Está pensando em criar uma campanha para o seu negócio, mas não sabe como fazer um anúncio publicitário? Então, confira neste artigo o que é e como utilizar essa estratégia para impulsionar as suas vendas.
O anúncio é uma das partes mais importantes da sua campanha. Afinal, ele permite que mais pessoas conheçam o produto ou serviço que você está oferecendo. Por isso, é fundamental veicular essa peça publicitária junto com as suas outras criações!
Mas, claro, nós sabemos que pode ser confuso desenvolver uma propaganda de produtos, principalmente, para iniciantes nesse ramo. Além disso, mesmo que você pense em contratar um profissional, é importante saber como ocorre o passo a passo da criação, para ficar por dentro de todo o processo.
Pensando nisso, separamos este tutorial exclusivo para te ensinar como fazer um anúncio publicitário! Além disso, também falamos sobre a importância dessa peça para a sua campanha, e quais os principais tipos disponíveis para você escolher. Confira a seguir!
O que é um anúncio publicitário?
Antes de saber como fazer um anúncio publicitário, é importante entender o que é isso, certo? O anúncio publicitário nada mais é do que um gênero textual usado para promover uma marca, produto ou serviço.
Nesse caso, ele apresenta suas próprias características, como formato e linguagem específicos, para ser caracterizado como um gênero. Em outras palavras, se você ver um texto que apresente alguns elementos comuns, já pode imaginar que se trata de um anúncio publicitário.
Por exemplo, essas peças quase sempre trazem uma linguagem apelativa, pois elas desejam vender um produto. Além disso, quase sempre acompanham outros elementos visuais, como imagens e uso de cores. E, se o texto estiver estampado em uma grande mídia, já dá para saber que é um anúncio. Ainda, é importante destacar as diferenças entre anúncio publicitário e campanha publicitária.
Algumas pessoas podem acreditar que se trata da mesma coisa, mas, na verdade, são criações diferentes. Uma campanha é muito mais ampla e elaborada, e exige muito tempo de planejamento, pois ela possui várias etapas e peças.
Enquanto isso, o anúncio publicitário é apenas uma peça de uma campanha. Claro, ele tem seus objetivos, como convencer o público a tomar uma ação, comprar uma mercadoria ou contratar um serviço. No entanto, ele faz parte de um conjunto maior.
Ou seja, um anúncio não é uma campanha, mas, para ter uma campanha, é essencial saber como fazer um anúncio publicitário. Vale ressaltar, ainda, que essa peça costuma aparecer em grandes mídias, e de forma massiva.
Ou seja, é comum ver a mesma propaganda em:
- cartazes;
- faixas;
- outdoors;
- jornais;
- revistas;
- panfletos;
- rádio;
- televisão;
- redes sociais.
Dessa forma, ela pode atingir o maior público possível.
Saiba para que serve o anúncio publicitário
É comum pensar que aprender como fazer um anúncio publicitário é relevante apenas para vender um produto. No entanto, esse não é o objetivo principal dessa peça. Isso porque um anúncio deve, acima de tudo, chamar a atenção do consumidor e convencê-lo da ideia passada.
Ela pode ser realizar uma compra, mas também fazer um cadastro, baixar um aplicativo ou adquirir um serviço. Assim, o anúncio publicitário serve, principalmente, como uma peça de persuasão. Não à toa ele é construído com uma linguagem específica, para um público específico.
Assim, poderá trabalhar na função apelativa da mensagem, convencendo os receptores, ou seja, quem está lendo. Claro, todo anúncio convence para alguma coisa, e os objetivos secundários são, de fato, vender um produto ou serviço. Mas, em um primeiro momento, é importante aprender como fazer um anúncio publicitário para chamar a atenção do público e convencer ele de uma ideia.
Conheça a estrutura desse tipo de anúncio
Assim como outros tipos de mensagens e peças linguísticas, a propaganda também tem uma estrutura específica. Dessa forma, fica mais fácil atingir o seu propósito.
Por isso, ao procurar saber como criar um anúncio publicitário, vale a pena conhecer mais sobre os elementos que o compõem. Veja os principais abaixo:
Título
Pode não parecer, mas todo anúncio publicitário tem um título. Afinal, trata-se de um tipo de texto, e os textos precisam de um título principal. Geralmente, pode ser o nome da marca, seu slogan ou até mesmo o nome da campanha.
Seja como for, é preciso que seja impactante, para que o leitor se sinta curioso e atraído pelo conteúdo da propaganda. Uma vez que o título costuma estar em destaque, ele é um dos elementos mais importantes. Na maioria dos casos, os clientes prestam atenção no anúncio por apenas alguns segundos. Então, esse será o tempo que você vai ter para prender o seu público e fazer com que ele confira o resto da peça. E, isso é mais fácil de fazer com um título chamativo e criativo.
Texto
Em seguida, temos o restante do texto. Mas para saber como fazer um anúncio publicitário, é essencial saber que nem sempre se trata de um texto convencional. Isso porque existe uma certa liberdade criativa nos anúncios de produtos. Assim, nem sempre será preciso colocar um texto acompanhando a propaganda.
O texto pode ser uma imagem, por exemplo. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Uma foto, uma montagem ou uma construção iconográfica também se comportam como texto. Desde que leve a mensagem para o leitor, qualquer elemento pode ser o texto.
Se ele não está encabeçando o anúncio, e não se trata do elemento responsável por chamar a atenção na primeira impressão, então pode ser considerado o texto. Se você já viu trocadilhos, imagens de duplo sentido ou mesmo um fundo em branco com apenas uma palavra, tudo isso são textos de um anúncio. Inclusive, você pode se inspirar nesses elementos para criar as suas propagandas.
Identidade visual
Por fim, para saber como criar um anúncio publicitário, é importante entender que existe mais um elemento importante na peça: a identidade visual. Trata-se de todos os componentes que vão remeter a sua marca, e farão com que o público lembre dela.
De forma mais simples, pode ser um logo, o nome da empresa ou o mascote. Mas, em grandes empresas, a identidade visual pode ser construída apenas com cores. Por exemplo, se você visualizar um anúncio de fast-food nas cores vermelho e amarelo, automaticamente vai se lembrar de uma empresa específica. Nós nem mencionamos nomes, mas com certeza você lembrou de uma marca famosa.
Isso é identidade visual, e está presente em peso nos anúncios.Todas as formas que não são textos e títulos compõem a sua identidade, e fará com que o público associe aquela peça à sua empresa. Por isso, trata-se de um elemento tão importante.
Veja os principais tipos de anúncios publicitários
Além disso, para aprender como criar um anúncio publicitário, vale a pena conferir também, quais são os principais tipos de propaganda que existem.
Assim, você poderá desenvolver uma peça que seja adequada para as suas necessidades:
Institucional
Um anúncio publicitário institucional serve para promover uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico. Ou seja, ele não costuma veicular propagandas de produtos, apenas ideias e campanhas. Por exemplo, é comum a criação de anúncios publicitários para divulgar o aniversário de empresas ou cidades. Geralmente, traz informações mais diretas sobre a intenção do anúncio, e não possuem mensagens muito apelativas para compras.
Comercial
Os anúncios publicitários comerciais são os convencionais, que estamos acostumados a ver. Eles possuem uma mercadoria ou serviço à venda, e tentam convencer o público a consumir aquele produto. Além disso, também apresenta os elementos mais comuns dos anúncios, como componentes visuais apelativos e linguagem persuasiva.
Político
Lembra quando dissemos que os anúncios publicitários precisam convencer uma ideia? Então, esse é o objetivo da propaganda política. Usualmente, ela é veiculada para divulgar a mensagem ou imagem de um agente político, podendo ser público ou privado. É mais comum vermos esse tipo de anúncio durante períodos políticos, onde é necessário divulgar as figuras concorrentes.
Cultural
Ainda, você pode estar interessado em aprender como fazer um anúncio publicitário cultural. Eles são utilizados para divulgar eventos culturais, como espetáculos, teatros e apresentações. Assim, embora também tenham o objetivo de vender um produto, não possuem um caráter tão comercial, e podem ser mais informativos.
Descubra como fazer um anúncio publicitário
Depois de entender melhor o que são essas propagandas, é hora de aprender como fazer um anúncio publicitário. Essas campanhas podem ser fundamentais para a sua empresa ou negócio, e, por isso, vale a pena saber quais são as principais etapas dessa peça.
No entanto, para iniciantes, pode ser difícil ampliar o conhecimento para fazer vários tipos. Por isso, é possível começar com os anúncios comerciais, que são mais simples e comuns. E, eventualmente, aprender novas técnicas para desenvolver campanhas que estejam de acordo com o que você precisa.
Veja algumas etapas básicas de como criar um anúncio publicitário:
Defina os consumidores mais relevantes
Antes de mais nada, você precisa definir quais são os consumidores mais relevantes. Ou seja, o público-alvo da sua criação. Afinal, não será possível criar um anúncio que chame a atenção de todas as pessoas. Por isso, ter um público definido irá ajudar a elaborar a sua peça de uma maneira mais focada e eficiente.
Ainda que o seu negócio tenha produtos voltados para mais de um público, vale a pena considerar quem são os mais relevantes. Por exemplo, se o seu público é jovem adulto, você pode definir que o alvo do anúncio são mulheres na faixa dos 20 anos. Dessa forma, ficará mais fácil pensar nos demais elementos.
Crie um slogan chamativo
O slogan é o título da sua campanha, e para aprender como fazer um anúncio publicitário de qualidade, é importante ter uma boa frase de impacto. Ela irá chamar a atenção do público, que é o objetivo principal. Por esse motivo, é importante que o seu slogan seja criativo e persuasivo. Além disso, um bom slogan pode se tornar parte da identidade do negócio, o que ajuda nas próximas campanhas.
Desenvolva o texto
Um dos principais elementos que compõem um anúncio publicitário é o texto. Por isso, lembre-se de desenvolver uma mensagem que seja condizente com a sua campanha. Aqui, é possível soltar a criatividade e pensar em várias ideias diferentes, desde textos convencionais, até imagens que atuam como texto.
O objetivo é passar a mensagem de maneira satisfatória, e chamar a atenção do público para consumir a ideia que você está vendendo. Na hora de aprender como fazer um anúncio publicitário, o texto é uma das partes mais difíceis de definir.
Invista em um design atraente
Enquanto isso, a sua peça também deve apresentar um design atraente. A combinação entre elementos visuais e textuais é a chave para ter um anúncio chamativo na medida certa, que cumpra o seu papel.
Além disso, a combinação de cores faz parte da sua identidade visual, e deve estar de acordo com a sua proposta. Quanto mais atraente for o seu design, maiores as chances de chamar a atenção e cumprir com os seus objetivos.
Faça a revisão do anúncio
Depois de elaborar a parte visual e criativa, é importante lembrar que, para saber como fazer um anúncio publicitário de qualidade, a revisão é fundamental. Antes de começar a divulgar sua peça nas plataformas escolhidas, lembre-se de revisar o anúncio. Confira se o texto possui erros e se a mensagem está clara. Também analise o texto, o slogan e a identidade que compõem a peça.
Dessa forma, correrá menos riscos de veicular um anúncio com erros, que podem manchar a sua reputação.
Monitore os resultados do anúncio
Finalmente, depois de aprender como fazer um anúncio publicitário, não se esqueça de monitorar os resultados. Afinal, você também quer saber se a sua proposta deu certo. Por isso, utilize plataformas que permitam acompanhar elementos como cliques, visualizações e interações. Dessa forma, você saberá onde acertou e onde errou, para saber como criar as próximas campanhas.
Embora possa parecer uma prática complexa, é simples saber como fazer um anúncio publicitário, mesmo como iniciante. Mas, claro, considere ter profissionais na sua equipe, para alcançar resultados ainda melhores. E, se possível, utilize outros recursos integrados com o seu anúncio, como um catálogo de produtos vinculado, para atrair o público e divulgar suas mercadorias.
Inclusive, temos um passo a passo especial falando sobre como colocar produtos no Instagram. Confira e melhore ainda mais a presença digital do seu negócio.