse objetivo para encontrar o nome da sua loja.

2. Abuse da criatividade

O processo de branding da sua marca é o momento de abusar da criatividade. Assim, não fique no convencional e seguro.

Para estimular ideias únicas e inovadoras, você deve trabalhar esse quesito, e se inspirar das mais diversas formas, seja com conceitos diferentes ou sugestões de outras pessoas.

Também busque outros conceitos para além do seu nicho, e estude mais de uma identidade. Apenas dessa forma será possível ter um nome criativo de verdade.

3. Seja autêntico

Quando falamos sobre loja de variedades, podemos estar lidando com um grande número de comércios, e um mercado competitivo. Nesse caso, podem existir nomes que te interessem ou que chamem a sua atenção.

Entretanto, busque sempre ser autêntico na sua escolha. Não copie outras marcas, ou use elas como base. Por exemplo, encontrar uma empresa com o nome “Big Variedades” e utilizar “Variedades Big”.

Mesmo que seja um bom conceito, você deseja se consolidar com a sua própria identidade, e, para isso, deve prezar pela autenticidade do seu negócio.

4. Considere o seu público-alvo

Toda decisão envolvendo a sua loja de variedades deve considerar o seu público-alvo. Afinal, é ele que você quer conquistar.

Faça um estudo dos seus clientes e veja o que eles mais procuram, quais são os seus desejos e o que chama a sua atenção.

Dessa forma, poderá encontrar as opções certas de identidade, para ser criativo e único.

Por exemplo, se o seu público se interessa mais por objetos de casa e utensílios de cozinha, nomes como “Maravilhas da Casa” ou “Cozinha&Lar” chamarão mais a atenção.

Considere seus possíveis consumidores e use esse conhecimento na busca por uma marca exclusiva.

5. Prefira nomes curtos e de fácil pronúncia

O mais indicado para uma loja de variedades é dar preferência para nomes curtos e de fácil pronúncia.

Termos mais simples podem ser implementados mais facilmente na sua identidade visual, em logos e produtos, por exemplo.

Além disso, nomes muito compridos ou difíceis podem prejudicar no reconhecimento da sua imagem, ou não se popularizar entre o público.

6. Pense na memorização do nome

Ainda, é fundamental considerar a memorização do seu nome.

Você quer que seus clientes conheçam sua marca e divulguem ela para conhecidos, e que ela se consolide no mercado e entre os consumidores.

Mas, para isso, é importante ter uma identidade simples de lembrar, até mesmo para facilitar as suas estratégias de publicidade.

Se quiser usar termos em outras línguas, opte por algo conhecido, como “Big”, que todos os públicos  poderão associar com a sua loja.

Procure conceitos que sejam fáceis, e trabalhe a criatividade para fazer o público aderir a eles, como um jingle ou um apelido para a sua loja.

7. Verifique se o nome já não existe

Por fim, não se esqueça de verificar se o nome que você escolheu já existe, seja informal ou registrado como empresa.

Além de comprometer a sua autenticidade, é possível ter problemas jurídicos ao usar uma identidade com direitos autorais.

Assim, lembre-se de verificar se o seu nome é único, e lembre-se patentear a marca formalmente o quanto antes, para evitar plágios relacionados à sua imagem.

Para consultar se a sua ideia já existe, existem diversos sites disponíveis, inclusive no próprio Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Quando escolher o nome da loja?

Escolher o nome da loja de variedades é um dos primeiros passos que devem ser cumpridos ao abrir um novo negócio.

Afinal, trata-se da sua marca, que irá estampar não apenas o seu empreendimento, mas também identificar a sua empresa de maneira formal.

Por isso, ao inaugurar uma loja, é preciso escolher o nome, e seguir algumas das etapas recomendadas, como verificar se ele já existe.

No entanto, o processo de encontrar uma marca criativa e inovadora deve ser feito quando você sentir que precisa destacar a sua loja.

Seja para alcançar um novo objetivo ou se consolidar no mercado por meio de um novo branding, vale a pena instigar a criatividade e criar um nome único, mesmo que já tenha uma identificação.

Quais as consequências de uma má escolha de nome?

Deixar de escolher bons nomes para loja de variedades pode comprometer a sua imagem no mercado, e fazer com que seu serviço não chegue ao seu público.

Os elementos visuais, que identificam a sua marca, são os primeiros a ter contato com o cliente, e devem instigá-lo a conhecer mais sobre os seus produtos.

Um nome ruim, ou de pouco impacto, faz com que o consumidor não tenha esse desejo, ou não se interesse pelo seu negócio.

Além disso, ele também deixará de ser uma opção quando os compradores precisarem fazer uma escolha, ou considerarem um local para buscar o item que desejam.

Sem uma identidade consolidada, a sua loja perderá espaço no mercado, entre os concorrentes, e acabará tendo prejuízos no faturamento.

Por esse motivo, é essencial pensar em nomes criativos e únicos para a sua empresa, e se inspirar nos melhores conceitos para criar um empreendimento que tenha personalidade e seja exclusivo.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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