Este artigo explica porque é importante criar uma biografia atraente para perfis no Instagram especializados em artesanato. Além disso, oferecemos quatro ótimas dicas sobre como escrever essa biografia, para que ela fique sucinta e chamativa.
A internet é um terreno fértil para se vender praticamente tudo. E se sua loja online é especializada em produtos artesanais, nada mais interessante que usar todos os recursos da rede à favor do seu negócio. Saber como vender artesanato na internet pode ser o start que faltava para seu sucesso.
Além disso, aliar as funcionalidades de uma loja online com o alcance das redes sociais é um ótimo caminho para quem deseja empreender com segurança. Dentre as redes sociais, com certeza a que mais cresce no Brasil é o Instagram, com mais de 110 milhões de usuários segundo pesquisas do site Resultados Digitais.
E, para usar as redes sociais de maneira sábia e responsável, todos os recursos devem ser levados em conta na hora de organizar um perfil para sua empresa de venda de artesanatos online. Uma das principais dúvidas que surgem na cabeça dos empreendedores é: como criar uma biografia para o Instagram?
Mas, agora você não precisa mais se preocupar. Neste artigo, vamos te explicar, de forma simples e rápida, porque você deve investir algum tempo e energia escrevendo uma boa bio para o seu negócio de artesanato. Em seguida, vamos te dar quatro dicas valiosas sobre a melhor forma de criar uma ótima biografia para seu Instagram de artesanato.
Continue a leitura e descubra tudo isso e muito mais!
Por que otimizar a bio do Instagram?
Pense por uns instantes e responda mentalmente: o que as pessoas leem imediatamente quando abrem o perfil da sua empresa de artesanato no Instagram pela primeira vez? Acertou quem disse “biografia do Instagram“.
Essas linhas, que geralmente estão acompanhadas pela foto do perfil da página, são uma espécie de cartão de visitas de sua loja virtual. No mundo físico, quando pensamos em cartão de visitas, nos esforçamos para oferecer algo bonito, resumido e eficaz, correto?
Pois bem, com a bio do Instagram o pensamento também deve ser este. O objetivo deste espaço é explicar, de maneira clara e objetiva, o que sua empresa vende, como vende e alguma outra informação que você julgar pertinente.
Mas, atenção: a biografia do Instagram oferece um número bem limitado de caracteres, apenas 150. Por isso, quando for escrever a sua, pense com calma e elabore tudo com cuidado. É importante que o texto seja, sim, curto, mas sem perder a qualidade.
Outra questão interessante para levar em conta quando você for escrever uma biografia para Instagram de artesanato é que este texto pode ser mudado de acordo com as necessidades da sua empresa. Por exemplo, se você estiver divulgando uma coleção nova ou se for fazer uma grande campanha de Black Friday, essas informações podem estar na sua bio.
E, como você trabalha com artesanato, é bom pensar que suas peças são diferenciadas e exlcusivas, certo? Usar esse espaço para mostrar a aura da sua empresa aos seguidores também pode ser um diferencial da sua marca.
Muitos clientes, quando vão às compras, não buscam apenas por um novo produto. Muitos também querem se identificar com a marca e, se você trabalha com afeto, demonstre isso de alguma forma na sua bio. Pode ser com emoji ou frases que resumem a sua empresa. Seja criativo e original!
Chegando até aqui você já entendeu que otimizar sua bio é deixar seu perfil mais atraente no Instagram, então esteja atento!
Agora, continue a leitura para descobrir quatro dicas essenciais para elaborar a biografia para Instagram de artesanato!
4 dicas indispensáveis de como criar a biografia para Instagram de Artesanato
A bio do Instagram é o cartão de visitas da sua empresa. Nela você deve escrever, de maneira resumida e eficiente, já que nesse espaço cabem apenas 150 caracteres, o nome da sua marca e quais produtos você oferece. E, se a sua loja virtual de artesanatos tem alguma hashtag, este é um ótimo espaço para escrever.
Existem muitas dicas que você pode seguir sobre como criar uma biografia para Instagram de artesanato. Além disso, você também pode customizar essas dicas para que façam mais sentido dentro da sua empresa. O importante é ter em mente que a bio é o primeiro contato de um futuro cliente com suas peças. Portanto, capriche!
Continue a leitura e confira as dicas de hoje!
Aporte em uma boa imagem para o Perfil
O Instagram ainda é, sem dúvida, uma rede social bastante imagética. Isso significa que esta rede social leva a sério a ideia de que “uma imagem vale mais que mil palavras”. A sua biografia no instagram deve vir acompanhada por uma imagem chamativa, porém bonita e que seja capaz de comunicar.
Uma das regras básicas para um Instagram ser conhecido como página de negócios é que a foto de perfil seja a logo da empresa. Outra questão importante é se atentar para o fato de que, no Instagram, a imagem que fica nesse local é arredondada. Então, atenção às dimensões!
Mas, sabemos que muitos produtores de artesanato acham importante vincular sua imagem às peças produzidas. Nesse caso, você pode optar por colocar uma foto sua no perfil da empresa, mas deixe sempre sinalizado que trata-se da página de divulgação de uma marca.
Se você optar por uma foto, escolha uma que tenha a ver com os produtos que você está expondo. Algo que seja capaz de informar o público um pouco da história do seu trabalho e de suas peças. Agora, se você optou por usar na biografia do Instagram o logo da empresa, certifique-se de que ele conversa com o resto da sua página de maneira harmônica.
Essa foto pode mudar em ocasiões especiais como, por exemplo, no Outubro Rosa ou em campanhas sazonais como as de Natal. Mas é importante que a essência da marca e de seus produtos continue presente, ainda que a foto do perfil seja modificada para algum momento especial do ano.
Por último neste tópico, mas não menos importante, pense na qualidade da imagem em destaque. É fundamental que sua foto de perfil, bem como todas as fotos de produto que você for postar, estejam bem produzidas esteticamente. Iluminação e produção contam muito para que você tenha um perfil atraente e engajado.
Fotos e imagens distorcidas ou com resolução muito ruins não são atraentes para o público e devem ser evitadas ao máximo. O Instagram deve ser visto como uma espécie de vitrine para vendas, então capriche na apresentação!
E, já que toda marca impactante pede um nome de sucesso, vamos para nosso próximo tópico que trata sobre os nomes de usuário no Instagram.
Otimize seu username
O username, ou nome de usuário em tradução livre, deve ser pensado com calma e estratégia. É a partir dele que sua empresa ficará conhecida, então você precisa pensar em algo que chame atenção de maneira positiva e seja capaz de traduzir para novos e antigos clientes o que sua marca de artesanato faz.
Importante frisar aqui que o username pode ser diferente do nome da sua marca, mas é interessante que esses dois tenham coerência entre si para que os followers gravem melhor do que sua marca está falando. Por exemplo, se você vende bolsas de crochê e sua marca se chama Anna, o seu username no Instagram pode ser “@usebolsasanna” e o nome do seu perfil pode ser “Anna bolsas de crochê”.
Outro ponto importante que precisa ser levado em conta na hora de escolher seu username é a facilidade de pronúncia, de leitura e o tamanho desse nome. Lembre-se que, na bio do Instagram deve ser objetiva, curta e resolutiva. Portanto, nada de nomes muito complicados, grandes demais ou de difícil compreensão dos usuários.
Outra coisa interessante que você pode levar em consideração quando for nomear sua marca, tanto o perfil quanto a marca em si, é se aquele nome tem significado dentro do seu trabalho e se é capaz de traduzir a alma da sua marca para os seguidores.
Escolher um nome bonito para sua loja de artesanatos é importante, nas escolher um nome que tenha a ver com o que você vende é mais importante ainda. Portanto, atenção a esse detalhe tão fundamental.
Na próxima parte deste artigo vamos te mostrar porque é importante ter uma descrição curta. Mas, não se engane: uma descrição curta pode ser capaz de te oferecer diversas possibilidades.
Acompanhe a leitura!
Seja objetivo na descrição
Você se lembra que nós te contamos que a biografia do Instagram pode ter, no máximo, 150 caracteres? Pois é, isso (ainda!) não pode ser mudado dentro do Instagram. Mas, ainda assim, você pode fazer muitas coisas interessantes nesse pequeno espaço quando for escrever uma biografia para o Instagram de artesanato.
Quando for escrever sua bio, seja criativo! Aqui você pode falar sobre o que sua marca vende, sobre os materiais que usa em seus artesanatos, sobre sustentabilidade, caso seja uma bandeira da sua loja online de artesanato…
Na sua biografia do Instagram você também pode escrever alguma frase que defina seu trabalho, usar uma hashtag que demarca sua loja ou suas peças. Enfim, o céu aqui é o limite! E lembre-se de que a descrição não precisa ser estática e pode ser modificada sempre que for necessário.
Por exemplo, se você está fazendo alguma ação de aniversário da empresa ou se está apanhando alguma ação assistencial por algum motivo. Esse espaço é a porta de entrada dos clientes em seu perfil de artesanato, então capriche. Outra coisa legal que pode ser feita é usar alguns emojis relacionados a ideia das frases que você escreveu em sua bio.
Isso dá para seus clientes a ideia de um perfil descontraído e alegre. Bacana, não é verdade?
O Instagram trabalha apenas com um tipo de fonte em sua rede social. Mas, existem ferramentas que ajudam a mudar a fonte na hora de escrever a biografia do seu Instagram de artesanato. Uma delas é o LingoJam.
Funciona assim: você escreve o que deseja postar, escolhe a fonte e copia exatamente a mensagem produzida pelo gradador de fontes. Assim, você terá uma escrita diferenciada para sua bio e chamará ainda mais atenção.
Existem ferramentas capazes de inserir símbolos que não estão disponíveis no seu teclado como o CoolSymbol e ferramentas que te ajudam a ganhar mais espaço na hora de escrever sua biografia, como a Apps4life.
E agora, com tantas dicas valiosas, você ainda pensa que o espaço da bio do Instagram é pequeno demais para sua empresa de artesanato? Claro que não, certo!
Agora, vamos falar sobre uma parte fundamental da sua descrição: os links!
Utilize o link na bio
O único lugar onde você consegue inserir links dentro do Instagram é na bio. Portanto, quando for pensar em qual escolher para colocar em sua biografia para Instagram de artesanato, seja estratégico. Existem algumas boas opções que podem ser utilizadas nesse momento. Continue a leitura e descubra!
Uma das questões fundamentais para se pensar nesse momento é o tamanho do link. Fuja de links muito grandes porque eles podem “comer” caracteres valiosos do seu espaço para a bio do Instagram. Para diminuir o tamanho, caso seja necessário, você pode usar encurtadores de links. Existem várias opções disponíveis, opte pela que for melhor para suas necessidades.
Pense que um link precisa levar para algum lugar. Para onde você deseja levar seu cliente em potencial? Para uma página promocional? Para sua loja online? Para algum canal de comunicação para vendas ou, quem sabe, para um produto específico? A partir disso, eleja o link da bio.
Mas, se você tem muitos links para divulgar e pouco espaço, um agregador pode ser a solução para os seus problemas!
Com a ajuda desse fantástico agregador de links você consegue juntar, em um só lugar, links para seu WhatsApp de negócios, para suas páginas de vendas e, até mesmo, para alguma outra rede social de interesse da sua marca. Seus links vão ficar armazenados em ambiente seguro, com toda a confiança de que sua loja online de artesanato precisa!
Gostou das nossas dicas sobre como criar uma biografia de Instagram para empresas especializadas em artesanato? Esperamos que sim.
E, se quiser profissionalizar ainda mais sua empresa, invista em uma loja online. Conheça a Bagy e se surpreenda!