Redes Sociais

BeReal app: saiba tudo sobre a rede social que está ganhando usuários no mundo todo

Imagem ilustrativa de BeReal app

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O BeReal app é uma nova rede social criada pelo francês Alexis Barreyat, que incentiva os usuários a compartilharem fotos em tempo real e o que estão fazendo sem filtros ou edições. 

O objetivo inicial das redes sociais quando elas surgiram no início dos anos 2000 era conectar pessoas de todos os lugares do mundo e criar aproximação. Bom, não podemos dizer que esse objetivo não foi alcançado, já que hoje com apenas alguns cliques você consegue entrar em contato com pessoas de qualquer lugar. 

Mas como nem tudo tem só o lado positivo, com o passar do tempo e com o aumento de usuários nas mídias digitais, algumas questões sociais foram surgindo (na verdade sendo transportados do mundo real para o virtual). Um desses problemas é a constante sensação de insuficiência ao entrar em redes sociais como o Instagram e encontrar pessoas compartilhando vidas perfeitas. Ter um perfil com engajamento e com muitos seguidores se tornou um negócio rentável. É por isso que o que mais temos visto são feeds perfeitos e influenciadores mostrando uma realidade inalcançável. 

Uma pesquisa recente mostra que o Instagram é a rede social mais nociva para a saúde mental e que 84% dos jovens editam ou usam filtros nas fotos que postam. Foi pensando em ir na contramão dessa exposição do perfeccionismo e de fotos muito produzidas que a rede social BeReal surgiu. 

O que é BeReal?

O BeReal (seja real em português) é um aplicativo que foi criado em 2020 pelo francês Alexis Barreyat e que vem ganhando popularidade em 2022. Disponível para download em IOS e Android, esse app tem como proposta estimular que as pessoas sejam mais autênticas e reais, postando fotos espontâneas, sem edição ou filtros. O objetivo é ir na direção contrária das redes sociais atuais e resgatar uma época em que as coisas eram mais naturais e sem grandes produções. 

Como funciona o BeReal?

Post em massa

O BeReal app permite que você poste apenas uma foto por dia e o horário é ele quem escolhe. Isso mesmo, o aplicativo seleciona uma hora aleatória para que todos os usuários tirem e postem sua foto. Ou seja, todas as publicações do dia na plataforma são feitas no mesmo horário. 

Foto em 2 minutos

Assim que o aplicativo define um horário e envia uma notificação para os usuários, você tem exatos dois minutos para tirar uma foto do que está fazendo naquele exato momento e do jeito que está. E não adianta fazer diversas tentativas de fotos procurando seu ângulo ideal, viu? A plataforma consegue identificar essas tentativas e te dedura para os outros usuários. 

Só vê quem posta

Outra regra importante do BeReal é que você só consegue visualizar as postagens dos seus amigos que também postaram no mesmo horário que você. Vamos supor que o app enviou uma notificação anunciando que aquele é o momento de tirar e enviar sua foto, mas seu amigo não viu a notificação e não enviou a dele. Esse amigo não poderá visualizar nenhuma das publicações daquele horário. 

Sem filtro e edições

O BeReal não permite que você aplique filtros ou edite suas fotos. No horário definido, você deve tirar uma foto, registrando o que está fazendo naquele momento, sem chances de produzir a sua imagem. Uma função importante é que nesse app é possível usar a câmera frontal e traseira de forma simultânea, assim você registra onde está e seu rosto. 

Com atraso

Caso você perca a notificação para postar sua foto, é possível tirar ela depois, mas a atualização ficará com um selo de ‘atraso’ no post. 

Sem print

O objetivo do aplicativo é compartilhar o que o usuário está fazendo naquele momento e o post ficar disponível pelo período de um dia e depois desaparecer. Por isso, a plataforma notifica o usuário quando algúem tira um print daquela publicação, exibindo um ícone no post. No Android o ícone é de um obturador de câmera fotográfica e nos dispositivos IOS é registrado o número de prints que o post teve. Inclusive, pelo IOS é possível ver quem tirou o print, clicando no ícone de contagem. 

Localização

Ao enviar uma publicação, pode ser que seu aplicativo esteja configurado para indicar sua localização exata no momento da foto. Como sabemos, nem sempre é legal compartilhar a localização que você está, então vamos te mostrar como desativar essa opção. Olha só: 

1 – Dentro do app clique em “Informações do aplicativo“;

2- Selecione a opção “Permissões”, “Localização” e “Não Permitir”.

Instagram testa função parecida

Com o sucesso recente do BeReal app, o Instagram já está de olho nas funções para aplicar em sua plataforma. A atualização ainda está em fase de teste e não tem previsão de lançamento, mas o que se sabe é que o Instagram pretende implementar o Candid Challenges, uma notificação em que o usuário deve tirar uma foto do que está fazendo naquele momento, usando a câmera frontal e traseira simultaneamente, sem filtros ou edições. 

E aí? O que você achou dessa nova rede social? Essa é uma proposta nova e diferente das redes sociais que estamos acostumados, mas que pode ser uma maneira legal e leve de compartilhar seu dia a dia com os amigos. 

Para receber mais informações e novidades do mercado, acompanhe nossa e-mail semanal, o Dica para Lojistas! 

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.