O chatbot é um programa de computador que cosegue desenvolver uma conversação com os clientes, oferecendo uma resposta automática para eles.
O uso de chatbot vem se tornando cada vez mais frequente em empresas com presença digital. Isso porque essa ferramenta agiliza e facilita a relação com os clientes.
Criar um chatbot pode ser a resposta para que o seu negócio consiga fazer um atendimento totalmente digital ou híbrido, melhorando a relação entre a sua marca e os consumidores.
O chatbot está entre as ferramentas que facilitam a gestão de atendimento online. Portanto, pode ser excelente para aproximar a sua empresa dos potenciais clientes!
Saiba mais sobre o tema:
O que é chatbot?
O chatbot é uma aplicação programada para ter conversas pela internet, usando aplicativos de mensagens (como o WhatsApp, por exemplo).
Essa ferramenta responde perguntas, interage nas conversas e pode até tirar dúvidas básicas dos clientes, por meio de inteligência artificial.
Esses softwares são uma resposta para a necessidade de facilitar relações entre grandes empresas e seus clientes, viabilizando, assim, o atendimento e suporte a eles.
Essa tecnologia pode ser empregada em diversas fases do processo de jornada do cliente, seguindo diferentes abordagens conforme as características e necessidades da sua empresa.
Qual a origem dos chatbots?
A expressão chatbot vem da junção entre as palavras chat (conversa) e bot (robô), no inglês. Assim, a definição é literal: o chatbot é um robô que interage com seus clientes, para atendê-los e tirar suas dúvidas.
A origem do chatbot vem da evolução das tecnologias. O cientista da computação Michael Loren Mauldin criou o primeiro chatbot, Júlia, em 1994.
Contudo, Julia veio do aprimoramento de tecnologias criadas previamente, como o programa de processamento de linguagem natural chamado Eliza, desenvolvido ao longo dos anos 1950 e 1970.
Com o passar do tempo, a tecnologia foi se desenvolvendo e sendo cada vez mais refinada, até chegar na atualidade, em que temos grande atuação das inteligências artificiais.
Como o chatbot funciona?
Os chatbots funcionam com base em mapeamentos de possíveis interações com usuários, recorrendo a dois tipos de lógica de funcionamento.
A primeira lógica é baseada em palavras-chave e no padrão de navegação de quem interage com o robô.
Assim, é construído um banco de dados com imagens, links, perguntas e respostas mais comuns, vídeos, entre outros elementos.
Com isso, o conteúdo é inserido no chatbot para que ele consiga guiar o usuário no atendimento, até a solução do problema apontado.
Já a segunda lógica é baseada na inteligência artificial, que oferece aprendizado para o software.
Ao ser usado em conversas com os usuários, ele registra as interações ali presentes e cria um padrão de respostas precisas para as dúvidas apontadas.
Tudo acontece de modo automático na ferramenta. Contudo, existe um trabalho com as predefinições, preparação de conteúdo e desenvolvimento das informações inseridas no chatbot.
Quais os tipos de chatbot?
Existem alguns tipos de chatbot, que vão ser implementados conforme o uso da inteligência artificial e o tipo de necessidade para empregá-los.
Basicamente, existem duas categorias de chatbox — as quais são as construídas com base em fluxos de conversa e informações e os de inteligência artificial.
Os bots baseados em fluxos de conversa são empregados por meio do banco de dados. Com isso, geram respostas pré-configuradas e usam a linguagem natural.
Já os bots baseados em inteligência artificial seguem conversas mais complexas e melhoram seu desempenho conforme as interações.
Eles também conseguem assumir funções e solucionar pequenas demandas, tornando o atendimento mais ágil e simples.
Tendo isso em vista, existem, basicamente, cinco tipos de chatbot:
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Conversacionais
O chatbot conversacional produz interações mais duradouras, com um leve caráter de entretenimento que mantém o usuário envolvido no diálogo por um longo período.
Esse tipo de chatbot pode gerar informações bem interessantes para o seu banco de dados. Outro ponto relevante é que ele aumenta o seu engajamento e pode ser usado na qualificação de leads.
Os chatbots escudo fazem parte da linha de frente do atendimento, atendendo a demandas simples de suporte técnico ao direcionar o cliente para soluções de situações pré-estabelecidas no fluxo de interações.
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Escudos
Esses costumam ser o começo da interação do cliente com a empresa, atuam com outros tipos de bot e facilitam o filtro das demandas que chegam ao atendimento humano.
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Otimizadores
Os bots otimizadores são aqueles que resolvem burocracias comuns no dia a dia dos clientes. Desempenhando funções efetivas no atendimento aos consumidores.
Essa tecnologia é comumente empregada nos sites de e-commerce, em que facilitam os processos de compra ao solucionar problemas e dúvidas comuns.
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Proativos
O chatbot proativo é aquele que aparece na tela do cliente oferecendo ajuda, sem que esse precise demandar atendimento.
Eles monitoram a atividade dos usuários e disponibilizam ajuda nos momentos mais comuns em que ela possa ser solicitada (antes disso acontecer).
As instruções fornecidas por esse tipo de bot costumam ser simples e diretas, sem interromper a atividade do cliente no ambiente digital em que atua.
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Sociais
O chatbot social interage com o propósito de atender um grande número de pessoas simultaneamente.
Ele pode ser bem útil para entender o que os clientes pensam e têm a dizer sobre um determinado tópico. É possível usá-los na construção de enquetes nas redes sociais e pesquisas dentro dos aplicativos.
Quando usar o chatbot?
Você pode usar um chatbot sempre que precisar agilizar os seus serviços e aprimorar as suas estratégias de atendimento.
Está com dificuldade de atender bem os seus clientes e quer facilitar esse processo? O chatbot pode ser a resposta!
Eles podem filtrar e resolver problemas frequentes, consolidam sua presença nas redes, assimilam mudanças nas interações dos consumidores com a sua marca e muito mais.
Portanto, o momento certo para usar o chatbot é quando você precisa e deseja melhorar o relacionamento com as pessoas que interagem com a sua marca.
Quais as vantagens de usar o chatbot?
As vantagens de usar o chatbot são diversas, podendo mudar conforme o tipo de tecnologia empregada na solução de determinadas necessidades.
No entanto, alguns benefícios são comuns e nítidos:
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Comunicação personalizada
O chatbot pode oferecer uma comunicação fácil, ágil, direta e personalizada para os seus clientes.
Com ele você consegue atender as demandas e solucionar pequenos problemas, mantendo o índice de satisfação dos consumidores elevado e melhorando a experiência do cliente com a sua marca.
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Disponibilidade
Outra vantagem inegável do chatbot é que ele estará disponível 24h por dia para atender o seu público.
Com isso, você não perde clientes ao deixar de atendê-los em um momento em que esteja indisponível e transmite esse cuidado e atenção a eles.
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Automação dos processos
Alguns chatbots podem resolver diversos problemas simples e guiar os consumidores em sua jornada pela loja, agilizando e automatizando tarefas que, eventualmente, poderiam tomar seu tempo.
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Múltiplos canais
É possível aplicar os chatbots em múltiplos canais, como o seu site e redes sociais.
Assim, você melhora a assistência ao consumidor e, por consequência, aumenta as suas vendas e torna a visão dele sobre sua marca ainda mais positiva.
Como criar um chatbot?
Para criar um chatbot, você pode seguir esses passos simples:
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Determinar o objetivo
Primeiro você deve determinar o objetivo do chatbot a ser empregado, criando um escopo para a sua atuação.
Em quais plataformas ele será implantado? Qual o seu objetivo? Qual o perfil de público a ser atendido? Quais funções ele vai oferecer? Qual ferramenta será usada para criar o bot?
Tudo isso precisa ser respondido, esse é o primeiro passo para criar o bot adequadamente.
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Redigir a conversa
Após determinar os objetivos, você deve redigir as principais perguntas e respostas que vão integrar a conversa entre o chatbot e a pessoa.
Esse é o momento de escrever as respostas com base nos caminhos que o cliente percorre ao interagir com o robô.
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Escolher a plataforma
Existem diversas plataformas disponíveis para criar um chatbot, avalie quais as demandas mais importantes para a sua empresa e as opções disponíveis para, então, definir a que mais se adequa às suas necessidades.
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Configurar e testar
Após escolher a plataforma, faça a configuração do seu bot segundo o escopo e as conversas redigidas.
Você pode testar e avaliar cada uma delas em tempo real, acompanhando as etapas do desenvolvimento e evitando erros que podem ser prejudiciais.
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Lançar
Faça um bom lançamento em todos os canais disponíveis para a sua empresa. Assim, o usuário vai conhecer a ferramenta e se familiarizar com ela.
Lembre-se também de otimizar o desempenho do bot conforme o público interage com ele.
Como criar um chatbot para WhatsApp?
Para criar um chatbot WhatsApp, você precisa seguir a mesma lógica dos passos apontados anteriormente.
Construa o objetivo dele, sabendo quais problemas o seu robô poderá solucionar por meio da rede social.
Segundo dados de 2021, existem cerca de 120 milhões de contas do WhatsApp no Brasil. O nosso país está em segundo lugar no mundo em número de usuários, atrás, somente, da Índia.
Por isso, pode ser bem interessante que você invista nessa rede social, viabilizando o seu uso e facilitando a troca de informações e o atendimento ao cliente por meio do chatbot.
Para criar um chatbot para o WhatsApp, você deve seguir esses passos:
- Tenha uma conta no WhatsApp
- Solicite a API
- Procure um provedor
- Trace uma estratégia eficiente
- Obtenha a autorização
- Conheça a política de pagamentos
- Realize a aprovação das mensagens
Após realizar esse processo, o seu chatbot WhatsApp estará pronto para uso. Porém, é importante que você teste a ferramenta e acompanhe seu desempenho no processo com os usuários.
Dessa forma, você aprimora o atendimento e facilita a relação dos consumidores com a inteligência artificial do aplicativo.
Quais as melhores aplicações de chatbot?
O chatbot é muito importante para que você consiga melhorar o atendimento da sua empresa.
Com ele é possível redefinir a relação do cliente com a sua marca, porque ele vai receber uma atenção personalizada ao interagir com o software e, por meio dele, ter os problemas resolvidos.
Contudo, essa não é a única vantagem dos chatbots:
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Geração de leads
O lead é o título oferecido às pessoas que se interessam por um determinado produto ou serviço. Ter um chatbot vai te ajudar muito no processo de relação e captação das informações desses potenciais clientes!
Isso porque é possível programar o software para obter dados valiosos dos clientes (como e-mail, telefone, redes sociais, etc.) e, assim, obter e produzir conteúdos interessantes para os diferentes públicos e usuários.
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Marketing
Você pode usar o chatbot como um meio para captar, gerar, nutrir e qualificar leads. Isso melhora muito as suas estratégias de marketing de conteúdo.
Além disso, você também pode aprimorar as suas taxas de conversão de vendas, automatizar as suas campanhas e conhecer melhor o seu público.
Com esses processos, você desenvolve estratégias para aperfeiçoar o seu marketing e se aproximar dos clientes.
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Atendimento
O atendimento é um dos benefícios mais relevantes no uso de chatbot, porque essa ferramenta sofistica a forma de se relacionar com os clientes.
Sempre que os consumidores precisarem, eles vão receber atendimento. Com isso, a satisfação aumenta e, assim, a imagem da sua empresa é lembrada de formas positivas.
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Pesquisas
O chatbot pode ser um excelente meio para conhecer os desejos e expectativas dos seus potenciais clientes.
Seja por meio da captação de leads e dados fornecidos ao robô, seja por meio da otimização dos mesmos.
Ao analisar as percepções e detalhes do uso dos bots, você vai receber uma gama de informações que, quando tratadas, vão gerar ótimos resultados de pesquisa sobre quem é e quais as expectativas da sua persona.
Aqui você aprendeu muito sobre os chatbots. Certamente você entendeu as vantagens de usar essa ferramenta tecnológica que pode alavancar os seus negócios.
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