Produtos e Nichos

Veja como montar uma biografia para Instagram de laços

biografia para Instagram de laços

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Neste artigo, iremos te ensinar tudo o que você precisa saber para montar uma biografia para Instagram de laços e obter bons resultados com seu perfil!

Trabalhar com artesanato pode trazer uma renda satisfatória caso você consiga divulgar seus produtos de maneira online. Uma boa biografia para Instagram de laços pode ser o diferencial entre você e seu concorrente nos meios digitais.

Isso porque uma boa biografia ajuda a transmitir mais confiança e mostrar com clareza o que fazemos, o que facilita o processo da venda por meio das ferramentas disponíveis nas redes sociais.

Assim, vamos te ensinar como montar uma boa biografia para Instagram de laços com dicas para que você consiga melhorar seus perfis profissionais e, consequentemente, aumentar suas vendas online. Confira neste artigo!

Por que usar o Instagram para vender laços?

Usar o Instagram para vender laços é uma excelente estratégia, pois você pode conseguir sem sequer sair de casa ao divulgar seus produtos na rede social.

O Instagram é uma boa ferramenta porque permite a publicação de conteúdos em diversos formatos, como fotos, vídeos longos e curtos, lives, stories e descrições textuais. Também possibilita a criação de anúncios e até mesmo a integração do perfil com sua loja virtual, caso possua uma.

E, da mesma forma que uma biografia para Instagram de artesanato, uma biografia para Instagram de laços que seja clara e bem elaborada tem a capacidade de transformar a imagem do seu perfil.

É claro que você não precisa se limitar ao Instagram e pode usar outras redes sociais, como o Facebook e até mesmo o Pinterest, mas o Instagram já é uma ótima plataforma para começar e é bastante completa.

O que significa montar uma bio para Instagram?

A bio do Instagram é o espaço que vem logo abaixo da foto do perfil, em que você pode escrever, usar emojis, deixar um call to action para seus seguidores e até inserir um link para o seu site.

Montar uma biografia para o seu perfil no Instagram significa, justamente, preencher os itens que constam nesta seção da conta com as principais informações que você quer que seu público saiba.

A biografia precisa ser compreensível e simples, para que a pessoa consiga entender o que você faz sem a necessidade de analisar com perfil com profundidade. Ou seja, o ideal é que a audiência possa “bater o olho” e já compreender a mensagem que você quer transmitir.

Como as informações da biografia são bem específicas, pense em uma estratégia antes de colocar em prática para alinhar as ações.

Qual a importância de montar uma bio perfeita?

Montar uma bio perfeita é extremamente importante pois, como vimos, ela vai causar a primeira impressão que os usuários do Instagram terão de você e é ela quem determina se irão te seguir ou não.

Lembre-se que, nas redes sociais, temos a oportunidade de sermos vistos por pessoas que não nos conhecem e que poderiam comprar um produto/serviço que oferecemos simplesmente por terem sido atraídas pelos conteúdos publicados, então é imprescindível que a biografia consiga esclarecer qual é nosso trabalho.

Quando a biografia é confusa ou não transmite o que queremos, o público pode entender outra coisa ou até mesmo não entender o que você faz. Também há a possibilidade de que surjam mais dúvidas, fazendo com que você perca tempo explicando o que poderia já estar ali.

Ou, no pior dos casos, a pessoa vai abandonar seu perfil antes mesmo de entrar em contato com você para solicitar mais informações.

Como montar uma biografia para Instagram de laços?

Confira abaixo algumas dicas para montar uma boa biografia para Instagram de laços!

Edite o perfil

O primeiro passo para montar uma biografia interessante para Instagram de laços é editar o perfil. Ao clicar nessa seção, você consegue editar os principais itens que seu público irá visualizar, como foto, nome da conta e nome de usuário, link para site e biografia.

Também é na página de edição do perfil que você irá atualizar suas informações pessoais, como e-mail, telefone e gênero.

Descreva suas habilidades

Ao preencher a sua biografia, descreva bem suas habilidades para deixar claro o que você faz. Por exemplo, você pode escrever que trabalha com artesanato e que cria laços autorais para venda.

Além disso, uma boa estratégia é a de colocar alguma frase que descreva o que você faz. Vamos imaginar que você more no Rio de Janeiro, mas vende seus laços para qualquer localidade. Uma opção de biografia poderia ser “Artesanato do RJ para o mundo. Laços criados manualmente para tornar pessoas ainda mais belas!”.

Não esqueça das palavras-chave

Quando pensamos nos ambientes digitais, as palavras-chave são de extrema importância, pois ajudam os mecanismos de busca a identificar o conteúdo de cada página e, assim, sugerir um determinado site para o usuário que está pesquisando por aquilo.

Sabendo disso, use palavras-chave como artesanato e laços para destacar seu perfil no Instagram, principalmente no nome do perfil. 

Incluir um link é ótimo para direcionar o usuário para uma outra página. Se você tem um site detalhando seu trabalho ou mesmo uma loja virtual, insira o link no seu perfil, de preferência com uma chamada de ação para que as pessoas cliquem no mesmo.

Caso você não tenha um link próprio, pode criar um link de acesso ao seu Instagram para facilitar o contato com os clientes. Já se a URL for muito grande, use um encurtador de links para simplificá-la.

Defina o seu estilo

A definição do seu estilo está relacionada não somente com o estilo das peças vendidas, mas também com toda a imagem que você quer transmitir online, desde as cores usadas nas publicações ao tom de voz e linguagem que irá usar para conversar com o público.

Ao vender seus laços, você pode mostrar ousadia para relacioná-la ao uso do acessório. Ou uma ideia mais romântica. Talvez algo mais contemporâneo. Tudo vai depender do produto, do público e do que você quer transmitir.

Capriche na escolha da foto

A foto de perfil precisa estar em um bom ângulo e contar com uma boa iluminação, pois precisa mostrar profissionalismo e confiança. Caso possível, contrate um profissional de fotografia para fazer as imagens e editá-las.

Como o produto são laços, seria interessante mostrar um modelo de laço sendo usado para que os possíveis clientes já tenham uma noção do que encontrar.

Conte uma história

Qual a história por trás dos seus produtos? Se você tem uma boa história para contar com relação à sua trajetória profissional, faça questão de mencioná-la na biografia do seu Instagram de laços.

Uma história envolvente é capaz de gerar conexão com quem está lendo, o que é muito positivo no momento da venda.

Invista em fontes diferenciadas

Ao invés de usar uma fonte normal, você pode usar fontes diferentes ao escrever a bio. Entretanto, tenha cuidado ao fazer isso, pois algumas fontes podem prejudicar a acessibilidade de determinados usuários.

Adicione uma categoria

Inserir uma categoria de negócio te ajuda a segmentar o perfil da sua loja, além de deixar mais claro para o consumidor. Para vender laços online, você pode incluir a categoria Moda no seu perfil.

Use emojis de laços

Por fim, nossa última dica é usar emojis de laços. Isso mesmo, busque por emojis na internet e coloque-os em locais estratégicos, como ao final de uma frase ou no nome do seu perfil.

Os emojis são bastante usados em conversas pessoais e trazem maior proximidade para com os usuários.

Onde buscar inspirações?

Para buscar inspirações para seu Instagram de laços, confira os perfis concorrentes e veja o que eles já estão fazendo. Anote o que você gostou, o que não gostou e o que você faria diferente.

Uma ferramenta legal para se inspirar é o Pinterest, uma plataforma muito usada para esse tipo de função. O Facebook também pode ser útil, pois existem grupos de artesanato e alguns concorrentes podem estar por lá.

E, se puder, invista em uma pesquisa de mercado com seus seguidores, seus atuais clientes e pessoas que se enquadrem no perfil que você quer atingir. Somente ao conversar com o público você saberá o que eles realmente querem.

Quais os cuidados necessários?

São muitos cuidados que precisamos ter ao montar uma boa biografia para Instagram de laços. Como qualquer outro empreendimento, precisamos que o público sinta confiança ao ver nossos perfis nas redes sociais. Assim, tenha um olhar analítico para avaliar se o seu perfil realmente passa seriedade.

Outro cuidado é em relação ao nome do perfil. Se a palavra-chave não estiver bem colocada, há grandes chances de que a conta não apareça como sugestão nas pesquisas feitas pelos usuários. Além disso, evite usar hashtags na bio, a não ser que você tenha uma hashtag personalizada, caso contrário seu público será direcionado para outra página.

Em relação ao link, se você não tiver nenhuma opção vantajosa é melhor não colocar nada. Muitos perfis colocam links genéricos ou aleatórios, mas isso acaba prejudicando o usuário. A não ser que você vá direcionar o cliente para seu site ou WhatsApp, o melhor é deixar esse espaço em branco.

Além disso, priorize a autenticidade e o que é real. Pessoas gostam de histórias, mas não quando essas histórias são falsas e não passam de invenção. Inclusive, se o público acreditar em uma história e posteriormente descobrir que ela não era verdadeira, a percepção negativa será inevitável. 

Agora que você já sabe como montar uma biografia para Instagram de laços, confira algumas dicas para organizar os destaques do seu perfil e atrair ainda mais a atenção do seu público!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.