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Vendas

Aprenda como vender na internet para iniciantes: um passo a passo simples

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Como vender na internet para iniciantes

Aprender como vender na internet não é uma tarefa fácil para iniciantes, mas estar presente nas redes sociais, planejar seu conteúdo e ter seu site vão te ajudar a dar os primeiros passos nas vendas online.

Vender na internet está em alta e não dá sinais de desaceleração. O ambiente digital encurta distâncias e permite que o vendedor alcance consumidores em todas as partes do planeta. Além disso, as experiências de compra via web são cada vez mais rápidas e práticas, levando muitas pessoas a preferirem esse modelo. 

É natural, portanto, que você esteja pensando em investir no mundo do e-commerce. Esse tipo de empreendimento pode render frutos interessantes de acordo com seus objetivos, seja para complementar sua renda, seja para gerar uma fonte de lucros. É um mercado com poucas barreiras de entrada, sendo muito amigável aos iniciantes.

Contudo, é importante ressaltar que estamos falando de um espaço altamente competitivo, onde, para ter sucesso, é preciso saber como se destacar. Mas não se preocupe! Neste post, vamos apresentar um passo a passo de como vender na internet para iniciantes. Acompanhe!

Vender na internet ou vender offline? 

Antes de nos aprofundarmos nas boas práticas para vender online, vamos falar sobre uma questão que é recorrente entre os empreendedores iniciantes: vender na internet é realmente melhor do que vender offline? Bem, naturalmente, não é possível dar uma resposta exata sem considerar fatores como público-alvo, indústria e realidade da empresa. 

É bem possível encontrar um negócio que fatura com as vendas físicas e não se preocupa com o ambiente digital. Contudo, também é possível afirmar que esse comércio está longe de explorar toda a sua capacidade. Isso porque mesmo as lojas predominantemente físicas contam com canais digitais para otimizar a experiência dos clientes. 

Esse movimento de digitalização do comércio é uma resposta direta à consolidação do consumidor 4.0 no topo da hierarquia de mercado. Hoje em dia, os clientes têm grande acesso à informação e contam com múltiplas alternativas de empresas para fazer negócio. Assim, é crucial oferecer experiências completas, o que exige o uso da internet. 

Como vender na internet: por que utilizar esse recurso?

Dessa forma, podemos afirmar que vender na internet é uma boa ideia para qualquer tipo de comerciante. É que o vasto número de usuários ativos nos canais digitais indica que, independentemente de quem for sua persona, será possível encontrá-la na internet. A web, portanto, proporciona alcance, atração, criação de relacionamentos e conversão. 

Ainda em dúvida? Não confie simplesmente na nossa palavra! Diversos estudos e relatórios tornam possível observar números que reiteram o crescimento exponencial do comércio eletrônico. De acordo com a Ebit/Nielsen, por exemplo, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 47% nos primeiros seis meses de 2020. 

Parte desse crescimento se deve à adaptação para vendas de canais bem específicos: as redes sociais. Hoje, a maioria delas se adaptam a um ambiente de marketplace, fazendo com que seus usuários possam não apenas se relacionar com as marcas que seguem, mas também comprar seus produtos. 

As redes sociais não param de crescer 

Existem diversas redes sociais que você pode utilizar para seus esforços de venda, tendo sempre em mente as características do público que você pretende alcançar. Esses canais são excelentes por encorajarem o engajamento dos usuários, o que aumenta, de forma completamente orgânica, o alcance e autoridade da sua marca. 

Aliás, grande parte dos consumidores já conta com ao menos uma rede social em suas jornadas de compra. O Instagram, que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, divulgou em sua página que 90% das contas seguem, ao menos, um perfil comercial. Além disso, ainda de acordo com o próprio Instagram, 50% dos usuários da rede se mostram mais interessados por uma marca após ver um de seus anúncios no aplicativo. 

A boa notícia é que não há qualquer expectativa de desaceleração no crescimento desses canais. Novos recursos para engajar e atrair consumidores são lançados com frequência, criando o ambiente ideal para sua loja virtual testar diversas estratégias de captação. 

Como vender na internet?

Nesse ponto, você já entende as vantagens de vender na internet e sabe que mesmo empresas físicas podem se beneficiar ao abrir um canal online. Sabe, também, que as redes sociais estão entre os principais motores dessa atividade, já que representam espaços abertos para interação entre marca e consumidores. 

Dito isso, vamos ao nosso passo a passo, que vai ajudar iniciantes a vender na internet. O primeiro tópico, como não poderia deixar de ser, diz respeito às tais mídias sociais. Pronto para continuar? 

Crie um perfil no Instagram e no Facebook 

A presença em redes sociais é absolutamente fundamental para o sucesso de um e-commerce. É lá que você vai encontrar usuários dispostos a interagir com a sua marca e curiosos sobre os produtos que você oferece. Acontece que essas plataformas, atualmente, são muito mais do que canais de interação com potenciais clientes. 

Estamos falando, principalmente, do Facebook e do Instagram, redes que pertencem ao mesmo grupo e, por isso, apresentam diversas formas de integração. Por exemplo, para criar um anúncio no Instagram, você precisará contar com um perfil no Facebook, que conta com um gerenciador de Ads incrivelmente eficaz. 

Criar o perfil nesses dois canais, portanto, é crucial para conduzir todos os processos da jornada de compras. Por meio de posts e anúncios, você alcança sua persona e a educa sobre as suas soluções. Para melhorar, ambas contam com um marketplace que facilita e acelera a conversão dos leads. 

Estude o nicho que você deseja trabalhar

O comércio digital é conhecido por apresentar oportunidades praticamente infinitas, mas é preciso manter o foco. Embora a diversidade de públicos e mercados possa ser atraente, é importante, ao menos inicialmente, reduzir suas atividades a um nicho específico. Isso facilita na elaboração de uma estratégia eficiente. 

Portanto, realize um estudo de mercado e definia o nicho que você quer explorar. É importante levar em conta o tipo de produto que você quer vender, as características do público, o seu poder de investimento e, é claro, o grau de competitividade existente. Quanto mais informações, melhores serão suas decisões. 

Depois de selecionar o nicho e começar seu planejamento, você pode executar uma análise SWOT. Trata-se de um framework que mapeia as características mais importantes dos ambientes externo e interno do seu negócio, incluindo oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. 

Crie um site

Não é preciso saber muito sobre vendas online para reconhecer a importância de um bom website, concorda? Trata-se da porta de entrada da sua loja, tendo grande influência sobre a percepção do consumidor e sobre os seus resultados em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, essa questão exige atenção especial. 

Seu website precisa ser mais do que um mero mostruário de produtos. Sua função principal é oferecer ao usuário uma experiência valiosa, o que envolve conceitos como responsividade e velocidade de navegação. A ideia é que um visitante possa, de forma rápida e intuitiva, acessar e interagir com todas as páginas. 

Pode parecer um trabalho complexo, e, por muito tempo, realmente se tratava de um. Hoje, contudo, você pode contar com plataformas como a Bagy, que permite a criação de uma loja virtual de alta performance em apenas alguns minutos. Trata-se de uma solução de ponta a ponta para iniciar, gerenciar e otimizar seu e-commerce. 

Planeje o conteúdo da sua loja

Planejamento é tudo. Assim que você definir seu nicho de mercado, pode começar a pensar no conteúdo que integrará sua loja virtual. Não estamos falando apenas dos produtos à venda, mas também de textos, vídeos, tutoriais e outros materiais que possam enriquecer a experiência do consumidor e incentivar a tomada de decisão de compra. 

Uma dica é investir em conteúdos visuais que destaquem as características dos produtos, de modo a lidar com uma das principais dores dos consumidores digitais: a necessidade de saber mais detalhes sobre os artigos expostos em lojas virtuais. 

Entenda como se organizar financeiramente 

A organização financeira é outro elemento que não pode faltar em um negócio, seja ele físico ou digital. Por isso, planeje seu orçamento com antecedência e certifique-se de que seus investimentos se encaixem nele. Nesse sentido, uma boa gestão de contas, combinada com ferramentas especializadas, é o segredo para o sucesso. 

https://www.youtube.com/watch?v=6zaa52ek24Au0026t=6s

Analise as suas métricas 

A elaboração de um planejamento envolve a definição de indicadores de sucesso. Traçe seus objetivos e destaque métricas que possam ser utilizadas para medir seu progresso. Dessa forma, você contará com uma visão ampla sobre a performance do negócio e poderá tomar medidas para otimizar a estratégia. 

Aqui, é importante notar que não estamos falando apenas dos números relacionados a vendas. Eles são muito importantes, é claro, mas também é preciso observar as métricas de redes sociais. Elas são, afinal, indicativos importantes sobre a performance da sua empresa nessews canais tão importantes. 

Como vender online para iniciantes: busque um desenvolvimento contínuo!

Por fim, é importante manter um espírito de constante desenvolvimento. O mundo do e-commerce está em constante movimento, com novas tendências, ferramentas e oportunidades surgindo praticamente todos os dias. É preciso ficar ligado nas novidades para entender as melhores formas de ganhar e manter seu espaço no mercado. 

Ao longo do texto, passamos diversos insights fundamentais sobre como vender na internet para iniciantes. Além de aplicá-los, você precisa manter um olhar analítico sobre suas operações para entender quais outras medidas vão alavancar suas vendas. Trata-se de um processo que envolve muito estudo e, também, muita recompensa. 

E para dar o primeiro passo, nós podemos te ajudar, assim como já fizemos com mais de 23 mil lojistas que queriam vender online. Visite o site da Bagy e saiba mais sobre como criar um site para sua loja.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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