Saiba como fazer velas aromáticas para vender em poucos passos e aproveite essa oportunidade de estimular a sua criatividade e lucrar muito! Das mais simples às mais requintadas, aprenda a criar produtos de alto valor agregado para encantar seus clientes.
Talvez você nunca tenha considerado aprender como fazer velas aromáticas para vender, mas, se está procurando opções para ganhar um dinheiro extra com produtos caseiros fáceis de fazer, essa alternativa certamente pode te ajudar!
Mesmo nos dias de hoje, o nicho de decoração ainda é um dos mais populares, especialmente quando falamos sobre criações caseiras.
Fabricar os produtos em casa dá um toque especial para qualquer item, e chama a atenção dos clientes.
Além disso, artigos de artesanato nunca saem de moda, e podem ser a alternativa perfeita para você que quer ter o próprio negócio fazendo um produto simples, mas popular!
Então, se você ainda está avaliando suas opções, ou quer aprender uma nova habilidade para colocar a mão na massa, veja como fazer velas aromáticas para vender.
Confira nosso passo a passo completo com tudo que você precisa para começar sua produção, além de algumas dicas especiais que separamos só para você!
Como fazer velas aromáticas para vender: passo a passo completo
Você decidiu que quer começar seu próprio negócio com artesanato, e isso é ótimo! Mas agora pode estar se perguntando: como fazer velas aromáticas para vender?
Pessoas que nunca tiveram contato com esses artigos antes podem ficar um pouco confusas.
No entanto, a boa notícia é que preparamos um passo a passo completo para te ajudar nessa jornada.
Veja tudo que você precisa para aprender como fazer velas aromáticas para vender, incluindo os materiais, as ferramentas e as etapas para dar vida às suas criações:
Materiais necessários para fazer velas aromáticas
Antes de mais nada, você vai precisar separar alguns materiais para fazer as suas velas.
De forma geral, são itens simples, que podem ser encontrados em centros comerciais acessíveis.
Ou seja, você não precisará comprar nada absurdo para começar o seu negócio de velas aromáticas.
Basicamente, os materiais necessários são parafina líquida, o suficiente para criar quantas velas você desejar, e pavios artesanais parafinados, que vão queimar as suas velas do jeito certo.
Depois, você vai precisar dos itens aromáticos para perfumar e personalizar suas velas.
Mas, em um primeiro momento, para aprender como fazer velas, você só precisará desses dois itens!
Ferramentas necessárias para fazer velas aromáticas
Enquanto isso, as ferramentas necessárias para fazer velas aromáticas são de extrema importância.
Elas irão permitir que você crie seus artigos com segurança e do jeito certo.
Antes de mais nada, dê preferência para panelas de vidro, ou esmaltadas. Elas irão servir para o banho-maria que vai derreter a parafina para moldar suas velas.
Além disso, também será necessário itens para lidar com a cera, como colher de pau e uma faca, caso opte por parafina sólida ou em gel.
Claro, você também vai precisar de moldes para velas, ou qualquer recipiente que sirva para isso.
Nesse ponto, é possível escolher o modelo que você quiser! Use a criatividade para fazer suas velas aromáticas o mais personalizadas e únicas possível.
Ainda, também tenha palito de churrasco, fita adesiva e termômetro de cozinha. Eles serão importantes no processo.
Passo a passo de como fazer velas aromáticas
Após a compra dos materiais, é hora de aprender como fazer velas aromáticas para vender, certo?
As etapas são simples, e o procedimento, embora seja um pouco mais demorado, também não tem segredo. Isso, nós podemos te garantir!
Agora, se você nunca trabalhou com velas antes, não se preocupe! Basta seguir as etapas a seguir e verá como é fácil fazer velas aromáticas:
Escolha a forma ou recipiente
Algumas pessoas escolhem outra ordem para começar a fazer suas velas, mas o mais recomendável é separar o recipiente antes.
Assim, quando a parafina estiver quente e pronta, você não precisará perder tempo procurando os seus moldes.
Por isso, escolha a forma da sua vela e deixe tudo pronto!
Defina o tamanho do pavio
Junto com a forma, você também precisa escolher o tamanho do pavio. Afinal, ele que irá determinar o tamanho da vela.
Aqui você também terá liberdade criativa para elaborar suas velas como quiser! Sejam pavios grandes ou pequenos, basta deixar tudo separado para começar.
Determine a quantidade de parafina
Com materiais em mão e recipientes separados, chegou a hora de determinar a quantidade de parafina que você vai derreter.
Junto com o pavio, é ela que determina o tamanho da vela. Por isso, se está pensando em itens maiores, tenha uma boa quantidade de parafina.
Além disso, é sempre melhor sobrar do que faltar, certo? Então separe um pouco a mais, até mesmo para ter uma margem de erro durante a sua produção.
Derreter a parafina
Hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer velas aromáticas para vender na prática.
Você deverá derreter a parafina para deixá-la líquida e moldável.
Como a parafina é inflamável, o processo de derretimento deve ser feito em banho-maria.
Sendo assim, coloque a panela menor com parafina dentro de uma panela maior com água e leve ao fogo.
Mexa até derreter, com cuidado para não se queimar!.
Colocar a fragrância ou óleo essencial
Junto com a parafina, acrescente a fragrância ou óleo essencial das suas velas aromáticas.
A criatividade está liberada nesta etapa, e você pode usar e abusar das suas criações. Misture essências, crie velas personalizadas e utilize os aromas que mais gostar.
Preparar o recipiente
Esta etapa é uma das mais importantes, e se você quer aprender como fazer velas aromáticas para vender, precisa caprichar.
Isso porque o recipiente deve estar adequado para receber a parafina quente.
Mas, antes de despejá-la, é preciso deixar o pavio bem firme.
Para isso, use o palito de churrasco, deixando ele sobre o recipiente, em paralelo. Em seguida, amarre ou enrole o pavio para que ele fique fixo no centro do seu pote.
Despeje a cera
Por fim, com o pavio firme, despeje a parafina no molde.
Tenha cuidado para não derramar, mas não demore muito no processo, pois o líquido esfria e endurece.
Depois de colocar a quantidade desejada, é recomendável deixar esfriar por 24 horas, para endurecer completamente.
Pronto! Você acabou de aprender como fazer velas aromáticas para vender.
Repita o processo quantas vezes quiser, dependendo da sua demanda ou dos pedidos. Lembre-se de lavar os itens antes de uma nova rodada, para evitar misturar as essências.
É possível faturar vendendo velas aromáticas?
Sim, é possível faturar vendendo velas aromáticas. Segundo a consultoria de varejo Future Marketing Insights, esse mercado representa 30% a 40% do mercado global de velas, e é esperado que apenas essa fatia movimente mais de cinco bilhões de dólares anualmente até 2032.
No Brasil, a popularidade do assunto cresceu com a ajuda de influenciadores digitais e do aumento da procura por produtos para casa e para o bem-estar pessoal nos últimos anos. Essas categorias, inclusive, se destacam entre os produtos mais vendidos na Shopee.
Consequentemente, o crescimento da demanda tem tornado o negócio popular, especialmente entre mulheres empreendedoras, o que movimenta também o mercado de materiais e kits para fazer velas aromáticas.
Materiais necessários para fazer velas aromáticas
Para começar, é preciso reunir todo o material para fazer as suas velas aromáticas. Esse é um dos pontos fortes desse negócio, pois conseguimos montar um kit básico gastando muito pouco. Os itens essenciais são:
- parafina líquida;
- pavios parafinados;
- ilhós para pavio de vela;
- essência lipossolúvel para vela.
A quantidade de material vai depender do tamanho das suas velas e de quantos itens você pretende produzir. Para você ter uma noção, com um quilo de parafina podemos fazer cerca de 60 velas de tamanho médio.
O valor das essências varia bastante e você pode querer investir também em fita adesiva (para ajudar a segurar o pavio), óleos essenciais, corantes (o mais usado é a anilina), porta vela e outros detalhes decorativos. O que manda aqui é a sua criatividade.
Todos esses materiais podem ser encontrados em lojas especializadas. Caso não encontre nenhuma em sua cidade, existem diversas opções na internet, especialmente nos marketplaces. Os kits para fazer velas aromáticas geralmente são práticos e vantajosos para quem está começando e pretende produzir pequenas quantidades.
Ferramentas necessárias para fazer velas aromáticas
Além da matéria prima, você também vai precisar de algumas ferramentas para começar a sua produção, que também são bastante acessíveis. Tudo o que você precisa para fazer velas aromáticas é:
- panela de vidro ou esmaltada: para derreter a parafina em banho maria;
- colher de pau: para mexer a parafina sem alterar o material;
- moldes: recipientes resistente para moldar a parafina;
- palito de churrasco: para ajudar a fixar o pavio;
- faca: para eliminar rebarbas e dar acabamento.
Esses são os itens essenciais, mas você também pode querer usar alguns complementos, como pás para ajudar a desenformar as velas e termômetro de cozinha para retirar a parafina no ponto exato e garantir a máxima qualidade do produto.
Todos esses itens são encontrados facilmente em lojas de artigos domésticos e também na internet. Você pode usar qualquer recipiente não inflamável e resiste a altas temperaturas como molde, mas em lojas especializadas você encontra fôrmas em tamanhos padronizados que tornam o seu trabalho muito mais profissional.
Dicas de segurança para fazer velas aromáticas
Fazer velas aromáticas é algo simples e seguro, mas precisamos ter atenção. Assim como cozinhar, alguns cuidados são necessários para evitar pequenos acidentes, especialmente queimaduras.
A primeira orientação é seguir corretamente o procedimento para criação de velas artesanais, como descrito anteriormente. Alguns outros cuidados importantes você confere a seguir.
Use uma panela com tampa
É fundamental manter a sua atenção na panela enquanto a parafina derrete. Entretanto, caso aconteça de esquecer o material aquecendo e a temperatura aumentar muito, desligue o fogo e tampe a panela imediatamente para se prevenir de respingos ou cessar o fogo (quando houver).
Assim como ao preparar frituras, você jamais deve jogar água na parafina quente!
Use um avental de tecido
Em cursos para fazer velas aromáticas, é muito comum recomendarem usar roupas velhas durante o preparo, pois é possível que algum material de difícil remoção caia no corpo, como os corantes.
O maior cuidado que devemos ter, porém, é com possíveis respingos de parafina quente. Quando isso acontece, o avental é uma camada extra de proteção para o seu corpo, mas ele não deve ser de plástico ou qualquer outro material inflamável, ok?
Trabalhe em uma bancada
Quando a parafina estiver na temperatura ideal, retire-a do fogão a leve para uma bancada para finalizar a mistura com essências e corantes. Como vários desses materiais são inflamáveis, é perigoso manuseá-los perto do fogão, onde podem ter contato com chamas.
Seque e limpe a sua panela sempre
Ao tirar a panela do banho maria, seque-a com um pano ou papel toalha para evitar que a água quente em contato com a superfície provoque respingos ou danifique a sua bancada.
É também importante limpar as bordas da panela após despejar a parafina no molde, principalmente se precisar retornar para o banho maria, pois pequenos resíduos podem cair e entrar em contato com o fogo.
Épocas de maior procura por velas aromáticas
Como você deve imaginar, o mercado de velas aromáticas é muito influenciado pela sazonalidade nas vendas. Épocas festivas, como Natal e Páscoa tendem a atrair mais clientes, assim como temporadas marcadas por muitas comemorações, como casamentos, festivais e outros eventos locais.
Você pode usar isso para segmentar os seus produtos ou criar itens personalizados para essas festividades. Não se esqueça também de reforçar a sua divulgação em períodos de maior demanda, viu?
Entretanto, não se engane. O mercado está muito aquecido e é possível lucrar o ano inteiro vendendo velas aromáticas.
11 dicas criativas de como fazer velas aromáticas para vender
Depois de aprender como fazer velas aromáticas para vender, existem algumas dicas que vão deixar suas produções ainda melhores.
Veja 11 sugestões criativas para aprimorar suas criações e fazer sucesso com o seu negócio:
Utilize óleos essenciais para aromatizar suas velas
Enquanto você derrete a parafina, considere usar alguns óleos essenciais para aromatizar as suas velas.
O cheiro irá perfumar a cera, e também o ambiente quanto queimar o pavio.
Além disso, é uma ótima maneira de criar velas personalizadas com as essências que os clientes mais gostarem.
Os óleos essenciais são fáceis de manipular, e também acessíveis. Você pode encontrar uma grande variedade em comércios especializados, por ótimos preços.
Assim, também é uma maneira de criar velas diferenciadas, e caprichar na produção.
Use especiarias para decorar e perfumar suas velas
Além dos óleos essenciais, as especiarias são ótimas aliadas para quem está aprendendo como fazer velas aromáticas para vender.
Isso porque além de trazer um perfume diferenciado, elas também são perfeitas para decoração, tornando as velas ainda mais bonitas e atrativas para os clientes.
Por exemplo, enquanto despeja a parafina, considere acrescentar alguns raminhos secos, como cravos ou folhas de alecrim.
Suas velas aromáticas ficarão perfumadas, e também com uma apresentação muito mais profissional.
Potinhos de vidros são excelentes recipientes para velas
Muitas pessoas que estão aprendendo como fazer velas aromáticas para vender acabam apostando no seguro, e escolhendo recipientes mais tradicionais.
No entanto, provavelmente você já viu velas dentro de potinhos de vidro. Se sim, saiba que são uma ótima alternativa para as suas produções.
Não existe a necessidade de desenformar, além de ser uma opção segura e que traz novas possibilidades de criação.
Por isso, considere potinhos para as suas velas, de todos os tamanhos e formas.
Você também pode utilizar o café para decoração e aromatização das velas
Os amantes do café também podem usar esse elemento como base para suas velas aromáticas.
Muitas pessoas gostam do aroma desse produto, e, por isso, ele pode ser um ótimo aliado para criações diferenciadas.
Utilize o café durante o derretimento da parafina, se quiser aromatizar naturalmente e deixar o cheiro por mais tempo.
Ou, então, opte por usar grãos de café na decoração da vela, a deixando ainda mais charmosa.
Além disso, o café é uma boa fragrância para as velas aromáticas, pois seu cheiro é forte e permanece no ambiente.
Decore os potinhos das velas com adesivos e fitas
Apesar de ser importante focar nas essências das velas, afinal, seu diferencial está no aroma, também é fundamental se preocupar com a apresentação do seu produto.
Por isso, procure decorar seus potinhos de velas com adesivos e fitas.
É muito comum que lugares mais sofisticados apresentem velas decorativas com pequenos enfeites ornamentando elas.
Procure trabalhar nesse quesito também, seja no potinho de vidro ou na própria vela.
Além disso, as fitas e adesivos são ótimas escolhas de decoração, pois podem ser trocados caso o cliente enjoe.
Mas, é claro, tome cuidado com os materiais escolhidos, para não queimarem junto com o pavio e causarem um acidente indesejado!
Utilize flores para decorar suas velas
Se estamos falando sobre como fazer velas aromáticas para vender, com certeza precisamos mencionar as flores na decoração.
Esse é um dos principais elementos que vem à mente das pessoas quando o assunto são produtos aromáticos.
Além disso, a grande variedade de flores que existem as tornam ideais para acompanhar suas velas!
Por isso, uma ótima dica é usar flores para decorar, especialmente se você já conta com a essência na produção.
Por exemplo, use pétalas de rosa enquanto despeja a parafina, se a sua essência for de rosas. A exibição ficará muito mais agradável e profissional.
Ou, então, utilize pequenos raminhos secos para acompanhar a vela.
Algumas pessoas também gostam de utilizar flores artificiais do lado de fora da vela, junto com as fitas.
É possível usar a criatividade para preparar os mais variados produtos, especialmente com flores e essências florais.
Para decorar suas velas, você pode utilizar frutas secas como laranja e limão
Outra essência que faz sucesso em velas aromáticas são os aromas cítricos, como laranja e limão.
Além de serem deliciosos, eles também podem acompanhar uma decoração super criativa e personalizada.
Por isso, se você estiver pensando em usar essa essência, pegue algumas frutas secas para acompanhar a sua vela!
Elas darão um charme diferente para o artigo, e poder acompanhar a parafina enquanto ela endurece, ou fazer parte da decoração externa.
Uma dica especial é utilizar pequenas raspas das frutas junto com a elaboração da cera.
Dessa forma, ela não apenas vai ficar com o aroma cítrico, como também dará outra cor para a parafina, criando velas especiais para você vender.
Você pode tingir as velas com giz de cera ou pigmentos
E já que falamos sobre a cor da parafina, uma dica incrível para você aprender como fazer velas diferenciadas é tingi-las com giz de cera ou pigmentos.
Embora seja mais difícil encontrar uma cor mais vibrante que permaneça, você sempre pode usar tons mais claros, apenas para dar uma cara diferente para a sua vela.
Nesse caso, utilize os pigmentos durante o derretimento da parafina.
Você pode derreter o giz de cera colorido junto, ou mesmo usar corantes líquidos durante a mistura.
Nesse sentido, existem várias alternativas interessantes para elaborar, além de um leque de possibilidades e cores e misturas para dar vida às suas velas.
Inclusive, considere arriscar na criação e misturar cores diferentes, criar padrões estéticos na mistura e ousar nas combinações!
Utilize diferentes moldes e seja criativo
Finalmente, pessoas que estão aprendendo agora como fazer velas aromáticas para vender podem querer não se arriscar e ficar no tradicional.
No entanto, uma das melhores dicas é utilizar moldes diferentes, ousados e únicos!
Uma das grandes vantagens de fazer velas para vender é a possibilidade de manusear e moldar o produto do jeito que você quiser.
Por isso, procure se arriscar e utilizar formas diferenciadas, desde tamanhos diferentes, até mesmo objetivos, como flores ou personagens, quem sabe.
Aqui, o ponto é apostar na criatividade, para dar origem a um negócio único e especial que possa fazer sucesso no mercado.
Abra sua loja online de velas
Agora, depois de fazer suas velas aromáticas e apostar em produtos diferentes, a próxima dica é para os empreendedores.
Claro, sempre é possível começar um negócio tradicional, talvez oferecendo suas velas para conhecidos e amigos, criando uma loja física.
Mas, com todas as possibilidades que a internet traz para nós hoje em dia, uma das sugestões mais recomendadas é abrir uma loja online para vender suas velas.
Com isso, você poderá apostar em uma divulgação mais ampla, além de alcançar novos públicos, que vão além das pessoas que você conhece.
Além disso, uma loja online traz toda a facilidade de expor seus produtos com criatividade, usando fotos e vídeos.
Seus clientes também poderão conhecer todo o seu catálogo de maneira prática e fácil, escolhendo a vela que mais gostarem e já seguindo para a compra.
Inclusive, não precisa começar com uma loja online super profissional.
Pequenos negócios, como a venda de velas aromáticas, podem criar um perfil no Instagram, por exemplo, e ter uma loja online no marketplace da rede social.
Além disso, outras opções também permitem que você mostre seus produtos na internet, e faça as vendas fora dela.
São várias as possibilidades, e com certeza o seu negócio terá mais chances de crescer com uma loja online.
Divulgue a sua loja na internet
Finalmente, se você optar por uma loja online ou física, é fundamental investir na divulgação, principalmente na internet.
Essa ferramenta permite que você tenha um alcance incrível, com diferentes públicos.
Além disso, muitas das técnicas de divulgação que trazem mais clientes são gratuitas!
Ou seja, você não precisa pagar nada para divulgar as suas velas aromáticas e aumentar as chances de ganhar dinheiro.
Por exemplo, você pode criar um perfil de divulgação nas redes sociais, usando fotos e posts para tornar seus produtos ainda mais populares.
Ou, então, criar parcerias com outros perfis, e tornar suas velas conhecidas entre públicos que podem se interessar por esse tipo de produto.
Seja como for, é fundamental divulgar as suas criações na internet, principalmente por ser um lugar tão amplo e que traz tantas possibilidades para novos empreendedores.
Vender na internet pode parecer assustador para algumas pessoas, principalmente aquelas que acabaram de criar o próprio negócio e não fazem ideia de como começar.
No entanto, estar presente no mercado digital é extremamente importante para o sucesso da sua loja.
Afinal, todos os seus clientes estão na internet, apenas esperando para encontrar o seu produto.
Por isso, vale a pena investir em uma loja online, mesmo que você seja iniciante, ou tenha um negócio caseiro diferenciado, como fazer velas aromáticas para vender.