Pesquisar
Close this search box.

Vendas

Como fazer combos promocionais e alavancar suas vendas

Por Jessica Azevedo

1 ano atrás

Combos promocionais combinam dois ou mais produtos em uma venda, com valor único, geralmente mais vantajoso que os preços individuais desses itens. Trata-se de uma estratégia de marketing para atrair mais clientes e aumentar as vendas.

Promoções costumam agradar os clientes. Afinal, quem não gosta de pagar menos nos produtos de uma loja? Não é por acaso que a estratégia de criar combos promocionais é uma das mais utilizadas pelos lojistas para atrair clientes e aquecer as vendas.

Se você quer vender mais na internet, oferecer combos promocionais também pode ser valioso para o seu negócio. A estratégia consiste em combinar dois ou mais produtos, com um preço mais atrativo do que teriam individualmente, a fim de estimular o cliente a comprar, aquecer as vendas da sua loja e movimentar o seu estoque.

A intenção é que o combo promocional traga benefícios mútuos, tanto para o cliente quanto para o lojista. Agora, vamos analisar melhor o que é um combo de produtos e como esse tipo de promoção pode contribuir para aumentar suas vendas na internet!

O que é um combo promocional?

Combo promocional é a combinação de dois ou mais produtos ou serviços em um pacote, como se fossem apenas um produto, geralmente com preço vantajoso. A intenção é reduzir o valor total em relação à soma dos preços individuais de cada item do combo.

Dessa forma, o cliente percebe a vantagem em adquirir o combo, em vez dos produtos individualmente. Por outro lado, o lojista consegue aumentar suas vendas e ticket médio. Assim, os combos promocionais oferecem vantagens para todos os envolvidos.

Você já deve ter visto vários combos promocionais por aí. É o que as franquias de fast-food oferecem, por exemplo, ao combinar hambúrguer, refrigerante e batata frita em um pacote. Se você comprar os produtos separadamente, o valor vai ser bem mais alto. Então, comprar o combo é mais vantajoso.

Mas não pense que combos promocionais são apenas para comidas ou para grandes empresas. Qualquer loja de produtos ou serviços pode oferecer esse tipo de promoção aos seus clientes. Mais adiante, você vai ver as principais dicas para fazer isso.

Quais são as vantagens dos combos promocionais para os clientes?

Combos de produtos devem ser atrativos para os consumidores. Você precisa despertar o interesse deles para que cheguem até a sua loja e aproveitem suas promoções.

É claro que o preço vantajoso costuma ser o grande destaque de um combo promocional. Mas as vantagens podem ir além disso, facilitando também a tomada de decisão e a experimentação de novos produtos.

A seguir, vamos apresentar as principais vantagens que os clientes podem perceber em um combo promocional:

Economizar dinheiro

A principal percepção de vantagem de um combo promocional é relacionada ao preço. O valor deve ser sempre mais vantajoso em relação ao preço individual dos produtos. Dessa forma, o cliente paga menos para obter os mesmos itens.

Facilitar a tomada de decisão

Combos promocionais também facilitam a tomada de decisão. Eles são uma oportunidade de você juntar produtos que se complementam, de maneira que o cliente não precise ficar pensando o que combina com o quê. Assim, ele pode comprar com mais rapidez, sem passar por tantas dúvidas na hora da escolha.

Conhecer outros produtos

Os combos também são uma oportunidade para o cliente conhecer outros produtos da loja. Talvez a pessoa não considerasse comprar determinado produto — mas, como ele está incluído no combo, com um preço vantajoso, ela resolve experimentar. E, se gostar, pode voltar a comprar novamente.

Ter a sensação de fartura

Aqui está uma explicação mais emocional das vantagens do combo promocional. O cliente paga tudo em um único valor e recebe vários produtos de uma vez só. Isso dá uma sensação prazerosa de fartura, que ainda ajuda a fidelizar o cliente na loja.

E as vantagens dos combos promocionais para os lojistas?

É claro que, para os lojistas, os combos promocionais também devem trazer vantagens. A intenção é atrair clientes e movimentar as vendas, mas as vantagens também vão além disso. Vamos ver agora quais são elas:

Aquecer as vendas

Criar combos promocionais ajuda a aquecer as vendas, principalmente em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães. Eles são uma importante estratégia de marketing para levar mais pessoas até a sua loja e fazê-las comprar mais.

Aumentar o ticket médio

Muitos clientes podem ir até a sua loja pensando em comprar apenas um produto. Mas, quando percebe que o preço do combo vale a pena, pode acabar levando mais produtos e gastando mais do que previa. Dessa forma, você pode aumentar o ticket médio e o faturamento da sua loja.

Liberar o estoque

Se você pensar nos combos promocionais estrategicamente, eles também podem contribuir para movimentar o estoque. Você pode combinar produtos que estão parados no estoque com itens que têm mais procura na loja. Dessa forma, o cliente acaba levando no pacote itens com menor giro de estoque.

Quais são as principais estratégias para criar combos promocionais eficientes?

Mas, afinal, como fazer combos promocionais eficientes na sua loja? Não pense que basta juntar alguns produtos e definir um preço qualquer. A seguir, saiba as principais dicas para montar um combo promocional que traga as vantagens que vimos acima:

Identifique o seu público-alvo

Primeiramente, é importante entender o perfil do seu público-alvo. Você só vai saber quais produtos e combos são mais atrativos para os seus clientes se conhecer os gostos e preferências deles. Então, comece entendendo melhor quem são seus compradores e o que pode despertar mais seu interesse.

Analise dados para identificar padrões

Mantenha um histórico das vendas da sua loja para poder analisar os dados. Você pode identificar padrões de consumo, como a compra em conjunto de determinados produtos. Essa informação pode ser usada para formar combos com maior potencial de vendas.

Analise o seu mix de produtos

Conheça bem o seu mix de produtos. Saiba o que a sua loja vende, como os seus produtos são usados, quais são suas principais características. Dessa forma, você pode analisar melhor quais produtos combinam melhor entre si e quais costumam ser comprados em conjunto. Assim, você pode reuni-los em um combo.

Analise o seu estoque

Fique de olho também no seu estoque. Identifique quais produtos estão com pouca saída e por que isso acontece. Faça um controle de estoque para saber quando estão vencendo, se deteriorando ou se tornando defasados. Então, você pode combinar itens parados com produtos de grande procura e liberá-los do estoque.

Calcule o preço ideal

Recomenda-se que o preço de um combo promocional seja de 7% a 15% mais barato que a soma dos valores individuais dos produtos. Calcule um preço de venda que seja atrativo para os clientes, mas que também não prejudique a saúde financeira do seu negócio.

Crie ofertas personalizáveis

Permita que os clientes personalizem os combos promocionais. Você pode deixar que eles escolham a combinação ideal, como o shampoo, condicionador e sabonete da sua preferência, em vez de limitar as escolhas. Assim, os clientes se sentem no comando e podem comprar produtos que têm mais a ver com o seu perfil.

Destaque as ofertas na sua loja

Não adianta criar combos promocionais e deixá-los escondidos: divulgue para os clientes e estimule o interesse. Para isso, explore as vitrines da sua loja virtual, principalmente na página inicial. Inclua os combos também nas páginas de produtos, com vitrines como “você também vai gostar…” ou “clientes que viram esse produto também gostaram…”.

https://docs.google.com/document/d/1TmA98QIyVbpc1yZ8H1uR6cj4fmVWjcAfKv5FA2_OJtE/edit

Aproveite datas sazonais

Datas comemorativas aumentam as vendas nas lojas. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal são os principais períodos do calendário comercial, quando os consumidores já estão dispostos a comprar mais. Então, são também boas oportunidades para criar combos promocionais e estimular as compras.

Como medir o sucesso de um combo promocional?

Muitas vezes, ver os clientes acessando a sua loja e comprando os combos já dá impressão de que a estratégia foi um sucesso! Mas é importante ficar de olho nas métricas para ter certeza de que as vendas realmente aumentaram.

Para isso, acompanhe algumas métricas de vendas do e-commerce que demonstram o sucesso da estratégia, como:

  • Número absoluto de vendas;
  • Faturamento da loja;
  • Taxa de conversão do e-commerce;
  • Taxa de retenção de clientes;
  • Ticket médio.

Você pode conferir essas métricas nos relatórios do Google Analytics e da sua plataforma de e-commerce. Mas é importante também manter um controle de gestão financeira próprio, com anotações sobre o seu fluxo de caixa e resultados mensais.

Além disso, acompanhe também os feedbacks dos clientes, que você pode colher por meio de comentários na loja virtual ou pesquisas de satisfação por e-mail.

Os comentários trazem informações valiosas sobre as percepções dos clientes, além de sugestões de melhorias. Mas você pode rodar também pesquisas NPS (Net Promoter Score), que definem o nível de satisfação dos clientes com a marca. Se você filtrar apenas os clientes que compraram combos, pode identificar o impacto da estratégia para a loja.

Enfim, combos promocionais têm o poder de alavancar as suas vendas. Os clientes se sentem estimulados a comprar quando percebem vantagem na compra e sentem que estão fazendo um bom negócio. Então, aproveite essa estratégia para movimentar a sua loja virtual e atrair mais clientes.

Quer outra ideia para aumentar as vendas do seu negócio? Conheça a Bagy, a nossa solução para criar lojas virtuais e começar a vender pela internet.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Última chance de 2024: Sua loja pronta antes do Ano Novo!

Quer ter sua loja feita por especialistas e pronta para vender antes de 2025? Entre para o nosso grupo VIP e saiba como!

Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Comece agora

Tenha um site pronto para sua loja vender!