Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Bagy

Aprenda como usar um domínio próprio na sua loja Bagy e entenda as vantagens de ter o seu!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para saber como usar um domínio próprio na sua loja Bagy, é importante entender, primeiro, como os endereços na internet funcionam. O processo é bastante simples e seu ponto principal é uma configuração chamada de “apontamento de domínio”, que deve ser realizada na plataforma do provedor do serviço.

Para saber como usar um domínio próprio na sua loja Bagy, é importante entender, primeiro, como os endereços na internet funcionam. O processo é bastante simples e seu ponto principal é uma configuração chamada de “apontamento de domínio”, que deve ser realizada na plataforma do provedor do serviço.

Os buscadores, em especial o Google, tornaram os endereços dos sites menos populares. No passado, as pessoas acessavam portais, blogs e lojas online diretamente por seus nomes “www” e se preocupavam em memorizá-los. Hoje, o ponto de partida são as buscas. Até mesmo ao acessar um site específico, os usuários costumam buscar por seu título e acessá-lo pelos resultados de pesquisa.

A questão é que, embora o comportamento dos usuários tenha mudado, os domínios continuam sendo essenciais para os sites serem encontrados na internet, inclusive dentro dos buscadores. Além disso, eles tornam a divulgação mais fácil, protegem a sua marca e dão uma cara muito mais profissional à sua loja.

Neste artigo, ensinamos como usar um domínio próprio em uma loja Bagy, mas antes precisamos esclarecer o funcionamento dessa tecnologia para que você possa realizar essa configuração corretamente. Logo você verá que tudo é muito simples de fazer, mesmo para quem não tem muita experiência no assunto, e os benefícios são enormes.

Continue a leitura para conferir!

O que é um domínio?

Começando pelo básico, entenda que um domínio nada mais é do que um endereço www na internet. Esse recurso foi criado para facilitar a identificação e a memorização dos endereços na web. Sem ele, só conseguiríamos acessar um site digitando uma sequência enorme de números, os códigos que identificam os computadores.

É aí que entram os domínios, uma solução que substitui esses códigos por endereços personalizáveis e fáceis de compreender. Todos eles seguem um padrão de identificação composto por:

  • nome do domínio: “bagy”, “google”, “instagram” etc;
  • categoria (TLD): “.com”, “.net”, “.org” etc;
  • país: “.br”, “.us”, “.cn” etc.

Juntando tudo, temos um domínio, como “bagy.com.br”, por exemplo. Há também o prefixo da rede mundial de computadores ou World Wide Web, o famoso www. Entretanto, por ser padrão em todos os endereços, ele não é obrigatório nos navegadores e, muitas vezes, nem é exibido.

O que significa ter domínio próprio?

Uma outra grande vantagem proporcionada pelos domínios é o controle de endereços. Para não haver conflitos na navegação, eles devem ser únicos e, por isso, existe um registro que exige que alguns dados pessoais (ou da sua empresa) sejam vinculados a eles.

Ter um domínio próprio, portanto, significa ter um endereço na internet registrado em seu nome ou em nome da sua empresa. Não é possível comprar um domínio, o que você pode fazer é renovar o seu registro continuamente.

É aqui que entram os provedores de domínio, organizações cujas funções são:

  • consultar a disponibilidade de um novo domínio: para não haver registros duplicados e problemas na identificação de sites;
  • fazer o registro nas autoridades regulatórias do país: que é o que garantirá o seu direito exclusivo de uso do domínio;
  • providenciar o apontamento para o servidor solicitado: que consiste em levar os usuários que acessam o domínio para a máquina em que seu site está hospedado.

Esse último processo está ligado ao chamado “apontamento de domínio”, que é a configuração necessária para vincular o endereço da sua loja Bagy à sua plataforma de vendas online. No próximo tópico explicamos como tudo isso funciona e como deve ser feito.

Como usar um domínio próprio na sua loja Bagy?

Muitas pessoas se preocupam com o fato de terem registrado um domínio em uma empresa diferente da que utilizam para gerenciar a sua loja. Mas não há problema algum nisso, apenas será necessário realizar uma configuração adicional.

Para deixar essa tarefa bastante clara, explicamos, abaixo, as três etapas básicas que envolvem a adição de um domínio próprio no Bagy. Veja!

Registro de domínio

Se ainda não tem um domínio registrado, esse é o primeiro passo. No Brasil, existem várias empresas que oferecem esse serviço por preços que giram em torno de R$ 40 ao ano. Um dos fornecedores mais antigos e confiáveis do país é a Locaweb.

Basta acessar o site oficial e digitar o nome da sua marca (ou qualquer outro nome que pretende usar na sua loja) na barra principal. O site fará uma busca no banco de dados de registros para descobrir se alguém já registrou o domínio.

Barra de pesquisa do site da Locaweb

Se o nome estiver livre, basta clicar em “Registre” e seguir as orientações de cadastro e pagamento. Caso o nome já esteja registrado, eles oferecerão outras opções com terminações diferentes, como “.net” ou “.org”.

No caso de e-commerces, porém, as terminações “.com” e “.com.br” são as mais apropriadas e utilizadas e, por isso, é recomendável manter uma das duas. O ideal nesse tipo de situação é alterar o nome, evitando também semelhanças muito aparentes com o domínio de outras lojas.

Apontamento de domínio

O objetivo do apontamento de domínio é, justamente, “apontar” o seu endereço para um local específico. Esse processo é necessário, pois as centrais das empresas que gerenciam seu domínio e sua plataforma de e-commerce são diferentes. 

Sendo assim, precisamos criar um caminho perfeito para que as pessoas que acessarem o seu domínio na internet cheguem até o seu site de vendas.

Basicamente, o que você precisa fazer é cadastrar os dados dos servidores usados pelo Bagy na plataforma do seu provedor de domínio. As informações que serão cadastradas são as chamadas “Entradas DNS”.

Você deve entrar em contato com o seu provedor de domínio para saber como realizar essa configuração ou acessar nossa base de conhecimento para seguir o passo a passo, pois o processo varia de uma empresa para outra. 

O processo é bem simples e o que você precisará fazer é apenas copiar as informações de um local e colá-las em outro. 

Alteração de endereço na sua loja Bagy

Ao criar uma loja com o Bagy, você ganha um subdomínio grátis (www.sualoja/.bagypro.com), o qual é uma ramificação do nosso domínio principal. Para usar o seu domínio próprio, será preciso alterar esse endereço inicial pelo que você registrou.

Após concluir as configurações de apontamento (lembrando que a efetivação do processo pode levar até 48 horas, dependendo do serviço), você deve entrar em contato com a equipe do Bagy para providenciar a alteração do domínio.

Ao entrar em contato com nossos analistas, esteja com os seguintes dados em mãos para facilitar o processo: 

  • Nome da loja
  • Domínio que a loja irá utilizar
  • Qual o site de hospedagem que você utiliza?
  • Print da tela de configuração dos apontamentos feitos no painel de hospedagem.

Finalizada as configurações, o caminho até a sua loja online será o seguinte:

  • seu cliente acessa o domínio ou clica em uma de suas páginas no Google;
  • o navegador usado pelo cliente o direciona para o seu provedor de domínio;
  • o provedor de domínio o redireciona para o servidor do Bagy, no qual a sua loja está.

Parece muita coisa, mas tudo acontece mais rápido do que um piscar de olhos!

Lembrando que você pode acionar o atendimento do Bagy desde o início para tirar todas as suas dúvidas e ser orientada, passo a passo, sobre como realizar essa configuração, tá bom?

Quais as vantagens de usar um domínio próprio?

Para concluir este artigo, separamos as principais vantagens de usar um domínio próprio na sua loja Bagy. Confira!

Aumenta a confiabilidade

Como dito, os domínios próprios são um dos elementos que tornam um site profissional aos olhos dos usuários. Pode parecer uma mudança discreta, mas ela não só contribui para a confiabilidade da sua loja, como também facilita o acesso pelos usuários, afinal, um domínio que apresenta apenas o nome da sua marca é muito mais fácil de memorizar.

Melhora seus resultados nas buscas

O domínio próprio também contribui para o SEO (Search Engine Optimization), as otimizações para rankear melhor nos buscadores, sobretudo o Google. Além de tornar o endereço das suas páginas mais simples e compreensíveis, ele também favorece a autoridade do seu site e contribui para o desempenho das suas páginas nos resultados de pesquisa.

Protege o nome da sua marca na internet

O registro de domínio não dispensa o registro de marca, mas impede que qualquer outra pessoa ou empresa o utilize em um site. Essa é uma forma de proteger o nome da sua loja na internet e ter total controle sobre o seu uso nesse ambiente.

Agora você sabe como usar um domínio próprio na sua loja Bagy e como isso pode te ajudar a vender mais. Essa é mais uma forma de profissionalizar o seu empreendimento, atender melhor os seus clientes e fortalecer o seu negócio, para que ele se torne um grande sucesso na internet.

E para você que ainda não tem uma loja Bagy, o que tá esperando para ter um e-commerce completo? Acesse nosso site e descubra todas as vantagens de criar uma loja online com a plataforma que já ajudou 23 mil lojistas a venderem online.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.