A captação de recursos para pequenos e médios negócios tem ajudado empresas promissoras a crescerem e se tornarem grandes companhias. Para isso, é necessário construir uma narrativa sólida e ter uma boa ideia para conseguir o aporte necessário.
Desenvolver um negócio nem sempre vai depender apenas de boas estratégias de marketing e um plano de ação de vendas sólido. Em muitas ocasiões, escalar a empresa é algo possível com a captação de recursos para negócios. Foi assim que grandes empresas do varejo, como Madeira Madeira e VTEX expandiram suas atividades.
Há diferentes formas para conseguir esses investimentos, dos maiores aos menores níveis. Para empreendedores, é importante estar atento às possibilidades, sempre com o entendimento da dimensão do negócio. As captações trarão aportes proporcionais ao tamanho da empresa e seu potencial de crescimento. Afinal, precisa ser um movimento vantajoso aos investidores.
Neste conteúdo, vamos detalhar um pouco mais sobre a possibilidade de captação de recursos para pequenos e médios negócios. Entenda como funciona e de que maneira você pode conseguir para sua empresa.
Qual a finalidade de captar recursos para o seu negócio?
Empresas de pequeno e médio porte estão sempre em busca de desenvolver seus negócios, uma vez que muitas delas têm grande potencial de expansão. O que as impede de escalar a operação e o alcance de sua atuação é a falta de recursos financeiros. Em muitos casos, as empresas simplesmente deixam de faturar porque não conseguem expandir.
Boas margens de lucro e um alto faturamento nem sempre vão significar possibilidades de crescimento para pequenas e médias empresas. Depois de um determinado nível, a companhia chega ao máximo do que pode escalar com seus próprios recursos. Nessas horas, a melhor escolha é integrar sócios que podem investir para que o negócio avance em níveis muito mais altos.
A captação de recursos significa justamente essa busca por aproveitar ao máximo o potencial do negócio, ainda que isso demande a entrada de investidores. Geralmente, vale a pena, já que os empreendedores conseguem multiplicar o faturamento, crescer como empresa e ganhar a liderança de mercados.
Quais são as opções de captação de recursos para pequenos e médios negócios?
Há diferentes formas de conseguir captar recursos quando se é uma pequena ou média empresa. Cada uma dessas modalidades pode entregar maiores ou menores possibilidades, da mesma forma que alguns são limitados a determinados modelos de empresas. Você conhece mais sobre esses detalhes a seguir.
Sociedade
A sociedade é um dos modelos mais simples e eficientes para ter um crescimento rápido e, em alguns casos, a chegada de mais uma pessoa competente na gestão. Há duas possibilidades mais recorrentes quando tratamos de sociedade:
- o novo sócio entra com um grande aporte de dinheiro visando apenas diversificar rendimentos e ter uma fonte de renda adicional;
- o novo sócio entra com um aporte médio, além de somar na gestão da empresa ou na etapa operacional do negócio.
Seja qual for a possibilidade, o importante é que a sociedade seja fechada com um aporte inicial de dinheiro, com possíveis aplicações progressivas. No fim das contas, é o capital que fará toda diferença para a expansão do negócio.
Aceleradoras
As aceleradoras são iniciativas conduzidas por fundos de investimentos ou grandes empresas com volumes de capital disponíveis para aplicação. O papel dessas iniciativas é dar um “gás” financeiro para que empresas consigam conduzir esse primeiro momento de expansão, ou até mesmo o início das empresas, sobretudo startups.
Nesse modelo de captação de recursos, as aceleradoras fazem uma espécie de preparação dessas empresas para que possam se sustentar até a captação de investimentos maiores. É uma forma de apoiar o desenvolvimento inicial de companhias com grande potencial, fazendo isso com aportes que podem chegar aos R$ 350 mil em até 12 meses.
Investidores
Os investidores anjo, como são comumente conhecidos, são pessoas físicas, que não representam empresas, mas que têm capital disponível para aplicar. Para elas, é uma forma de investir dinheiro em negócios nos quais acreditam que têm grande potencial de retorno. Geralmente, o investimento é feito com mais investidores, em movimentos chamados de rodada de investimentos.
Em cada rodada de investimentos, os investidores anjo podem destinar aportes na casa dos milhões de reais. Essa modalidade é muito comum em startups, já que essas empresas têm um viés de inovação mais sólido, algo que chama bastante atenção dos investidores. Afinal, essas pessoas visam ótimos retornos em seus investimentos.
Empréstimo
Os empréstimos bancários são uma opção também válida para as empresas que têm crédito e desejam conseguir montantes para investir no negócio. Esses empréstimos acontecem de maneira quase que imediata, em alguns momentos, e podem ajudar as empresas que desejam fazer algum investimento imediato no negócio.
Uma das questões que podem pesar contra os empréstimos é a taxa de juros, que pode ser bastante alta em alguns momentos. Por mais que os investimentos pressuponham ganhos e retornos para quem coloca dinheiro na sua empresa, ainda assim podem ser mais vantajosos do que um empréstimo tradicional.
Como fazer a captação de recursos para seu negócio
Sua empresa só conseguirá sucesso na captação de recursos se houver um preparo adequado. Investidores precisam ver seu negócio como uma ótima oportunidade de buscar rendimentos, o que demanda consistência e organização. Veja como captar os recursos de maneira estratégica.
Prepare as pessoas que farão parte do processo
A captação de recursos é um processo que demanda pessoas capacitadas a irem em busca desses investidores. Isso exige uma série de ações, como a preparação de um documento que seja capaz de apresentar o negócio, seus resultados e, principalmente, o seu potencial de crescimento. Isso será o principal argumento para captar recursos.
Talvez, as pessoas que farão parte desse processo precisem de uma orientação mais técnica e estratégica para que a captação de recursos seja bem-sucedida. Nesses casos, uma consultoria especializada ajudará a preparar todos os envolvidos. As chances de conseguir o aporte são muito maiores se sua empresa prepara as pessoas.
Entenda qual é a sua fonte de recursos
O rol de possibilidades de fontes de recursos listado neste conteúdo deve ser o ponto de partida da sua estratégia de captação. Afinal, você precisa entender quais possibilidades se mostram mais prováveis dentro do que sua empresa é hoje e diante do que pode vir a ser. Considere sempre o fato de que cada cenário permite um tipo de captação distinto.
Portanto, estude cada uma das fontes e entenda como trabalham. Dessa maneira, sua empresa terá uma percepção mais precisa sobre qual tipo de captação faz mais sentido para o negócio. Se necessário, estude casos de sucesso do mercado e tente traçar uma relação das captações que foram feitas com o cenário atual de busca que sua empresa faz.
Tenha uma narrativa precisa, coerente e consistente
Sua empresa vai precisar criar uma narrativa que mostre aos investidores em potencial que o negócio tem o que é necessário para se desenvolver. Ninguém quer colocar dinheiro em uma empresa que é somente boa e tem um bom faturamento. Isso é o mínimo e não basta. O que essas iniciativas buscam é um crescimento exponencial, com companhias se tornando líderes de mercado.
Portanto, você precisará fazer estudos de viabilidade e projeções. São dados concretos que servirão para embasar a narrativa que você criou. Ter consistência e coerência no discurso utilizado para captar recursos é também fundamental. Uma boa ideia sustentada por projeções sólidas é importante para que os investidores sintam confiança e acreditem no projeto.
Esteja ciente do timing de negociação
Toda negociação é feita de muito jogo de cintura e a capacidade de ceder. Portanto, na captação de recursos, sua empresa deve trabalhar consciente de que o timing certo vai garantir que o negócio mais vantajoso seja fechado. Por vezes, é uma questão de tempo para que isso aconteça, mas quando a oferta chega, não dá para prolongar a análise mais do que o ideal.
Esse é um dos motivos que justificam a necessidade de ter um estudo aprofundado antes de começar as tentativas de captação de recursos. É fundamental que a empresa tenha consciência do mínimo que pode receber e do máximo. Dessa forma, o negócio estará pronto para saber aceitar e melhor oferta no momento certo, evitando perder o timing e desperdiçar uma grande oportunidade.
Cuide bem do novo recurso recebido
Por fim, é importante ter consciência de que a captação resulta em uma grande responsabilidade. Afinal, não se trata mais do sucesso do seu negócio, mas também da possibilidade de retorno de um investimento, seja de uma iniciativa, seja de um novo sócio. Logo, ter a capacidade de gerir os recursos é o que vai garantir resultados interessantes.
Até mesmo quando o capital é significativamente alto, é importante saber como escalar a empresa de maneira estratégica. Crescer sem direcionamento pode ser prejudicial, resultando em investimentos inadequados deste recurso obtido. Mais uma vez, se for necessário, contrate uma consultoria especializada para conseguir escalar o negócio da maneira certa.
Crescer está no horizonte de qualquer empreendimento, mas hoje é mais fácil conquistar isso com ajuda dos aportes. Portanto, a captação de recursos para pequenos e médios negócios se coloca como uma ótima opção de desenvolvimento rápido, sobretudo para startups e companhias com ideias inovadoras.
Entre as mais importantes fases de estudo para preparar a empresa para uma captação, a previsão de demanda pode ser importante.