Abrir uma loja de brinquedo online pode ser uma grande oportunidade. Cada vez mais os consumidores estão comprando pela internet todos os tipos de produtos, inclusive brinquedos para as crianças. Mas é preciso saber como planejar a sua loja virtual para ter sucesso nesse mercado.
A venda de produtos online não para de crescer. O e-commerce brasileiro conta com milhares de lojas e consumidores online, que buscam os mais diversos tipos de produtos. Então, você pode encontrar inúmeras oportunidades em diferentes nichos de mercado do comércio eletrônico — entre eles, abrir uma loja de brinquedo online.
Se você está pensando em montar uma loja virtual nesse nicho, este post vai te ajudar. A seguir, você vai encontrar informações sobre como está o mercado de venda de brinquedos pela internet, se vale a pena o investimento e quais os passos para montar o seu e-commerce. Acompanhe!
Como está o mercado de venda de brinquedos online
O comércio eletrônico cresce no mundo inteiro, e os números do Brasil acompanham essa tendência. De acordo com o relatório Webshoppers, o e-commerce brasileiro cresceu 27% em 2021, totalizando R$ 182,7 bilhões em vendas. Hoje já são 87,7 milhões de consumidores online — e grande parte deles está interessada na compra de brinquedos online.
Segundo a Abrin (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), o mercado brasileiro de brinquedos fechou 2020 com um faturamento de R$ 7,8 bilhões, sendo que 50% das vendas foram realizadas de forma online.
Uma pesquisa realizada pelo NPD Group também traz algumas informações interessantes. Em 2021, as categorias que mais cresceram no mercado online de brinquedos foram Pelúcias (+36%) e Jogos e Quebra-cabeças (+29%). Além disso, o ticket médio das compras de brinquedos aumentou 12%, chegando a R$ 65.
Vale a pena investir em uma loja de brinquedo online?
Com esses dados, você já deve ter percebido que o mercado virtual de brinquedos é uma ótima oportunidade de investimento. A familiarização dos consumidores com esse tipo de compra e a constante melhoria nas tecnologias de comércio eletrônico tendem a consolidar esse cenário.
O mercado mostra que as oportunidades são boas, já que as vendas online de brinquedos estão crescendo. Mas é importante refletir também se você se identifica com esse nicho e se está disposto a planejar as estratégias da sua loja virtual. Afinal, você vai precisar se dedicar para que dê tudo certo.
Então, se você se identifica com esse segmento de mercado e quer se dedicar a isso, esse é o momento certo para abrir a sua loja de brinquedos online!
Como montar uma loja de brinquedo online?
Para que tudo saia conforme o esperado, é importante ter um bom planejamento, conhecer a concorrência, definir o público-alvo, os tipos de brinquedos e todos os detalhes da sua loja virtual.
Confira a seguir algumas ações que devem ser colocadas em prática para começar o seu negócio!
Faça um bom planejamento
O primeiro passo para abrir o seu e-commerce de brinquedos é fazer um bom planejamento. No plano, devem constar todas as informações que serão necessárias para a sua empresa.
Defina a missão e os valores do seu negócio, faça um plano operacional, pense na parte financeira, esboce metas a curto, médio e longo prazo e desenhe todos os cenários possíveis para a sua empresa, pensando nas estratégias para atingir seus objetivos.
Determine o orçamento
Depois de planejar o negócio como um todo, é o momento de aprofundar o seu plano financeiro, especialmente o orçamento necessário para abrir a loja virtual.
Mais adiante, vamos falar mais sobre o investimento ideal para uma loja de brinquedo online. Mas já perceba, com o plano em mãos, quais são os custos e investimentos necessários para colocar sua loja no ar, como a compra de mercadorias e a assinatura de uma plataforma de vendas.
Procure alinhar o que é indispensável investir com as suas possibilidades financeiras. É importante que o seu orçamento seja o mais real possível, para evitar surpresas.
Defina seu público-alvo
Após o orçamento, a próxima etapa para que a sua loja saia do papel é definir o seu público-alvo. Algumas informações que você deve considerar na definição do seu público são alguns dados demográficos, como idade, gênero, poder aquisitivo, classe social, mas também dados psicográficos e comportamentais, que revelem interesses e hábitos de consumo.
É importante pensar que o seu público usuário são as crianças, mas quem compra são os adultos. Por isso, o público-alvo deve considerar os diferentes papéis na compra.
Busque bons fornecedores
Um ponto importante durante o processo de abertura da sua loja de brinquedos é a escolha dos fornecedores. Nessa escolha, tenha sempre em mente que nem sempre o mais barato é o melhor. É necessário verificar outras informações para fazer a escolha certa.
Anote aí alguns pontos importantes, como a qualidade dos produtos, as condições de produção e entrega, os preços e possibilidades de negociação, a localização e os valores de frete, além do comprometimento e atendimento.
Analise a concorrência
A análise da concorrência tem como objetivo fornecer um panorama de como é o mercado e mostrar quais necessidades dos clientes você pode atender melhor.
Analise alguns pontos importantes dos concorrentes, como: preço, tipos de brinquedos em que eles são especializados, qualidade dos brinquedos, tempo de entrega, custo do frete, ações promocionais, facilidade de navegação do site e outros canais de vendas que utilizam.
Invista em estrutura e equipamentos
Outro ponto importante que precisa ser bem planejado para que a sua loja online de brinquedos saia do papel é a estrutura e os equipamentos necessários.
Embora o negócio seja online, você vai precisar de um espaço para trabalhar no computador. Além disso, é necessário ter uma estrutura que comporte o armazenamento do seu estoque e a separação dos pedidos da sua loja.
Legalize os processos
A parte burocrática costuma ser a que os empreendedores menos gostam. Apesar disso, ela é essencial e deve ser organizada desde o começo, para que você formalize e legalize seu negócio e evite problemas maiores no futuro.
Para isso, você precisa registrar a empresa com um CNPJ, definir qual será o enquadramento jurídico e o regime de tributação, emitir notas fiscais, registrar o nome da marca, entre outras atividades. Um contador pode ajudar você nesses processos de abertura da empresa.
Conte com uma boa plataforma de vendas
A plataforma de vendas é a sua loja no universo online. É o ambiente que os consumidores vão acessar para conhecer e compras seus produtos. Para isso, você pode utilizar uma plataforma de e-commerce e ainda publicar seus produtos em marketplaces, como Mercado Livre e Shopee.
É importante que a plataforma escolhida ofereça a melhor experiência de compra aos clientes, de fácil acesso, rápida, intuitiva e atrativa para os consumidores. Além disso, deve oferecer um ambiente de administração da loja e dos pedidos que também seja simples e intuitivo.
Use imagens chamativas
O comércio eletrônico de produtos tem a peculiaridade que o diferencia da compra presencial: os consumidores estão distantes dos produtos.
Por isso, as imagens do e-commerce devem ser atrativas, além de mostrar todos os detalhes e ângulos do produto, de maneira que o consumidor entenda como é o produto na realidade. Então, capriche nas fotos e vídeos para que sejam úteis e interessantes durante a compra.
Escreva uma descrição detalhada do produto
Diferentemente das lojas físicas, as pessoas não podem tocar nos brinquedos e observar o seu funcionamento de perto.
Por isso, as lojas online precisam se preocupar em detalhar a descrição do produto. Foque em todas as ações que os brinquedos realizam e explique detalhadamente como é o funcionamento. Informe também as restrições de idade, as especificações técnicas e qualquer outro detalhe importante para o seu uso.
Como definir o investimento ideal
Uma das preocupações de quem decide abrir uma loja de brinquedos online é a respeito do investimento necessário, que também deve entrar no seu planejamento.
Não existe um valor específico, uma vez que ele muda de acordo com diversas variáveis, como o porte da sua loja, o público que você atende e os tipos de brinquedos comercializados. O importante é avaliar se o retorno que você deve receber é capaz de cobrir os investimentos e gerar lucro (e quando isso vai acontecer).
Para definir o investimento necessário para a sua loja virtual, considere alguns fatores essenciais, como:
· Espaço de armazenamento do estoque;
· Compras de mercadorias e negociação com fornecedores;
· Custos com a plataforma de e-commerce ou comissões dos marketplaces;
· Investimentos em marketing e publicidade.
Como divulgar a sua loja de brinquedo online
Com os passos acima, você já pode montar a sua loja virtual. Mas, depois disso, é importante também saber como divulgar seu negócio para atrair mais clientes. Veja a seguir algumas dicas para fazer isso com o marketing digital para e-commerce.
Conheça os limites da publicidade para o público infantil
Usar estratégias de marketing para divulgar a loja é essencial para o sucesso da empresa. Contudo, quando falamos de crianças, é necessário conhecer alguns limites.
Frases de apelo ao consumo, como “compre já” ou “peça para os seus pais”, não devem ser usadas. Além disso, você não deve incentivar hábitos não saudáveis, o consumismo, a desvalorização da família e da escola ou qualquer coisa que prejudique o desenvolvimento infantil.
Estas são algumas normas para a publicidade direcionada ao público infantil que você deve conhecer:
· Constituição do Brasil (art. 227)
· Estatuto da Criança e do Adolescente
· Código de Defesa do Consumidor (art. 37, § 2°)
· Resolução nº 163/2014 do CONANDA
· Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Seção 11)
Direcione a comunicação para os adultos
Além de respeitar a criança no momento de fazer a publicidade, o direcionamento do marketing deve atender os pequenos, mas se comunicar com os adultos.
Afinal, são os pais que decidem e realizam a compra dos brinquedos, embora haja uma grande influência dos filhos. Portanto, trabalhe para conquistar a confiança dos adultos e mostre a eles que a sua empresa se preocupa com o bem-estar das crianças.
Explore o universo infantil
As crianças vivem em seu próprio universo. Para aproximar o seu negócio do público infantil, é preciso entrar nesse mundo e falar a língua dos pequenos.
Crie uma atmosfera lúdica nas suas campanhas, publicações e anúncios. Explore bastante as cores, brincadeiras, histórias e ilustrações, que remetem ao público infantil. Mesmo que você se comunique com os adultos, eles devem entender que a sua loja sabe agradar às crianças.
Engaje os consumidores nas redes sociais
As redes sociais têm papel importante na decisão de compra das pessoas. Cada vez mais, as empresas têm utilizado essas plataformas para chegar até o seu público-alvo e engajar os consumidores.
Por isso, faça uma pesquisa para saber qual é a rede social que a maior parte dos seus clientes utilizam e crie ações nelas para que eles se envolvam com o seu negócio. As publicações ajudam a lembrar, no dia a dia das pessoas, que a sua loja existe e tem boas oportunidades de compras.
Tenha um cadastro dos clientes
Uma estratégia importante para divulgar a sua loja online é ter um cadastro de clientes. Você pode captar esses dados de diversas formas, como um campo de cadastro de newsletter ou em formulários de landing pages.
Na captação de dados, você pode registrar se os adultos têm filhos ou crianças próximas, qual a data de nascimento delas e aproveitar esses dados para enviar e-mail marketing segmentado.
Aproveite as datas sazonais
Por fim, a nossa última dica para divulgar a sua loja de brinquedo online é aproveitar as datas sazonais que movimentam o mercado. Alguns exemplos são Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
Nessas datas, os consumidores estão mais dispostos a comprar e procuram presentes para pessoas queridas. Então, aproveite para fazer promoções, dar descontos e liberar o estoque de produtos que não giram há um bom tempo e estão gerando custos para o seu negócio.
Investir em uma loja de brinquedos online é uma ótima oportunidade de entrar em um mercado rentável e em constante crescimento, como é o e-commerce.
Mas, para que a sua loja tenha sucesso, é preciso saber planejar, calcular, divulgar e gerenciar o negócio. Com as dicas que demos acima, você já pode começar!
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