Fotos de produtos, bastidores da empresa, tutoriais, Reels e anúncios são exemplos de conteúdo para Instagram. Se você pretende utilizar esta rede social para vender e divulgar seu negócio, é fundamental ter uma agenda de publicações atrativa e consistente!
Não importa se o seu objetivo é monetizar a sua conta no Instagram ou apenas utilizá-lo para divulgar a sua loja. Você precisa de conteúdo para manter a sua audiência ativa e construir um relacionamento com a sua marca.
O Instagram é a rede social mais engajada do planeta, de acordo com pesquisas da famosa empresa de tecnologia tcheca Socialbakers. Entretanto, isso não quer dizer que esse comportamento acontece espontaneamente.
É preciso criar os materiais certos para estimular as pessoas a interagirem com o que você publica. Além disso, é importante ter consistência — isso é mais importante que quantidade de postagens, inclusive. E, claro, a criatividade é fundamental!
Nos próximos tópicos reunimos dicas para te ajudar nesse trabalho, além de várias ideias de conteúdo para o seu Instagram! Confira!
Por que criar conteúdo para o Instagram?
As pessoas podem acessar o perfil da sua loja diretamente, mas isso não é algo muito comum. Elas te procuram dessa forma, quando já conhecem o seu trabalho e estão em busca de informação ou atendimento.
Os conteúdos não só ajudam o seu público a conhecer a sua empresa e seus produtos, como também são um acesso fácil para a sua bio, para o seu site ou para a página de algum produto — quando você tem a Sacolinha do Instagram.
Produzir conteúdo, porém, não é nada fácil. E a concorrência atual não permite publicar apenas uma coisa ou outra, ocasionalmente. Mas o que publicar, afinal?
O que postar no Instagram?
Para te ajudar a montar uma estratégia de conteúdo para o Instagram, reunimos algumas ideias de postagem que podem te ajudar. Veja!
Crie Reels
O Reels é a função do Instagram que chegou para competir com o TikTok. Com ela, você pode criar vídeos de até 30 segundos ou utilizar algum material pronto na sua galeria, além de adicionar músicas, filtros e textos à imagem.
Os Reels têm um enorme poder de engajamento. Muitos usuários passam a maior parte do tempo no aplicativo apenas assistindo a esses conteúdos. Algumas boas sugestões de criação aqui são:
- tutoriais;
- unboxing’s;
- dicas e avisos rápidos;
- breves demonstrações de produtos.
IGTV
No IGTV (que é agora é acessado pelo botão “Play”), você tem a oportunidade de publicar vídeos mais longos e também inserir legendas. Se o Reels é semelhante ao TikTok, o IGTV funciona como uma espécie de YouTube.
Se a estratégia de conteúdo do seu negócio inclui a produção de vídeos, esse é um ótimo local para publicá-los. Sem restrição de tempo, a recomendação aqui é criar materiais mais informativos e elaborados, como:
- dicas e soluções para o seu público;
- reviews de produtos;
- tutoriais mais longos;
- lives gravadas.
Faça lives
Falando em fazer lives, você sabia que essa é uma excelente forma de engajar a sua audiência e transformar seus seguidores em clientes?
A interação nesses eventos pode ser intensa e o fato de você (ou sua equipe) aparecer pessoalmente, aumenta e muito a credibilidade do seu negócio. Mas, para dar certo, é preciso se planejar e divulgar com antecedência, além de oferecer algo realmente atrativo para as pessoas, como uma entrevista interessante, uma grande oferta ou o lançamento de um produto.
Faça Stories
O Stories é um recurso semelhante ao Reels, mas seus vídeos curtos só ficam no ar por 24 horas. Essa característica faz com que o formato inspire espontaneidade e esse seja um ótimo canal para postar novidades do seu negócio.
Para quem tem loja no Instagram, algumas dicas de conteúdo para compartilhar no Stories são:
- citações relevantes para sua audiência;
- links do seu site ou blog;
- cupons de desconto;
- anúncios de produtos.
Abra uma caixa de perguntas nos Stories
Ainda falando em Stories, uma excelente forma de gerar engajamento é abrir a caixa de perguntas. Dessa forma, seus seguidores podem perguntar coisas diretamente à sua loja e você pode (e deve) respondê-los.
Uma dica é publicar suas respostas publicamente, pois assim elas auxiliam outras pessoas também.
Lembre-se do feed
Com tantos recursos diferentes, muitas vezes nos esquecemos do feed do Instagram. Lembre-se que os usuários do aplicativo caem primeiro nessa seção e ela continua sendo um ótimo meio de explorar a rede social e descobrir coisas novas.
No feed, além das postagens do seu perfil, você tem a oportunidade de compartilhar links do seu site, como conteúdos ou páginas de produto, além de incentivar a interação das pessoas fazendo perguntas e estimulando comentários.
Faça parcerias
Ninguém cresce sozinho, e isso também é uma realidade dentro das redes sociais. Muitas empresas fazem parcerias com influenciadores para produzir conteúdos para o Instagram e os resultados, geralmente, são excelentes, pois essas personalidades contam com audiências muito engajadas.
Mas não para por aí. Parcerias com outras empresas da sua área (que não sejam competidoras diretas), bem como produtores de conteúdo ou editores, tudo isso pode agregar qualidade às suas publicações.
Utilize o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um recurso que te permite vender diretamente pelo Instagram. É a função que habilita a famosa “sacolinha”, um ícone nas suas publicações de produto que leva seu seguidor direto para a página do produto em sua loja virtual.
Para conseguir usar o recurso, é preciso seguir uma série de critérios e configurações que a plataforma exige. A principal delas, claro, é ter um e-commerce.
Faça anúncios
Sim, você precisa fazer anúncios. No Instagram e em outras plataformas sociais, temos algo chamado de tráfego orgânico e tráfego pago. O primeiro, é quando as pessoas chegam até você de forma natural, por meio das suas publicações comuns. Já o segundo é quando as pessoas chegam por meio de anúncios (que são pagos).
Dentro do Instagram, o tráfego orgânico é bastante limitado, o que significa que suas publicações comuns atingem um número muito limitado de pessoas (incluindo seus seguidores atuais). É, por isso, que você precisa fazer anúncios, principalmente para conseguir atingir novas pessoas.
Faça listas
Já reparou que a internet é repleta de listas? 5 dicas sobre isso, top 10 produtos sobre aquilo. O título deste post é um exemplo, inclusive. Isso não acontece por acaso. As pessoas são atraídas por listas, pois esse tipo de conteúdo é mais fácil de consumir.
Se está em dúvida sobre o que produzir, não perca tempo, pense em uma lista. Só não vale se prender a isso, tá bom? Você deve produzir outros formatos de materiais também.
Utilize memes que geram identificação
Quem é capaz de resistir a um meme engraçado nas redes sociais? Pois é, não precisa nem dizer o quanto essas imagens e vídeos fazem sucesso na internet. E, por que não usá-los em suas publicações?
Seus seguidores vão adorar esse tipo de descontração, porém, é fundamental criar conteúdos que façam sentido e que respeitem as pessoas. Lembre-se que os memes são muito compartilhados e isso deve ser trabalhado a seu favor.
Mostre os bastidores do seu negócio
As redes sociais são um ambiente desenvolvido para pessoas, portanto, corporativismos não têm muito espaço dentro delas. Uma ótima forma de agregar transparência e humanidade ao seu negócio é escancarando as portas do seu escritório ou da sua loja e mostrando quem está por trás da sua marca e como tudo funciona.
Acredite, seus seguidores vão adorar!
Que ferramentas usar para encontrar conteúdo para Instagram?
A criatividade ajuda muito, mas uma estratégia de conteúdo profissional requer pesquisas. Muitas ferramentas gratuitas podem nos ajudar a descobrir o que as pessoas estão pesquisando e comentando na internet. A seguir, falamos das três principais.
Google Trends
O Google Trends é uma plataforma do Google que nos ajuda a entender tendências de pesquisa na internet. Ela é focada no buscador, mas como o comportamento das pessoas na internet é muito dinâmico, os interesses dos usuários nele refletem o que acontece nas redes sociais também.
Google Suggest
O Google Suggest nada mais é do que o autocompletar na barra de busca que exibe os termos mais buscados e combinações mais utilizadas enquanto você digita. Essa também é uma forma de saber o que as pessoas estão perguntando ou pesquisando sobre um assunto.
Explore do Instagram
Outra forma de saber o que as pessoas estão consumindo na internet, e dessa vez dentro do Instagram especificamente, é acessando a seção “Explore” do aplicativo. Ela funciona como um “Trending Topics” do YouTube e reúne as tags, os locais e os conteúdos que estão bombando no momento.
Como ter sucesso na criação de conteúdos?
Para finalizar, algumas dicas para ter sucesso na sua estratégia de conteúdo. Anote aí:
- encontre boas hashtags: elas ajudam seu conteúdo a ser encontrado, mas devem ser selecionadas com cautela para atrair as pessoas certas;
- observe a concorrência: você precisa ficar de olho no que seus concorrentes fazem para conseguir se destacar;
- defina a persona: a persona é uma representação do seu cliente ideal que deve ser o seu parâmetro na produção de conteúdo;
- estabeleça objetivos: não publique por publicar, crie uma estratégia com metas e objetivos bem definidos;
- crie um calendário de publicação: construa um calendário editorial para ter uma rotina de postagens que faça sentido para você e para o seu público;
- capriche nas fotos: o Instagram é uma ferramenta visual e, por isso, você deve caprichar na qualidade;
- faça descrições atraentes: as fotos capturam a atenção do público, mas são as descrições que o engajam e o orientam, por isso, você deve caprichar nelas também.
- agende suas publicações: prepare seus conteúdos com antecedência e agende publicações para otimizar o seu trabalho, só não deixe de interagir com seus seguidores!
Viu só como existem diversos tipos de conteúdos para postar no Instagram e como é importante criar uma estratégia de divulgação consistente e diversificada? Pois é, esse é o caminho para usar essa poderosa rede social a seu favor. Mas não pense que isso é tudo, tá bom?
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