O varejo online consiste na realização de compras e vendas de forma totalmente digital. Neste artigo você vai ler sobre o que é e quais são as vantagens de investir neste formato de vendas.
Comprar de forma online no país anteriormente era visto com certa desconfiança. Hoje, porém, o varejo online se incorporou à rotina do brasileiro, tanto que os índices de vendas online crescem exponencialmente.
Atualmente há, inclusive, quem prefira realizar a maioria das suas compras somente dessa maneira. Veja a seguir o conceito de varejo online e porque trazer a sua loja para este setor em crescimento mundial. Boa leitura!
O que é o varejo online, afinal?
O varejo online traz uma forma totalmente remota para realizar compras. Por meio de um smartphone, computador ou tablet, o usuário tem acesso a milhões de lojas virtuais ao redor do mundo sem nem mesmo sair de casa.
Para quem vende, é uma ótima maneira de chegar até o público com boas campanhas de marketing e vender ainda mais. Sem também precisar sair de casa, o varejo online se torna um segmento prático e acessível para todos.
Diferenças entre Varejo Físico e Varejo Online
Não dá para falar em varejo sem focar nos agentes desse mercado, o vendedor e o consumidor. Veja a seguir pontos distintos entre varejo físico e online pela visão tanto de quem vende quanto para quem compra:
Praticidade
Quem já buscou se informar sobre abrir um empreendimento físico, já deve ter se deparado com muitos aspectos envolvidos, como aluguel do espaço, documentação e a contratação de funcionários para atendimento.
A praticidade de se abrir uma loja virtual pode ser o motivo de conquistar tantos novos empreendedores, além da gestão simplificada através da tecnologia e das ferramentas voltadas ao comércio online.
Para o comprador, essa mesma praticidade está na navegação. Escolher os produtos que nem sempre estão disponíveis na sua cidade ou até mesmo o grande número de promoções atrai e permite uma venda com maior sucesso.
Entrega
O varejo online traz muitos benefícios. Contudo, a entrega envolve bastante logística e cresce a demanda por uma entrega rápida e segura.
Isso não costuma acontecer no varejo tradicional. Há casos também que, infelizmente, a entrega em determinadas regiões e de determinados produtos se torna inviável.
Atendimento
Há quem prefira o varejo físico pelo atendimento, e que considera o atendimento online robótico demais. Mas isso tem mudado, quando as próprias plataformas de vendas oferecem ao consumidor facilidade de comprar onde e quando quiser.
Para o lojista, o comércio online e as automatizações que hoje a tecnologia dispõe garante que o seu tempo seja gasto de outra maneira.
Confiança
Se no passado os clientes tinham receio de fazer compras online por medo de fraudes, hoje esse clima de desconfiança tem mudado. Atualmente, há quem prefira até mesmo pesquisar virtualmente se um produto vale a pena — por meio de comentários de quem já o adquiriu — para comprá-lo pessoalmente.
Para o vendedor, o cuidado deve ser redobrado. Apesar das muitas vantagens, o comércio online é mais suscetível a sofrer fraudes com pagamentos no crédito. Opte por reforçar itens de segurança como tecnologia, análise de crédito e treinamento da equipe para evitar que isso ocorra.
Alcance
Um ponto forte para o varejo online é o poder de chegar até o cliente. O marketing, se bem aplicado, além de aumentar as vendas pode ainda fidelizar o cliente a loja. Com o avanço da tecnologia e o estudo do comércio digital, existem métodos que garantem um crescimento da loja virtual ainda maior do que seria fisicamente.
Para o cliente, ter qualquer produto a um clique pode ser a opção ideal para quem busca itens variados, personalizados, ou de segmentos não tão trabalhados no varejo físico na sua cidade.
Avanços do comércio eletrônico em 2020
O ano de 2020 foi marcado por muitas adversidades e um clima preocupante por causa da pandemia que fez o mundo parar. O lockdown e o distanciamento social obrigaram o comércio a lidar com o impacto e a se reinventar (quando era cabível).
Estando em casa, as pessoas passaram a usar ainda mais tecnologia para passar o tempo. Dessa forma, o varejo eletrônico, que já estava em crescimento exponencial, viu suas metas dobrarem.
Os serviços de streaming — Netflix, Prime Video, Youtube e Spotify — obteve o maior crescimento mundial anual.
O cenário para o comércio eletrônico tende a continuar crescendo agora que a população está cada dia mais integrada ao mundo tecnológico em fator da brusca mudança de rotina enfrentada com a pandemia.
Perspectivas para o varejo online em 2021
Em busca de não perder clientes e sua renda, muitos empreendedores — que possuíam somente atendimento presencial — optaram por atuar de forma online.
Outro motivo importante para migrar de vez para o segmento é que a população tem comprado cada vez mais de forma remota devido às inúmeras praticidades da área que foram vistas mais claramente num momento de reclusão, além da necessidade das lojas físicas baixarem as portas por um instante.
Tendências e fatores para quem quer vender no varejo online
Essa forma de se vender e consumir tende a continuar crescendo. Esse é o momento perfeito para conquistar o público online e cravar a marca no atendimento remoto.
Quem quer atuar no comércio nos próximos anos deve se integrar a esse meio de atuação desde agora, visto que em breve a concorrência poderá ser ainda mais competitiva — levando em consideração a busca da população preferencialmente por serviço online e não presencial.
Em vista disso, que tal unir a praticidade de manter um negócio online ao mesmo tempo em que este comércio está em desenvolvimento crescente e a busca dos clientes está maior?
Conclusão
O varejo online veio para ficar. Como vimos, alguns fatores impulsionaram que isso acontecesse, e, fato é, tem se tornado não só uma prática comum como um hábito na hora de fazer compras. Até mesmo supermercados se atualizaram para atender essa demanda que, por mais que em alguns casos sejam adotados pela primeira vez por causa da pandemia, mostrou ao consumidor uma forma prática de comprar e receber seus produtos em casa.
Seja para abrir um negócio, seja para alcançar uma gama de clientes maior e com mais facilidade, ou até mesmo a maneira de gerir o empreendimento que é ainda mais simplificada tanto para vendedor quanto para comprador, o comércio digital é uma importante maneira de se manter nessa indústria em crescimento acelerado.
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