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Dicas de como vender no dia das crianças sem vender produtos infantis: veja dicas para aumentas as vendas!

Como vender no dia das crianças

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma dúvida recorrente entre muitos empreendedores é sobre como aumentar suas vendas em datas comemorativas. Neste artigo, vamos abordar sobre como vender no dia das crianças sem vender produtos infantis. Veja mais a seguir!

Como sempre falamos aqui no Blog, as datas comemorativas são ótimas maneiras de impulsionar as vendas no comércio varejista. E o dia das crianças já está chegando, e é claro que é uma data super importante para alguns segmentos. 

O que muita gente não sabe, é que o dia das crianças não é uma data importante apenas para quem vende produtos infantis e acabam não dando importância nenhuma para essa data. E aí, podem estar cometendo um grande erro. Afinal, seu negócio não precisa atender o público infantil para aproveitar da data comemorativa para incrementar as vendas.

Existem várias formas de criar estratégias para vender no dia das crianças sem vender produtos infantis, e separamos algumas dicas para ajudar você. Confira! 

Como vender no dia das crianças?

Confira a seguir algumas dicas de como vender no dia das crianças. Saiba como aumentar as vendas e lucrar nessa data comemorativa!

Faça um planejamento para o dia das crianças 

Todo comércio, seja ele físico ou digital, sobrevive de vendas, seja de produtos ou de serviços! Entretanto, o varejo sofre com sazonalidades e precisa ser estratégico para sobreviver. Principalmente com todas as mudanças que vivemos em 2020, não é mesmo?

Por isso, para vender mais no Dia das Crianças é preciso fazer um planejamento com antecedência para saber se vale a pena, ou não, investir em ações de venda neste período. 

Para tomar essa decisão é importante levar alguns fatores em consideração: 

Selecione os produtos para o dia das crianças

Se cabe no planejamento da sua loja investir em campanhas de dia das crianças, a primeira coisa que você deve fazer é selecionar os produtos que vão fazer parte da sua ação. Mas como fazer isso? 

Bom, se a data comemorativa é pensada para as crianças, os produtos que terão destaque na sua loja devem levar em consideração as necessidades desse público: segurança, conforto, qualidade, proposta temática e atendimento às normas vigentes. Esses são critérios importantes e geralmente decisivos para os pais que vão às compras.

Se a sua loja, não tenha foco em produtos de linha infantil, como brinquedos, você pode atrair os olhares dos pais, e até dos pequenos, com produtos que se insiram no mundo deles. 

Vale a pena apostar em um novo mix de produtos neste período para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Escolha presentes infantis, com desenhos e cores chamativas para ficar em destaque em sua loja. Esse tipo de ação demanda interesse, tempo e conhecimento nos ícones que envolvem o universo das crianças.

Se a sua loja vende roupas femininas, que tal apostar em looks mãe e filha? Se você vende cosméticos, que tal montar kits de cosméticos de linhas infantis? Se você não tem nenhum produto que siga essa linha infantil, que tal criar promoções com brindes para as crianças? Como garrafinhas de personagens infantis, ou máscaras de personagens? Assim você encanta os pais e as crianças. Tudo isso sem interferir na identidade do seu negócio.

Invista em uma boa vitrine para o dia das crianças

Apesar de serem desenvolvidos para as crianças, os produtos são comprados por adultos. Sendo assim, uma vitrine organizada, que divide produtos por faixa etária, por exemplo, pode facilitar a visualização do público consumidor. 

É importante lembrar que quando falamos de vitrines falamos da vitrine da loja física, e claro, da vitrine virtual. Tão importante quanto deixar a vitrine da sua loja física atrativa, é também cuidar da sua vitrine virtual: no feed do seu Instagram, e no seu site. Afinal, quanto mais criativa e inovadora for sua vitrine e a exposição dos produtos, mais vendas serão geradas, ainda mais quando a decisão de compra pode vir de um criança. Lembrando que, cada vez mais elas fazem parte da decisão de escolha de seus próprios presentes.

Para ajudar você com a organização do feed do seu Instagram, ou da vitrine da sua loja, é importante começar com a escolha de um tema. 

A escolha do tema para a Vitrine do Dia das Crianças, pode estar relacionado com os seus produtos, ou também pode ser criado um momento que remeta a data. Por exemplo: uma loja que vende pijamas pode desenvolver um tema de festa do pijama. O tema ou momento escolhido para compor sua vitrine tende a proporcionar para os pequenos ou para quem compra para presentear, uma experiência positiva. Outra dica é, fazer as fotos dos seus produtos em um cenário que remete ao universo infantil como balas e brinquedos. 

Ofereça um atendimento encantador 

Nem precisamos falar do quanto é importante um bom atendimento, não é mesmo? Seja na loja física ou online. A experiência que o cliente tem na sua loja é muito importante. Por isso, se for fazer atendimento na sua loja física lembre-se que muitas vezes, as crianças escolhem o próprio presente e vão às lojas acompanhadas dos adultos. Por isso, tenha atenção à forma de atendê-las, sem falar com superioridade ou exagerar na abordagem “fofa”. Lembre-se: equilíbrio é tudo! 

https://www.youtube.com/watch?v=oDMwLbTeDw4u0026t=2s

Na loja online, é importante ver como está sendo a experiência do seu cliente no seu site. Ele encontra tudo que precisa? Os produtos possuem boas descrições? E boas fotos? O seu site funciona bem em todos os dispositivos? Com o Bagy, você tem um site completo e com todas as características necessárias para proporcionar a melhor experiência para o seu cliente.ia das crianças 

Para quem vende brinquedos, por exemplo, a diversidade de produtos costuma ser enorme; portanto, é preciso que a equipe esteja preparada para argumentar e explicar sobre cada um. É muito importante entender sobre as necessidades de cada criança, e como os seus produtos podem ajudar. Por isso, reforce o treinamento dos funcionários e instrua-os a ouvirem as necessidades e desejos dos pais.

Faça promoções ou condições especiais no dia das crianças

Você tem produtos parados no seu estoque? Que tal criar condições especiais para vender no dia das crianças? Ou então, oferecer um frete grátis em compras acima de um valor específico? Você pode também criar ações de vendas especiais como: Hora de promoção relâmpago, produtos especiais, descontos casados, comprou levou… Ou até mesmo ter alguma atração dentro de sua loja para chamar a atenção tanto de crianças, quanto de adultos.

Aposte em caixas e embalagens para presentes no dia das crianças

Se tem uma coisa que as crianças amam é abrir os embrulhos de presente, não é mesmo? Por isso, se você pretende ter sua loja como uma referência para seus clientes, que tal fazer o serviço completo e literalmente vender o pacote? 

As caixas e embalagens para presentes são ótimas alternativas para vender mais no dia das crianças! Além disso, você pode aumentar o ticket médio e oferecer embalagens divertidas. Como por exemplo: acrescentar um kit de balas e chocolates, ou balões na sacola… existem várias maneiras: abuse da criatividade! 

Invista na divulgação nas redes sociais 

Nem precisamos falar sobre o quanto é importante abusar das redes sociais para vender online, né? Principalmente para divulgar ações sazonais como o dia das crianças. As redes sociais fazem parte da rotina de qualquer marca de sucesso. Como muitos lojistas ficam com dúvidas sobre qual tipo de conteúdo postar nessas datas, separamos alguns temas de dia das crianças para você produzir conteúdos para o seu Instagram: 

  • Promoções – Sua loja está em liquidação? Divulgue os produtos infantis com precinhos nos stories;
  • Divulgação de produtos – Faça post mostrando os produtos e como eles podem ser usados;
  • Dicas de presentes – Fazer posts com dicas de presentes para cada faixa etária, por exemplo; 
  • Depoimentos – Poste depoimentos de clientes que já compraram de você e que gostaram da experiência. Isso ajuda a sua loja a ter mais credibilidade. 

Aposte no pós-venda no dias das crianças 

Lembre-se que ainda temos mais 2 datas super importantes em 2020: a Black Friday e o Natal. Por isso, aproveite o dia das crianças para dar uma aquecida nas vendas, mas não se esqueça de manter os clientes satisfeitos para que eles possam comprar mais de você na Black Friday e no Natal. Fidelizar o cliente no pós-venda é o melhor investimento que você pode fazer. 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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