Pesquisar
Close this search box.

Gestão

O que é logística sustentável e como colocar em prática

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
logística sustentável

A logística sustentável consiste em adaptar processos e práticas para que sejam menos agressivas ao meio-ambiente. Para isso, é importante fazer adaptações e investir em prol de práticas mais conscientes.

Sustentabilidade é um termo que você já deve ter ouvido falar em algum momento na última década. O motivo disso é a crescente preocupação com o meio-ambiente, o que também é reflexo da poluição e dos maus hábitos do estilo de vida moderno. Em meio a essa conscientização, é preciso ter espaço também para outro tema relevante: a logística sustentável.

Empresas que têm uma estrutura de armazenamento, embalagem, transporte e as outras etapas comuns à logística devem procurar métodos e práticas sustentáveis. Isso é, é importante adaptar e buscar soluções nos processos para que sejam menos ecologicamente mais corretos e menos agressivos ao meio-ambiente.

A mentalidade correta é o início principal para colocar esse trabalho em prática e se comunicar melhor com o público-alvo. Depois, é fundamental ir atrás das soluções mais adequadas. Ao longo deste conteúdo debateremos mais sobre a logística sustentável e como adotar na sua empresa. Acompanhe!

Entenda o conceito de logística sustentável

Logística sustentável consiste em adotar práticas e processos logísticos capazes de gerar menores impactos ao meio-ambiente. Isso engloba tanto a exploração de recursos quanto a emissão de poluentes. A ideia é fazer mudanças, ajustes e repensar práticas comuns do cotidiano logístico para transformá-las visando uma atividade mais sustentável.

Essa ideia se tornou uma tendência a partir do momento em que a sustentabilidade se tornou uma pauta debatida mundialmente, ao longo dos últimos anos. A discussão se estendeu ao setor de logística justamente por conta das variadas atividades do setor. O entendimento é que muitas delas podem contribuir para a poluição e má conservação dos recursos naturais do planeta.

Algumas dessas práticas que merecem atenção dentro do setor de logística são:

  • o uso de embalagens para produtos;
  • a emissão de poluentes em veículos de transporte;
  • o consumo de energia em rotinas de trabalho;
  • o descarte e desperdício de materiais não orgânicos.

Saiba as diferenças entre logística reversa e sustentável

Pode ser comum que algumas pessoas não saibam diferenciar esses dois conceitos, cometendo algum engano na hora de definir o que cada de fato é. Pois quando falamos de logística reversa e sustentável, estamos tratando de duas ideias distintas, ainda que possam se encontrar em algum momento.

A logística reversa e sua relação com a sustentabilidade

Logística reversa é a etapa do trabalho em que empresas determinam o processo de retorno de produtos. Mais comumente, essa atividade visa a devolução e troca de produtos, ou seja, em vez de ir da empresa para o consumidor, a mercadoria está fazendo o caminho reverso.

Ao conseguirem definir um processo de caminho contrário, muitas empresas acabam por abrir um fluxo facilitado vindo do consumidor. Com essa base de trabalho, algumas empresas resolveram utilizar a logística reversa como um mecanismo de sustentabilidade, mais especificamente no descarte de mercadorias que iriam para o lixo.

Dessa maneira, em vez de fazer o descarte comum, o consumidor pode contar com a empresa em questão para que esse item possa seguir para um processo de reciclagem. Muitas vezes, essas companhias reaproveitam peças e outros componentes para a fabricação de novos produtos, o que é uma atividade de redução de consumos, seja de materiais, seja de energia.

Conheça os benefícios de investir na logística sustentável

A logística saudável precisa de investimentos para ser mais do que somente uma boa ideia. Empresas não vão mudar a forma como trabalham se não conseguirem enxergar vantagens realmente concretas para o negócio. Portanto, é fundamental definir quais são os benefícios reais da logística sustentável. Veja na sequência.

Economia de recursos

Para que a logística reversa aconteça, é necessário que haja adequações para que o trabalho funcione de maneira mais eficaz. Ao mesmo tempo, isso vai significar também uma redução de custos maior e, principalmente, mais precisa. Ou seja, quase que naturalmente, a empresa tende a ter despesas muito menores com suas atividades.

Se a empresa opta por veículos elétricos para evitar a emissão de gases poluentes, economizar com combustível. Da mesma forma, se opta por embalagens mais sustentáveis, muitas vezes elas são mais baratas, já que foram fabricadas a partir de reciclagem. Quando há essa série de escolhas sustentáveis, a logística passa a gerar menos custos.

Melhoria no sistema de entregas

O que muitas empresas têm adotado como um dos pilares de logística sustentável são as novas formas de entrega, evitando concentrar todo o trabalho nos carros e caminhões. Por exemplo, os entregadores que usam bicicleta custam muito menos, uma vez que não há combustível, e ainda podem fazer entregas mais rápidas, já que não pegam trânsito.

Já há no Brasil, graças a autorização da Anac, uma permissão inicial de entregas feitas por drones. De modo geral, o custo promete ser menor do que manter uma frota de carros, além de ter um tempo médio de entregas muito mais reduzido. Mais um bom exemplo de como a logística encaminha também para a eficácia operacional.

Valorização da marca

A sustentabilidade é uma questão mundial, o que engloba também o consumidor e seus desejos. Hoje, as pessoas buscam muito mais do que empresas que possam vender produtos pelo preço que buscam. Há outras questões em jogo, e uma das principais é o posicionamento de marca. Se há uma distância entre o que a empresa e o consumidor acreditam, faltará engajamento.

Portanto, as marcas têm procurado entender quais tópicos são realmente relevantes e ajudarão a definir sua identidade e posicionamento. A ideia é se aproximar do consumidor de maneira estratégica, alinhando interesses. Isso é perfeitamente possível quando falamos de sustentabilidade, o que tem feito muitas empresas mudarem sua maneira de atuação no mercado.

Veja como aplicar a logística sustentável na prática

Buscar novas soluções, boas práticas e adaptar a maneira de trabalhar são passos necessários para empresas que desejam implementar a logística sustentável. Há alguns processos que podem ser adotados para criar essa ideia de sustentabilidade, principalmente aqueles que já foram testados e aprovados em muitas empresas.

A seguir, veja alguns exemplos de boas práticas e entenda quais fatores positivos podem gerar para as empresas que adotam! 

Estipule metas para reduzir desperdícios

Pouco a pouco, o setor logístico pode se tornar mais sustentável sem que essa transição seja dolorosa e difícil. Uma ótima forma de conseguir isso é estabelecendo metas para reduzir os desperdícios de matéria-prima e recursos na logística. Ao bater essas metas, gradativamente a empresa vai caminhar para um futuro mais sustentável.

Adote políticas de logística reversa

A logística reversa pode ser uma grande aliada para que a empresa incentive clientes a não descartarem produtos de maneira inadequada. Para isso, é importante definir uma política que funcione de maneira confortável ao consumidor. Isso pode ser obtido com um programa de coleta na casa dessas pessoas, além de cupons de desconto oferecidos a quem faz essa devolução.

Invista na conscientização

A conscientização vai ajudar a espalhar e enraizar a ideia de logística sustentável dentro da empresa. Portanto, comece pelos colaboradores e certifique-se de que essas pessoas irão entender o real valor da sustentabilidade. Converse, oriente, crie campanhas e as divulgue. Assim, você poderá implementar a cultura de logística sustentável na mentalidade de trabalho do setor.

Reorganize a frota e trajetos

Ter uma frota extensa nas ruas nem sempre vai significar entregas mais rápidas. Afinal, especialmente em grandes metrópoles, o trânsito torna tudo mais lento. Portanto, pense em ter menos carros, mais motos e reorganizar os trajetos. Assim, é possível fazer mais entregas, em menor tempo e, principalmente, com menos carros e menor emissão de gases poluentes.

Mude suas embalagens

As embalagens podem parecer apenas um detalhe, mas a empresa não pode garantir, por exemplo, que consumidores vão descartá-las adequadamente. Ainda assim, materiais como o plástico têm um tempo de degradação altíssimo. Logo, o melhor a se fazer é definir mudanças nesses materiais, optando por alternativas biodegradáveis.

Estude opções

É sempre bom ter a cultura da empresa orientada à sustentabilidade. É isso que permitirá que novas soluções nunca pensadas se tornem a ideia perfeita para o negócio. Para isso, permita que colaboradores deem ideias e estude tudo que for minimamente viável. Inovar também vai ser de grande importância para encontrar a solução perfeita para tornar o processo logístico mais sustentável.

Conte com uma consultoria

Consultorias especializadas atuam desenvolvendo planos estratégicos para empresas que desejam fazer essa transição para práticas mais sustentáveis. Portanto, trabalhar com o suporte dessas companhias pode ser importante para definir um plano de mudança. Além disso, as consultorias podem ser de grande ajuda para realizar investimentos mais qualificados.

Estruturar uma logística sustentável requer estudos, conscientização e investimentos. Mesmo assim, ao fim das contas, todos saem ganhando. Afinal, estamos falando de boas práticas que trazem benefícios diretos para o planeta. Sua marca também sai ganhando, principalmente na relação com o público consumidor. 

Que tal entender mais sobre logística para e-commerce? Aproveite e confira nosso post sobre o assunto!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Atenção, lojista! A contagem regressiva começou!

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday! Se inscreva no grupo vip agora e pegue sua vaga!

Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Comece agora

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday!