Produtos e Nichos

Brinquedos legais: guia com 20 ideias para encantar os pequenos

Imagem ilustrativa de brinquedos legais.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Brinquedos legais envolvem diversão, desafios e entretenimento para as crianças, que vivem um período de descobertas e experiência na infância. Assim, garantir o entretenimento dos pequenos é fundamental para seu desenvolvimento.

Ser criança é uma delícia! Todos já passamos por essa fase incrível, que envolve descobertas, curiosidade, aprendizado e desenvolvimento. E um ótimo recurso para os pequenos são brinquedos legais que os estimulem.

Os brinquedos legais são aqueles que desafiam as crianças, estimulando habilidades físicas, mentais, emocionais e sociais, aumentando sua capacidade de pensar e superar dificuldades.

E, claro, os brinquedos devem ser divertidos, não é mesmo? Sabemos que um brinquedo é legal quando o pequeno passa horas ali com aquela peça, que acaba se tornando sua favorita. 

Ou quando ela desperta suas emoções, seja riso, graça, felicidade, etc. Geralmente, os brinquedos mais vendidos são exatamente esses, que entretém e distraem as crianças por horas. 

Mas os brinquedos legais não precisam ser super elaborados, muito caros ou de difícil acesso. 

É possível criar bons brinquedos com material reciclável, contribuindo para o cuidado com o meio ambiente, um valor que pode ser ensinado desde cedo. 

Por isso, aqui neste artigo você vai conhecer 20 ideias de brinquedos legais para encantar os pequenos e se divertir muito com eles! Confira: 

20 sugestões de brinquedos legais para todas as idades

Atualmente, vivemos em um mundo onde a tecnologia, internet e digitalização dominam. Porém, esse excesso de estímulos pode ser prejudicial aos pequenos

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que se evite a exposição a telas para crianças com menos de 2 anos e que se limite o chamado “tempo de tela” a no máximo uma hora por dia para crianças entre 2 e 5 anos.

Inclusive, um estudo realizado durante a pandemia pela JAMA Network (Journal of the American Medical Association) apontou que o uso excessivo de telas piora os sintomas de saúde mental nas crianças

Então, os brinquedos são uma ótima opção para entreter as crianças, as quais vivem um período muito especial ao longo de sua infância. 

Nessa fase, muitas de suas habilidades são desenvolvidas e eles são preparados para a vida adulta. Por isso, a diversão pode incluir aprendizado e distração de qualidade. 

Dessa forma, os brinquedos se tornam uma ferramenta essencial para cuidar do desenvolvimento saudável das crianças, garantindo que eles tenham uma infância de qualidade. 

Com eles, os pequenos podem aprender enquanto brincam, desenvolvendo habilidades físicas, de raciocínio, sensoriais, motoras, psicossociais e muito mais. 

Cada fase da vida abre espaço para diferentes tipos de brinquedos legais e divertidos. Entenda: 

Vender online pode ser mais fácil do que você imagina. Inscreva-se no nosso webinar gratuito!

5 brinquedos para bebês até dois anos

Bebês de até dois anos estão experimentando o mundo, conhecendo cores, cheiros, texturas e formas. 

Nessa fase, os cinco sentidos estão em processo de desenvolvimento e começam a ficar mais aguçados. Assim, garantir a eles brinquedos legais é uma oportunidade para estimular essa etapa. 

Portanto, escolher brinquedos educativos com cores, texturas, formatos e tamanhos variados contribui para o aprendizado em relação à noção de espaço e sentidos do bebê. 

Enquanto brincam, as crianças desenvolvem capacidades que aceleram a sua adaptação ao mundo exterior e contribuem para seu crescimento social e intelectual. 

Alguns itens podem até ajudar com desconfortos e oferecer benefícios à saúde dos pequenos. Saiba mais: 

Mordedores

Mordedores são brinquedos legais e interessantes para bebês de até dois anos. Eles aliviam o desconforto provocado pelo nascimento dos primeiros dentinhos, ajudando a coçar a gengiva. 

Escolha mordedores feitos de materiais específicos para isso, que não ofereçam risco. Esses itens são calmantes para momentos de desconforto e, ainda, entretém os pequenos. 

Móbile

Nos primeiros meses de seu desenvolvimento, os bebês não conseguem enxergar com detalhes. Por isso, os móbiles são brinquedos legais para essa fase. 

Ao comprar um desses, escolha aquele que apresenta variedade de texturas, formas e tamanhos porque eles estimulam a visão, atraindo a atenção e interesse dos pequeninos. 

Além disso, também são positivos para o tato, desenvolvendo suas habilidades de sentidos e motoras. 

Livros sonoros

Os livros sonoros são brinquedos que aguçam a audição dos bebês. Além disso, estimulam o desenvolvimento da fala. 

Opte por um brinquedo de material que pode ser molhado e que eles possam levar à boca. Com isso, será multifunção e transformará a hora do banho em uma verdadeira festa! 

Tapete de atividades

Os tapetes de atividades estimulam os cinco sentidos dos bebês, estando no topo da lista dos brinquedos legais para essa fase. Com a brincadeira, promovem bons estímulos sensoriais à criança. 

Mesa play

A mesa play é um brinquedo incrível para bebês, porque oferece diversas atividades e serve tanto para meninas quanto para meninos. Por isso, pode ser uma ótima escolha de presente. 

Com diferentes cores, blocos didáticos, deslizantes e engrenagens, distraem a criança por horas e oferecem um ótimo estímulo para seu desenvolvimento. 

 5 brinquedos para crianças de 2 a 4 anos

O comércio de brinquedos infantis é um grande nicho de mercado, que oferece uma infinidade de opções para as crianças e os adultos podem se divertir com elas. 

Por isso, é importante investir em possibilidades para ensiná-las as vivências do cotidiano, preparando para a vida adulta

Nessa fase, os pequenos deixam de ser bebês e realmente se tornam crianças. O momento envolve imaginação, raciocínio, aperfeiçoamento das habilidades e construção da personalidade. 

Eles passam a criar pequenas narrativas e histórias, com brincadeiras de faz de conta e outras atividades lúdicas que elaboram seu emocional e sensível. 

Para as crianças de 2 a 4 anos existem várias possibilidades, para escolher. Considere que tipos de habilidades você deseja auxiliar o pequeno a desenvolver.

Cozinha infantil

A cozinha infantil não precisa ser um brinquedo somente para meninas. Afinal, o interesse pela culinária é importante para todos. 

Por isso, você pode investir em uma cheia de adereços, com panelinhas, miniaturas de comidinhas e muito mais!

Xilofone

O xilofone é um ótimo brinquedo para os pequenos. Oferecendo um bom contato com a música, eles estimulam a fala e podem ser super divertidos. 

Você pode escolher diferentes modelos que tenham notas musicais diversas. Assim, a brincadeira se torna mais enriquecedora! 

Quebra-cabeça

Quebra-cabeças são brinquedos legais que estimulam o raciocínio lógico, oferecem estímulos sensoriais. Eles desafiam a criança, ensinando-a a ter paciência, resiliência, proatividade e muito mais! 

Blocos de montar

Brinquedos que desenvolvem o raciocínio e desafiam a capacidade de entendimento da criança são uma boa escolha. 

Os blocos de montar auxiliam com a criatividade — porque podem ser simples blocos e, na visão da criança, se transformam em prédios, casas e tudo mais que imaginação permitir! 

Escolha blocos fáceis de manusear, coloridos e, preferencialmente, que tenham um tamanho maior. 

Assim, caso a criança ainda esteja passando pela fase oral (em que tudo que vê ela leva para a boca), não há risco de acidentes. 

Triciclo

O triciclo é uma grande aventura para os pequenos, porque é super divertido, trabalha a coordenação motora, é uma boa atividade física e as crianças sempre adoram. 

É possível que o seu filho precise de ajuda para usar este brinquedo, o que será um momento de intimidade, conexão e diversão para toda a família! 

Observe a melhora da coordenação motora, equilíbrio, noção de espaço e até mesmo habilidades iniciais do ciclismo na criança. 

Além disso, é portátil e pode ser uma ótima diversão para levar para parques, praças e espaço doméstico. 

Escolha um triciclo maior, para que ele dure o máximo de tempo possível com a criança e gere ótimas lembranças! 

5 brinquedos para crianças maiores de 5 anos

As crianças acima de 5 anos, em geral, já estão em idade escolar. Por isso, têm uma maior capacidade de concentração e possuem habilidades que os mais pequeninos ainda estão desenvolvendo. 

Por isso, os melhores brinquedos para essa fase são os que estimulam o raciocínio lógico, habilidades psicossociais e, ainda, contribuem com o avanço dos conhecimentos utilizados na escola. 

Nessa etapa, sua personalidade está em processo importante de formação. Logo, é interessante apostar em brinquedos legais que trabalhem interesses específicos, desenvolvidos no jardim de infância. 

Com isso, é possível conectar o que aprendem em sala de aula com as brincadeiras realizadas em casa e em espaços fora da escola. 

Além disso, após os 4 anos os pequenos parecem ter uma energia e curiosidade intermináveis. Portanto, brinquedos que os desafiem podem entretê-los por mais tempo. 

Uma boa possibilidade são aqueles que explorem assuntos, temática e ideias diferentes do que estão acostumados desde pequenos. 

Outro ponto importante é escolher brinquedos legais que tenham uma boa durabilidade, sejam fáceis de higienizar e que caibam no orçamento. 

Uno

As cartas de Uno são um excelente entretenimento, estão entre os top brinquedos legais. 

Disponível na versão usual e também na minimalista, o Uno propõe estratégias e capacidade analítica. 

Esse jogo desafia a paciência, estimula o estudo e a capacidade de seguir regras e gera boas risadas! 

Caixa registradora

A caixa registradora é um brinquedo super interessante, que ensina os pequenos a lidar com dinheiro, como comprar e vender e trabalhar habilidades matemáticas. 

Com ele, podem imaginar como será lidar com seu próprio negócio, estabelecendo preços, métricas e regras importantes para a formação interpessoal. 

Bicicleta

A bicicleta é um entretenimento para todas as idades e pode ser uma habilidade que a criança levará até a vida adulta. 

Trabalhando aspectos motores, concentração e sendo uma ótima atividade física, esse é, definitivamente, um dos top brinquedos legais para crianças! 

Escolha um modelo que seja ideal para a altura e peso do seu filho, com rodinhas para ensiná-lo a pedalar e guiar o veículo e aproveite os momentos em família! 

Lego

O Lego é um jogo que trabalha a habilidade de concentração, foco e construção. Com modelos que vão do básico até os colecionáveis, esse brinquedo é um entretenimento certo! 

Com ele, o seu filho pode seguir as instruções e construir algo premeditado, como pode desenvolver uma criação do zero. 

Caso o pequeno tenha preferências, escolha um modelo colecionável que conte a história preferida dele (como o Lego Marvel, Lego Minecraft, Lego Batman, etc.) e se divirta montando com ele! 

Massinha de modelar

Mexer com massinhas é uma delícia! Esses brinquedos legais ensinam sobre a combinação das cores, trabalham o tato e permitem criar infinitos itens conforme o desejo da criança. 

Desse modo, estimulam a criatividade, tato e capacidade analítica dos pequenos que, ao decidir desenvolver um objeto de massinha, devem se esforçar para vê-lo pronto. 

Outra vantagem das massinhas de modelar é que elas não possuem um alto custo de aquisição. 

5 opções de brinquedos para confeccionar com material reciclável 

Além de poder comprar brinquedos legais para as crianças, você também pode criar itens com material reciclável

Dessa forma, economiza dinheiro e ensina sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente aos pequenos, que também podem participar do processo de criação. 

Esse momento de produzir os brinquedos é um tempo lúdico e de qualidade que passa com seus filhos. 

E, caso você tenha talento e facilidade para criar bons brinquedos de materiais recicláveis, é possível transformar esses itens em artesanato para vender! Já pensou? 

Por isso, te apresentamos brinquedos legais de material reciclável para se divertir criando com os pequenos e, quem sabe, transformar em uma fonte de renda? Confira: 

Bule e xícara

Fazer utensílios de cozinha usando materiais recicláveis é bem possível, especialmente um bule e jogo de xícara, que são fáceis de desenvolver. 

Você pode usar uma garrafa pet para criar o bule e fazer as xícaras com potinhos de iogurte. Use tintas, EVA e outros materiais para decorar! 

Jogo da velha

O jogo da velha é um ótimo entretenimento para os pequenos, ensinando a capacidade analítica e de raciocínio. 

Use papéis de rascunho que seriam descartados para fazer, ou, caso deseje uma versão durável, crie o brinquedo com material plástico — como tampinhas de garrafas pet para as peças e um tabuleiro de isopor. 

O importante é ser bem criativo e se divertir organizando diversas versões de brinquedos legais com jogos da velha!  

Boneca

As bonecas são opções mais elaboradas de brinquedos legais para você criar usando materiais recicláveis. 

Você pode escolher materiais como papel, papelão e plástico ou, ainda, trabalhar com retalhos de tecidos e desenvolver um produto mais  elaborado. 

Calculadora de brinquedo

A calculadora de brinquedo certamente será um ótimo item para desenvolver por meio de materiais recicláveis. 

Com esse brinquedo, os pequenos podem se imaginar gerindo seu próprio negócio e se preparar para a vida adulta, atuando como pequenos empreendedores. 

Trabalhe com cores, feições e texturas, use diferentes materiais e crie os brinquedos com formatos e tamanhos diversos. Assim, a criança terá opções para brincar! 

Caminhão dos bombeiros

Que criança nunca se imaginou trabalhando como veterinário, médico, policial ou bombeiro? 

Esse brinquedo ensina muito sobre a importância desses grandes profissionais aos pequenos! 

Você pode criar um caminhão de bombeiros, super divertido, usando uma caixinha de leite, garrafa pet ou outros materiais de sua preferência. 

Inclua a criança na criação e explique quem são esses profissionais e como contribuem para o bem-estar social. Quem sabe você não tem um pequeno bombeiro em casa? 

Corra! Adquira agora a melhor plataforma de venda online por apenas R$1 no primeiro mês! Cupom: 1MÊS1REAL

Brinquedos legais: quais serão tendência em 2023?

Certamente você já percebeu que brinquedos legais são uma tendência para qualquer época da infância. Contudo, quais serão os top brinquedos legais neste ano? 

O melhor para se comprar e, principalmente, vender são os brinquedos que servem para crianças de todas as idades. 

Com o crescimento de compra e venda de produtos sustentáveis, a ideia é comprar artigos duráveis que fazem parte de diversas fases do desenvolvimento infantil. 

Além disso, esse tipo de brinquedo também será útil para doação e repasses, quando a sua criança não mais se interessar por eles. 

Os itens montáveis, que oferecem habilidades (como os blocos de montar, lego, caixa registradora e cozinha infantil) são bons exemplos! 

Aposte nesses brinquedos legais para ver a criança evoluir com as brincadeiras e habilidades, se divirta com ela… você só tem a ganhar, pois a infância é a fase mais curta do desenvolvimento humano. 

O que considerar na hora de comprar um brinquedo?

Comprar brinquedos legais envolve muito mais do que simplesmente pensar em um artigo e adquiri-lo. 

Você deve se atentar aos detalhes e considerar alguns fatores ao adquirir os produtos, como: 

  • Atestado e liberação do produto pela Anvisa: essa certificação comprova que o item está pronto para comércio e que pode ser utilizado por crianças, sem materiais tóxicos em sua composição. 
  • Idade da criança: ao comprar um produto, é importante prezar pela segurança da criança que receberá aquele item. Por isso, confira se aquele item é adequado para a idade do pequeno que o ganhará de presente! 
  • Durabilidade: como mencionamos, os brinquedos legais são aqueles que além de oferecer entretenimento, acompanham a criança pelo máximo de tempo possível! Por isso, confira os tipos de material, garantindo sua durabilidade e afins. 

Brinquedos legais fazem parte da estrutura de venda em nosso país e compõem a importância do varejo brasileiro. 

Assim, saber quais são os itens mais desejados pode te ajudar a ter um bom nicho de mercado para escoar os seus produtos e garantir as melhores entregas aos clientes. 

Além disso, você pode (e deve) contar com as melhores tecnologias que para gerir o seu negócio e vender muito mais se deseja trabalhar com artigos infantis!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!