Empreendedorismo

Estou desempregada, o que fazer para ganhar dinheiro na internet?

Imagem ilustrativa de estou desempregada o que fazer para ganhar dinheiro

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Estou desempregada, o que fazer para ganhar dinheiro? Algumas opções são aulas particularidades, loja virtual, venda de produtos usados, produção de conteúdo online, freelancer, afiliado de infoprodutos, dropshipping, consultoria, artesanato e coaching.

É, não é fácil. Muitas pessoas em algum momento da vida passam por uma fase complicada em que não tem uma fonte de renda garantida. O desemprego é a realidade atual de muita gente no país e é necessário encontrar formas de ganhar dinheiro para manter as contas em dia. 

Com o avanço da tecnologia e as infinitas possibilidades de alcançar as pessoas, ficou mais simples encontrar novos caminhos para ganhar dinheiro fora do mercado tradicional de trabalho. 

Existem novos modelos de trabalho e ideias de negócios que podem ser desenvolvidos em casa, com poucos recursos, o que não quer dizer que você não terá que se dedicar para fazer com que essa ideia saia do papel e se torne sua nova fonte de renda. Veja agora 10 formas de ganhar dinheiro para quem está desempregada. 

O que fazer para ganhar dinheiro? 

1- Loja virtual

2- Aulas particulares 

3- Venda de produtos usados

4- Produção de conteúdo online

5- Freelancer 

6- Afiliado com infoprodutos

7- Dropshipping

8- Consultoria

9- Artesanato

10- Coaching

Cenário de desemprego no Brasil 

O desemprego é uma adversidade enfrentada por muitas pessoas e um desafio econômico  que todos os governos precisam administrar. É definido como desempregada a pessoa com idade acima dos 14 anos, que não está trabalhando, mas é apta a trabalhar e está disponível tentando encontrar trabalho. 

Atualmente, de acordo com o IBGE, o  índice de desemprego no Brasil está em 9,3%, porcentagem que diminuiu ao longo do ano de 2022, mas que ainda representa um número alto de pessoas sem uma renda fixa. 

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o PNAD, mostra como está o cenário de desemprego atual no país. 

Infográfico com dados do desemprego no Brasil. 
Rosa escuro- 99.269 ocupados 
Rosa claro- 9460 desocupados 
Azul turquesa- 64729 Fora da força de trabalho 
Azul escuro- 40854 Abaixo da idade de trabalhar
Dados coletados pelo PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 

Ainda de acordo com o IBGE, segundo dados do primeiro trimestre deste ano, as mulheres são maioria, representando 13,9% dos desempregados, enquanto os homens representam 9%. Com a ajuda da internet e as novas possibilidades tecnológicas, essas pessoas podem ter acesso a outras oportunidades de gerar renda. 

Desafios de quem está desempregado

Estar sem uma ocupação fixa pode ser um desafio não apenas financeiro, mas também de como se posicionar novamente no mercado. O desemprego é um momento delicado e muitas vezes desesperador para quem precisa manter as contas em dia e não tem onde recorrer. 

O mercado de trabalho não é o lugar mais acolhedor quando falamos de recolocação. Alguns desafios são: 

  • Falta de experiência

Desde quem está procurando a primeira oportunidade de emprego ou para quem quer conseguir uma nova oportunidade em outra área de atuação, é muito difícil encontrar vagas que não pedem experiência. E se não oferecem oportunidade, como conseguir a tão solicitada experiência? 

  • Poucas vagas 

O número de vagas disponíveis geralmente não acompanha o número de pessoas sem emprego. Então, o mercado fica cada vez mais disputado e com poucas oportunidades de ocupação. 

  • Concorrência

Dado o número alto de candidatos para poucas vagas, a concorrência aumenta e fica cada vez mais difícil conseguir alcançar uma chance de trabalho.

Mas é exatamente em momentos de crise que o ser humano aumenta sua capacidade de superação e consegue ser criativo. O que poderia ser uma fase ruim, pode se tornar o início de um negócio bem sucedido e uma nova direção para a vida. 

10 melhores alternativas de trabalho para pessoas desempregadas:

Loja virtual

Notebook com uma capa escrito e-commerce sobre uma mesa cheia de objetos.

Montar um negócio não é tarefa fácil, fora o alto investimento inicial (quando se trata de uma loja física). Mas, como já citamos anteriormente, com a tecnologia, você pode ter uma loja virtual sem gastar muito. 

Para isso, você precisa decidir qual produto irá oferecer e qual o investimento inicial necessário (que deve estar de acordo com sua realidade). O próximo passo é regularizar sua loja, apesar de lojas virtuais não precisarem de CNPJ, é importante criar o seu para que sua marca tenha credibilidade. Em seguida, é necessário pensar na estrutura como os fornecedores, como será a logística, qual serão os meios de pagamento disponíveis e como fazer uma gestão eficiente. Conheça bem seu público e invista em uma boa divulgação da sua marca. 

Agora você precisa escolher a plataforma de e-commerce em que o site do seu negócio ficará hospedado. Ter um site é fundamental para melhorar a experiência de compra do seu cliente, garantir a profissionalização do seu negócio e aumentar suas vendas, 

A Bagy é uma empresa de plataforma de e-commerce que oferece diversas possibilidades para você encontrar o plano que se encaixa melhor com o objetivo da sua loja. Além disso, temos integração com plataformas e serviços que irão facilitar sua rotina. 

Aulas particularidades

É especialista em algum assunto? Então é hora de compartilhar seus conhecimentos com quem também quer aprender e de quebra ganhar dinheiro. Atualmente existem diversas plataformas de comunicação gratuitas como o Zoom, Skype, Teams, Hangouts e etc, onde é possível dar aulas para uma ou mais pessoas. 

O que você precisa é escolher uma dessas plataformas e explorar ao máximo os recursos que elas oferecem, preparar um bom material e ter um planejamento de conteúdo para ser ensinado. 

Venda de produtos usados

O que também não falta na internet são sites para vender produtos usados e, olha, eles são um sucesso. Se você precisa de uma grana extra e não sabe o que fazer, é hora de separar itens que não usa e montar sua loja virtual de usados. 

Plataformas como Enjoei, ELO7, Mercado Livre, OLX, Estante Virtual e Desapega, são os principais mercados desse segmento. Nesses espaços você consegue criar uma conta e anunciar seus produtos usados, podendo ser localizada por compradores interessados. 

Produção de conteúdo online

Mulher feliz sentada em uma cadeira mexendo em um notebook dentro de uma sala.

Para quem domina um assunto e tem boa escrita, outra boa fonte de renda é produzir conteúdo online. Esse é um trabalho em que você pode fazer freelas para empresas ou pessoas, produzindo conteúdo de qualidade sobre certo assunto. 

O cliente irá te enviar um briefing do que ele precisa e você irá definir um valor e o prazo para realizar essa tarefa. Existem sites que fazem essa ligação entre o produtor de conteúdo e o cliente como 99freelas, Meu Redator, Workana, Hotmart e etc. 

Freelancer 

Parecido com o que citamos no último tópico, uma modalidade de trabalho que tem se tornado cada vez mais popular é a de freelancer. 

Freelancer é um profissional autônomo que presta serviço para diferentes empresas e trabalha de acordo com projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. O freelancer pode oferecer o serviço em que domina como social media, produtor de conteúdo, tradutor, redator, pintor, estratégias de marketing, editor, locutor, produtor de produtos artesanais, consultor e outros. Basta entender suas competências e entender que serviços você pode oferecer. 

Afiliado com infoprodutos

O modelo de afiliados de infoprodutos é quando você é pago para divulgar e captar clientes para determinada empresa. Nesse caso, a empresa tem vários parceiros de venda que precisam divulgar seus infoprodutos em algum canal (blog, redes sociais, anúncios online, site). 

Infoprodutos são produtos digitais, criados e disponibilizados na internet. O papel do filiado é divulgar esses produtos e levar clientes a consumir esses produtos. 

Dropshipping

O Dropshipping é uma técnica de venda, onde você pode realizar vendas online sem estar na posse do estoque, mas sim ofertando produtos que estão direto no estoque do fornecedor. 

Trabalhar com dropshipping é como ser um revendedor. Você vai vender os produtos para o cliente, mas o fornecedor do produto é que será responsável em separar e enviar esse produto. 

Consultoria

Se você é especialista em alguma área, não espere oportunidades do mercado, ofereça você mesma consultorias sobre o assunto. A consultoria funciona da seguinte forma: você irá preparar uma base de conhecimento que julga ser essencial compartilhar, depois você precisa entender o objetivo e metas do cliente que solicitou a consultoria e oferecer conteúdos personalizados. 

Para ser consultor, você precisa provar que tem conhecimento e domínio sobre o assunto que está oferecendo. 

Artesanato

O artesanato é um trabalho manual. Para trabalhar com isso, você precisa primeiro definir o nicho de mercado que irá atuar, já que existem diversas opções de produtos de artesanato. O segundo passo é organizar seu estoque e fazer uma boa divulgação do seu produto. 

É importante ter um site para expor seus produtos com fotos e detalhes. Os clientes gostam de entender o produto que estão comprando, além disso ajudar na experiência de compra.  

Coaching

Um coaching é um profissional que ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional de uma pessoa. Esse profissional ajuda o cliente a atingir seus objetivos e a bater suas metas, com técnicas de treinamento e orientação.  

Qualquer pessoas pode ser tornar um coaching, basta realizar os cursos profissionalizantes e se dedicar no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. 

Como escolher a melhor alternativa?

Agora que te apresentamos diversas opções do que fazer para ganhar dinheiro, você deve estar se questionando, qual a melhor alternativa para mim? Bom, você deve analisar com calma todas as opções para entender qual se encaixa melhor à sua realidade. 

Alguns fatores que você deve levar em consideração é qual capital você tem para investir, cada opção pede um valor diferente de investimento. Outro ponto importante é entender quais são suas maiores competências e alinhar com as opções, pois a chance de assertividade aumenta. 

Dentre os tópicos que citamos, a atividade que pode ser feita por qualquer pessoa é a criação da loja virtual, pois para isso, só é preciso ter domínio do seu produto e realizar um bom planejamento. 

Como ter sucesso?

Para ter sucesso nessas atividades é preciso antes de tudo fazer um bom planejamento e se dedicar. Falamos muito sobre planejamento, porque é muito importante pensar em todos os detalhes e prever quais serão os passos a serem tomados antes de iniciar. Isso garante bons resultados e te prepara para qualquer desafio. 

Outro ponto importante é se dedicar. Não é porque esses trabalhos são feitos em casa pelo computador e você tem a possibilidade de definir seu horário que a dedicação não deve ser a mesma de um trabalho comum. Defina metas de produção e organize bem seus horários, assim, você vai produzir muito e ainda manter sua mente descansada. 

Além disso, escolha parceiros que irão te fazer crescer. Nós da Bagy queremos fazer parte do seu sucesso e ver sua independência financeira sendo construída. Não deixe de conhecer nossa comunidade e se conectar com os lojistas mais  bem-sucedidos do mercado. 

Nossa parceira Maria Romeu tem uma loja de perfumaria e viu seu negócio crescer depois de se juntar à família Bagy. 

Foto de mulher com um balão de fala sobre tem sucesso com sua loja virtual. Fundo preto e foto colorida.

Essa é a sua chance de ter um site completo e personalizado! Com a Bagy você vai poder vender o produto que quiser para qualquer lugar do Brasil, tudo isso com uma plataforma cheia de funcionalidades e integrações. 

Faça como a Maria Romeu e seja parte da comunidade de lojistas Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.