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Redes Sociais

Como usar o Close Friends para atrair clientes e vender mais

Por Jessica Azevedo

4 anos atrás
Saiba como usar o Close Friends para vender mais

Como você atrai clientes para sua loja? Usa o megafone? Deixa alguém no calçadão entregando panfletos? Deixa seu estabelecimento aberto e quem quiser que entre? Se essas são as suas estratégias, lamentamos dizer que tudo é muito ineficiente. É isso mesmo. Vender mais depende das ações certas — e uma das que mais tem feito sucesso é o Close Friends

Não, aqui a ideia não é chamar somente os seus melhores amigos, ainda que a tradução do nome da ferramenta seja esse. O objetivo, na verdade, é fornecer conteúdos exclusivos para uma lista qualificada de seguidores nas redes sociais. Assim, eles podem comprar, fidelizarem-se e tornarem-se fãs da marca.

Achou interessante? Esse é apenas um benefício. Ainda tem muitos outros, inclusive o fato dos custos da ação serem baixos. Está com uma curiosidade ainda maior? Então, continue lendo e veja como usar o Melhores Amigos para vender mais!

O que é Close Friends?

A ferramenta Melhores Amigos é uma espécie de derivação do Stories do Instagram. Por meio desse recurso, você envia conteúdos personalizados a um grupo específico de seguidores, que recebe a notificação assim que a postagem é feita. Apesar de ser muito usado por influenciadores, o Close Friends é ainda melhor para lojistas, já que impulsiona as vendas.

Como? Aqui, você precisa usar a sua criatividade. É possível usar a ferramenta de diversas maneiras. Em todas elas, o ponto-chave sempre deve ser a exclusividade. Essa é a característica que aumenta a motivação e o engajamento dos seguidores.

Dessa forma, o relacionamento com o seu cliente fica mais próximo, há uma interação maior com ele e você ainda tem a chance de aumentar suas vendas. Ainda existem outras vantagens, que ajudam suas ações de marketing local. Duvida? Confira algumas delas a seguir.

Captação de leads

A oferta de conteúdos exclusivos é uma estratégia certeira para valorizar os melhores clientes. Funciona da seguinte forma: como o Close Friends exige a criação de uma lista diferenciada de seguidores, você escolhe aqueles que:

  • são mais ativos no seu perfil;
  • compram com mais frequência;
  • adquirem produtos de maior valor etc.

Isso é você quem decide. De toda forma, o importante é que você pode divulgar a possibilidade de mais seguidores entrarem para a lista de Melhores Amigos. Aqui, você pode garantir sua entrada dentro da lista de leads, a fim de aumentar as chances de vendas e monetização.

Reconhecimento ao cliente

O conteúdo precisa ser exclusivo para o Close Friends, mas as recompensas para quem está nessa lista também devem ser. Ofereça promoções, cupons de desconto, acesso a um lançamento antes do período de divulgação aos outros “meros mortais”… 

Enfim, a ferramenta é uma forma de mostrar que você realmente valoriza quem compra na sua loja. Como resultado, há aumento da fidelização, fortalecimento da imagem da marca e proximidade no relacionamento com o público.

Segmentação

Os clientes têm perfis diferentes, mas eles podem ser classificados em grupos com características semelhantes. Ao fazer essa segmentação, os conteúdos se tornam mais direcionados e atraem mais os leads.

A comunicação personalizada também facilita a gestão da sua lista de Melhores Amigos. Com isso, é possível descobrir mais informações sobre seus hábitos de consumo e preferências para acertar de vez na sua estratégia de marketing.

O que pode ser vendido pelo Close Friends?

Até aqui, você entendeu que a ferramenta do Instagram é uma boa oportunidade para aumentar as vendas da sua empresa. A questão é: como colocar essa dica em prática? Calma! É isso que vamos mostrar agora!

Para começar, é preciso entender as oportunidades de venda. Por exemplo, de tudo que seu negócio faz, o que faz mais sentido oferecer nesse ambiente? O que tende a trazer um resultado melhor?

A resposta passa por fazer uma publicação que gere valor para aquele grupo de pessoas. Por isso, não existe uma resposta única. Ainda assim, há alguns exemplos claros que ajudam a entender como aplicar no contexto da sua empresa. Confira!

Cursos

Em sua empresa, há prestação de serviços? Uma boa ideia é oferecer cursos. Pode ser sobre marketing, técnicas de vendas, realização de alguma atividade específica e mais. O importante é que a publicação tenha a ver com sua marca. Além disso, explore as ferramentas visuais do Instagram para melhorar sua oferta.

Consultoria

Para alcançar um patamar mais elevado no seu negócio, uma ideia é oferecer consultoria. Tem um assunto que você domina? Ou que seus colaboradores são experts? Aproveite essa possibilidade, porque é uma maneira de oferecer conteúdos personalizados — tem algo mais Close Friends do que isso?

Para definir em qual área oferecer consultoria, vale a pena avaliar os gostos, as preferências, os comportamentos e as habilidades dos seus seguidores. Assim, ficará mais fácil criar campanhas acertadas, que ajudarão a vender mais.

Curadoria de outros conteúdos

De todos os seus conteúdos, quais atraem mais os seguidores? A curadoria passa exatamente por isso: analisar os melhores e oferecer apenas esses. Por exemplo, se você tem um restaurante, apresente conteúdos de gastronomia. Alguns exemplos são dicas para:

  • ter uma alimentação saudável;
  • combinar vinhos e outras bebidas com os pratos;
  • criar refeições atrativas para as crianças;
  • seguir o vegetarianismo ou o veganismo.

Agora, se você vende roupas, existem outras oportunidades. Que tal falar sobre a moda do próximo ciclo? Apresentar dicas de combinação de peças? Divulgar o que foi sucesso na Europa (já que as tendências chegam depois por aqui)? Coloque sua criatividade à prova!

Como usar o Close Friends em um perfil comercial?

Muitas vezes, os conteúdos sobre o Melhores Amigos do Instagram focam os influenciadores. Eles foram os primeiros a começarem a usar — e a cobrar — pelo acesso às postagens da ferramenta.

No entanto, marcas também podem aproveitar os benefícios. Para isso, é preciso configurar sua lista de Melhores Amigos, já que ninguém poderá ver se foi adicionado ou removido nem pedir para participar.

Assim, quando estiver em seu perfil comercial, clique nas configurações (aquelas três linhas que estão do lado direito) e depois em “Close Friends”. Serão oferecidos alguns usuários recomendados, mas você deve adicionar aqueles que achar melhor.

Depois, quando você criar o conteúdo para o Stories, poderá optar por sua publicação apenas no Melhores Amigos. O processo de postagem é praticamente igual. A diferença é que você terá que escolher onde deseja divulgar.

Mais do que isso, é importante usar a lista de Melhores Amigos para o seu negócio. Algumas estratégias positivas nesse cenário são:

  • oferecer recompensas para esses seguidores, como códigos de cupons, acesso antecipado a lançamentos e bônus;
  • enviar conteúdos exclusivos, com mensagens especiais, mensagens de vídeo personalizadas, dicas diferenciadas etc.;
  • unir-se a um influenciador para divulgar sua marca (ou repostar o vídeo, caso a sua loja seja franqueada) ou usar embaixadores para promover seu estabelecimento;
  • compartilhar conteúdos privados e/ou de bastidores para mostrar como as coisas acontecem, quais são as forças e as fraquezas, e como é o clima de trabalho. Lembre-se de que esse tipo de postagem não deve ser mostrada a todos os seguidores, mas é uma forma de humanizar sua empresa perante seus clientes mais fiéis;
  • mostrar gratidão com vídeos de agradecimento. Ainda que não seja necessário fazer isso sempre, é uma forma de valorizar seus clientes.

Tenha em mente que a ideia é oferecer um conteúdo diferenciado. Por isso, divulgue no Stories as publicações comuns e deixe aquela especial somente para o Close Friends. Capice?

Como gerenciar o Close Friends?

Chegamos à parte prática. Afinal, mais do que saber que é possível vender com Close Friends e ver algumas alternativas para o seu negócio, é importante administrar a ferramenta da maneira correta.

Nesse momento, é importante lembrar de que a monetização com esse recurso pode ocorrer de várias formas. Algumas opções são:

  • cobrar uma mensalidade para a participação das pessoas;
  • usar a lista como bônus para quem faz um curso ou participa de um evento.

Apesar de serem possibilidades, as marcas costumam usar o Melhores Amigos mais como estratégia de divulgação dos produtos ou serviços. Aqui, a monetização não ocorre de maneira direta, mas sim indireta.

Calma! Você vai alcançar seu objetivo final. A diferença é que vai fazer isso de outra forma, ou seja, por meio das suas publicações. Ali, você vai apresentar seus produtos e serviços, oferecer descontos, bônus e promoções, e fechar negócios, claro.

Para isso, é preciso gerenciar o Close Friends. Como é uma lista separada de seguidores do Instagram, é necessário fazer o processo de forma correta para evitar problemas. Separamos algumas dicas para facilitar sua vida. Acompanhe!

Adicione pessoas

Criando o Melhores Amigos para o seu perfil, é preciso adicionar os seguidores. Como falamos, você pode usar diferentes critérios para essa finalidade. Você pode fazer esse procedimento de forma manual, mas é melhor utilizar um software de gestão de redes sociais com a ferramenta de Close Friends para facilitar o trabalho.

Produza conteúdo de valor

É preciso ter um conteúdo que agregue valor para o seguidor que está na lista de Close Friends. De nada adianta compartilhar o que é oferecido para todo mundo. Além disso, a publicação precisa ser de qualidade e com profundidade.

Nesse momento, estruture também a sua produção. Aposte em outras iniciativas fora do Instagram para complementar sua estratégia, estabeleça um atendimento padronizado em todas as frentes e crie um calendário de publicações.

Para isso, veja as datas comemorativas e pense em outras postagens que tenham relação com o seu negócio. No começo, pode fazer para uma semana e depois aumentar para um mês ou até mais. Acredite, isso vai facilitar muito o seu trabalho.

Engaje os seguidores

Ter uma lista de Close Friends é importante, mas é ainda mais relevante engajar esses seguidores. O que isso significa? Basicamente, é garantir que essas pessoas se envolvam com a postagem, por meio de comentários e curtidas — lembre-se de que aqui não há compartilhamento, ok?

Ainda tem mais. Você precisa convencer o público de que ele precisa experimentar o que sua marca oferece. Por isso, é preciso ser estratégico. Observe a qualidade e a coerência dos conteúdos, bem como o nível de interação obtida em cada um deles.

Além disso, ofereça um retorno aos seguidores. Se eles deixarem um comentário, responda. Aproveite que o Close Friends é uma ferramenta para aproximar o relacionamento com o cliente.

Mensure o engajamento

Acompanhar as métricas é fundamental para saber se sua estratégia está dando certo. No Close Friends, uma das principais é o engajamento. Para isso, é preciso dividir o número de curtidas e comentários pelo total de seguidores inscritos na lista exclusiva.

Perceba que é diferente de usar o total. Caso contrário, você não terá a visão correta do Melhores Amigos. Você ainda pode pegar as interações durante um período ou analisar algumas delas em separado para ver quais apresentam melhores resultados.

Realize cobranças

Existe, sim, a possibilidade de cobrar pela assinatura. Por mais que não seja uma alternativa muito usada pelas empresas, é a chance de sua marca se diferenciar, ter um retorno maior e até caprichar mais nas publicações.

Quando fazer isso? Primeiro, quando você tiver seguidores fiéis, que estão sempre engajados e têm real interesse em seus conteúdos. Em segundo lugar, quando houver conteúdos personalizados, que sejam realmente diferenciados dos outros publicados.

Por exemplo, o influenciador Raiam Santos oferece dicas de empreendedorismo e marketing digital. No Close Friends, começou cobrando R$ 400 para oferecer dicas mais específicas e personalizadas. Atualmente, a assinatura anual chega a R$ 3 mil, porque ele oferece conteúdo que seu público terá dificuldade de encontrar em outros lugares.

Outro exemplo é Hulisses Dias. Ele passa dicas financeiras. Mas no Close Friends, chega a apresentar entrevistas e dados empresariais. Assim, ajuda seus seguidores a tomarem decisões corretas e que trarão mais retorno. Em troca, cobra R$ 997.

Como você vai adaptar essa ideia para o seu negócio? Aqui, apresentamos algumas dicas práticas e que podem ser aperfeiçoadas com a sua criatividade. Então, que tal analisar e ver a que patamar pode chegar?

Para ter ainda mais precisão na sua estratégia, vale a pena usar uma ferramenta de gerenciamento de assinaturas para redes sociais completa. Que tal experimentar a Lastlink? Com ela, você tem direito a uma página exclusiva de vendas, monitora suas assinaturas de forma automática e tem acesso a ferramenta de e-mail marketing. Além disso você obtém dados em tempo real sobre sua performance financeira, além de todo o suporte de atendimento. Tudo para você focar no que realmente importa: a criação de conteúdo. Clique aqui e experimente! O serviço é gratuito e você só paga uma pequena taxa a cada venda convertida.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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