Você já ouviu falar em KPIs do Whatsapp Business? O objetivo deste artigo é mostrar a importância e como observar as métricas. Além disso, entenda como utilizar recursos externos para criar novas métricas no WhatsApp e impulsionar as suas vendas online.
Como já falamos em outros artigos, o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta, que alinhada a um bom site, e boas práticas de uso pode ajudar a alavancar as suas vendas online. Entre todas as vantagens e novidades do WhatsApp Business, a mais interessante é sem dúvidas, as métricas. Esse recurso permite várias ações como: testes AB, mensuração, reavaliação de campanhas e estratégias.
Agora, você terá informações sobre o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas, mas como mensurar esses KPI’s? Neste artigo, vamos mostrar como observar essas métricas e como utilizar recursos externos para criar novas métricas no WhatsApp. Confira!
KPIs do WhatsApp Business: Taxa de recebimento
O nome “Taxa de recebimento” já é autoexplicativo. Essa métrica trata-se da quantidade de usuários que receberam as mensagens que você enviou. Ela é muito útil para conferir se suas listas estão atualizadas com clientes ativos, por exemplo.
É importante você ter atenção com essa métrica. Por exemplo: você enviou uma mensagem de promoção para 100 clientes, mas apenas 70 receberam. Isso quer dizer, que as outras 30 pessoas não receberam sua mensagem.
Isso pode acontecer por vários motivos: o cliente estava sem internet, o número do cliente mudou, o cliente te bloqueou e não quer receber mais suas mensagens, o número não existe. Por isso, fique atento e exclua da lista os números que repetidamente não recebem as mensagens. E, mais uma vez, não compre listas prontas.
KPIs do WhatsApp Business: Taxa de abertura (leitura)
A taxa de abertura, refere-se aos usuários que receberam a mensagem e abriram a mensagem. Essa métrica já é mais interessante para sua estratégia, pois te dará uma noção da bounce rate (taxa rejeição).
Neste caso, você deve ter atenção a mensagem que você está enviando. No WhatsApp existe uma prévia da mensagem, aquela parte do texto que aparece na notificação e que pode ser visualizada nas “conversas” antes da mensagem ser aberta. Nos aparelhos Android, tamanho de fonte padrão, geralmente as amostras variam entre 32 e 45 caracteres, logo você tem apenas 32 caracteres para instigar o usuário a abrir a sua mensagem.
Nos aparelhos da Apple, que exibem duas linhas de preview, a amostra varia entre 55 e 75 caracteres. Por isso, pense sempre em frases curtas e que despertem a curiosidade do seu cliente para mandar logo no ínicio e assim, aumentar a sua taxa de abertura.
KPIs do WhatsApp Business: Taxa de resposta
A taxa de resposta é uma das métricas mais valiosas, e por isso é necessário ter muita atenção. A taxa de resposta não é uma métrica oficial da plataforma, ou seja, o WhatsApp Business não irá te oferecer esse dado, mas ele pode ser deduzido fazendo uma regra de três entre o número de mensagens abertas e o número de respostas recebidas. Por exemplo: Enviei 100 mensagens para os meus clientes, 100 pessoas receberam, 80 abriram e 20 responderam. Isso significa que a minha taxa de resposta daquela campanha foi de 25%.
Não existe uma regra que define o que é uma taxa de resposta alta. Por isso, é importante que você verifique, com o passar do tempo, como os números estão se comportando para estabelecer a média de interação do seu negócio. Se a porcentagem de respostas às mensagens estiver abaixo de 10%, acione um sinal de alerta e pense em estratégias para aumentar a participação dos seus clientes.
Use imagens atrativas, seja cordial e instigante, converse com o cliente e estimule uma resposta. Iscas também são bem-vindas, ofereça informações, códigos promocionais ou outros atrativos para aqueles que interagirem de volta.
KPIs do WhatsApp Business: Visualização de status
Outra métrica que não é oficial, mas isso não significa que não seja um ótimo KPI. Sempre que sua marca compartilhar um status, será possível conferir no próprio status quantas visualizações ele teve.
A ferramenta mostra quem visualizou e o também o horário em que a pessoa visualizou. E assim, é possível fazer um levantamento dos horários mais frequentes de visualização e fazer as postagens de status nesses horários. Desse modo é maior a possibilidade de ser visualizado pelo seu cliente.
KPIs do WhatsApp Business: Conversões e vendas
Originalmente o WhatsApp não é rastreável, ou seja, se um cliente chegar ao seu site por meio de um clique em um link no WhatsApp, o Google Analitycs não irá reconhecer a origem da visita e irá registrá-la como uma visita direta. Porém, é possível usar um artifício externo para mensurar quantos clientes estão vindo do WhatsApp.
As URLs parametrizadas podem ser criadas com informações inerentes a elas. Ou seja, você pode criar uma URL parametrizada que vai informar ao seu site a origem do tráfego. Basta criar uma URL que referencie o WhatsApp.
Você pode criar, através do site Bit.ly e depois basta usar ela exclusivamente nessa plataforma, desse modo, você saberá todos os clientes que chegarem ao seu site por meio dela.
Após isso, você só precisa cruzar dados para saber quais os clientes que vieram pelo WhatsApp e fizeram a ação que você desejava, ou seja, converteram.